+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Download ok Navegacao ZERO

    Pessoal estou com um problemao em um dos meus pops ja nao sei oq fazer...

    ele esta assim

    Provedor(Link) Nano5 --> Nano5 --> RB 450 controlando banda --> Lan 2: Nano2 (clientes); Lan 3: Pc-Ap (MK 2.9.x) ; Lan 4: Mk 433

    A questao é a seguinte a navegacao eh simplesmente PESSIMA... Mas download funciona 100% ...

    A navegacao fica exelente quando existe consumo de banda minimo (uma radio online a 32k por exemplo)...

    o problema? NAO SEI... fiz de tudo....

    inclusive coloquei a rb 450 pra controla banda ao envez de um servidor no provedor...
    ja troquei cabo ...

    os pings dos clientes ate nos ap's sao bons.. os sinais sao bons ...(maior q -65 uns 4)

    a unica coisa q eu nao fiz foi trocar as nanos ... mas acredito q elas nao tem nda haver ...pq depois q esquenta a internet anda....

    estou desconfiado de alguma incompatibilidade no PC-AP q ta fu***** com o resto da rede...



    alguem ja viu algo parecido???

    ps: nos outros pops esta 100%

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Interferencia?
    Canal?
    Controle de banda errado?
    Potencia?

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Pois é cara... Entendi o que vc está falando... Acho que já passei por isso, mas não me lembro onde... Mas é uma situaçãoo complicada, por ser contraditória... Downloads funcionam bem e navegação não...
    Vc usa link dedicado ou ADSL... poderia ser o link ADSL... Se for ADSL, o Modem está em Router ou Bridge? Se for Modem em modo router deve ser esse o problema... Tente colocá-lo em modo bridge e fazer o "primeiro" mikrotik da rede (no seu caso a RB) autenticar o provedor. No mais faça um check-list geral... ACK (principalmente dos Nano5s), teste latência de fim a fim (ou seja, do cliente até o UOL - O melhor conte por exemplo, e depois dentro da sua rede (até o seu gateway), veja se há muita diferênça... O negócio é ir fazendo testes para tirar mais parâmetros e por ir "visualizando" o problema.... Entender o problema é o primeiro e mais difícil passo para resolvê-lo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Pois é cara... Entendi o que vc está falando... Acho que já passei por isso, mas não me lembro onde... Mas é uma situaçãoo complicada, por ser contraditória... Downloads funcionam bem e navegação não...
    Vc usa link dedicado ou ADSL... poderia ser o link ADSL... Se for ADSL, o Modem está em Router ou Bridge? Se for Modem em modo router deve ser esse o problema... Tente colocá-lo em modo bridge e fazer o \"primeiro\" mikrotik da rede (no seu caso a RB) autenticar o provedor. No mais faça um check-list geral... ACK (principalmente dos Nano5s), teste latência de fim a fim (ou seja, do cliente até o UOL - O melhor conte por exemplo, e depois dentro da sua rede (até o seu gateway), veja se há muita diferênça... O negócio é ir fazendo testes para tirar mais parâmetros e por ir \"visualizando\" o problema.... Entender o problema é o primeiro e mais difícil passo para resolvê-lo.

    Eh link dedicado mesmo... ultimo firmware nas nanos ...

    Os ACKs das nanos (2 e 5) estao em automatico ... e do mikrotik ta em 200 (me assustei agora)

    Os pings estao assim
    Nano 5 Provedor < 2ms
    Nano 5 POP < 3 ms
    RB Banda < 3 ms
    PC-AP Nano 2 < 3ms
    provedor na UOL < 25ms
    pop na UOL < 30ms (as vezes sobe pra 200~300 mas logo baixa)
    clientes na UOL < 50 ( as vezes sobre pra 200~300 mas logo baixa)

    tudo isso com trafego de + ou - 1 mb

    ==========
    Um detalhe a mesma nano q envia pra esse pop envia pra outros 2 ... e nos outros 2 esta normal ...

    ==========
    Sera q pode ser o ACK do mk acabando com o resto da rede?

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara, lembrei de uma coisa que pode ser...
    Pode ser processamento ou memória de um dos rádios que ficam na rota desse seu ponto ou mesmo o do ponto (que é mais provável).
    Se sua rede for roteada é mais certo ainda que seja isso... outras coisas para se ver é cache e DNS... vc não tem os clientes buscando DNS nesse ponto? Se tiver tente usar outra "origem" do seu DNS... aqui estou usando o Google 8.8.8.8 e 8.8.4.4
    Lembrei que da vez que eu tive esse problema era o modem em modo router que não aguentava processar tudo isso... hj tenho um server Mikrotik fazendo a autenticação do provedor e roteando a rede (que esté toda em Bridge) e meus problemas se acabaram-se...
    Idéias meio loucas, mas é por ai... tem de ir testando e eliminando as possibilidade... Espero tem ajudado ai!
    Última edição por pedemesa; 18-03-2010 às 11:53.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, lembrei de uma coisa que pode ser...
    Pode ser processamento ou memória de um dos rádios que ficam na rota desse seu ponto ou mesmo o do ponto (que é mais provável).
    Se sua rede for roteada é mais certo ainda que seja isso... outras coisas para se ver é cache e DNS... vc não tem os clientes buscando DNS nesse ponto? Se tiver tente usar outra "origem" do seu DNS... aqui estou usando o Google 8.8.8.8 e 8.8.4.4
    Lembrei que da vez que eu tive esse problema era o modem em modo router que não aguentava processar tudo isso... hj tenho um server Mikrotik fazendo a autenticação do provedor e roteando a rede (que esté toda em Bridge) e meus problemas se acabaram-se...
    Idéias meio loucas, mas é por ai... tem de ir testando e eliminando as possibilidade... Espero tem ajudado ai!

    Cara troquei os radios do ptp agora eh 2 nanos exclusivas pra esse ptp...

    nao primeiro dia sentiu-se uma leve melhiora... mas continuou na mesma ...

    Ja mechi em dns... e nda....

    Uso dedicado, nda de adsl aqui