+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Questão de potência x Qualidade x Desempenho x User simultâneos

    Ola caros amigos do under!
    Crio este tópico para pedir a opinião dos amigos a respeito de um tema.

    Hoje, tenho várias torres, todas usando RB + XR2...
    Meu sinal funciona perfeitamente (raros casos de interferencias..)

    Uma coisa que todo mundo aqui no forum faz questão de deixar bem claro é:
    CLIENTE COM SINAL ACIMA DE -70 É MUITO RUIM PARA TODOS..

    Até ai eu entendi, mas minha dúvida é a seguinte, se eu deixo meu xr2 em defaul (28Db), tenho clientes que ficam com sinal -30, se eu deixo 17Db (o que eu uso aqui) esse mesmo cliente fica com sinal -55, e se eu uso com 12 Db (to fazendo alguns testes) o cliente fica com -65..

    Agora vem as perguntas:

    1 - O que é melhor, uma antena transmitindo a 12Db com cliente recebendo a -70 ou uma torre transmitindo a 20Db com um cliente recebendo a -60??

    2 - O ganho do sinal do cliente não é proporcional a perda que a alta potência faz?

    3 - Quando menor a taxa de transmissão, não vai ser menor o processamento, logo não vai aceitar mais user simultaneos?

    4 - Quanto menor a taxa de transmissão do radio, maior a banda?

  2. #2

    Padrão

    bem se fosse no caso um ptp concordaria em potencia + alta se nao ouver muita ocilação , mas no caso de atender varios clientes achu que a de menos potencia usar melhor alem de menos perda creio que voce que tem varias torres nao vai ter problema , creio que seja isso ( minha opniao ) .. rs

    Mas suas perguntas foram bem elaboradas elas mostram 2 lado de 1 moeda, e se fosse por min eu ficaria na ideia de 12 db pois a perda seria menos , o que não seria legal é voce ter que colocar potencia maxima nos seus clientes.

  3. #3

    Padrão

    Na minha opinião e até por experiência, antenas de qualidade e com o maior ganho possível, o mínimo de potência, você vai ter um sinal de qualidade com pouco ruído. Potência menor principalmente nos clientes aliás nos clientes o mínimo possível pois são eles que geram a maior interferência no pop e antenas de bom ganho. O que eu tenho notado nessas cpe´s que agente vê aí no mercado, ela bate de 10 a 0 na praticidade, estética etc. Más dificilmente você vai ter qualidade porque você não tem antena, geralmente a antena é de 14dbi, abertura muito grande, muita interferência, te obrigando as vezes a aumentar a potência aí já viu.

  4. #4

    Padrão

    Muito interessante as questões dos colegas!

    Outra coisa que todo mundo esquece, é que o sinal é feito também pela sensibilidade!

    Logo não adianta gritar alto se o radio do cliente é surdo.
    Esses radinho realtek tem muito pouca sensibilidade, o que força as pessoas a aumentar a potencia. Por isso so uso atheros aqui.

    Fico me questionando.. de que adianta ter sinal -40 em todos os clientes, e usar 600mw na torre e 400mw no cliente?

    Isso quebra a teoria de que precisa obrigatoriamente ter sinal OTIMO..
    Pois acredito que o radio venha a trabalhar muito melhor a -70 com minima potencia em ambos os lados!

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Muito bacana o tópico! Vai dar bastante discusão e isso é muito bom!
    Entendi tudo que o amigo perguntou, mas na minha opinião, analizando isso tudo, vamos chegar a velha máxima da Engenharia: "DEPENDE!" Ou seja, depende muito de cada situação, da banda que se precisa passar até o cliente, da distância dele até o ponto, qualidade dos equipamentos, sensibilidade (como foi dito), e outra coisa mais... Mas de um modo geral, concordo plenamente com o Tiago, a preferência é sempre por antenas de ganho maior e potência menor no rádio, isso tende a gerar sinal de melhor qualidade. Uma coisa que tem de ser sempre observada é a sensibilidade, como o Tiago disse, -70 funciona muito bem, mas ele usa rádios Atheros, num Realtek será que tmb funciona tão bem assim? Pela minha experiência funciona, mas não perfeito, pode ocorrer oscilação em dia de chuva por exemplo (a margem para fatores como este é sempre importante). Então aqui costumo usar sempre por volta de -65 nos Realtek, já é meio apertado, mas nunca tive problemas.
    Sobre as CPEs que se tem hoje, concordo em tudo com o izaufernandes, sempre pensei isso, sempre resisti para comprar algo assim por isso, e há algum dias quando me vi na oportunidade de comprar 2 Nanos pude confirmar isso... Praticidade, estética e tudo mais é ótimo, mas na parte técnica para nosso tipo de aplicação não é o ideal nem de longe!

  6. #6

    Padrão

    Aqui quando usavamos os 8602 nao conseguiamos regular a torre...

    colocamos 8db no cartao, e usamos painel 90 TSM 12,5 dB
    o sinal ficava baixo nos clientes, e nao ficava bom..



    colocamos 12db no cartao, e usamos painel 90 TSM 12,5 dB
    o sinal ficava bom nos clientes, e nao ficava bom..




    colocamos 24db no cartao, e usamos painel 90 TSM 12,5 dB
    o sinal ficava alto nos clientes, e nao ficava bom..


    Mudamos para XR2, e usamos 12dB no cartao, e ta show.

    Não da pra abusar é claro.
    Clientes de no max 2km.

    Mas tem sempre aquelas questoes, clientes a 500 metros.. 800 metros..
    sinal de -45 a -55 e nao funcionam direito..

    me expliquem? hehehehe

    e clientes com -68 longes e funcionando bem...

    vai saber..

    hj em dia nao duvido de mais nada


    mas eu ainda prefiro, usar uma antena de ganho alto
    17dB e 12dB no cartão.

    ai fica show!

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Bom vou falar de alguns testes que fiz aqui na minha rede.

    Antes eu trabalhava com 200mw de potencia e eram aps que distribuiam o sinal para os clientes, com isso percebi que em alguns casos mesmo o cliente estando com sinal otimo nao conseguia uma boa navegaçao, em analize na casa do cliente com o proprio soft do adaptador wireless percebia que o nivel do sinal que chegava ate la estava otimo, a qualidade do sinal boa, e o nivel de ruido estava nas alturas, entao comecei os teste quando o nosso amigo 1929 abriu um post sobre o assunto.

    Fiz o seguite baixei a potencia para 100mw, resultado sinal do ap chegando na casa do cliente otimo, qualidade do sinal otimo e nivel de ruido muito baixo cerca de 15%, o sinal dos cliente caiu um pouco mais percebi que a navegaçao melhorou 100%, agora retirei os as e coloquei rb, fiz o mesmo teste, 200mw notei que varios cliente mesmo tendo visada perfeita sinal -60 o ack ia para mais de 200us, baixei a potencia para 100mw o sinal nao mudou muita coisa nao de -60 foi para -63/64 ack sempre 30us, nivel de ruido nos clientes sempre baixo, como nao tenho clientes muito distantes do ap (RB) (cerca de 1,2km no maximo) deixei em 63mw o nivel de ruido foi para praticamente 0 nos cliente e navegaçao otima sem ack alto e ping muito baixo.

    Assim deixei minha rede um pouco melhor, espero que tenham entendido o que eu disse pois acho que esta meio confuso heheheh, espero ter ajudado e parabens pelo post muito bom essas questoes que foram levantadas.

    Abraços a todos

  8. #8

    Padrão

    sempre utilizei meus cartoes com potencia 18 e 20 db tento sempre compensar a perda no cliente se ele estiver mais longe ou mais perto vejo uma grande diferença no desempenho nunca precisei trocar de cartao ja em outros casos com cartoes com maispotencia tivemos que trocar por queimar ou estragar coincidencia ou nao faz diferença para mim
    obs.: microondas da sua casa para vc esquentar um salgado chega a 3000mw

  9. #9

    Padrão

    Eu to alinhando os meus aqui tudo com potencia mínima, NÃO TO DANDO BOLA PRA SINAL BAIXO... e sim pra banda alta..

    A minha conclusão é que não adianta ter sinal tudo -50 e ter uma merda de interferencia.. prefiro -70 e potencia la em baixo!!!

    Ahhh... to fazendo isso em tudo, POPS, CLIENTES.. to baixando ate o volume da televisão...hehehehehe

    Senti melhoras significativas... tenho 5 Xr2 todos nesse momento trabalhando a 14Db...

    Conforme vou explorando minha rede vou postando aqui.. abraços a todos.. tomara que mais pessoas postem suas opiniões!

  10. #10

    Padrão

    Estou com problemade tx ccq com cartão XR2... Pesquisando encontrei algo sobre potência dos cartões da Ubiquiti.

    http://www.ubnt.com/downloads/ubi_mtik_power.pdf

    http://www.ubnt.com/downloads/SRXR_power_offset.pdf

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Bom vou falar de alguns testes que fiz aqui na minha rede.

    Antes eu trabalhava com 200mw de potencia e eram aps que distribuiam o sinal para os clientes, com isso percebi que em alguns casos mesmo o cliente estando com sinal otimo nao conseguia uma boa navegaçao, em analize na casa do cliente com o proprio soft do adaptador wireless percebia que o nivel do sinal que chegava ate la estava otimo, a qualidade do sinal boa, e o nivel de ruido estava nas alturas, entao comecei os teste quando o nosso amigo 1929 abriu um post sobre o assunto.

    Fiz o seguite baixei a potencia para 100mw, resultado sinal do ap chegando na casa do cliente otimo, qualidade do sinal otimo e nivel de ruido muito baixo cerca de 15%, o sinal dos cliente caiu um pouco mais percebi que a navegaçao melhorou 100%, agora retirei os as e coloquei rb, fiz o mesmo teste, 200mw notei que varios cliente mesmo tendo visada perfeita sinal -60 o ack ia para mais de 200us, baixei a potencia para 100mw o sinal nao mudou muita coisa nao de -60 foi para -63/64 ack sempre 30us, nivel de ruido nos clientes sempre baixo, como nao tenho clientes muito distantes do ap (RB) (cerca de 1,2km no maximo) deixei em 63mw o nivel de ruido foi para praticamente 0 nos cliente e navegaçao otima sem ack alto e ping muito baixo.

    Assim deixei minha rede um pouco melhor, espero que tenham entendido o que eu disse pois acho que esta meio confuso heheheh, espero ter ajudado e parabens pelo post muito bom essas questoes que foram levantadas.

    Abraços a todos
    Fala ED, tudo certinho por ae meu brother!!

    Então,acho q estamos na mesma sintonia em relação a Potência X Qualidade...

    Aqui Ja ha algum tempo q uso AP Cliente 63mw , Cartão(R52H) 13dbm ... Com isso estou trabalhando em Modo G,pings perfeitos,throughput exelente, Max de 11.1MB por cartão.... Detalhe 11MB/11MB limpo... em B era 4.9~5MB/4.9~5MB

    Gostei do modo G, pois trafego de até 9MB os pings estam na casa dos 20ms abaixo....

    Resultado 4 x B(5MB) = 20MB de throughput real
    Resultado 4 x G(11MB)= 44MB de throughput real

    Clientes fixados em 24MB e nos cartões fixo tbm 24MB,,,

    Começamos ha 2 dias uma varredura em todos os clientes para realiamento de antenas,e algumas correções que parecerem necessarias.Notamos alguns clientes com ack temperamental rs, porem nao esta afetando a rede,mas como sou meio q perfeccionista rs,quer deixar tudo com ccq na casa dos 90% ou melhor.

    Repare um cliente com sinal -67db... é um cliente próximo, 300mts... olha a bagunça que um sinal indo pra um nivel alto esta causando nele... ccq baixo e forçando o ccq geral do cartão baixar junto....

    Reparei o seguinte nessa caminhada ja de um ano, um cliente com sinal ruim não estraga a rede por "completo".O que acontece é que ele causa uma diminuição do throughput na rede,mas algo leve,ai varios clientes com sinal ruim causando essa diminuição começa a derrubar o throughput do cartão, e com isso vem a latencia alta mesmo com pouco trafego no cartão....

    http://img685.imageshack.us/img685/6708/semttulocz.png
    Última edição por BillGates; 24-04-2010 às 17:57.

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Opa e ai Bill, bom nao dei muita sorte quando usei G aquina rede, se bem que na epoca estava somente com apzinhos transmitindo, logo mais vou testar nos cartoes r52h que tenho aqui e ver como vai se comportar a rede, tenho alguns clientes problematicos aqui com sinal -72 o que eu considero pessimo, bom pra mim tem que ser -65 no maximo.

    Depois eu testo e posto pra ver como fica


    Abraços a todos

  13. #13

    Padrão

    Blz esse tópico, mais estou procurando saber se vc tem interesse na tecnologia WiMax.
    Estou tentando uma parceria com a Tranzeo, empresa Canadense que no ano passo fez uma Fusão com a Aperto, nessa negociação estou tentando trazer os equipamento WiMax no padrão 802.16d em 5.8Ghz que funciona em NLOS sem visada em até 8 miles.

  14. #14

    Padrão Ótimo tópico!

    Vou sugerir uma coisa que faço atualmente, após o levantamento dos dados é interessante juntar essas informações e elaborar um mapa de radiação com Radio Mobile. No meu caso tinhamos vários clientes num determinado bairro que mesmo com o sinal muito forte, não conseguiam navegação descente e também zonas de sombra que sabiamos mais ou menos onde ficavam.

    Bem o que eu fiz foi simples, após simulações no Radio Mobile, achei os locais de sombra e o ajuste correto para as antenas.

    Resultado; Reclamação reduzida praticamente a 0. Sinal muito bom, qualidade e o ping do cliente pro servidor de pppoe está em 3ms com média de 20ms, sem perda de pacotes.

    O Sinal hoje do cliente em média está conforme a imagem anexada, sendo que o ack não sai de 30.

    Espero ter ajudado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Tela_Clie_MK.jpg
Visualizações:	175
Tamanho: 	88,3 KB
ID:      	11072  

  15. #15
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Marzio Ver Post
    Vou sugerir uma coisa que faço atualmente, após o levantamento dos dados é interessante juntar essas informações e elaborar um mapa de radiação com Radio Mobile. No meu caso tinhamos vários clientes num determinado bairro que mesmo com o sinal muito forte, não conseguiam navegação descente e também zonas de sombra que sabiamos mais ou menos onde ficavam.

    Bem o que eu fiz foi simples, após simulações no Radio Mobile, achei os locais de sombra e o ajuste correto para as antenas.

    Resultado; Reclamação reduzida praticamente a 0. Sinal muito bom, qualidade e o ping do cliente pro servidor de pppoe está em 3ms com média de 20ms, sem perda de pacotes.

    O Sinal hoje do cliente em média está conforme a imagem anexada, sendo que o ack não sai de 30.

    Espero ter ajudado.
    Opa Marzio, qual a distancia media dos clientes para esse sinal, pois ele é mais que otimo, os meu aqui estão em media de 100 metros a 2km na faixa de -65 de sinal na maioria, tenho um ou dois com sinal -70 que na minha opinião é pessimo.

    Abraços

  16. #16

    Padrão Re: Questão de potência x Qualidade x Desempenho x User simultâneos

    Amigo,

    Uma média de 1Km, máximo 2Km.

  17. #17
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Questão de potência x Qualidade x Desempenho x User simultâneos

    na minha opiniao é o seguinte ubiquiti XR2 é uma ferrari o melhor a sensibilidade dele é exelente vc pode rá deixar ele em defult e usar ele com antenas de ganho elevado assim vc terá uma conexão com desempenho,qualidade,etc estou trocando meus minis pci por XR2 é mais caro mas não dá dor de cabeça . tenho 4 setoriais atendendo 250 clientes blz ..
    Última edição por laurence669; 27-04-2010 às 21:32.

  18. #18

    Padrão Re: Questão de potência x Qualidade x Desempenho x User simultâneos

    Muito legal as dicas.. estou tentando aplicar aqui tudo que o pessoal vai falando...

    Uma das coisas que ta me deixando doido, é uma setorial minha que tem somente 15 clientes, cartão xr2 em uma rb433 com fonte de notebook..

    Os sinais estão otimos, mas o pthrougput e o ccq estão variaveis... sem contar que existe uma diferença ENORME entre o SIGNAL STRENGTH E O TX SIGNAL STRENGTH.. TIPO EM TX SIGNAL o cliente esta com -35 e em SIGNAL fica com -68..

    Estou fora agora.. quando chegar em casa posto um print para vocês verem...

    Ahh para ir pensando.. estão conectados em um antena hyperlink 120° 14Db.. cartão com potencia em 16Db..

    Valeu por enquanto!