+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trixbox, o que mais preciso?

    Olá pessoal,

    Instalei o trixbox em uma maquina e criei os ramais e consigo falar dentro da rede,
    tenho algumas duvidas, andei lendo em alguns foruns e percebo que o pessoal coloca linha telefonica, ai vai as duvidas:

    1 - eu tenho que comprar um pacote e voip, onde pago por mes e eles me liberam um usuario e senha que cadastro no trixbox (ou seja um roteamento dessa minha senha) correto?

    2 - pra devo ter uma placa de fax, andei vendo sobre umas digium, qual o papel da linha telefonica?

    3 - qual material necessario para fazer e receber ligaçoes pra fora?

    Desculpe minha ignorancia, agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Instalei o trixbox em uma maquina e criei os ramais e consigo falar dentro da rede,
    tenho algumas duvidas, andei lendo em alguns foruns e percebo que o pessoal coloca linha telefonica, ai vai as duvidas:

    1 - eu tenho que comprar um pacote e voip, onde pago por mes e eles me liberam um usuario e senha que cadastro no trixbox (ou seja um roteamento dessa minha senha) correto?

    2 - pra devo ter uma placa de fax, andei vendo sobre umas digium, qual o papel da linha telefonica?

    3 - qual material necessario para fazer e receber ligaçoes pra fora?
    1. Se você tiver uma conta VoIP (Vono, TellFree, Tmais, etc.), você configura esta conta em seu trixbox, depois configura as rotas de saída. Assim teus ramais irão "sair" pela tua conta VoIP.

    2. Você pode receber fax, sem necessariamente ter um fax MODEM ou uma linha telefônica.

    3. Algumas contas VoIP te dão apenas o direito de originar chamadas, você precisa de uma conta que também te dê um número para recebimento de chamadas. Com a conta "em mãos", é só configurar as rotas de entrada e saída.

    Abs,
    Andrey Smith

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ASmith Ver Post
    1. Se você tiver uma conta VoIP (Vono, TellFree, Tmais, etc.), você configura esta conta em seu trixbox, depois configura as rotas de saída. Assim teus ramais irão "sair" pela tua conta VoIP.

    2. Você pode receber fax, sem necessariamente ter um fax MODEM ou uma linha telefônica.

    3. Algumas contas VoIP te dão apenas o direito de originar chamadas, você precisa de uma conta que também te dê um número para recebimento de chamadas. Com a conta "em mãos", é só configurar as rotas de entrada e saída.

    Abs,
    Andrey Smith
    Entendi, mas pra que o pessoal coloca linha telefonica junto?
    E é possivel receber mais de uma ligaçao ao mesmo tempo? ex: faço 2 ramais, ai o ramal 1 recebe uma ligaçao e ao mesmo tempo o ramal 2 tambem recebe?

    Mais uma vez obrigado!

  4. #4

    Padrão

    Entendi, mas pra que o pessoal coloca linha telefonica junto?
    Geralmente estão aproveitando um linha telefônica já existente.

    E é possivel receber mais de uma ligaçao ao mesmo tempo?
    Ex: faço 2 ramais, ai o ramal 1 recebe uma ligaçao e ao mesmo tempo o ramal 2 tambem recebe?
    Depende da quantidade de números de entrada que você possui. Se usar uma linha telefônica e uma conta VoIP, poderá receber duas chamadas simultâneas.

    Abs,
    Andrey Smith

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ASmith Ver Post
    Geralmente estão aproveitando um linha telefônica já existente.



    Depende da quantidade de números de entrada que você possui. Se usar uma linha telefônica e uma conta VoIP, poderá receber duas chamadas simultâneas.

    Abs,
    Andrey Smith
    Entendi, obrigado amigo, me ajudou bastante!
    Só ficou mais uma duvida como o pessoal de provedor fazem, pra mandar pros seus clientes o serviço voip, se pra receber precisa ter varias contas voip, ex. o provedor tem 100 clientes, que usam o sistema voip, entao o cara precisa ter varias contas, porque varias pessoas podem querer fazer ligaçao ao mesmo tempo e nao vai conseguir!
    pensei ser possivel igual com a internet roteia o ip valido e pronto!
    Última edição por francistomba; 04-04-2010 às 11:36.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por francistomba Ver Post
    Entendi, obrigado amigo, me ajudou bastante!
    Só ficou mais uma duvida como o pessoal de provedor fazem, pra mandar pros seus clientes o serviço voip, se pra receber precisa ter varias contas voip, ex. o provedor tem 100 clientes, que usam o sistema voip, entao o cara precisa ter varias contas, porque varias pessoas podem querer fazer ligaçao ao mesmo tempo e nao vai conseguir!
    pensei ser possivel igual com a internet roteia o ip valido e pronto!

    Trabalho com VoIP se precisar de um VoIP de Qualidade só entrar em contato!!!


    Obrigado!

  7. #7

    Padrão

    Entendi, obrigado amigo, me ajudou bastante!
    Só ficou mais uma duvida como o pessoal de provedor fazem, pra mandar pros seus clientes o serviço voip, se pra receber precisa ter varias contas voip, ex. o provedor tem 100 clientes, que usam o sistema voip, entao o cara precisa ter varias contas, porque varias pessoas podem querer fazer ligaçao ao mesmo tempo e nao vai conseguir!
    pensei ser possivel igual com a internet roteia o ip valido e pronto!
    Os 100 clientes, nada mais são que 100 ramais que estarão registrador no (s) servidor (es) do provedor. Quando um cliente faz uma chamada, o processo é o mesmo que acontece quando um dois ramais do seu Trixbox efetua uma chamada. O servidor olha o plano de discagem e a rota de saída, se tudo estiver correto, efetua a chamada. Os provedores geralmente utilizam saidas VoIP (Até de outros provedores) e TDM (Link E1). Para ligações entre clientes (ramais) o custo é realmente zero, assim como as ligações entre seus ramais Trixbox.

    Abs,
    Andrey Smith

  8. #8

    Padrão Re: Trixbox, o que mais preciso?

    Amigo estou precisando fazer um voip internet como o q vc tem, como vc fez, vc utilizou telefone ip, ou ata me explique se possivel.

  9. #9

    Padrão Re: Trixbox, o que mais preciso?

    Boa tarde!
    Gostaria de acrescer algo as excelentes respostas que ja obteve aqui!

    Só ficou mais uma duvida como o pessoal de provedor fazem, pra mandar pros seus clientes o serviço voip, se pra receber precisa ter varias contas voip, ex. o provedor tem 100 clientes, que usam o sistema voip, entao o cara precisa ter varias contas, porque varias pessoas podem querer fazer ligaçao ao mesmo tempo e nao vai conseguir!pensei ser possivel igual com a internet roteia o ip valido e pronto!

    Se voce tem um provedor VOIP de qualidade, normalmente o provedor ou operadora VOIP te libera uma area de administração onde voce pode cadastrar seus clientes, desta forma voce nem precisaria ter um TRIXBOX na sua rede. Cada linha dessa seria individualizada para cada cliente e o cliente faria uso dessa linha no computador via softfone ou ATA. Caso voce adquira linhas receptivas, essas linhas podem ser configuradas para tocarem em um ou varios ramais, simultaneamente ou sequencialmente.
    Caso vá usar TRIXBOX para atender seus clientes, o fornecedor de VOIP vai te forncecer uma conta que voce configura no seu TRIXBOX e cria ramais na sua rede que podem falar entre si e com a rede externa da forma que voce quiser fazer ou conforme os planos que voce quiser vender para seus clientes. Ou seja, voce tem uma conta apenas no provedor, mas controla seus clientes, cada um no seu servidor TRIXBOX, apenas tenha cuidado que se voce tiver 100 clientes ou ramais por exemplo autenticados no TRIXBOX precisara ter um computador de otima qualidade, que suporte bem esses clientes falando simultaneamente, inclusive nao descuidando de ter um link estavel e que suporte as ligações simultaneas que pretende ter em sua rede VOIP.
    Assim, caso seu fornecedor de VOIP nao esteja te atendendo bem, voce pode simplismente mudar o provedor em seu TRIXBOX que os clientes nem vao perceber que mudou o provedor, pois nao tera que fazer nenhuma configuração neles. Ha mais aspectos envolvidos em usar ou nao um provedor e autenticar nele, em ter ou nao um servidor TRIXBOX ou outro parecido. Qualquer coisa precisando de um Help fico a disposição.

  10. #10

    Padrão Re: Trixbox, o que mais preciso?

    Segui o passo a passo do manual de configuração basica do trixbox e consegui configurar os ramais porem tive 2 problemas. Quando eu ligo de um x-lite para outro x-lite funciona bem, de um x-lite para uns dos ramais que coloquei no ata intelbras tb funciona, mas quando ligo do ata para o x-lite não chama e quando ligo para o outro ramal do mesmo ata tb não funciona e nem para outro ata.
    Por favor me ajude. Eu uso com operadora voip a Disk Free e a configuração deles é sip.diskfree.com.br

  11. #11

    Padrão Re: Trixbox, o que mais preciso?

    Boa noite!!!
    Andrey Smith ou Planvox
    Segui o passo a passo do manual (Trixbox - Um PABX IP gratuito em apenas 20 minutos - Alberto Sato - VoIP) e consegui configurar os ramais porem tive 2 problemas. Quando eu ligo de um x-lite para outro x-lite funciona bem, de um x-lite para uns dos ramais que coloquei no ata intelbras tb funciona, mas quando ligo do ata para o x-lite não chama e quando ligo para o outro ramal do mesmo ata tb não funciona e nem para outro ata.
    Por favor me ajude. Eu uso com operadora voip a Disk Free e a configuração deles é sip.diskfree.com.br
    Boa noite.
    Helton Rocha
    Última edição por HeltonRocha; 16-01-2011 às 22:18. Razão: 1 deles ou alguém que saíba venha me ajudar estou com muita urgencia

  12. #12

    Padrão Re: Trixbox, o que mais preciso?

    Olá galera.
    Aproveitando o tópico, gostaria de tirar uma dúvida.
    Quantos ramais eu consigo falar ao mesmo tempo para fora utilizando uma conta voip com apenas um número para receber as chamadas.

  13. #13

    Padrão Re: Trixbox, o que mais preciso?

    Se for IP ilimitado... se for E1 30