+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [DÚVIDA]Mikrotik como AP - Cliente OIW e Zinwell

    Gente tô tendo um problema. Antes eu usava firewalls com linux, e a comunicação era normal, conseuia pingar nos rádios e tudo mais. Mas agora que estou passando minha rede toda para mikrotiks, aparecem muitos rádios OIW/Zinwell que não conseguem mais ser acessados, nem "pingados"...alguém sabe o porque disso?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Exemplo:
    -Antigamente: Uma central onde se encontrava uma máquina linux, em uma das placas de ree entrava a conexão com meu servidor principal e nas outras saia para alguns AP's que eram Zinwell/OIW, com clientes Zinwell/OIW.

    -Atualmente: Uma central onde se encontra um Mikrotik e os AP's são cartões e/ou Zinwell/OIW, com clientes Zinwell/OIW. Só que ai vem o problema, alguns desses clientes, e até AP's, deixam de poder serem acessados e pingados, como se tivessem com algum defeito, só que quando eles são postos direto na máquina, fica normal! E detalhe, trafega os dados normalmente.

    Então, alguém já teve problema parecido?Ou alguma idéia?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alfredocdmiranda Ver Post
    Só que ai vem o problema, alguns desses clientes, e até AP's, deixam de poder serem acessados e pingados, como se tivessem com algum defeito, só que quando eles são postos direto na máquina, fica normal! E detalhe, trafega os dados normalmente.
    Houve alguma alteração nos clientes ou somente no AP, sendo mudado para MK?

    Se não houve, tente desabilitar o Block Relay. Para isso ative a opcao Default Forward da mini-pci no MK.

  5. #5

    Padrão

    É nada foi mudado, além de alguns AP's. Muitos outros AP's, continuaram como rádios Zinwell/OIW ligado nas lan's do MK. E o default foward é habilitado de padrão aqui.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alfredocdmiranda Ver Post
    É nada foi mudado, além de alguns AP's. Muitos outros AP's, continuaram como rádios Zinwell/OIW ligado nas lan's do MK. E o default foward é habilitado de padrão aqui.
    Modo de Operação dos APs?
    Firewall ativado nos APs?
    ARP ativado no mikrotik?
    Filtros na bridge do MK ou firewall bloqueando?

  7. #7

    Padrão

    Os AP's ficam no modo AP-Bridge.
    ARP quando está na fase de implantação(normalmente quando ocorre logo o problema), o ARP está em "enable", mas normalmente deixo em "reply-only".
    No Firewall só tem os mascaramentos.

    =x

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alfredocdmiranda Ver Post
    Os AP's ficam no modo AP-Bridge.
    ARP quando está na fase de implantação(normalmente quando ocorre logo o problema), o ARP está em "enable", mas normalmente deixo em "reply-only".
    No Firewall só tem os mascaramentos.

    =x
    Coloque ARP em Disable e faça o teste.

  9. #9

    Padrão

    O meu problema é que eu utilizo o ARP pra deixar cadastrado as pessoas com seus MAC, como se fosse o IPTables.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alfredocdmiranda Ver Post
    O meu problema é que eu utilizo o ARP pra deixar cadastrado as pessoas com seus MAC, como se fosse o IPTables.
    Se o ARP esta na ativado na placa que "pinga" os Aps não existe problema nenhum, a função dele é realmente não permitir a comunicação na interface se ela não estiver cadastrada no IP/ARP corretamente.
    Para isso, cadastre o IP e MAC dos APs no MK e teste.

  11. #11

    Padrão

    Acho que vai até parecer engraçado.
    Mas os rádios estavão cadastrados e simplesmente pararam. E outros nem chegaram a se conectar o ARP, mas ficou-se trafegando os dados normais, mesmo depois de se pôr o "reply-only" no ARP.