+ Responder ao Tópico

Padrão Cliente a 42Km sem visada, usar 900MHz?

Pessoal,
    Precisaria colocar um link até a minha irmã. São 42Km sem visada. Quaisquer 500Kbps são suficientes.

Base: 450m (Altitude)
    Cliente: 350m (Altitude)
    Obstaculos: A 25Km da base, area extensa (1Km) com 380m. A 35Km da base, area extensa (500m) com 400m. Todo o restante da area fica abaixo de 350m (A "caixa dos rios" é larga).

Segundo meus calculos no transferidor (Não tive tempo de configurar ou testar o r-mobile), levando em conta os 12cm.km de curvatura da terra, pra necessidade de visada decente precisaria torre de 150m, convenhamos que pra 1 cliente isso não é funcional.

A intenção não é colocar o equipamento 900MHz na antena do provedor, pra tia Ana não reclamar, nem usar link do provedor mesmo, é questão particular.
    Alguem tem idéia se com esse deficit de visibilidade pegaria algo razoavel?

Celular, 850MHz, com antena de 17db a 10m do chão pega normal. A torre de celular fica 80m acima de onde eu colocaria a base pra emissão de 900MHz, porem eu usaria direcional. Só não tem (Nem previsão) de 3G aqui, e via GPRS a conexão é quase nula (Menos de 1Kbps, quando funciona...)

Um MK433, 2 cartões 900MHz (Tem de potencia (200mW ou mais)? Onde?), e 2 antenas de 24db (A mais potente que achei), será que dá?

Fazer repetidora no meio do caminho seria uma opção se não custasse uma fortuna, ou pelo menos muito mais que uns 4x o custo da solução 900MHz e a possibilidade de multa da Ana (Que não vem até aqui no fim do mundo, e dia que vier fecha todos os provedores...).

=================
    Edit:
    Corrigindo a intenção de uso: 2 RB411, e 2 cartões 900Mhz.
    Senão com 1 RB a conta não fecha...
    Última edição por rubem; 18-03-2010 às 12:58.

Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    1

Padrão

Dá sim, 900mhz percorre diversos km com locais como arvores, morros etc. preciso calcular somente pelos pontos GPS amigo.
    Pegue esses pontos dos dois locais que calculo pra vc.
    Aguardo as cordenadas gps pra ajuda-lo,ok.

Padrão

Opa, seria ótimo.
    Segundo o Google Earth deu umas diferenças nas altitudes, mas coisa de 5m não devem fazer diferença.

Dados:
    Base: 13º 33' S 52º 39' O
    Cliente: 13º 28' S 52º 39' O

Ou tem uma versão unattended ou portable do RadioMobile? :-)

E corrigindo outro dado, a antena que achei é 20db, com a vantagem que ficaria a 40cm da placa, sem perdas no cabo.
    E só achei mini-pci 900MHz no paraguai, pelo menos é 600mW.
    Última edição por rubem; 04-01-2011 às 17:33.

Padrão

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Celular, 850MHz, com antena de 17db a 10m do chão pega normal. A torre de celular fica 80m acima de onde eu colocaria a base pra emissão de 900MHz, porem eu usaria direcional. Só não tem (Nem previsão) de 3G aqui, e via GPRS a conexão é quase nula (Menos de 1Kbps, quando funciona...)
    GPRS ou EDGE? Em locais onde não funciona 3G, funcionam em EDGE, com conexão de até 128kbps, dependendo do nivel do sinal.

Tentou colocar um modem 3G (que neste caso vai funcionar em 2G por falta de cobertura) ligado a antena externa do celular?

No aparelho celular qual o nível de sinal quando ligado a antena externa?

Padrão

Isso, é EDGE, me referi erroneamente a GRPS.

Nem penso em testar com modem GSM porque mesmo na cidade a conexão é hiper-lenta (Excesso de demanda), e quem a usa na area rural, em metade da distancia do caso citado, já tem conexões incríveis tipo 1 ou 2Kbps quando não cai após alguns minutos.

O sinal em celular GSM, com a antena 17dB fica em digamos 30-50%, 2 ou 3 'pontos' de 6 no maximo, normalmente 3, mas audio limpo e claro. Com celular CDMA na mesma antena o sinal era bem pior, ficava com 1 ou 2 pontos de 5, mas o audio das ligações era péssimo (Talvez característica do padrão cdma com sinal baixo).
    (Antes ainda, com TDMA, e antena de 12dB, a ligação era razoavel. No tempo dos analogicos era terrível (Mesma torre base ao longo dos anos trocando de tecnologia))

Padrão

Certo,
    Mas que confiança posso dar se ele me diz isso:
    http://i39.tinypic.com/112617d.jpg
    Só que na prática isso não funcionou, em 2,4GHz. Antena de 30m construída (Imagina quanto custou pra apenas 1 cliente), roteador com a sensibilidade especificada, antena de 24dB, mas não detecta rede nenhuma, nem por router nem por receptor USB de sensibilidade maior com o netstumbler. Até amplificador 1000mW não faz diferença (Amplificador gera ruído, sei, mas em tese melhora um pouco a sensibilidade, no modo cliente deveria pelo menos exibir algum sinal qualquer no netstumbler, concordam? Só que não capta nada, nada mesmo. Na metade do caminho, na altura do chão, capta o sinal (Não pra conectar, mas isso no chão))

Se eu for me basear por ele (radiomobile), gera isso com os dados pra 900MHz:
    http://i44.tinypic.com/k9xi4x.jpg
    Se ele errou em 2,4GHz, vai acertar em 900MHz? A antena diminui, a sensibilidade diminui, a potencia aumenta um pouco, e a altura e posição da base muda um pouco.

Pelo radiomobile quase tudo funciona, não sei se é erro nos mapas, se as especificações das antenas e demais equipamentos é muito mentirosa, mas sempre que a coisa não funciona colocamos os dados no radiomobile e ele diz que devia ter funcionado, mesmo piorando os valores de TX, sensibilidade, ganho na antena, e aumentando as perdas em geral, ele diz que devia funcionar.

Padrão

Pelo radiomobile quase tudo funciona, não sei se é erro nos mapas, se as especificações das antenas e demais equipamentos é muito mentirosa, mas sempre que a coisa não funciona colocamos os dados no radiomobile e ele diz que devia ter funcionado, mesmo piorando os valores de TX, sensibilidade, ganho na antena, e aumentando as perdas em geral, ele diz que devia funcionar.
    Já tive casos em que RadioMobile dizia que tinha um morro na frente e não tinha, eu via o outro lado com binoculo, mas nem tudo é perfeito.
    Tente simular no linkplanner para ver qual o resultado. Se ele tb mostrar viabilidade, pode haver algum problema com sua aparelhagem, regulagem, cabos, etc, etc.

Alias, tentou fazer a conexão em um local mais perto para ver como ficou sinal, ruido, etc?

Que cabos usou? Para esta distancia nem pense em algo inferior a LMR. Tentou troca-los?

Tentou alinhar pelo GPS?

Padrão

Pois é, pelo GPS as altitudes são bem diferentes, as 2 obstruções que pelo GPS são enormes, pelos 3 mapas que tentei são pequenas. O Google Earth anda mais fiel ao GPS.

Não tenho GPS com precisão maior que 8m, e o alinhamento dele não é confiável (Erra até uns 10º o norte...)

Não queria perder mais tempo ainda indo até lá (40Km em linha reta são mais de 60 de chão, ruim pacas), tinha 10m de cabo RGC213 entre a antena e o router, mas mesmo sem ele (Pigtail, da antena direto pra placa, sem sma no caminho nem nada, uns 10cm de cabo) não capta nada. No meio do caminho, na altura do chão, o NetStumbler não apontava ruído, somente uns -80dB, no router não tinha info de ruído (Maldito RTL8186), mas o pouco sinal podia ser reflexo dalguma subida proxima. Mas é isso, queria saber se devia tentar mais, se seria perda de tempo ficar insistindo no que o radiomobile ou googleearth dizem, ou se devia partir logo pra 900MHz.

Vou insistir mais com 2.4GHz então.

Padrão

Não queria perder mais tempo ainda indo até lá (40Km em linha reta são mais de 60 de chão, ruim pacas), tinha 10m de cabo RGC213 entre a antena e o router, mas mesmo sem ele (Pigtail, da antena direto pra placa, sem sma no caminho nem nada, uns 10cm de cabo) não capta nada. No meio do caminho, na altura do chão, o NetStumbler não apontava ruído, somente uns -80dB, no router não tinha info de ruído (Maldito RTL8186), mas o pouco sinal podia ser reflexo dalguma subida proxima. Mas é isso, queria saber se devia tentar mais, se seria perda de tempo ficar insistindo no que o radiomobile ou googleearth dizem, ou se devia partir logo pra 900MHz.

Vou insistir mais com 2.4GHz então.
    Ok, entao seguinte:

- 2,4ghz não funciona bem em local sem visada
    - Para uma distância destas precisa usar antenas grandes, acima de 30db em ambas as pontas.
    - Não use cabo grande, no máximo 1 metro e cabo de boa qualidade como LMR, etc.
    - Radinhos com chipset RTL8186 são muito fraquinhos, nem penso nisso para este tipo de enlace. Pense em RB.

Se já tem noção que não tem visada limpa, melhor partir para uma frequencia mais baixa, ex 900mhz

Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    1

Padrão Re: Cliente a 42Km sem visada, usar 900MHz?

Opa, seria ótimo.
    Segundo o Google Earth deu umas diferenças nas altitudes, mas coisa de 5m não devem fazer diferença.

Dados:
    Base: 13º 33'39,43" S 52º 15'58,34" O
    Cliente: 13º 28'28,00" S 52º 39'06,77" O

Ou tem uma versão unattended ou portable do RadioMobile? :-)

E corrigindo outro dado, a antena que achei é 20db, com a vantagem que ficaria a 40cm da placa, sem perdas no cabo.
    E só achei mini-pci 900MHz no paraguai, pelo menos é 600mW.
    Fala meu amigo, blz?
    Cara, o;ha só, pelos meus cálculos, o melhor mesmo é mandar em 5.8ghz.
    Avalia ae voce mesmo.
    Projetei em 900mhz antena 15dbi e
    Projetei o link em 5.8ghz antenas 30dbi rocket dish e radios rocket M5.
    42km voce poder ter entre 80 e 160mbps de trafego na rede usando esses rádios. com 900mhz não passará mais que 4mb.
    Os radios e antenas são totalmente integrados e muito fáceis de instalar e configurar.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO A PONTO 900MHZ 42KM XR9 600MW.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	135,9 KB
ID:      	12397

Nome:	         PONTO A PONTO EM 5.8GHZ.jpg
Visualizações:	114
Tamanho: 	94,4 KB
ID:      	12399

Nome:	         PONTO A PONTO 900MHZ 42KM XR9 600MW RM PROJEAO.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	144,6 KB
ID:      	12401
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MATRIZ ALTITUDES.jpg
Visualizações:	80
Tamanho: 	59,3 KB
ID:      	12398   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO A PONTO 900MHZ 42KM XR9 600MW RM PROJEAO.jpg
Visualizações:	88
Tamanho: 	147,8 KB
ID:      	12400  

Última edição por leandrolopeswifi; 24-06-2010 às 00:07.

Ola bom dia pessoal estou precisando da dica de vcs ,moro em Rio Branco Acre
    pretendo montar um link de 45Km ,mas eu estou com duvida referente qual frequencia e equipamento usar ,nao gostaria de instalar torre para repetir o sinal
    para isso disponho de 02 torres de 70m cada .
    As coodenadas do local a ser instalado o link
    Ponto A (cidade )
    LATITUDE : 10°39'17.56"S
    LONGITUDE: 68°29'48.82"O

Ponto B (Campo)
    LATITUDE : 10°38'37.98"S
    LONGITUDE: 68° 5'20.69"O

Ingresso
    Oct 2008
    Posts de Blog
    1

Citação Postado originalmente por gerson101 Ver Post
    Ola bom dia pessoal estou precisando da dica de vcs ,moro em Rio Branco Acre
    pretendo montar um link de 45Km ,mas eu estou com duvida referente qual frequencia e equipamento usar ,nao gostaria de instalar torre para repetir o sinal
    para isso disponho de 02 torres de 70m cada .
    As coodenadas do local a ser instalado o link
    Ponto A (cidade )
    LATITUDE : 10°39'17.56"S
    LONGITUDE: 68°29'48.82"O

Ponto B (Campo)
    LATITUDE : 10°38'37.98"S
    LONGITUDE: 68° 5'20.69"O
    Boa Noite a todos.
    Segue calculo de visada leavando em conta alguns fatores de NLOS do link.
    Se usar os equipamentos corretos, usando torres de 70m , fecha tranquilo.
    A potencia X distancia será ajustável. pode ser que o enlace feche com 18dbm. tudo depende
    da antena utilizada (recomendo a melhor possivel ) e do nível de experiencia na hora de alinhar o Link do instalador.

Nome:	         link42km 900.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	40,2 KB
ID:      	24875
    Antenas pra essa distância e com esse nível de NLOS (Sem visada), recomendo as Yagi de 18dbi ou +. A Algcom.com.br fabrica estes modelos de qualidade comprovada. Cartão eu usaria um par de SR9 ou rockets M900 com duas antenas de cada lado (trabalham em MIMO 2X2).
    Abraço.