Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 70km com cartão sr71-15

    Olá galera do underlinux, venho postar aqui minhas duvidas sobre um projeto que estou pra executar.
    Quero montar um enlace de 70km no entanto vou precisar quebrar ele em 5 partes
    X-------------->X---------------------------->X---------------->X--------------->X-------------->x
    A 8km B 27km C 20km D 10km E 5km F


    Preciso transportar nesse enlace 60mbs Tx e 10mbs Rx
    Estou pensando em utilizar os seguintes equipamentos
    RB800
    MINI PCI SR71-15
    ANTENA OIW 34DBI DUAL POL (para os enlaces menores)
    KATHREIN 34 DBI DUAL POL (para enlaces de 27km, e 20km)
    o que vcs me sugerem?
    como posso executar esse projeto da melhor forma?
    por favor me ajudem!!!!!!!!!!!!

  2. #2

    Padrão

    Ola amigo so uma ideia e se ja ouviu falar nos equipamentos da ubiquiti ( bullet, rocket, powerbrigde...), na minha opiniao acho que deveria usar pra esse enlace rocket5 m5 que vc passaria tranquilo esse tanto de megas que quer passar e o rocket5 m5 ta baratinho cada um em torno de 350,00.

    Abracos e boa sorte na sua empreitada!

  3. #3

    Padrão

    o problema é que o rocket m5 foi desenvolvido pra distancias de até 50km, mas pra passar essa quantidade de link, com certeza a melhor opção são equipamentos da UBIQUITI, com a tecnologia MIMO, mesmosendo rocket's ou cartoes mini-pci, agora cuidado na escolha das antenas, umas antenas boas pra esses enlaces grandes são GEENGE, HYPERLINK, ou até mesmo a ANTENA RD-5G30 ROCKET DISH 5GHZ 30DBI.

    boa sorte.

  4. #4
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    EDBRITO,
    meu caro seu projeto tá bem fácil de fazer, pois são enlaces de curta distância,
    27kms, 20km, tudo é bem pequeno,
    no enlace de 27km, eu não te aconselho a usar a Kathrein na verdade corte ela do seu orçamento, você não tem demanda para uma antena desse porte (a não ser que tenha alto indice de saturação aí)

    pode usar em todos os enlaces a OIW de dupla polorização, porém diversifique usando a de 29db tambem, pois em enlaces de 8 , 10 e 5 km não tem necessidade de 34db,
    use cabo cellflex com conectores de qualidade,
    você pode começar um projeto usando os Rocket's e vê como eles vão funcionar , acredito que eles irão passas os 70mb half que você precisa,
    coloque fontes boas já com saida pra bateria 12v para que você tenha autonomia de até 3 dias com baterias de 60ah.
    a torre tem que ter Nivel, pois centimetros de diferença pode mudar a Polorização da antena, causando assim desgaste de sinal, o suporte tambem tem que estar bem colocado.
    se for usa RB, não aconselho a RB800 (pois tive varias rb600 com pau e era aquela merda ter que ir em torre pra ficar mexendo, prefira comprar 2 RB 433AH ou então RB411AH (se for usar cartão MIMO), fica mais separado e fica bem fácil de trocar..

    no mais é mão na massa e ir ajustando devagar, mas tem que começar a fazer..
    ficar só no papel não rola!!

    Sorte meu caro, espero ter lhe ajudado com alguma coisa.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, aqui vai a minha dica:

    Com os Rocket da UBNT vc vai usar uns 10kits de antena de Radio
    Seu link vai ficar excelente throughput alto etc...

    Equipamentos Usados

    Projeto 1
    10 - ANTENA DISCO DIMENSION TECH 33DBI DUAL POLAR.5.8GHZ DIM-5800-33DP R$ ***
    10 - UBIQUITI ROCKET M5- 5GHZ HIGH POWER MIMO AIRMAX R$ ***
    Custo total do projeto usando esses equipamentos em Media R$ 13.720,00

    Projeto 2


    A........B...........................C....................D..........E.....F
    8km 27km 20km 10km 5km

    PONTOS

    PONTO A -
    1 - ROUTERBOARD 433AH, 680MHZ ATHEROS, 128MB NIVEL 5H
    1 - UBIQUITI XR5 MINI-PCI 600mW - 5.8GHZ
    1 - ANTENA DISCO DIMENSION 29DBI 5.8GHZ DIM-5800-29D HOMOLOGADA

    PONTO B
    1 - ROUTERBOARD 433AH, 680MHZ ATHEROS, 128MB NIVEL 5H
    2 - UBIQUITI XR5 MINI-PCI 600mW - 5.8GHZ
    1 - ANTENA DISCO DIMENSION 29DBI 5.8GHZ DIM-5800-29D HOMOLOGADA
    1 - ANTENA DISCO DIMENSION 33DBI 5.8GHZ DIM-5800-33D HOMOLOGADA

    PONTO C
    1 - ROUTERBOARD 433AH, 680MHZ ATHEROS, 128MB NIVEL 5H
    2 - UBIQUITI XR5 MINI-PCI 600mW - 5.8GHZ
    2 - ANTENA DISCO DIMENSION 33DBI 5.8GHZ DIM-5800-33D HOMOLOGADA

    PONTO D
    1 - ROUTERBOARD 433AH, 680MHZ ATHEROS, 128MB NIVEL 5H
    2 - UBIQUITI XR5 MINI-PCI 600mW - 5.8GHZ
    1 - ANTENA DISCO DIMENSION 29DBI 5.8GHZ DIM-5800-29D HOMOLOGADA
    1 - ANTENA DISCO DIMENSION 33DBI 5.8GHZ DIM-5800-33D HOMOLOGADA

    PONTO E
    1 - ROUTERBOARD 433AH, 680MHZ ATHEROS, 128MB NIVEL 5H
    2 - UBIQUITI XR5 MINI-PCI 600mW - 5.8GHZ
    2 - ANTENA DISCO DIMENSION 29DBI 5.8GHZ DIM-5800-29D HOMOLOGADA

    PONTO F -
    1 - ROUTERBOARD 433AH, 680MHZ ATHEROS, 128MB NIVEL 5H
    1 - UBIQUITI XR5 MINI-PCI 600mW - 5.8GHZ
    1 - ANTENA DISCO DIMENSION 29DBI 5.8GHZ DIM-5800-29D HOMOLOGADA

    Custo total do projeto R$ 13.000,00

    Projeto 3 https://under-linux.org/images/smilies/top.gif

    Essas CPE's são novas no mercado mas já tenho experiência com elas e alguns clientes meus já usam!

    10 - CPE DIMENSION MAX BRIDGE PLUS 5.8G, 27DBI, 600MW

    Custo Total desse projeto : R$ 12.735,00

    Agora só analisar o custo beneficio!

    *Qualquer coisa so me chamar no msn que eu ajusto aqui para vc...

  6. #6

    Padrão

    Vlw pelas dicas luizbe, minha duvida maior era realmente se as oiw de 34 dava conta no lugar das kathrein
    haja visto que elas pesariam muito no orçamento de todo o projeto.
    vc poderia me indicar uma antena oiw ou outra marca que eu poderia utilizar nesses enlaces menores e obter qualidade
    sem gastar o mesmo valor de um par de kathrein ou oiw de 34

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    EDBRITO,
    meu caro seu projeto tá bem fácil de fazer, pois são enlaces de curta distância,
    27kms, 20km, tudo é bem pequeno,
    no enlace de 27km, eu não te aconselho a usar a Kathrein na verdade corte ela do seu orçamento, você não tem demanda para uma antena desse porte (a não ser que tenha alto indice de saturação aí)

    pode usar em todos os enlaces a OIW de dupla polorização, porém diversifique usando a de 29db tambem, pois em enlaces de 8 , 10 e 5 km não tem necessidade de 34db,
    use cabo cellflex com conectores de qualidade,
    você pode começar um projeto usando os Rocket's e vê como eles vão funcionar , acredito que eles irão passas os 70mb half que você precisa,
    coloque fontes boas já com saida pra bateria 12v para que você tenha autonomia de até 3 dias com baterias de 60ah.
    a torre tem que ter Nivel, pois centimetros de diferença pode mudar a Polorização da antena, causando assim desgaste de sinal, o suporte tambem tem que estar bem colocado.
    se for usa RB, não aconselho a RB800 (pois tive varias rb600 com pau e era aquela merda ter que ir em torre pra ficar mexendo, prefira comprar 2 RB 433AH ou então RB411AH (se for usar cartão MIMO), fica mais separado e fica bem fácil de trocar..

    no mais é mão na massa e ir ajustando devagar, mas tem que começar a fazer..
    ficar só no papel não rola!!

    Sorte meu caro, espero ter lhe ajudado com alguma coisa.


    Na verdade no ponto A e no ponto C e D tenho muito ruido principalmente no ponto A devido a um cluster canopy motorola que eu tenho nesse ponto,
    depois da suas dicas estou pretendendo usar 1 par de kathrein de 29dbi no enlace A--->B, e do C----->D

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    Opa pessoal, montei hoje o primeiro enlace com oiw e os cartões sr71-15. Muito bom os cartões, melhor que r5n e r5nh, fechou a 150mbs tcp!!!
    agora estou aguardando a montagem das torres que falta pra poder postar os outros resultados

  10. #10
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    use antenas hyperlink disco e mini pci da ubiquiti xr5 que lhe ofereçe mais frexibilidade e desempenho na sua rede

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    use antenas hyperlink disco e mini pci da ubiquiti xr5 que lhe ofereçe mais frexibilidade e desempenho na sua rede
    Amigo esses cartões são muito superiores ao xr5, é tanto que consegui um troughput de 150mbs, enquanto o xr5 naum passa de 25mbs, em canais de 20mhz
    Quanto as antenas OIW=Hyperlink.blz

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    vc ta falando dos Ubiquiti Mini Pci Sr71-15 5ghz Mimo 250mw ele passa bem + ,mas questao de distancia
    ele é menor por ser 250 mw mas por isso vc vai montar varias repetidoras só que que ver sobre interferencias nivel de ruido mas é isso mesmo....
    sucessos para você ...
    abraços

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    vc ta falando dos Ubiquiti Mini Pci Sr71-15 5ghz Mimo 250mw ele passa bem + ,mas questao de distancia
    ele é menor por ser 250 mw mas por isso vc vai montar varias repetidoras só que que ver sobre interferencias nivel de ruido mas é isso mesmo....
    sucessos para você ...
    abraços
    BOM realmente velho ele só da isso mesmo, ele da em torno de 300mbs udp e 150mbs tcp
    Acompanhe o forum americano do mikrotik e da ubiquiti e veja, quanto a distancia
    o fator potencia não aplica-se a esse cartão pq ele é mimo amigo
    ele gera bem mais db devido a multiplas conexões por ser mimo 2x significa dizer que ele tem 500mw de saida dividido por dois canais de 250mw sem falar nas multiplas conexões

  14. #14
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    hummm entendi são muito bons alem de ser ubnt é cartão 100% suporta muito bem altas velocidades
    vc terá uma boa performace com eles

  15. #15

    Padrão Re: Enlace de 70km com cartão sr71-15

    Edbrito,

    Qual a distancia de seu enlaçe, está estavél? Estou com um enlaçe de 28 km com sr71-15, com antenas roktdisk 30db sinal -59 mas não consiguo passar mais que 3 - 4 megas, teria alguma configuração expecifica para estes cartões que vc poderia indicar?

  16. #16
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 70km com cartão sr71-15

    poderá mudar de frequencia pois poderá haver interferencia no local ....

  17. #17

    Padrão Re: Enlace de 70km com cartão sr71-15

    EDBRITO, qual foi a distancia desse enlace???
    Usou que antenas??

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    Opa pessoal, montei hoje o primeiro enlace com oiw e os cartões sr71-15. Muito bom os cartões, melhor que r5n e r5nh, fechou a 150mbs tcp!!!
    agora estou aguardando a montagem das torres que falta pra poder postar os outros resultados

  18. #18

    Padrão Re: Enlace de 70km com cartão sr71-15

    Caro EDBRITO vc pode dizer em qual routerboard vc usou os cartões Pci Sr71-15 se foi as da routerboard ou foi a da ubiquit litestation

  19. #19

    Padrão Re: Enlace de 70km com cartão sr71-15

    Ou o cara abandonou o fórum ou ele morreu montando o enlace. rsrsrsrs. Que sumiu ele sumiu, e ninguém ficou sabendo se o enlace dele deu certo. Uma pena. Ficamos curiosos.

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 70km com cartão sr71-15

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Ou o cara abandonou o fórum ou ele morreu montando o enlace. rsrsrsrs. Que sumiu ele sumiu, e ninguém ficou sabendo se o enlace dele deu certo. Uma pena. Ficamos curiosos.
    Mistério.......