+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Download em um link - Upload em outro

    Boa noite,

    Tem como eu fazer Download em 1 link, e Upload por outro? (usando mikrotik como gateway)

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde amigo
    Infelizmente isto não é possivel ser feito. As conexões são bi-direcionais, exemplo vc acessa um site qualquer, neste acesso estão ocorrendo download/upload ao mesmo tempo. Sua maquina manda um pacote SYN requisitando a conexao (upload), o servidor devolve um ACK (download) , e na comunicaçao em si usa-se SYN/ACK , ou seja sempre ocorre upload/download em cada conexao por minima que seja. Para nao haver quebra da conexao, o par de ips origem/destino sempre deve ser o mesmo, por isso é impossivel 100% download em um link e 100% upload em outro link.

  3. #3

    Padrão

    Gsiena será que não tem como ser dessa maneira tipo? colocar downloads .exe.mp3... por um link e navegação em outro?

  4. #4

    Padrão

    Daria prá mandar FTP prá um link, e HTTP prá outro (por exemplo...).

    Mas download em 1 e upload em outro eu não consegui pelo fato de não ter BGP nos Links.

    Acabei resolvendo, direcionando determinados sites para um link mais "reservado".

  5. #5

    Padrão

    Nando, até é possivel fazer isso sim, porem é complexo de explicar/implantar. Mas ja adiantando, precisará de um servidor proxy http (geralmente o squid). Já implantei para um provedor tal solução e deu certo.

  6. #6

    Padrão

    Pode Ser feito com mikrotik também.

    Seria um balanceamento baseado em protocolos.

    Já fiz essa solução também.

  7. #7

    Padrão

    vlw galera vou pesquisar aqui e vejo a melhor opção.

  8. #8

    Padrão Re: Download em um link - Upload em outro

    Amigo,

    Aqui existem muitas informações desencontradas, já houvi dizer que da pra fazer sim, inclusive esta é a minha dúvida também. Se você esta falando em dividir em 2 links diferentes, de operadoras diferentes, realmente é preciso ter BGP e IP's próprios, porque pelo BGP você pode dar prioridade de download por um link reduzindo a preferência e controlando o AS PATH e enviando por outro, fazendo filtros de entrada de prefixos.

    A rede que eu administro tem BGP e utilizo muito os recursos de preferência e filtro de prefixos.

    Se o seu problema esta em conectar um determinado local com 4 antenas (2 enlaces) e dividir o download e o upload entre elas, 1 enlace sendo só pra download e o outro só pra upload, sei que dá pra fazer, só não sei como. Mas se você quer colocar um link em uma operadora A e outro link em outra operadora B e quer que o download saia por um e o upload por outro é técnicamente impossível, qualquer solução não funcionará bem a não ser que seja feita com cambiarras e mesmo assim não vai dar certo, esquece.

    Implementei o bonding do Mikrotik e ele dividiu o uso entre os 2 enlaces com uma RB em cada ponta, mas o que quero é dividir entre IDA e VOLTA. Assim que eu tiver uma resposta eu posto aqui.

    Abraços.

  9. #9

    Padrão Re: Download em um link - Upload em outro

    No seu caso amigo, use Dual NStreme, que vc consegue no seu enlace usar um para TX e outro enlace prá RX.

  10. #10

    Padrão Re: Download em um link - Upload em outro

    Sei que o tópico está meio antigo, mas ainda é uma excelente fonte de pesquisa.

    Quero salientar aqui que utilizei uma internet via satelite da RAGIO, e por ser unidirecional, o upload saia por outro link, que fazia ela junção (ou separação) era um software da própria Rágio, que rodava tanto em Linux quanto em Windows.

    Ou seja, que dá pra fazer dá, agora adaptá-lo ao Mikrotik, isso vai exigir um estudo mais aprofundado.