Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    amigo sei que nao e isso que vc esta perguntando voce quer uma solucao pro seu problema certo.. ja tem tanto que voce fez.. que vou lhe dizer.. coloca u par de rocket m5 disc de 30 ou 34 seja feliz.. e deixa de quebrar a cabeça digamos atoa sem ofender.. porque ptp.. e coisa seria entao.. ceragon e um custo muito alto..entao ubiquit .. ai amigo.

    Vip Telecom Internet Service Provider

  2. #22

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Ola amigo,
    Voce pode usar antena ligada direta no pigtail se quiser, pois a perda dos conectores mesmo quando usando cabos de alta qualidade é inevitavel, e atente que quanto mais conexoes mais as chances de uma delas ter problema, perda etc... sem contar a questa da manutençao a longo prazo, para mim parece que nao tem nada a ver com as antenas a nao ser a questao de alinhamento, pois nesta distancia o ajuste fino faz uma enorme diferença ate na questao da elevaçao da antena. O seu problema inicial conforme voce descreveu tem toda cara de ser problema de ajuste fino e apontamento. tente usar um regulador de carga daqueles que vendem na flytec --- Flytec Computers
    Se ajudei clique na estrelinha!!! Grato e boa sorte.

  3. #23

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    e ai, como esta o ptp? Estou na mesma aqui, de inicio os pings estavão altos de mais, dai passei para o modo turbo 40mhz, estou em nstreme dual, e nao passava mais que dois megas, consegui passar 10mb estaveis, com picos de 14, agora pasmem, apenas abaixei a potencia de meus xr5 dos dois lados do enlace de 27db para 25, mais nada, mas pra mim ainda nao esta bom, prescizo de 20 mb full, a distancia esta de 52.7km e no meio apenas um vale, ou seja, da pra ver um lado ao outro, detalhe, comprei pigtails de 50 cm, e arrumei caixa da dimension tech atraz das antenas, ai liguei os pig-tails diretamente do cartão até a antena, sem conectores ou emendas, e as antenas são de 32dbi da oiw.

  4. #24

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Gente o problema do amigo aí é pq ele ta fazendo nstreme dual com antena dupla polarização,nstreme dual é pra fazer com um par de antenas simples de cada lado do ptp se for diferente não fica legal,antena dual é pra enlace com cartão N,com NV2 ativado aí sim fica filé.

  5. #25
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Concordo com o fernandols.
    Tem que ler sobre o equipamento antes de usar.
    Além dessa solução eu usaria antenas de 34dbi ou mais (de 1,20 seria o ideal) com radome shield , melhorando a performance.
    Tambem o uso de rocket M5 é o mais indicado pra esse enlace.
    Se precisar mais que 50mbfull ae somente radios radwin ou equivalentes.

  6. #26

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    olha se a placa de rede esta aprecendo /100 ou /10 mb... pode ser isso.

  7. #27
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    e ai, como esta o ptp? Estou na mesma aqui, de inicio os pings estavão altos de mais, dai passei para o modo turbo 40mhz, estou em nstreme dual, e nao passava mais que dois megas, consegui passar 10mb estaveis, com picos de 14, agora pasmem, apenas abaixei a potencia de meus xr5 dos dois lados do enlace de 27db para 25, mais nada, mas pra mim ainda nao esta bom, prescizo de 20 mb full, a distancia esta de 52.7km e no meio apenas um vale, ou seja, da pra ver um lado ao outro, detalhe, comprei pigtails de 50 cm, e arrumei caixa da dimension tech atraz das antenas, ai liguei os pig-tails diretamente do cartão até a antena, sem conectores ou emendas, e as antenas são de 32dbi da oiw.

    52KM dá pra fechar com 16dbi (se tiver 100% de fresnell desobstruída). porém o correto é usar antenas de 38dbi duplas e com radome shield.
    Como falasse que existe um vale entre os pontos, acredito que feches sem problema nenhum.
    Revisa apenas as alturas de cada ponto.o ideal é ficar igual dos dois lados,ok.

    Te recomendo as Algcom de 1,20m. As antenas são excelentes .
    Em testes com antenas importadas semelhantes tive ganho de quase 20% com essas algcom.

    Outro fator é o canal. se usar 40mhz tem que ser 100% limpo o espectro de canais que escolheres.
    portanto se queres qualidade, essa é a dica.
    Qualquer dúvida tem meu e-mail na assinatura.
    Abraço.

  8. #28
    Avatar de latelecom
    Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Florianópolis, Santa Catarina
    Posts
    58

    Thumbs up Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Para PTP estou muito satisfeito com a seguinte combinação: APC 5M (Intelbras) + Antena e Pigtail (ALGCOM). Tenho links entre 30 e 60Km com excelente capacidade e estabilidade.

    J.C.

  9. #29
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Citação Postado originalmente por latelecom Ver Post
    Para PTP estou muito satisfeito com a seguinte combinação: APC 5M (Intelbras) + Antena e Pigtail (ALGCOM). Tenho links entre 30 e 60Km com excelente capacidade e estabilidade.

    J.C.

    Jc, blz
    Realmente estão fazendo um ´´otimo trabalho esses radios da intelbras.
    claro que são radios importados, na verdade a intelbras usa o hardware dos radios da Ligowave.
    por isso que funciona.
    As antenas algcom são excelentes. tenho feitos projetos , onde usamos este fabricante na parte de antenas e estou muito satisfeito.

  10. #30

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    O pessoal que tá usando a antena da alcom de 1,2m eles dizem que é 34db, a dish de 34db tem pouco mais de 90cm, tem diferença de ganho entre uma e outra?

  11. #31
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Algcom 90cm = 34dbi
    Algcom 1,20m - 38dbi.

  12. #32

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Pessoal,

    Explicando um pouco sobre o ganho das antenas parabólicas.
    A Anatel dá uma margem de +/- 1.0 dB ao fabricante de antena para especificar o ganho do produto. O que ocorre é que alguns fabricantes decretam o ganho real e outro arredondam colocando 1 dB a mais, o que a Anatel permite por norma...

    Outro fator, é observar se o fabricante da antena descreve no seu folheto tecnico, o ganho no inicio e no final da faixa de frequencia na qual a antena foi homologada.

    Geralmente uma parabola (antena parabolica) possui um ganho superior na faixa de freq. alta, e um ganho menor na faixa de freq. baixa.
    Utilizar uma antena fora da faixa de freq. na qual ela foi homolgada nem pensar!
    É o mesmo que adicionar um shield em uma antena que foi homologada sem o shield, o diagrama de irradiação é alterado, fazendo a homologação perder a validade. Antenas com shield só tem selo anatel válido se foram certificadas com shield.
    Apenas frisei isso pois vejo inúmeros amigos com dúvida neste aspecto.

  13. #33

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Citação Postado originalmente por Lissandro Ver Post
    Pessoal,

    Explicando um pouco sobre o ganho das antenas parabólicas.
    A Anatel dá uma margem de +/- 1.0 dB ao fabricante de antena para especificar o ganho do produto. O que ocorre é que alguns fabricantes decretam o ganho real e outro arredondam colocando 1 dB a mais, o que a Anatel permite por norma...

    Outro fator, é observar se o fabricante da antena descreve no seu folheto tecnico, o ganho no inicio e no final da faixa de frequencia na qual a antena foi homologada.

    Geralmente uma parabola (antena parabolica) possui um ganho superior na faixa de freq. alta, e um ganho menor na faixa de freq. baixa.
    Utilizar uma antena fora da faixa de freq. na qual ela foi homolgada nem pensar!
    É o mesmo que adicionar um shield em uma antena que foi homologada sem o shield, o diagrama de irradiação é alterado, fazendo a homologação perder a validade. Antenas com shield só tem selo anatel válido se foram certificadas com shield.
    Apenas frisei isso pois vejo inúmeros amigos com dúvida neste aspecto.
    Acho que você esta um pouco enganado com relação ao Shield, pois em conversa com um fiscal da anatel, ele me disse que não perde homologação, e que todos deveriam fazer, pois assim teríamos um espectro mais limpo.

  14. #34

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Certo, esse é o problema do Brazil, aplicação das leis.
    Se vc ler a Resolução 242 da Anatel, que trata das normas aplicáveis para homologação de produtos, a explicação está muito clara.

    *Toda e qualquer modificação de procuto que altera o Escopo da homologação (antenas, o escopo = diagrama de irradiação), vc precisa recertificar o produto. Isso é válido para qualquer produto.

    É muito fácill vc pegar uma antena qualquer de mercado já com selo anatel, adicionar um shield nela e sair oferecendo na praça como sendo um fabricante de renome, o qual sequer nunca fez uma antena por completo... estranho não?

  15. #35

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Eu concordo com você, nossas leis não são seguidas ao pé da letra, e sempre tem um brechinha para burla-las. Por isto é tão difícil crescer neste país...