+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Virtualização + Mikrotik =???

    olá para toda galera....

    eu estou montando um provedor de net....e conprei 2 pcs...

    1 pc com 4gb ram, 1tb de hd, etc...etc... para thunder cache....

    e outro com 6gb de ram....ke irei virtualizar o provedor inteiro....

    gostaria de saber se nao tem problema em virtualizar o mikrotik, dentro de uma makina virtual...

    o mikrotik trabalharia normalmente?...e a relaçao de conf de placa de rede....???

    e qual software de virtualizaçao vcs me recomenda.....
    Última edição por Magal; 13-03-2010 às 22:16. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão VMware esx

    Olá grande999!

    Já utilizo o Mikrotik em ambiente virtualizado.
    Recomendo o VMware para todo e qualquer ambiente de produção.
    Virtualbox apenas para laboratório.
    Qual o problema em relação as placas de rede?
    Abraço,

    Rodrigo Ribeiro
    [email protected]

  3. #3

    Padrão Virtualizacao

    A respeito do tipo de virtualizacao que vc escolher, eh bom levar em consideracao se o processador possui instrucao para virtualizacao como o VT-X para processadores intel e AMD Virtualization™ (AMD-V™), no caso dos AMDs. Com isto o desempenho das maquinas virtuais vai ser proximo da maquina real.
    Adicionalmente existe a opcao de verificar se a placa de rede do servidor host possui compatibilidade de vlan com o mikrotik e com o switch, facilitando assim o isolamento da rede entre as maquinas virtuais.

  4. #4

    Padrão

    Cara, minha estrutura aqui é pequena ... eu uso VBox ...

    Em relação a placas de Rede tem que Controlar bem o Tráfego para não dar gargalo ! 100M ; 1 Gbit

    Estou lendo sobre XEN , dizem que é uma ótima Solução pra Virtualizar ...

    Em relação a Rodar tranquilo , é uma maravilha ... e me dá uma economia enorme ...

    Só que tive que desenhar um Mapa das minhas VM ou do Parque, porque se der algum problema tenho que sempre saber onde resolver ...

    Valeu ...

  5. #5

    Padrão duvida...

    meu caro rospyn em relaçao aos placas de rede....ainda nao montei o provedor...estou esperando chegar a antena via satelite...mas eu ja estou em duvida em relaçao do link

    na virtualizaçao vc pode configurar quantas pl de rede kiser?

    obrigado a todos

  6. #6

    Padrão

    Olá grande999.
    Sim, vc pode configurar quantas placas de rede quiser, mas tenha bom senso e leve em consideração que mesmo que crie várias placas de rede, vc formará uma grande bridge entre as mesmas e também todas sairão pela mesma interface física. Então se nao dimensionar corretamente, haverá gargalo, loops de rede...etc..

  7. #7

    Padrão

    Olá rospyn,

    Você utiliza ESXi?

    Abs,
    Andrey Smith

  8. #8

    Padrão

    Olá ASmith,
    Devido ao fato do ESXi não criar discos IDE para servidores Linux, houve a necessidade de criar um "artifício técnico" ( rs ) para poder instalar o Mikrotik. No mais o funcionamento ficou o mesmo e não percebi perda de desempenho ou perda de alguma funcionalidade.

    Abraço,

  9. #9

    Padrão

    Devido ao fato do ESXi não criar discos IDE para servidores Linux, houve a necessidade de criar um "artifício técnico" ( rs ) para poder instalar o Mikrotik.
    rospyn,
    Vou tentar criar este "artifício técnico", depois informo o resultado.

  10. #10

    Padrão

    entao como eu faço pra evitar que aconteça um gargalo, loops de rede....e tbm como faço pra indentificar....

    se alguem poder me esplicar um pouco sobre isso.....ou tem texto...etc...

    desde ja agradeço a todos.....obrigado!!!

  11. #11

    Padrão

    Ola a todos, tenho 3 servidores mk virtualizado em uma unica maquina fisica, porem coloquei 1 placa de rede para entrada de cada link e uma para saida(pegando os 3 servidores) e enviando aos clientes , uso o vmware pois com o xen nao obtive sucesso pois tenho raid10 neste servidor e o xen nao reconheceu o raid por hardware, mas no momento tenho 98 clientes conectados e funciona perfeitamente sem garagalo nenhum.

  12. #12

    Padrão

    hum....entao a ideia é usar 2 pl de rede....

    eu fiz assim....colokei uma antena aquarios ke tem a pl na ponta da antena....e desce uma usb....

    liguei no pc....e fiz essa antena em modo ap(ke manda pra torre)....e a entrada de rede da placa mae é a entrada do link....

    mas tem horas ke o wmware troca as entradas sozinho....isso ta ferrando....
    Última edição por grande999; 18-04-2010 às 14:57.

  13. #13

    Padrão Re: Virtualização + Mikrotik =???

    Amigo grande999 bom dia, referente a antena que vc colocou, o correto seria vc colocar uma rb e descer um cabo de rede ate o servidor assim vc tera mais desempenho e confiabilidade. Aqui eu uso assim 3 server virtual + 2 placa de rede para cada server + switch /1000 enviando a rb433ah. Funciona perfeitamente ja tive uma economia de energia absurda em torno de 60%. qualquer duvida estamos ai.