+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ping alto entre rb-ap e clientes

    em uma das minhas torres os clientes estao com problema com ping alto, da central até a torre aonde esta a routerboard o ptp eh em 5.8 e esta ok media de 2 a 3ms quando pingo ela, problema é quando vou pingar um cliente chega a bater 3728ms e na media 657ms. O meu cliente mais longe no momento esta a 1.5km do ap, creio que o problema está na configuraçao da rb, atualmente uso uma rb 433 com cartao da engenius (Atheros AR5413) com pico de 15 a 20 clientes online no maximo, mais com ping alto chega a estar com 10 clientes pindurado, na rb esta a versao 3.30 do mk nao esta com POE jogo a energia direto na rb por fonte, venho aqui pedir aos amigos algumas dicas de que potencia setar no cartao para cobrir em media uns 2km e qual configuraçao colocar na aba advanced da wireless pois creio que o problema esteja ai

  2. #2
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Acontece com todos os clientes?
    Quando os pings são altos, porém sem perdas consideráveis, de cair o link por exemplo, normalmente é porque toda a banda disponível está em uso... dai isso pode vir de vários motivos como por exemplo um vírus ou servidor de spam usando toda a banda de download ou toda a banda de upload...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Acontece com todos os clientes?
    Quando os pings são altos, porém sem perdas consideráveis, de cair o link por exemplo, normalmente é porque toda a banda disponível está em uso... dai isso pode vir de vários motivos como por exemplo um vírus ou servidor de spam usando toda a banda de download ou toda a banda de upload...
    Sim ping alto com todos só que não tem hora pra ficar assim, problema de link não é pois tenho uma rb450 fazendo um balanceamento dos meus 3 links em PCC aonde são 2 speedys empresarial e 1 virtua empresarial na somatória dos links nenhum chega a full e sobra em media 5mb de link meu ack timeout esta fixo em 150us e o tx power estava em 24dBm achei muito e mudei para 20 esta noite pra ver se o problema continua, na rb-ap estou com regras na bridge para q os clientes não se enxerguem

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antonoel Ver Post
    Sim ping alto com todos só que não tem hora pra ficar assim, problema de link não é pois tenho uma rb450 fazendo um balanceamento dos meus 3 links em PCC aonde são 2 speedys empresarial e 1 virtua empresarial na somatória dos links nenhum chega a full e sobra em media 5mb de link meu ack timeout esta fixo em 150us e o tx power estava em 24dBm achei muito e mudei para 20 esta noite pra ver se o problema continua, na rb-ap estou com regras na bridge para q os clientes não se enxerguem
    Sobre o link acho que me expressei mal... quando disse link quiz dizer a conexão entre o cliente e o ponto de acesso.
    Sobre o seu ack... não consegues usar mais baixo? aqui eu uso o ack em dinamic no mikrotik (ponto de acesso) e os clientes com o padrão do rádio que é 91...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antonoel Ver Post
    Sim ping alto com todos só que não tem hora pra ficar assim, problema de link não é pois tenho uma rb450 fazendo um balanceamento dos meus 3 links em PCC aonde são 2 speedys empresarial e 1 virtua empresarial na somatória dos links nenhum chega a full e sobra em media 5mb de link meu ack timeout esta fixo em 150us e o tx power estava em 24dBm achei muito e mudei para 20 esta noite pra ver se o problema continua, na rb-ap estou com regras na bridge para q os clientes não se enxerguem
    quando tempo fica alto qual é o consumo de banda no cartão???

  6. #6

    Padrão

    Como esta configura o seu cartão??? esta em B, B+G o data rata, tx power como esta? passa esta conf. para podermos melhor ajudar..

  7. #7

    Padrão

    Pessoal, uso RB 600A, Omni Hyperlink 15 dbi, Cartão XR2... 28 dbi na potencia... ACK em 30 e ping dando de 200 a 1000 no cliente com -55 de sinal... Antes com a Omni da Aquarios nao tinha este problema com a mesma potencia!

  8. #8

    Padrão

    esse dias tive esse poblema troquei tudo , cartaos cabo , pigtail , antena e nao resolveu nada ai descobri amplificadores ligado em um moitanet ,pode ser tambem esse ack ai , seta ele em 30 no maixmo em 60 , fla uma coisa que cartao vc usa e qtos clientes tao pendurados nele

  9. #9

    Padrão

    baixe a pontecia da rb, mude o data rate em 5,5 / 11,, e monitore o log,,, talvez seje um cliente mal conectado no ap,,, isso tava acontecendo comingo,, não a todo momento,,, aí fui olhando o log,,,k, o mac que mais apareceria,,, conectando,, desconectando e assim ia,,, até que liguei para o cliente,, pra deixar o radio desligado,,, claro,,, isso analisei 4 clientes,,, todos com radios desligados,,,
    identificados,, resetados os radios deles,, e aumento no sinal,,, não tive mais problemas,,,


    /veja este detalhe,, cliente mal conectado no ap,, prejudica e muito a rde,, isso envolve um cliente de muito longe do ap,,, fazendo o ap trabalhar muito,,,

    até mais,,,

  10. #10

    Padrão

    minha opinião pode parecer mais simploria, mas tive um problema semelhante, sinal bom e ping altissimo, ai reparei q soh qndo chovia muito q ficava assim e depois q parava a chuva continuava com ping alto um bom tempo, fui verificar a torre e um conector estava quebrado, quebrado mesmo encaixado soh por deus, e quando chovia molhava e o ping ficava impossivel. troquei o cabo e vua-la fim dos meus problemas.

  11. #11

    Padrão Re: ping alto entre rb-ap e clientes

    Galera eu to com o mesmo problema em um RB q esta sendo usado como ptp e distribuidor na minha torre...
    o RB é um 133 e os cartões são um Engenios 5.8 e um XR2 distribuindo... o problema é q os clientes conectados ao distribuidor alternão muito o ping entre 10 e 3000 ms... alguem sabe como resouver esse pro? valeu galera

  12. #12

    Padrão Re: ping alto entre rb-ap e clientes

    Amigo Mini PCI XR2 com 28 DB
    Tem muita Potência mano Si for isso mesmo o Carão ta em + ou - 640 MW
    Deve ta fritando a Caixa Hermética

    Dá uma Conferida na Tabela Que nosso Amigo Magal Postou
    Tabela de Conversão DMB para MW

    e Baixa ai essa Potência, Quanto Menor a potência Menos o Ruido e Melhor a Qualidade
    Vlw

    Testa ai e Depois Posta os Resultados

    Flw
    Última edição por tonflatland; 12-06-2010 às 20:13. Razão: Correção No Texto