Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Da pra fazer via script e avisar por e-mail tb sem usar o dude
    Como seria esse script para avisar por e-mail, sem usar o Dude? Vc tem esse script implementado? Tem como fazer um tutorial explicando?

  2. #42

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    obrigado amigo, aki funcionou blz aproveitei o script e fiz umas alterações pra quando a CPU da RB estiver 100 % ela reiniciar, funfou legal

  3. #43

    Thumbs up Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Citação Postado originalmente por isacloko Ver Post
    obrigado amigo, aki funcionou blz aproveitei o script e fiz umas alterações pra quando a CPU da RB estiver 100 % ela reiniciar, funfou legal
    Posta para a gente as alterações sobre o monitoramento da CPU, eu gostaria de usar ak para o Dude avisar quando o uso da CPU passar de 50% por exemplo, mas não estou conseguindo

  4. #44

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Citação Postado originalmente por kowalczki Ver Post
    Posta para a gente as alterações sobre o monitoramento da CPU, eu gostaria de usar ak para o Dude avisar quando o uso da CPU passar de 50% por exemplo, mas não estou conseguindo

    e so seguir todos os passos de gznatta00, só muda o Probes, segue em anexo como uso aki

    depois e so ir ate o equipamento que vc queria monitorar (claro com smtp ativo) vai em serviços '+" e seleciona "cpu" e ve qual a melhor forma de avisa-lo (poupap, email, sms e etc).

    ai no meu esta 100 %, so mudar pra 50
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	455
Tamanho: 	97,9 KB
ID:      	43078  

  5. #45

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Bom Dia Amigos!

    gostaria de saber se alguem sabe como fazer o dude mais preciso no alarme de energia, como por exemplo que so alarme abaixo de 11,5V. tentei alterar os valores em ---- if(mipsbe_voltage_size() <= 10, if(mipsbe_voltage_size() >0, "Low", ""), "") para

    if(mipsbe_voltage_size() <= 11.5, if(mipsbe_voltage_size() >0, "Low", ""), "") e não resolveu, pois qndo a rb entra em 11.9v ja alarma energia baixa.

    Sugestões ou soluções desde ja agradeço...

  6. #46

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Citação Postado originalmente por sidysbs Ver Post
    Bom Dia Amigos!

    gostaria de saber se alguem sabe como fazer o dude mais preciso no alarme de energia, como por exemplo que so alarme abaixo de 11,5V. tentei alterar os valores em ---- if(mipsbe_voltage_size() <= 10, if(mipsbe_voltage_size() >0, "Low", ""), "") para

    if(mipsbe_voltage_size() <= 11.5, if(mipsbe_voltage_size() >0, "Low", ""), "") e não resolveu, pois qndo a rb entra em 11.9v ja alarma energia baixa.

    Sugestões ou soluções desde ja agradeço...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         voltagem.jpg
Visualizações:	657
Tamanho: 	104,1 KB
ID:      	43643

  7. #47

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Bom dia, cara muitisssimo obrigado por esse post estava me batendo pra conseguir criar o script e não dava certo, pesquisei pra lá e pra cá e nd, com esse teu post foi sem erro, mais fácil que isso só dois disso, vlw mesmo salvou minha vida hehehehe.

  8. #48
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Obrigado. Havia até parado de postar, fico chateado com pessoas mais preocupadas em se promover do que ajudar propriamente dito. Vejo o fórum como sendo um espaço para contribuir com o crescimento do próximo.

    Abraço.

  9. #49

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Olá amigo.
    Eu gostaria de saber como mostrar o rate de conexão de uma interface ethernet do mikrotik no enlace, tipo se ela está associada a 10 ou 100mbps.

    Espero que possa me ajudar
    Obrigado
    Henrique Carmine

  10. #50

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Demorei um pouco para fazer isso, e como algumas pessoas aqui do under me ajudaram estou postando para a comunidade inteira, acho bem util para quem usa Bateria + Carregador

    --------
    Só Funcionam em RBs que possuem medidor de voltagem, geralmente são:
    RB433AH, RB800, RB450G, RB333, mas se quiser ver se sua rb tem suporte ou não a voltagem, vá em System Healt, se aparecer a voltagem ai, é sinal que a sua rb tem suporte SIM.

    Todos os Mikrotiks deve ter o SNMP Ativado.
    para ativar abra o terminal e cole isso:
    /snmp set enabled=yes

    ------
    No The Dude (programa instalado no windows que pode ser baixado pelo site da mikrotik), já com todas as devices adicionadas, e talz é necessário fazer algumas implementações.


    No menu as esquerdas tem o ícone "Functions", dar dois cliques em cima para abri-lo, após Abrir clique no botão + e preencha os campos dessa forma:
    nome: mipsbe_voltage
    Codigo: oid("iso.org.dod.internet.private.enterprises.mikrotik.mikrotikExperimentalModule.mtXRouterOs.mtxrHealth.8.0") /10


    Adicione mais uma Função com as Seguintes caracteristicas:
    nome: mipsbe_voltage_size
    Codigo: round(mipsbe_voltage())

    E por final, é necessario alterar a função cpu_men_disk, caso contrario não irá aparecer a voltagem na devices, dentro dos Mapas.
    Localize então a função cpu_mem_disk, de dois cliques em cima, apague o que tem no código e coloque isso:

    concatenate(
    if(cpu_usage_available(), concatenate("cpu: ", cpu_usage(), "% "), ""),
    if(mem_usage() > 0, concatenate("mem: ", round(mem_usage()), "% "), ""),
    if(virtual_mem_usage() > 0, concatenate("virt: ", round(virtual_mem_usage()), "% "), ""),
    if(mipsbe_voltage() > 0, concatenate("volt: ", (mipsbe_voltage()), "V "), ""),
    if(hdd_usage() > 0, concatenate("disk: ", round(hdd_usage()), "% "), "")
    )

    Por Ultimo, quase no final do menu a Esquerda do Dude tem um ícone com o nome de "Probes", de dois cliques em cima para abri-lo,
    Após Clique no + para Adiciona e preencha os campos com as informações a seguir

    type: Function

    agente: Default

    Desponivel ou avalaiable: mipsbe_voltage_size() > 0

    Erro ou error: if(mipsbe_voltage_size() <= 11, if(mipsbe_voltage_size() >0, "down", ""), "")

    Valor ou value: mipsbe_voltage_size() > 0

    Unidade ou Unit: V

    Taxa ou Rate: nenhum ou none
    Clieque no Botão Salvar

    Pronto!

    ------------------------
    Para o Dude notificar quando a voltagem baixa pode-se fazer o seguinte:
    No menu a Esquerda dentro do Networks Maps, de dois clique no seu Mapa Atual,
    Abra a Device que deseja monitorar (com 2 cliques),
    Vai até a Aba "Services"
    Clique no +, e adicione o "voltagem"
    Clique no botão OK
    -----


    Obs1: veja acima que coloquei "<= 11" irá avisar quando estiver menor ou igual a 11, adapte confome preferir, as rbs funcionam se rastejando em 9v, menor de 9 elas começam a rebootar

    Obs2: Se ainda alguém não conseguiu me fale que eu vou fazer um mini-video

    Obs3: Download do The Dude em: http://www.mikrotik.com/thedude.php

    Obrigado Amigo pelo tuto, fazia tempo que andava procurando algo sobre isso, foi muito útil pra minha rede.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mapa da Rede Volts.pdf
Visualizações:	512
Tamanho: 	266,7 KB
ID:      	48583

  11. #51
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    [DICA] 1-Tutorial Mikrotik e Ubiquiti - Numero de Clientes Wireless + Voltagem - CLIENTES ATIVOS (HOTSPOT+PPPoE) – The Dude

    https://www.facebook.com/notes/mikro...44057035682565

    [DICA] 2-THE DUDE - Ubiquiti - Tipo de Equipamento + Nome + IP + CPU + Up_Time + Clientes_Wireless + Memoria V.01

    https://www.facebook.com/notes/mikrotik-rio/dica-2-the-dude-ubiquiti-tipo-de-equipamento-nome-ip-cpu-up_time-clientes_wirele/453582964729972

    [DICA] 3-THE DUDE - Clientes Hotspot Ativos + ip do equipamento + Up_Time + CPU + Uso de Disco V.01

    https://www.facebook.com/notes/mikrotik-rio/dica-3-the-dude-clientes-hotspot-ativos-ip-do-equipamento-up_time-cpu-uso-de-dis/442353009186301

  12. #52
    Avatar de adrianoateky
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Braço do Norte - Santa Catarina
    Posts
    48

    Thumbs up Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Bom Dia!
    Existe algum codigo que mude a cor do dispositivo no mapa quando falta energia? Monitorar em cima da voltagem mudando a cor do dispositivo no mapa!

    Assim podemos ver quando ocorre uma queima de fonte de alimentação, e trocar antes de parar o pop!

    agradeço!

  13. #53
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Há possibilidade de se criar um script. Porem o que se costuma fazer é colocar 1 equipamento ligado fora do nobreak. Lembrando de desativar a parte wireless do equipamento, a fim de evitar interferências. Quando há a falta de luz, ele fica vermelho. Pelo registro de ocorrência veras por exemplo que caiu e depois de 25 horas caiu os outros equipamentos (exemplo).
    Usamos aqui o switch + mini-nobreak da www.ihvendas.com, uso sempre 24V - 2 baterias.

  14. #54
    Avatar de adrianoateky
    Ingresso
    Aug 2011
    Localização
    Braço do Norte - Santa Catarina
    Posts
    48

    Unhappy Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Alguem sabe como criar esse script?

  15. #55

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Muito obrigado pela dica pessoal deu certo pra mim o monitoramento da voltagem nas minhas rb.

  16. #56

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    parabéns pelo tutorial, eu uso o the dude enviando sms em falhas de ping por exemplo; o link cai para de pingar ele envia sms, fiz todas as regras para o voltagem mais ele não mostra pop com o erro nem abre algum disparador de erro nem msg teria como fazer isso com o monitoramento de tensão tipo baixou de 11a ficar down e disparar um sms?

  17. #57

    Padrão

    Bom dia, gostaria de saber como faço para monitorar diferentes voltagens no DUDE, pois criei duas funções uma para monitorar 12V e outra 24V, mas apenas uma esta funcionando. Alguém já fez algo parecido?

  18. #58

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    Demorei um pouco para fazer isso, e como algumas pessoas aqui do under me ajudaram estou postando para a comunidade inteira, acho bem util para quem usa Bateria + Carregador

    --------
    Só Funcionam em RBs que possuem medidor de voltagem, geralmente são:
    RB433AH, RB800, RB450G, RB333, mas se quiser ver se sua rb tem suporte ou não a voltagem, vá em System Healt, se aparecer a voltagem ai, é sinal que a sua rb tem suporte SIM.

    Todos os Mikrotiks deve ter o SNMP Ativado.
    para ativar abra o terminal e cole isso:
    /snmp set enabled=yes

    ------
    No The Dude (programa instalado no windows que pode ser baixado pelo site da mikrotik), já com todas as devices adicionadas, e talz é necessário fazer algumas implementações.


    No menu as esquerdas tem o ícone "Functions", dar dois cliques em cima para abri-lo, após Abrir clique no botão + e preencha os campos dessa forma:
    nome: mipsbe_voltage
    Codigo: oid("iso.org.dod.internet.private.enterprises.mikrotik.mikrotikExperimentalModule.mtXRouterOs.mtxrHealth.8.0") /10


    Adicione mais uma Função com as Seguintes caracteristicas:
    nome: mipsbe_voltage_size
    Codigo: round(mipsbe_voltage())

    E por final, é necessario alterar a função cpu_men_disk, caso contrario não irá aparecer a voltagem na devices, dentro dos Mapas.
    Localize então a função cpu_mem_disk, de dois cliques em cima, apague o que tem no código e coloque isso:

    concatenate(
    if(cpu_usage_available(), concatenate("cpu: ", cpu_usage(), "% "), ""),
    if(mem_usage() > 0, concatenate("mem: ", round(mem_usage()), "% "), ""),
    if(virtual_mem_usage() > 0, concatenate("virt: ", round(virtual_mem_usage()), "% "), ""),
    if(mipsbe_voltage() > 0, concatenate("volt: ", (mipsbe_voltage()), "V "), ""),
    if(hdd_usage() > 0, concatenate("disk: ", round(hdd_usage()), "% "), "")
    )

    Por Ultimo, quase no final do menu a Esquerda do Dude tem um ícone com o nome de "Probes", de dois cliques em cima para abri-lo,
    Após Clique no + para Adiciona e preencha os campos com as informações a seguir

    type: Function

    agente: Default

    Desponivel ou avalaiable: mipsbe_voltage_size() > 0

    Erro ou error: if(mipsbe_voltage_size() <= 11, if(mipsbe_voltage_size() >0, "down", ""), "")

    Valor ou value: mipsbe_voltage_size() > 0

    Unidade ou Unit: V

    Taxa ou Rate: nenhum ou none
    Clieque no Botão Salvar

    Pronto!

    ------------------------
    Para o Dude notificar quando a voltagem baixa pode-se fazer o seguinte:
    No menu a Esquerda dentro do Networks Maps, de dois clique no seu Mapa Atual,
    Abra a Device que deseja monitorar (com 2 cliques),
    Vai até a Aba "Services"
    Clique no +, e adicione o "voltagem"
    Clique no botão OK
    -----


    Obs1: veja acima que coloquei "<= 11" irá avisar quando estiver menor ou igual a 11, adapte confome preferir, as rbs funcionam se rastejando em 9v, menor de 9 elas começam a rebootar

    Obs2: Se ainda alguém não conseguiu me fale que eu vou fazer um mini-video

    Obs3: Download do The Dude em: http://www.mikrotik.com/thedude.php
    Amigão, parabéns pela iniciativa, muito top, funciona perfeitamente.
    Eu só tenho uma duvida sobre o valor "10" na linha abaixo:
    Codigo: oid("iso.org.dod.internet.private.enterprises.mikrotik.mikrotikExperimentalModule.mtXRouterOs.mtxrHealth.8.0") /10

    O que seria esse /10 ?

    Abraço e desde já agradeço.

  19. #59
    Avatar de infor3
    Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Piedade de Ponte Nova e Região
    Posts
    527

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Pessoal, no Dude 6.4, não estou conseguindo fazer funcionar a questão da voltagem, alguem ja conseguiu fazer funcionar?

  20. #60

    Padrão Re: The Dude: Avisar quando a Voltagem da Routerboard estiver baixa

    Não consigo editar cpu_mem fica em cinza. Sem permissão. Estou com última versão do Dude.