+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois Usuários Compartlhando Mesma Banda

    Olá Amigos,

    Estou enfrentando um problema com meus usuários, tendo em vista que está sendo comum um usuário ter mais de um computador e precisar usar todas as máquinas na mesma conexão.

    Gostaria de uma solução onde eu pudesse liberar um login simultaneo para estes casos mas que todos os computadores do cliente compartilhassem a mesma banda contratada.

    Estes usuários normalmente possuem AP operando em modo bridge.

    Agradeço pela ajuda!


    João Batista

  2. #2

    Padrão

    Como vc não falou qual que é a sua estrutura, creio que vc deva usar mk, se sim vai ip--- hotspot---user profiles---general e em shared users coloca 2 ou mais para o mesmo username.

  3. #3

    Padrão

    Amigo,

    Obrigado pela resposta. Sim, uso MIKROTIK e atualmente uso este recurso de permitir login simultaneo, mas pelo que entendi, usando este recurso, cada usuário pega 300K quando logados.

    O que preciso é que OS DOIS USUÁRIOS COMPARTILHEM OS MESMOS 300K definidos na profile dos mesmos.

    Um detalhe: Nestes casos, quando este usuário está logado, o MAC que aparece no mikrotik é o mac do AP-CLIENTE (usuário logado 2 vezes com mesmo MAC e IP diferente).

    Já ví alguns tópicos mostrando outra solução de controle de banda usando IP BINDINGS + QUEUES, mas não sei como criar uma QUEUES usando o MAC.

    Bom Final de semana!!

    João Batista

  4. #4

    Padrão

    Eu uso aqui os radios configurados em clientes ISP com o DHCP do radio fornecendo até 10 IPs, o IP cadastrado no hotspot sendo o IP do radio e não tenho tido problemas, o primeiro que entra loga e os outros PCs ficam liberados automaticamente. Se o cliente ligar 10 PCs , a velocidade de um único cadastro é dividida entre eles .

  5. #5

    Padrão

    tenta colocar so o mac do radio cliente no login e deixa sem o ip apenass o mac e como ja citado acima escolher no profile do cliente a quantidade de maquina.

  6. #6

    Padrão

    Uso a mesma solução que o marciorct citou. AP configurada como Cliente ISP faz todo o serviço, uma vez que o Mikrotik irá limitar a banda somente dessa AP. Depois vc pode criar os grupos de usuários e seus respectivos controles de banda pelos MAC, diretamente na AP. O primeiro que conecta libera o acesso no Mikrotik.

  7. #7

    Padrão

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         queue.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	23,4 KB
ID:      	10473Amigo, aqui uso hotspot e faço isso com clintes comerciais. Ofereço a possibilidade de eles terem uma conexão em casa tb com um bom desconto, mas dividindo uma banda só entre o comércio e a residência, isso através de antenas e locais distintos. Porém o fato de você usar uma mesmo AP em bridge acho que não atrapalha minha sugestão. Crie dois ou mais usuários distintos em IP bindings (eles podem ter o mesmo MAC) e depois crie uma única regra no Queue e coloque os ips todos que vão dividir essa banda. Dá uma olhada na imagem anexa.

    Agora, uma pergunta... pq vc não coloca essa AP, ao invés de Bridge, como roteador e faz um usuários no seu hospot só para ele e ele distribuí a net em uma rede interna para o pessoal, já dividindo a banda ele mesmo?

    Boa sorte amigo!
    Abs

  8. #8

    Padrão

    JBMICROMAIS,

    A solução correta pro seu problema é a seguinte: Muda o AP do seu cliente pra modo Router "mascarando" todos os ips que vierem da rede do cliente. Assim futuramente caso ele queira colocar uma terceira máquina você não vai precisar se preocupar, ok?

    Abs.