+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Informação Sobre Interferência

    Bom dia.

    Estou com uma dúvida preciso da ajuda de estudiosos do assunto.

    Na foto em anexo temos em produção a torre 01, atendendo normalmente.

    A distância entre a torre 01 e torre 02 é de aproximadamente 500 metros.

    A torre 02 está sendo ativada atualmente e irradia sinal 180º e somente para frente, ou seja, a torre 01 está nas costas das antenas da torre 02.

    Dúvidas:
    A torre 02 sofrerá interferência da torre 01?
    Que tanto de interferência?
    Qual a distância segura para não haver interferência?
    Como funciona?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imagem_torres..jpg
Visualizações:	153
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	10432  

  2. #2

    Padrão

    amigo, tenho uma torre na mesma situação, minha solução foi colocar canais longe um do outro, e outra coisa, troquei a polarização, uma é horizontal e outra vertical, muito importante, não arrume muita potencia, pois potencia nao é tudo, deixe em 200 ou 300mw, vai funcionar redondo

  3. #3

    Padrão

    qual a diferença de altura ou altitude entre uma e outra ?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    qual a diferença de altura ou altitude entre uma e outra ?
    Altitude do terreno da Torre 01 - 745m
    Altitude do terreno da Torre 02 - 650m
    Diferença: 95 m

    Obs: Ambas as torres tem o mesmo tamanho.

  5. #5

    Padrão

    cara eu acho qe num da problema , pois o angulo da antena de cima nem bate na antena de baixo, a não ser que o tilt dela esteja muito inclinado

  6. #6

    Padrão

    Mesmo se você deixar o canal iguais acredito que não tem problema porque a antena vai estar de costa.

  7. #7

    Padrão

    Pra que se preocupar tanto com isso? Logo mais aparece um concorrente e coloca uma torre no pé da sua, ae sim vc não poderá fazer absolutamente nada. Como aqui na minha cidade (17mil hab), que conta com 5 provedores via rádio, tem um lugar em especial que num raio de 100m, há 9 antenas, sendo 2 omnis e 7 setoriais. Felizmente não estou nesse limbo, mas sofro interferência nas outras torres minhas em alguns horários da noite, em que os pings simplesmente ultrapassam 1000ms.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Pra que se preocupar tanto com isso? Logo mais aparece um concorrente e coloca uma torre no pé da sua, ae sim vc não poderá fazer absolutamente nada. Como aqui na minha cidade (17mil hab), que conta com 5 provedores via rádio, tem um lugar em especial que num raio de 100m, há 9 antenas, sendo 2 omnis e 7 setoriais. Felizmente não estou nesse limbo, mas sofro interferência nas outras torres minhas em alguns horários da noite, em que os pings simplesmente ultrapassam 1000ms.
    Em meu Bairro tem 5 Provedores, na cidade uns 50 rsrs... (mode Ironic ON)

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Pra que se preocupar tanto com isso? Logo mais aparece um concorrente e coloca uma torre no pé da sua, ae sim vc não poderá fazer absolutamente nada. Como aqui na minha cidade (17mil hab), que conta com 5 provedores via rádio, tem um lugar em especial que num raio de 100m, há 9 antenas, sendo 2 omnis e 7 setoriais. Felizmente não estou nesse limbo, mas sofro interferência nas outras torres minhas em alguns horários da noite, em que os pings simplesmente ultrapassam 1000ms.
    concordo com vc, mas uma rede bem dimensionada é tudo, agora em minha cidade temos 15000 habitantes, eu legalizado e um outro filho da P#t@ que enfiou paineis de 17 hyperlink vertical com amplificador de 3w ta me estourando, da interferencia ate na minha horizontal, e o pior, chamei a Tia ana, vieram fecharam ele em uma quinta, na segunda tava ele de novo com outro SSID operando e me arrebentando

  10. #10

    Padrão

    Está fugindo do foco do tópico.

    As dúvidas permanecem.

    Alguem com informações técnicas para responder?

  11. #11

    Padrão

    Neto, pode estar fugindo do tema da sua preocupação atual.
    Mas como os companheiros já comentaram, voce não deverá ter interferencia em voce mesmo se fizer como foi sugerido.
    Mas com certeza este será o menor dos problemas se aparecer mais alguém.
    Aqui todos usavam só paineis. E apesar de muitas SSID ninguém estava prejudicando ninguém. Daí um deles resolveu colocar uma monstra torre e colocar uma desgraçada de omini lá em cima.
    Pronto, ninguém mais navega tranquilo.
    Tudo aquilo que nós fizemos aqui ficou prejudicado.
    Para voce ver como o tema de interferencia é amplo e muitas vezes escapa da nossa capacidade de resolve-los.
    Acho que foi por aí que o companheiro disse que voce não se preocupasse muito. Por enquanto voce ainda pode administrar.
    Mas se aparecer um caso parecido, não tem o que fazer.

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Teoricamente os paineis das torres vão causar interferência, devido a altura, distância e direção delas.
    A solução (como já foi dito pelos colegas) é tomar cuidado com a inclinação dos paineis da torre maior e distribuir bem os canais.
    Última edição por Magal; 08-04-2010 às 23:41.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Teoricamente os paineis das torres vão causar interferência, devido a altura, distância e direção delas.
    A solução e tomar cuidado com a inclinação dos paineis da torre maior e distribuir bem os canais.
    Magal, se ele tem as torres cerca de 500m, o que em termos de distância não é muita coisa, mas a segunda torre vai estar só com painéis de costas para a primeira, e se ele usar canais distantes, ele já vai estar evitando muito.
    Agora, se ele tivesse nesta segunda torre um painel virado para a primeira, daí já seria preocupante, não acha?
    Apesar de que vai depender também da relação frente-costas do painel na segunda torre.

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Correto 1929, mais note que a torre 2 tem paineis para 180 graus, ai tem o problema da relação frente-costas e a inclinação dos paineis da torre 1. ( A marca/qualidade dos paineis é importante neste caso)


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Magal, se ele tem as torres cerca de 500m, o que em termos de distância não é muita coisa, mas a segunda torre vai estar só com painéis de costas para a primeira, e se ele usar canais distantes, ele já vai estar evitando muito.
    Agora, se ele tivesse nesta segunda torre um painel virado para a primeira, daí já seria preocupante, não acha?
    Apesar de que vai depender também da relação frente-costas do painel na segunda torre.

  15. #15

    Padrão

    Aqui tenho uma situação parecida, tenho 2 repetidoras próximas, uma a 500mt e outra a 1,5km todas com 2,4GHz e 5,8GHz com paineis de 14dbi em 2,4 e 17dbi em 5,8 não notei nenhuma diferença no desempenho da rede após a instalação dessas repetidoras mesmo proximas, só tomei o cuidado de setar todas taxas de transmissão em 17dbm.
    Acredito que a preocupação com a distancia é irrelevante, é como o amigo disse o dia que vc menos espera a concorrencia vem e monta uma torre no pé da sua base e não tem o que fazer, aqui no meu caso ocorreu isso, montaram uma repetidora com paineis de 17dbi em 2,4Ghz a menos de 300mt da minha base e uma empresa montou uma torre para fazer um ptp matriz-filial com diversas antenas de disco em 5,8 para a cidade vizinha, detalhe esta torre ficou a 20m da nossa base!!! e mesmo assim meu sistema continuou o mesmo, embora numa outra repetidora mais distante não tive a mesma sorte, iniciei as atividades por lá e logo depois veio a concorrencia, a prefeitura, mais concorrencia, empresas, e hoje a torre ficou imprestável!!!
    Última edição por evertonsoares; 08-04-2010 às 23:51.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Correto 1929, mais note que a torre 2 tem paineis para 180 graus, ai tem o problema da relação frente-costas e a inclinação dos paineis da torre 1. ( A marca/qualidade dos paineis é importante neste caso)
    Magal, eu não tinha percebido este detalhe que eram paineis de 180graus.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Magal, eu não tinha percebido este detalhe que eram paineis de 180graus.
    São 02 paineis de 90º cada, totalizando 180º.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    embora numa outra repetidora mais distante não tive a mesma sorte, iniciei as atividades por lá e logo depois veio a concorrencia, a prefeitura, mais concorrencia, empresas, e hoje a torre ficou imprestável!!!
    Este é o problema da torre 01, tem muito picareta operando lá, não tá dando pra continuar somente lá, e este local onde falei para colocar a torre 02 está a venda e tem boa visada pra cidade tb.
    O problema é: como tem muita interferencia lá em cima, o quanto vou absorver desta interferencia (ate dos meus proprios paineis)?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Correto 1929, mais note que a torre 2 tem paineis para 180 graus, ai tem o problema da relação frente-costas e a inclinação dos paineis da torre 1. ( A marca/qualidade dos paineis é importante neste caso)
    E se eu usasse somente 1 painel de 120º ao inves de 2 de 90º? Resolveria algo?
    Os paineis de 90º que comprei são hyperlink 14db, já o de 120º que tenho guardado é da ideal antenas.

  20. #20

    Padrão

    Se a painel ta recebendo interferencia pelas costas e voce nao tem a necessidade de emitir o sinal para tras ...
    Existe a possibilidade de "fechar" as costas das paineis? isso acarretaria algum problema?
    Apenas uma curiosidade

    boa sorte