Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Bom dia aos amigos do Fórum.
    Eu tenho uma torre que as vezes tem queda de energia,, o nobreak de 700 Wats não segura muito tempo. Então vi que alguns colegas utilizam bateria automotiva com carregadores.
    Então comprei um carregador da Sentinela 12 Volts e 10 amperes, pretendo colocar uma bateria automotiva 12 volst e 60 amperes.
    Uso na torre tres antenas Setorias, e tres RB 411 com um cartão R52H, (antes que perguntem porque tres RB, bom se der problema numa não deixo os demais na mão, e subo na torre e mexo somente em uma RB)
    1. Gostaria de saber como ligo a RB na Bateria, se posso ligar direto nos bornes, se alguem saberia me dizer se com apenas uma bateria automotiva de 60 amperes posso ligar as tres RBs cada uma com um cartão só.
    2. A Caixa onde vai ficar o carregador e a Bateria está a 18 metros distante das RBs, qual cabo devo usar, 18 metros de cabo não é muita distãncia.
    Aguardo a ajuda dos amigos do forum pra eu poder subir na torre e implementar isso.

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vc pode usar traquilamente esse sistema eu fiz isso aki em minha cidade esta segurando 3 rb 600 com 3 cartoes 600 mw cada suporta 5 horas direto .........

  3. #3
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    fio vc poderá usar aqueles cabos de 6 mm que vai ficar belezinha obs :cuidado para não inverter a polarizaçao dos cabos .....
    sempre o positivo fica no meio do plug ......
    Última edição por laurence669; 16-06-2011 às 20:51.

  4. #4
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    vc pode usar traquilamente esse sistema eu fiz isso aki em minha cidade esta segurando 3 rb 600 com 3 cartoes 600 mw cada suporta 5 horas direto .........
    Qual bateria voce está usando?? e a que distância a bateria está das RBs??? Hoje ainda eu conversei com um amigo e ele me disse pra utilizar Cabo, (fio) de no mímino 4 milimetro, mas você disse que usa fio de som, será que vou precisar usar um cabo tão grosso assim..
    Então com certeza vou ter mais autonomia, pois vou usar RB411 com apenas um cartão R52h.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Bom dia aos amigos do Fórum.
    Eu tenho uma torre que as vezes tem queda de energia,, o nobreak de 700 Wats não segura muito tempo. Então vi que alguns colegas utilizam bateria automotiva com carregadores.
    Então comprei um carregador da Sentinela 12 Volts e 10 amperes, pretendo colocar uma bateria automotiva 12 volst e 60 amperes.
    Leia este topico:
    https://under-linux.org/f170/uso-de-...radios-135546/

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    não precisa de fio grosso assim não pois aqui tenho 3 rb com 25 metros de altura levo fio comum porem calculado para cima da torre alimentando as rb s uso bateria automotiva da impact 90 amp com carregador de 20 amp eles ficam na casa de radio no pé da torre nunca tive problemas com perda de alimentaçao nos cabos ....
    Última edição por laurence669; 16-06-2011 às 20:52.

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    não precisa de fio grosso assim não pois aqui tenho 3 rb com 25 metros de altura levo fio de som para cima da torre alimentando as rb s uso bateria automotiva da impact 90 amp com carregador de 20 amp eles ficam na casa de radio no pé da torre nunca tive problemas com perda de alimentaçao nos cabos ....
    Muito obrigado LAURENCE, e aos demais que me responderam agora estou com minhas dúvidas sanadas, já sei o que fazer. Vou deixar o tópico aberto pra quem quiser opinar mais e também esclarecer dúvidas a respeito do assunto.

  8. #8

    Padrão

    Meu amigo, se não quiser ter problema, coloque uma placa solar de 80wats, Amigo, aqui tenho a seguinte estrutura em uma das minhas torres de um enlace que tenho, uma placa solar de 80wats, 2 baterias de 150Amperes, saída de 24Volts, e o cabo que sai da bateria até as rbs é um pp, com tamanho de 60 metros, e digo uma coisa, o único trabalho que tenho que fazer, e dar manutenção nas baterias, colocar solução, eu tenho a quase 3 anos, e nunca queimou nada.

  9. #9

    Padrão

    Realmente o uso de painel solar é uma maravilha, não ter que se preoucupar com fonte queimando, falta de energia, realmente é um sossego.

    Mas me diz uma coisa: de quanto em quanto tempo vc tem feito manutenção nas baterias? É que eu coloquei um sistema desse há uns oito meses pra funcionar e não voltei mais lá pra ver, pois até agora não deu nenhum problema. A bateria que eu uso é do tipo selada, de 150 AH, será que nesse caso também é preciso manutenção? Ou somente substituí-la quando não conseguir mais reter carga?
    Última edição por SantiagoMG; 26-03-2010 às 09:30.

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vc pode subistituir a bateria a hora que ela estiver com 3 anos de uso ..

  11. #11

    Padrão

    amigo, aqui eu fazia de 3 em 3 meses, ia lá e colocava a solução que estava faltando, mas agora irei fazer de 2 em 2, agora em relação a espessura do fio, experimente colocar um fio de som, onde a temperatura do sol e extra-grande, provavelmente ia dar problema.

  12. #12

    Padrão

    todo objeto ou equipamento precisa de equipamento, para mais informações, procure uma pessoa especializada no assunto, que entende de bateria, e sane suas dúvidas com ele.

  13. #13
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Meu amigo, se não quiser ter problema, coloque uma placa solar de 80wats, Amigo, aqui tenho a seguinte estrutura em uma das minhas torres de um enlace que tenho, uma placa solar de 80wats, 2 baterias de 150Amperes, saída de 24Volts, e o cabo que sai da bateria até as rbs é um pp, com tamanho de 60 metros, e digo uma coisa, o único trabalho que tenho que fazer, e dar manutenção nas baterias, colocar solução, eu tenho a quase 3 anos, e nunca queimou nada.
    Os painéis pra mim ficariam caros, pois tenho energia elétrica no local, só que não é um local pra ficar subindo toda hora, e dia de chuva então, pois tenho que subir ums 150 metros a pé, por isso vou usar a bateria com carregador, se caso cair a luz lá eu fico tranquilo, e só vou me preocupar com as torres mais fáceis, por enquanto,, pois se ficar legal vou mudar tudo pra bateria.
    Vou usar cabo PP 2,5 mm entre a bateria e a rb, são só 18 metros, é que vou deixar a bateria a uns 10 metros do chão pra evitar que alguem tenha tentação.

  14. #14

    Padrão

    Amigo, sua alternativa tb é ótima, ja no meu caso, no local não há energia elétrica

  15. #15
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    todo objeto ou equipamento precisa de equipamento, para mais informações, procure uma pessoa especializada no assunto, que entende de bateria, e sane suas dúvidas com ele.
    É exatamente esse o meu objetivo,, por isso fiz a pergunta aqui no Under, onde exite muitas pessoas que entendem do assunto, entendem e usam na prática, melhor lugar que aqui é impossível.
    Obrigado pela sua ajuda.

  16. #16
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Já estou com o Carregador Inteligente da Sentinela, e com a bateria,, fiz teste na bancada e carregou certinho,, ficou flutuando no final da carga,, a bateria me dá 13,8 volts, pra RB vai ser tranquilo.
    Agora surgiu outra dúvida,, vamos ver se o pessoal aki vai me ajudar.
    A voltagem da bateria sai 13,8 volts, mas, em caso de faltar energia por um período maior e a carga da bateria for diminuindo,, a voltagem vai baixando,, pois no final da carga ela não vai mais ter os 12 volts, e ai tem como eu colocar um regulador que se baixar tipo menos que 10 volts corte a energia para as RBs, alguem usa isso ou deixa direto mesmo e a RB simplesmente ao cair de 12 volts não se liga mais.
    Pergunto isso pois tenho medo que se baixar de 12 volts danifique a RB.
    Aguardo respostas dos amigos.

  17. #17

    Padrão

    Estou com o mesmo problema hoje possuo uma torre que não tem energia e estou esperando a CEMIG (MG) disponibilizar atualmente coloco bateria 2x ao dia. Porem acho que minha solução aqui é muito ruim tenho um RB 600a com 3 r52h e uma rb411 com xr5. Quanto tempo teria que durar com uma bateria de 250Ah estacionaria em Gel.

  18. #18
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por helpnet Ver Post
    Estou com o mesmo problema hoje possuo uma torre que não tem energia e estou esperando a CEMIG (MG) disponibilizar atualmente coloco bateria 2x ao dia. Porem acho que minha solução aqui é muito ruim tenho um RB 600a com 3 r52h e uma rb411 com xr5. Quanto tempo teria que durar com uma bateria de 250Ah estacionaria em Gel.
    O teu problema é maior que o meu,, pois tenho energia,, só quero + garantias, já voce a solução seria painéis solares. Tem muita gente usando e dizem que funciona legal. Pergunte pro pessoal que respondeu ai em cima que usa Painel solar,, eles vão te orientar. Boa Sorte.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    O teu problema é maior que o meu,, pois tenho energia,, só quero + garantias, já voce a solução seria painéis solares. Tem muita gente usando e dizem que funciona legal. Pergunte pro pessoal que respondeu ai em cima que usa Painel solar,, eles vão te orientar. Boa Sorte.

    Obrigado!!!

  20. #20