+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como controlar velocidade de donwload ?

    Bom dia a todos os colegas do fórum under linux, desde já agradeço se os colegas puderem me ajudar !
    Bem uso o MK versão 3.30, não uso hotspot, uso DHCP ativado e arp list, tenho planos de 150Kbps e 300kbps e gostaria de fazer a seguinte configuração:
    Qualquer cliente que iniciar qualquer tipo de donwload que for maior que 3 megas ele inicialmente baixe na velocidade contratada e se o donwload ultrapassar o tamanho de 3 megas ele tenha a velocidade deste donwload reduzida a 100kbps .
    Explicando: Não quero impedir ou bloquear donwloads ou P2P só quero que os clientes que deixam suas máquinas ligadas baixando, baixando, baixando, pirateando coisas desanimem desta pratica e com isso liberem meu link !
    Hoje tenho clientes que deixam suas máquinas ligadas 12:00 Hs por dia baixando.
    PERGUNTA: Porque eles não querem usar a tecnologia 3G ???
    RESPOSTA: Não atenderia suas necessidades baixar, baixar, baixar, pois as operadoras cansaram de perder, peder, perder e criaram limitações de dados trafegados.
    Desde já agradeço aos colegas, se puderem me ajudar fico grato e tenho certerza que muitas pessoas iram agradecer também pois muitos iram usar também estas regras.
    MUITO OBRIGADO.

  2. #2

    Padrão

    tb quero essa reposta mais ja vou estudar uma regra aqui

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Prime Ver Post
    Qualquer cliente que iniciar qualquer tipo de donwload que for maior que 3 megas ele inicialmente baixe na velocidade contratada e se o donwload ultrapassar o tamanho de 3 megas ele tenha a velocidade deste donwload reduzida a 100kbps .
    https://under-linux.org/f212/limitan...brasil-123271/

    Leia todo o topico.

  4. #4

    Padrão

    Olá Netosdr, obrigado pela colaboração, porém, pelo que eu entedí no tópico do catv ele apenas aceita conexões até determinado tamanho ou simplesmente dropa ele !! Estou errado ?? Eu desejo que meus clientes baixem até determinado tamanho de pacote e apartir dalí ele entre em uma queue limitando ele a uns 100k, e acho que não é isso que o catv explica no tópico dele ! Por favor me corrija se eu estiver errado !!!
    ABRAÇO.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Prime Ver Post
    Olá Netosdr, obrigado pela colaboração, porém, pelo que eu entedí no tópico do catv ele apenas aceita conexões até determinado tamanho ou simplesmente dropa ele !! Estou errado ?? Eu desejo que meus clientes baixem até determinado tamanho de pacote e apartir dalí ele entre em uma queue limitando ele a uns 100k, e acho que não é isso que o catv explica no tópico dele ! Por favor me corrija se eu estiver errado !!!
    ABRAÇO.
    Isso, mas pesquise aqui e adapte as regras. Já vi posts aqui com esta mesma pergunta.

    Vc pode utilizar a regras postadas naquele link e no lugar de dropar, vc marca o pacote jogando ele em outra queue. Pesquise ai

  6. #6

    Padrão

    outra boa opção é voce calcular o tempo q leva pra baixar 3 megas na 300 km e na 150k, ok, e programar isto com o bust limit dos queues

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Prime Ver Post
    Bom dia a todos os colegas do fórum under linux, desde já agradeço se os colegas puderem me ajudar !
    Bem uso o MK versão 3.30, não uso hotspot, uso DHCP ativado e arp list, tenho planos de 150Kbps e 300kbps e gostaria de fazer a seguinte configuração:
    Qualquer cliente que iniciar qualquer tipo de donwload que for maior que 3 megas ele inicialmente baixe na velocidade contratada e se o donwload ultrapassar o tamanho de 3 megas ele tenha a velocidade deste donwload reduzida a 100kbps .
    Explicando: Não quero impedir ou bloquear donwloads ou P2P só quero que os clientes que deixam suas máquinas ligadas baixando, baixando, baixando, pirateando coisas desanimem desta pratica e com isso liberem meu link !
    Hoje tenho clientes que deixam suas máquinas ligadas 12:00 Hs por dia baixando.
    PERGUNTA: Porque eles não querem usar a tecnologia 3G ???
    RESPOSTA: Não atenderia suas necessidades baixar, baixar, baixar, pois as operadoras cansaram de perder, peder, perder e criaram limitações de dados trafegados.
    Desde já agradeço aos colegas, se puderem me ajudar fico grato e tenho certerza que muitas pessoas iram agradecer também pois muitos iram usar também estas regras.
    MUITO OBRIGADO.

    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting src-address=10.10.50.100 protocol=tcp dst-port=!8291 connection-bytes=0-1048576 action=mark-connection new-connection-mark="HTTP < 1 Mb" \
    passthrough=yes comment="Marcar Pacotes HTTP < 1 Mb" disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark="HTTP < 1 Mb" action=mark-packet new-packet-mark="HTTP < 1 Mb" passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=output connection-mark="HTTP < 1 Mb" action=mark-packet new-packet-mark="HTTP < 1 Mb" passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting src-address=10.10.50.100 protocol=tcp dst-port=!8291 connection-bytes=1048577-3145728 action=mark-connection new-connection-mark="HTTP \
    1Mb > 3 Mb" passthrough=yes comment="Marcar Pacotes HTTP 1Mb > 3 Mb" disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark="HTTP 1Mb > 3 Mb" action=mark-packet new-packet-mark="HTTP 1Mb > 3 Mb" passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=output connection-mark="HTTP 1Mb > 3 Mb" action=mark-packet new-packet-mark="HTTP 1Mb > 3 Mb" passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=prerouting src-address=10.10.50.100 protocol=tcp dst-port=!8291 connection-bytes=3145728-8388608 action=mark-connection new-connection-mark="HTTP \
    3Mb > 8 Mb" passthrough=yes comment="Marcar Pacotes HTTP 3Mb > 8 Mb" disabled=no
    add chain=prerouting connection-mark="HTTP 3Mb > 8 Mb" action=mark-packet new-packet-mark="HTTP 3Mb > 8 Mb" passthrough=yes comment="" disabled=no
    add chain=output connection-mark="HTTP 3Mb > 8 Mb" action=mark-packet new-packet-mark="HTTP 3Mb > 8 Mb" passthrough=yes comment="" disabled=no

    / queue simple
    add name="queue0" dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none packet-marks="HTTP < 1 Mb" direction=both priority=8 queue=default-small/default-small \
    limit-at=1000000/1000000 max-limit=1000000/1000000 total-queue=default-small time=0s-1d,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat disabled=no
    add name="queue1" dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none packet-marks="HTTP 1Mb > 3 Mb" direction=both priority=8 queue=default-small/default-small \
    limit-at=512000/512000 max-limit=512000/512000 total-queue=default-small time=0s-1d,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat disabled=no
    add name="queue2" dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none packet-marks="HTTP 3Mb > 8 Mb" direction=both priority=8 queue=default-small/default-small \
    limit-at=128000/128000 max-limit=128000/128000 total-queue=default-small time=0s-1d,sun,mon,tue,wed,thu,fri,sat disabled=no

    essas sao a regras que voce usar sendo que as que tem chain=output para servidores que tenha o proxy mikrotik rodando! espero que ajude

  8. #8

    Padrão

    Obrigado caro amigo Leo-h3, seria possível você descrever o significado destas regras pois eu não sei crialas, porém, gosto de saber como são feitas para aprender. Se for possível fico grato mais uma vez.
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    OBRIGADO.

  9. #9

    Padrão

    tem este daqui de uma forma simples mas no wiki do mikrotik tem um que é muito legal ele tem 3 estágios
    estagio A (quando o cliente atingir 30Mega de donwload a banda vai para 80%)
    estagio B ( quando o cleinte atingir 60Mega de download a abanda vai para 60%)
    estagio C (quando o cliente ultrapassar os 100Megas de download a banda vai para 40%)

    e depois de um certo tempo ele reseta a regra e volta tudo de novo.
    serve para quem esta com o link no gargalo.

    a forma simples esta neste link

    Mikrotik Facil.com: Limitar Usuários a Um Determinado Limite de Tráfico

    até mais...

  10. #10

    Padrão

    Obrigado Byosni pela sua atenção mas não entendi as regras, são diferentes do que costumo ver nos MK !!!
    Você não teria como postar regras mais simples mas com este fundamento que você mencionou ??
    Desde já agradeço.
    Obrigado