+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy pings altos a noite

    Olá, estou tendo grandes problemas quando chega a noite.
    os pings ficam muito alto, e os clientes começam a ligar que a conexão cai, fica lento, etc..
    Estou desconfiado que algum usuário que só acessoa a noite, ou seja, depois que chega do trabalho e esteja com virus, algo assim.
    Acredito que muitos já tiveram este problema, qual foi a solução?
    mikrotik, pigtail, tudo foi trocado e colocado novo, média de 20 usuários online.

  2. #2

    Padrão

    Também passo pelo mesmo prob... Já troquei PC-AP por RB-600 + 4x R52H... Meus painéis são hyperlink 17db... Penso que seja poluição de RF, mas à uns 50mt dessa torre tem um outro provedor e ele nunca troca os canais dele...

    Vamos acompanhar...

  3. #3

    Padrão

    Bom dia


    Verifique seu sistema de distribuicao, principalmente o ponto-a-ponto, sete na banda G (ou seja 54mbps) e os pontos de distribuicoes na banda B (11mbps), que com certeza ira resolver seu problema. quanto a poluicao nao acredito que seja isso o principal problema, pois se fosse isso voce teria esse problema 24 horas por dia.

    espero ter ajudado, e se resolver seu problemas nao esqueca de postar os resultados para ajudar os outros do forum que passam pelas mesmas dificuldades.

  4. #4

    Padrão

    Tive o mesmo problema em duas torres (somando mais de 240 pontos de clientes), resolvi polarizando, mas como foi polarizada a antena de todos os clientes nessas torres, não sei dizer se era algum cliente ruim que estava prejudicando todo o espectro, pois na polarização era feito um reajuste para deixar 100%. As antenas de vertical pra horizontal tbm foram trocadas (óbvio), também deixando a dúvida se o problema não era ocasionado pelo tempo de uso das setoriais verticais, que ultrapassava 3 anos já.

    Hoje, estou tendo o problema em uma terceira torre, que conta com 3 setoriais de 120º. Estou em dúvida se começo a polarizar essa torre que hoje conta com 90 clientes, ou tento de todas as formas achar o problema. Estou quase certo que é poluição de RF, no qual polarizando o sinal, vc diminui um pouco a colisão entre o tráfego.

    Tenho SCM própria pra uma cidade de 17mil habitantes, enquanto outros provedores compartilham SCM e acham que estão 100%. E ainda ter que ficar limpando merda dos outros, que usam e abusam de amplificadores de sinal. Tem um caradepau aqui na minha cidade, que tem a petulância de colocar internet via rádio direto no notebook do cliente, sem antena. Ae vcs já tem uma idéia da promiscuidade que o sinal de RF está percorrendo por aqui.

  5. #5

    Padrão

    Bom dia... Tbm tenho este problema, mas apenas em duas setoriais da OIW de uma torre q possui 3... são 3 ap Senao ... e o ping alto ocorre a noite...

  6. #6

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    eu tenho problema com os dois... ap e pci...

  9. #9

    Padrão

    Amigos, tive esse problema várias vezes, e resolvi na grande maioria com os seguintes passos:

    1 - Fixando o valor do ACK
    2 - Deixando todos clientes com sinal bom (-75 no máximo.. mas 90% abaixo de -65)
    3 - Setando a potencia dos cartões (no meu caso xr2) muiiiiito abaixo do comum!
    4 - Testando cada frequencia...Não adianta amigos vocês seguirem com a ideia de TER QUE USAR os canais 1 - 6 - 11.. pois cada caso é um caso, não adianta vc não criar interferencia para si mesmo, mas ser interferido por um canal com um amplificador de 3W... Você tem que setar seus canais de acordo com a poluição...

    Muito importante lembrar, que PODE SIM ser somente interferencia seu problema, pois a noite é o horário em que mais pessoas usa (não so a sua mas como todas as redes em si), logo o ruido é muiiiito maior.. então pode funcionar durante o dia e a noite você se incomodar!

    Da uma olhada ai.. sucesso e boa sorte!

  10. #10

    Padrão

    Bem lembrado,tiago, que a noite todo mundo liga seu radinho wifi e a poluiçao aumenta realmente
    Outra coisa a se considerar é que quando o link estoura os pings tambem aumentam -hora em que todos usam e o consumo vai para os altos-
    Eu tambem nao considerei muito a questao dos canais que se soprepoem usei por muito tempo todas as paineis no mesmo canal e sempre funcionou bem.. hoje uso as que estao de costas no mesmo canal . Sempre importante analizar na sua area os canais menos usados , mas principalmente os que chegam mais fortes na sua torre (fuja desses)
    Sinal bom no cliente é importante; a noite entra quase todo mundo incluvise os que tem sinal ruim, e esses podem tambem deixar a rede toda ruim.

    boa sorte

  11. #11
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    estava acontecendo isso comigo aqui em minha cidade a noite os ping ficavam altos fui ver era o mini pci que não estava suportando troquei por xr2 da ubiquiti acabou o problema uso paineis de 20 dbi com 30 a 40 clientes simutaneos em cada antena....

  12. #12

    Padrão

    Acho normal a noite a rede apresentar esse problema, principalmente em 2,4GHz onde o pessoal que tem adsl com roteador ap chega em casa após o trabalho e liga seu equipamento aumentando a interferencia e sujando o espectro em geral, além das centenas de conexões estabelecidas resultantes de todos clientes a rádio navegando juntos! Já pensou que zona vira toda essa frequencia junta numa pequena separação de 11 canais!!! kkk aqui estou aos poucos enfiando 5,8 nas torres e espetando algumas nano5 nos clientes, nesses por enquanto nao dá problema embora eu já saiba que em breve a poluição vai migrar pra 5,8Ghz!!!

  13. #13

    Padrão

    Pra mim fica assim...

    o cliente com o sinal mais ruim -68, -70,
    mas quando chega a noite os pings ficam altos e os clietes que ficava com este sinal vai para -90 ou até mais, isso em alguns momentos e pois volta ao normal.
    A placa está na potência padrão, e o ack em 30,
    falta de banda acho que não é, pois não noto lentidão na rede antes de ir pro MK.
    acho que pode ser o modelo da placa (EMP-8602), sempre troquei a placa por uma nova mas nunca troquei por outra de outro fabricante ou modelo.

  14. #14

    Padrão

    Amigos, se nos pudessemos mostrar nossa frequencia 2.4 hoje, seria mais ou menos assim!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         infra_errado.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	220,6 KB
ID:      	10530
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cabeamento.jpg
Visualizações:	184
Tamanho: 	148,9 KB
ID:      	10531

    Então galera.. faça como o rapaz da foto... senta.. e depois chora!!!

    AHaeh

    abraços

  15. #15

    Padrão

    acredito que funcionaria melhor e sem problemas, claro, se a faxineira não entrar ai..hehe