+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida rede 20.20.0.0/16

    Pessoal, gostaria de saber se a rede 20.20.0.0/16 é liberada para uso particular, como as redes 192...., 172..... e 10......!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Pessoal, gostaria de saber se a rede 20.20.0.0/16 é liberada para uso particular, como as redes 192...., 172..... e 10......!
    Não. Você não pode utilizar esta faixa de IP, mesmo que em uma rede sua. As faixas liberadas são:

    10.0.0.1 - 10.255.255.254 Classe A
    172.16.0.1 - 172.31.255.254 Classe B
    192.168.0.1 - 192.168.0.254 Classe C

  3. #3

    Padrão

    amigo, vc nao pode usar outra faixa... na sua rede interna... sem ser as que o amigo acima disse

    senao, vai vir a policia federal
    vai te prender, lacrar seus equipamentos... e ainda teras que pagar uma multa por usar faixa licenciada como faixa privada....

    sarcasmo on...rs..rs...rs


    amigo, nao tem nenhum problema
    vc podera usar dentro da sua rede a faixa que quiser
    faixa interna/enderecamento privado... nao se confundi com faixa licenciada/enderecamento publico

  4. #4

    Padrão

    mascaraapj, corretamente NAO pode usar, se voce utilizar um bloco roteavel, voce nao vai conseguir acessar a rede REAL que pertence este bloco.. exemplo:

    configura ai o bloco do uol rsrsrsr... ou pior.. o bloco do orkut/youtube :P


    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    amigo, vc nao pode usar outra faixa... na sua rede interna... sem ser as que o amigo acima disse

    senao, vai vir a policia federal
    vai te prender, lacrar seus equipamentos... e ainda teras que pagar uma multa por usar faixa licenciada como faixa privada....

    sarcasmo on...rs..rs...rs


    amigo, nao tem nenhum problema
    vc podera usar dentro da sua rede a faixa que quiser
    faixa interna/enderecamento privado... nao se confundi com faixa licenciada/enderecamento publico

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    mascaraapj, corretamente NAO pode usar, se voce utilizar um bloco roteavel, voce nao vai conseguir acessar a rede REAL que pertence este bloco.. exemplo:

    configura ai o bloco do uol rsrsrsr... ou pior.. o bloco do orkut/youtube :P
    Uai amigo, de acordo contigo, nao era para eu conseguir acessar esses sites caso tive-se na mesma faixa de ip deles?

    ping UOL - O melhor conteúdo
    Resposta de 200.221.2.45 bytes=32 tempo==67ms ttl 56

    CRTL+C

    abro o navegador, acesso o meu radio, reconfiguro a LAN dele
    GW 200.221.2.1
    Msc 255.255.255.0

    Meu pc recebeu o ip 200.221.2.30

    dou um flushdns na placa de rede... limpo o historico
    e tento acessar o site da uol
    e nao que ele abriu normalmente....!!! acho que estou com algum problema aqui entao, pq nao era para abrir

  6. #6

    Padrão

    bom, eu ja testei diversas tipos de rede

    17X.0.0.0/x
    19X.0.0.0/x

    10.0.0.0/x
    20.0.0.0/x
    30.0.0.0/x

    e nunca tive problemas...
    mas, realmente, pode apresentar problemas se vc usar algum desses enderecos privados (apesar de eu nunca ter tido esses problemas)... entao, na via das duvidas é melhor nao usar...

  7. #7

    Padrão

    É Alexandre, olha que dureza!

    Pessoal, leiam sobre RFC1918

  8. #8

    Padrão

    Sou formado em redes de computadores, pos-graduado na mesma area
    conheco essa RFC.
    eu comentei sobre algo que ja usei, ja testei e funcionou...
    e completei logo abaixo, q "eu" nunca tive problemas... mas na via das duvidas, o melhor é nao usar.

    sei por experiencia que algumas coisa que sao na teoria nao é sao na pratica.

    me diz uma coisa, v6 saberiam me dizer se uma rede, onde o GW usa uma faixa Classe C (exemplo: 192.168.2.1/24)... porem, as maquinas dentro dessa rede usam outra faixa Classe C e ainda por cima com mascara /30 (exemplo pc: 192.168.10.10/30)...??? saberia me dizer se esse computador conseguiria navegar na net? se haveria total comunicacao entre o GW e o pc e vice-versa?
    Última edição por AndrioPJ; 24-03-2010 às 09:54.