+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão XR5 usar ou não usar Modo Turbo

    bom pessoal apos varias pesquisas no forum e no google gostaria de saber de vcs amigos
    usar ou não usar o modo turbo nos cartoes XR5
    o enlance é de 14 km com visada 100%



    att,


    Bruno Benatto

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom pessoal apos varias pesquisas no forum e no google gostaria de saber de vcs amigos
    usar ou não usar o modo turbo nos cartoes XR5
    o enlance é de 14 km com visada 100%



    att,


    Bruno Benatto
    Em materia de legalidade com a anatel não se pode o modo turbo pois trabalharia em 40mhz...

  3. #3

    Padrão

    o amigo sabe informar si Força Muito os Cartões usando em modo Turbo
    pois tenho essa Duvida aqui

    agradeço desde já

  4. #4
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    bom pessoal apos varias pesquisas no forum e no google gostaria de saber de vcs amigos
    usar ou não usar o modo turbo nos cartoes XR5
    o enlance é de 14 km com visada 100%



    att,


    Bruno Benatto
    Benatto, pra se usar o turbo teria que ter sinal 100% tambem, temos um link de 16.3km rodando aqui a uns 2 meses, visada 100%, so que com algum tipo de interferencia o turbo nao rola la de jeito nenhum ja fiz de tudo, agora sem turbo ta passando 20Mbps tanto de up como down simultaneo, isso com nstreme ativado, antenas zirol off-set de 90cm 30 dbi, rb433 e xr5, to mandando um print pra voce olhar.

    Abraços a todos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TESTE ALOG TO SAPOP&.jpg
Visualizações:	461
Tamanho: 	115,2 KB
ID:      	9933  

  5. #5

    Padrão

    amigo, se tem visada 100% e é so 14km, vc pode usar até outro cartão, pois aqui no meu provedor, eu so uso estes cartões, para enlace de longa distância, como acima de 40km, mas se preferer usa o XR5, e vc, que sabe, lembrando que eu classifico-os a qualidade deles, inigualável aos outros cartões.

    a minha dica é, use em 5.8 modo normal mesmo, com nstreme habilitado, vc terá um ótimo throuphout, mas se quiser, fazer 2 em 2.4Ghz, funciona bem também, ja que a distância e menor. qualquer dúvida poste uma mensagem aqui no forum, vamos discutir junto com os nossos colegas.

  6. #6
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    bom seguindo a dica de vcs vou fazer em modo normal mesmo e ativar o nstreme
    agora outra duvida como atvar o nstreme tem alguma dica ????

  7. #7

    Padrão

    Tentei até hoje duas vezes habilitar o nstreme em um link de 3km com 100% de visada, e nas duas vezes perdi conexão, tendo que ir na outra ponta pra desabilitar o nstreme. Tem algum esquema para que funcione corretamente sem perda de conexão?

  8. #8
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    agora outra duvida como atvar o nstreme tem alguma dica ????
    O nstreme usando o modo normal dele ou seja um cartao em cada ponta, um tem que esta como ap bridge e outro como station wds senao nao rola

  9. #9

    Padrão

    Vantagem: maior troughput
    Desvantagem: aumento de interferencia

    Dependendo de quanto voce precisa passar nesse link, é melhor só habilitar o nstreme.

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    é apos alguns teste o modo turbo não se comporta muito bem mesmo

    agora sobre o nstreme sem sombra de duvidas almenta bem o troughput
    porem neste enlance pretendo passar no maximo 5 mb full
    então não estou vendo vantagem se ativar o nstreme
    pois o qual almenta o consumo de processamento da RB que são 433 que tem apenas 300 mhz


    agora pergunto teria eu alguma vantagem em ativar nstreme so para ter um troughput maior por garantia ???
    lembrando que sao 4 pontos
    ponto A 1 RB 411 com 1 XR5 distancia ao ponto B 5 km
    pono B 1 RB 433 com 2 XR5 distanca ao ponto C 14 km
    ponto C RB 433 com 1 XR5 1 R52H distancia ao ponto D 6km
    ponto D RB 433 com 1 R52H

    todos com antenas 5.8 aquarios 25 dbi

  11. #11
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    é apos alguns teste o modo turbo não se comporta muito bem mesmo

    agora sobre o nstreme sem sombra de duvidas almenta bem o troughput
    porem neste enlance pretendo passar no maximo 5 mb full
    então não estou vendo vantagem se ativar o nstreme
    pois o qual almenta o consumo de processamento da RB que são 433 que tem apenas 300 mhz


    agora pergunto teria eu alguma vantagem em ativar nstreme so para ter um troughput maior por garantia ???
    lembrando que sao 4 pontos
    ponto A 1 RB 411 com 1 XR5 distancia ao ponto B 5 km
    pono B 1 RB 433 com 2 XR5 distanca ao ponto C 14 km
    ponto C RB 433 com 1 XR5 1 R52H distancia ao ponto D 6km
    ponto D RB 433 com 1 R52H

    todos com antenas 5.8 aquarios 25 dbi
    Benatto, pelo que andei lendo em pesquisas aqui mesmo no forum, alem de aumentar a banda o nstreme tambem deixa seu link mais estavel, mais como é somente 5Mbps nao sei se haveria necessidade de usa-lo, aqui tambem uso rb 433 e quando o consumo sobe para mais que 15Mbps a cpu da rb vai para 100%, 12Mbps 80% mais ou menos e por ai vai heheh, mais esta rodando tranquilho sem perda de pacotes nos teste de ping.

    Qualquer coisa estamos ai.

    So lembrando, os creditos desse link que tenho aqui sao para o leandrolopeswifi que meu deu uma grande ajuda com suas dicas.

    Abraços a todos

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    salve edcomrocha

    boa dica

    bom pela estabilidade e pelo que andei lendo como vc mensionou o processamento so sobe quando sobe o trafego igualmente sem nstreme

    pois tudo consome processamento quando ativado o nstreme creio que não seja ele tao responsavel pelo almento de processamentos mais sim dos pacotes passando pela RB

    mais creio que eu va ativar o nstreme pois o mesmo ele consumindo um pouco mais de processamento passando 5 mb não vai almentar tanto o processamento assim e deixando o link mais estavel


    att,


    Bruno Slack

  13. #13
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    salve edcomrocha

    boa dica

    bom pela estabilidade e pelo que andei lendo como vc mensionou o processamento so sobe quando sobe o trafego igualmente sem nstreme

    pois tudo consome processamento quando ativado o nstreme creio que não seja ele tao responsavel pelo almento de processamentos mais sim dos pacotes passando pela RB

    mais creio que eu va ativar o nstreme pois o mesmo ele consumindo um pouco mais de processamento passando 5 mb não vai almentar tanto o processamento assim e deixando o link mais estavel


    att,


    Bruno Slack
    è isso ai Benatto, to mandando um print de como esta o basico das config aqui, e tambem ja da pra você da uma olhada no processamento e banda nesse momento, ai você tira uma ideia mais ou menos de como vai ficar a sua, se bem que cada caso é um caso hehehhe.
    No momento do print o consumo esta baixo, tem poiuco users agora, mais depois das 19 horas aqui o bicho pega, consome quase 18 mega de banda heheh.

    Qualquer duvida sío falar, se eu puder ajudar e souber estamos ai.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Trafego e Cpu RB..jpg
Visualizações:	285
Tamanho: 	179,4 KB
ID:      	9946  

  14. #14
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    hum bacana notei que vc é de sapopemba e eu de sapopema kkkk


    ta tb vi que uma ponta tem que estar ap bridge e outra em station wds certo ????


    a opcao DISABLE CSMA vc deixa ela desmarcada ou marcada ????

  15. #15
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha que lokura fechei sem ativar o nstreme porem quando ativei ele ele caiu e naum voltou
    na 433 em ap bridge eu ativei o nstreme e deixe best fit
    na 411 cvoloquei ela em station wds e ativei o nstreme e o enlance nao voltou

  16. #16
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    HEHEH, Sapopemba é uma avenida muito famosa aqui onde moro e passa bem perto de casa, mais la ainda nao é o ponto principal, de la tem uns 2 km ainda pra chegar no ponto principal, minha topologia esta mais ou menos igual a sua, tenho os pontos A, B, C e D essa rb que mandei o print é de onde esta o enlace mais de 16 km.

    Exatamenmte, uma ponta em Ap Bridge e a outra em Station Wds com o devido mac cadastrado na rb que esta em Ap Bridge, a opção Disable Csma aqui esta desativada, com ela ativada perdeu performance o link, isso em produçao, na bancada ficou melhor com ele ativado (é coisa de se testar ok).

    Sobre quando você tentou ativar o nstreme e caiu o link e nao voltou pode ter sido o canal, fiz os testes em alguns canais e nao conecta mesmo nem matando, nao sei se é so comigo que aconteceu isso, mais acho que o nstreme nao funciuona em todos canais ( Me corrijam se eu estiver errado), best fit foi o que melhor se enquadrou aqui no meu caso ( Melhor Performance).

    tenta em outros canais com nstreme ativado, mais muda so no Ap Bridge, no station nao precisa mudar ele ja procura a rede so e conecta.

    tenta ai e depois conta pra gente.

    Abraços

  17. #17

    Padrão

    minha opiniao é o melhor cartao 5.8 hj do mercado
    para aqueles que gostão do r5h que é parecido nem se compara!
    (fiz até um juramento que não compro mais R5H, de 4 que compro 3 veem com problema e pegam fogo de tanto que esquenta).

    temos uns 6-7 enlaces acima de 40 km com eles , 1 por sinal de 63 km

    usamos nstreme ativado, best fit, turbo, passa frocho 60 mbps half em 50km

    temos um enlace que estamos trocando por um radio ceragon, que está em bonding, usando 4 antenas e a configuracao acima, e passa 115 mbps half

    agora se tiver que atravessar uma cidade que tem bastante 5.8, qualquer cartao em turbo irá dar algum probleminha com interferencia pois é 40 mhz

    então se precisar passar mais de 30 mb use turbo, senão precisar continue usando 5Ghz normal

  18. #18

    Padrão

    O Ponto a Ponto de 63KM e o Meu Brother
    Com certeza esses Cartões são excelentes

    XR5 = Show
    Última edição por tonflatland; 08-07-2010 às 21:10. Razão: Correção