+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Baixa taxa de transferencia em conexão sem fio.

    Equipamentos:

    -Mikrotik RB 600A com XR2 (600mW) e OMNI Hypelink (AP-Bridge)
    -DWL-G520 com antena de grade da arquarios (Cliente)

    Estou fazendo teste nesse AP e não estou conseguindo obter taxa de transferencia maiores que 40k atraves desse link, a antena que eu estou utilizando para fazer os testes está na base da torre a uma distancia de aproximadamente 10m do centro da base apontando para a OMNI do RB no alto da torre uns 15 metros de altura.
    Esse RB tem 4 links de 1 mega, nesses testes eu esperava obter uma taxa de transferencia (download) de aproximadamente 100k, efetuei esse teste em todos os canais, obtive taxa um pouco melhores em alguns canais mas não os 100k que eu esperava obter.
    No local aonde o RB está instalado existe muitas redes sem fios o que satura o canal de comunicação mas mesmo assim axo que não justifica esse taxa tão baixa.
    Quando eu inicio o download ele até começa em um valor bom por voltar dos 80k, 90k mas rapidamente cair para os 20k e se estabiliza nessa taxa.
    O mikrotik está configurado com o basico necessario para opera com AP-Bridge, gateway, dns, e etc. Não foi colocado nenhuma politica no firewall ou no Controle de banda (Queue), efetuei teste atraves de outra porta ethernet e consegui fazer o download a 100k, mas pela porta sem fio nem a P@#$&!!!
    Estou començado agora a trabalho com Mikrotik e redes Wireless, gostaria se possivel alguém pudesse me ajudar. Se as informações dadas não forem suficientes é só me informar que eu as complemento.
    Não sei se é alguma coisa no RB ou algum problema na antena o pigtail?

    Desde já agredeço pela atenção.

  2. #2

    Padrão Re: Baixa taxa de transferencia em conexão sem fio.

    caro amigo, tambem sou novo com mikrotik, mas ja passei por muitas, umas das coisas que voce deve observar e a potencia q voce ta colocando nesses cartoes, pois potencia nao e qualidade de sinal bom... se vc ta usando os 600w....tenta baixar pra 200w a 250w...blza, lembrando q tambem pode ser outra coisa, isso e so um lembrete, prq sao tantas coisas q as vezes detalhes passam despecebidos, qualquer coisa post ai denovo...abracao...

  3. #3

    Padrão Re: Baixa taxa de transferencia em conexão sem fio.

    Evyrton,

    Pelo que entendi você tá "muito" perto da torre com uma enorme antena. Você tá na "zona de sombra". Possivelmente seja esse o problema. Vamos tentar acertar primeiramente isto. Caso caso não resolva, poste aqui as configurações que estão na wireless do AP, nível de sinal que está no cliente, nível de ruído e CCQ, ok?

    Abs.

  4. #4

    Question Re: Baixa taxa de transferencia em conexão sem fio.

    Antes de mais nada obrigado pela atenção dos caros colegas, é muito bom saber que vocês se propuseram a disponibiliza um pouco do seu tempo para mim ajudar.

    Roof45: verdade já falaram tanto mal da pontecia desse cartão (600mW), que até me arrependo, tava lendo hoje inclusive que o problema de utiliza cartões de potencia alta mesmo que de boa qualidade, tb se deve por causa da conexão pci, que não consegue entregar ao cartão a corrente (Amperes) necessario para seu correto funcionamento (detalhes...). Mas já tentei reduzir a potencia do cartão, mas ai a coisa fica pior, as vezes nem conectar!!!

    guilhermeramires: desculpa esqueci de comentar que o problema se repete em um amigo que tem um antena a uns 3km de distancia da torre, que tb tá fazendo os testes.

    A seguir estão as configurações do RB.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         8.JPG
Visualizações:	360
Tamanho: 	31,9 KB
ID:      	11348Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         7.JPG
Visualizações:	306
Tamanho: 	29,4 KB
ID:      	11349Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         6.JPG
Visualizações:	274
Tamanho: 	27,2 KB
ID:      	11350Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.JPG
Visualizações:	290
Tamanho: 	30,1 KB
ID:      	11351Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.JPG
Visualizações:	294
Tamanho: 	44,7 KB
ID:      	11352Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.JPG
Visualizações:	280
Tamanho: 	33,9 KB
ID:      	11353Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.JPG
Visualizações:	300
Tamanho: 	46,8 KB
ID:      	11354Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.JPG
Visualizações:	312
Tamanho: 	32,5 KB
ID:      	11355https://under-linux.org/images/misc/pencil.png

  5. #5

    Padrão Re: Baixa taxa de transferencia em conexão sem fio.

    e bom setar o ack dos ap's em 91 e vai baixando ate obter o melhor througput ,tb seta a taxa de dados em 11M e uam coisa q eu percerbi , vna sua Rb na aba Advance em PREAMBLE MODE vc marcou a opçao SHOT , enquanto nos ap por deful ele opera na opção LONG , então estar tendo uma troca de informação erada entre seu cartão e o ap dos clientes ( eu aqui uso em long) se poder posta qual fw q vc ta usando no ap dos clientes
    sucesso