+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Bonding e interfaces wireless

    Pessoal, montei um link usando bonding seguindo o que foi sugerido no vídeo do Alexandre Correa, nos testes funcionou aparentemente bem.
    Fiquei na dúvida sobre a necessidade de utilizar wds e tuneis eoip para montar o bonding.
    Tentei primeiro fazer sem wds e não ficou legal...comportamento bastante estranho.
    Tentei fazer sem os tuneis eoip e também não ficou legal.
    Tentei fazer o bonding simplesmente adicionando as interfaces wlanX e também não funcionou conforme o esperado, em fim, o único cenário que funcionou foi o sugerido pelo Alexandre, com wds + tuneis eoip.

    Meu cenário é o seguinte:
    Link Operadora ---> MKT com 2 wlan's <--------------> MKT com 2 wlan's ---> Provedor.
    Utilizei uma rb600 com 2 cartões xr5 de cada lado, visando load balance e failover.

    Minha pergunta é, porque não posso adicionar simplesmente as interface's wlan no bonding, sempre vou precisar de tuneis e do wds?

    Certo da atenção de todos, aguardo retorno.

    t+

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    A resposta abaixo responde sua pergunta... (RTFM).

    Citação Postado originalmente por Wiki Mikrotik
    Bonding could be used only on OSI layer 2 (Ethernet level) connections. Thus we need to create EoIP interfaces on each of the wireless links.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado.
    Eu lí o manual, mas o que não estava claro pra mim era o conceito do 802.11, pois ele na verdade não é L2 apenas ou L1 apenas e eu pensei que era.
    Conforme alguns documentos que encontrei na net a coisa ficou mais clara, gostei desse aqui.
    The OSI reference model

    Novamente, muito obrigado.
    t+

  4. #4

    Padrão Re: Bonding e interfaces wireless

    Também fiz os passos do video do Alexandre e a principio funcionou bem, notei apenas o seguinte problema: quando esta usando apenas um link ele chega a uma capacidade de 30M total, quando ativo o bonding ele passa apenas 20M no total dos dois links, 10M em cada. alguém tem idéia do que pode ser?