+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acesso a outros Mikrotik atrás de NAT

    Olá, pessoal do underlinux.
    Este é meu primeiro post, então vou tentar ser o mais especifico possível.

    Estou com um pequeno problema, tenho o seguinte cenário:

    5 RB's:

    1º RB Recebe o link e faz NAT, firewall, etc paras portas LAN. Essa RB Tem 2 WLAN, que mandam o link em bridge para a 2º e 3º RB.

    2º e 3º RB recebe em o link em bridge, faz todo processo de roteamento (Para a LAN). Cada RB tem dois cartões, um recebe o WDS-BRIDGE da 1ºRB e o outro cartão manda para a 4º e 5º RB, dependendo da RB, claro.

    Segue a imagem que explica melhor:
    http://img138.imageshack.us/img138/9619/tiprede.jpg

    Sou iniciante em MK, consegui colocar a rede em funcionamento perfeitamente, apenas uma questão;

    Preciso acessar todas RB's a partir do 1º e 5º MK, mas pelo fato de eu estar 'roteado' em qualquer RB eu não consigo acessar Mikrotik atrás deles. Creio eu que o NAT está me bloqueando.
    Tentei uma solução, mas no fim não foi viável, que seria colocar uma porta LAN da RB-1 ou 5 em bridge. Desta forma consegui acessar todas as RB, Porém como na RB-1 Tenho 3 Portas (1 para o link, 2º Clientes faixa 1, 3º Clientes faixa 2), não há como tirar essa porta LAN para fazer o gerenciamento e, se caso colocar ela em bridge, ficará sem total controle.
    Além do que seria inviável para eu poder acessar as RB somente a um PC conectado por cabo diretamente na RB.
    A questão é essa, acessar Mikrotiks atrás de outros mikrotiks.

    Acho que devem ter outras soluções, criar regras no NAT, entre outras. Andei pesquisando no fórum e não achei nada que me ajudasse, peso desculpas pelo enorme texto.
    Se alguém puder dar um help ai ficaria muito grato, por que todo mundo um dia já foi iniciante.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tip_rede..jpg
Visualizações:	327
Tamanho: 	38,9 KB
ID:      	10429  

  2. #2

    Padrão

    Bom, Problema resolvido. Consegui resolver meu problema criando um VPN com um tutorial aqui mesmo do forum.
    Desculpa moderadores se já existe outro tópico com o mesmo assunto.

  3. #3

    Padrão

    Vc poderia nos informar a URL deste tutorial?
    Tenho um problema parecido e gostaria de acompanhar.

    Grato.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ArilsonWestLink Ver Post
    Vc poderia nos informar a URL deste tutorial?
    Tenho um problema parecido e gostaria de acompanhar.

    Grato.
    https://under-linux.org/f143/acesso-...ancado-109686/
    Foi com esse tutorial, mas, pulei algumas coisas. Como por exemplo fazer a VPN no pc que estou acessando. fiz apenas os passos A e B. Depois fiz as outras VPN para outros mikrotiks seguindo a mesma lógica, boa sorte.