+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlace 85,87KM

    Olá galera, bom dia!

    bom estou montando junto com meu provedor voip, um provedor a radio.

    e estou querendo fecha enlace pra uma cidade a 85,87km com apenas dois ponto, A e B.

    com antena pluton PTX26-58-R, mikrotik 433ah, Cartão XR5.

    a coordenadas são:

    Ponto de saida A: 12°56'45.10"S , 38°21'57.77"O

    Ponto de chegada B: 12°39'29.56"S , 39° 6'8.85"O

  2. #2

    Padrão

    Amigo voce tenk passar tbm alturas das torres, aqui onde moro meu ex patrao fez um PTP de 85 km com 2 pluton 42 dbi incluzive uma eu comprei.

    Ja sobre RB voce ta certo , use a rb 433 ah é é muito boa.
    Sobre os cartões eu gosto do r52h , ate por ele ter + opsao , EX tanto em 2.4 quanto em 5.8

  3. #3

    Padrão

    olá...

    bom quanto a torre, no ponto A tem limite pois fica perto do aeroporto.

    uns 20 metros de torre encima de uma laje.

    como posso medir o tamanho exato da torre ?

  4. #4

    Padrão

    Amigo conta os modulo dela. tah mas agora nao sei te disser nada , aqui a torre tem + de 60 metros de altura. :s

  5. #5

    Padrão

    Boa noite..

    Estive analizando as coordenadas e dessa forma é impossivel fechar enlace com qualquer produto do mercado, vc só ira conseguir fechar se colocar 2 repetidoras no meio do caminho!


    Se fui util, agradesça!!!!

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thefox Ver Post
    Olá galera, bom dia!

    bom estou montando junto com meu provedor voip, um provedor a radio.

    e estou querendo fecha enlace pra uma cidade a 85,87km com apenas dois ponto, A e B.

    com antena pluton PTX26-58-R, mikrotik 433ah, Cartão XR5.

    a coordenadas são:

    Ponto de saida A: 12°56'45.10"S , 38°21'57.77"O

    Ponto de chegada B: 12°39'29.56"S , 39° 6'8.85"O
    Amigo, conforme a imagem mostra abaixo, voce nao fecha em 5.8ghz sem uso de repetidoras.
    Calculei aqui pra vc , e as alturas de cada repetidora estão na imagem em anexo.
    Pode usar 4 Nanos m5 que passa o que vc precisa. eu ainda colocaria OIW ou Visiontech acima de 29dbi pra garantir.
    Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp_5.8ghz.jpg
Visualizações:	257
Tamanho: 	91,6 KB
ID:      	10571

  7. #7

    Padrão

    Olha pelo que olhei as coordenadas é mesmo 86 km + - e ja sobre a regiao ai ser de muitos altos e baixo eu nao sei , mas achu que voce conseguie fazer um ptp sim , o maior problema seria a altura da sua torre :S

  8. #8

    Padrão

    Leandro no ponto A eu usaria uma torre de 18 metros... constando que essa torre vai fica encima de uma laje, no meio outra torre de 18 metros essa seria com placas solar... quanto a antena estou entre pluton PTX26-58-R Com radome & OIW-5834D-DP disco 5ghz 34dbi. qual a melhor pra esse tipo de sintuação? qual cartão mikrotik adequando pra esse tipo de enlace? tem como eu usa dois cartões de 54mb pois o link será de 100mb e com apenas um cartão limitara... Leandro como você mediu o enlace como posso saber pelo google earth em que lugar sera cada torre?
    Última edição por thefox; 14-04-2010 às 01:53. Razão: Acrescentar mais informações

  9. #9

    Padrão

    Leandro vc poderia me informa onde eu consigo esse programa que vc usou para ver a rota? eu atualmente uso o radioMobile, mas estou a procura de outros.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thefox Ver Post
    Leandro no ponto A eu usaria uma torre de 18 metros... constando que essa torre vai fica encima de uma laje, no meio outra torre de 18 metros essa seria com placas solar... quanto a antena estou entre pluton PTX26-58-R Com radome & OIW-5834D-DP disco 5ghz 34dbi. qual a melhor pra esse tipo de sintuação? qual cartão mikrotik adequando pra esse tipo de enlace? tem como eu usa dois cartões de 54mb pois o link será de 100mb e com apenas um cartão limitara... Leandro como você mediu o enlace como posso saber pelo google earth em que lugar sera cada torre?
    Bom Dia amigo,

    Então, isso é calculado pelo software e pela experiência de quem tá projetando o link.
    analiso as imagens no google earth tambem pra ter idéia.
    A primeira torre o correto seria colocar a 6,50km do ponto A.Tem varios predios altos ali.
    O pior ponto seria em 14.45´30.91 S 38°50´46,26 O Neste local (morro) é a elevação mais alta do percurso. acredito que 25metros nesse ponto é o indicado.terás que montar repetidora com energia solar.Achei varios pontos que voce pode escolher pra colocar a repetidora solar com 215m de elevacao , o que fecharia tranquilo com o ponto REPETIDORA 1 .
    Após esse ponto voce chega no ponto B.
    Sem projeto e ótimos equipamentos voce não fecha esse enlace amigo.
    Se morasse ae perto te ajudaria com certeza, pois é um projeto grande.

    Uma dica: tente achar algum morro onde as telecoms usam pra repetir o sinal delas.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2 trecho com problema morro.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	266,1 KB
ID:      	10578Como não conheço a região não posso te dar maiores detalhes.
    Segue em anexo alguClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         segunda torre 48,74 da torre 1.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	227,3 KB
ID:      	10577ns prints que tirei conforme previsão do software dos possiveis pontos onde o sinal é cortado e onde precisaria torre.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         area com possivel problema - morrro.jpg
Visualizações:	209
Tamanho: 	246,8 KB
ID:      	10576

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         achar ponto repetidora perto da faixa amarela.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	145,4 KB
ID:      	10580
    Tentar achar um ponto perto da faixa amarela pra repetidora 2.

    O HP3 é o ponto mais elevado do trajeto.no grafico é o pico maior.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ponto mais elevado do trajeto.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	242,6 KB
ID:      	10583
    Quanto as antenas vai de Pluton sim. essa antena é muito boa. a Oiw não deixa a dever mas nesse seu caso, precisa concentrar o maximo de sinal possivel e isso a pluton faz .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         primeira torre.jpg
Visualizações:	117
Tamanho: 	311,1 KB
ID:      	10579  
    Última edição por leandrolopeswifi; 14-04-2010 às 09:50.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    O cartão indicado é o XR5. lembrando que as rbs devem ser de grande processamento, acima da RB 433 AH vai tranquilo. o importante é ter ótima alimentação nas RBS com fontes chaveadas de alta performance e nobreak. Com certeza com Mikrotik e XR5 tu fechas esse enlace, vai ser trabalhoso, mas fecha.
    O software que uso não é um apenas,e sim 3.
    Linkplanner
    Radio mobile
    Sig Anatel

  12. #12

    Padrão

    amigo... muito obrigado pela ajuda.

    lendo e relendo qual o melhor ponto entre os que você citou para a repetidora?

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    seria um na saida da cidade (mais alto possivel) e depois no morro a direita do seu link (215m de altitude) onde aparece a imagem perfeita no google earth.
    Qualquer duvida tamo ae.
    abraço.

  14. #14

    Padrão

    pra deixa as coisas mais simples vamos alugar um espaço pra coloca a torre, seguindo uma nova coordenada... mudando apenas o ponto A a casa que iriamos coloca a torre é perto do aeroporto e uma torre lá é impossivel.

    Ponto A: 12º53'31.09" S , 38º29'15.42" O

    Ponto de chegada B: 12°39'29.56"S , 39° 6'8.85"O

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bunenas, recalculado...
    e...não fecha mesmo direto. somente com uso de repetidora no ponto indicado.
    tudo em anexo no link pro amigo avaliar.
    http://www.4shared.com/file/tAwebtKS/pontos.html
    Última edição por leandrolopeswifi; 15-04-2010 às 00:50.

  16. #16

    Padrão

    kkkk

    ver lá o que a mensagem que deixei no seu email, e se você topa.

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bunenas, recalculado...
    e...não fecha mesmo direto. somente com uso de repetidora no ponto indicado.
    tudo em anexo no link pro amigo avaliar.
    4shared.com - online file sharing and storage - download pontos.zip
    Em 900mhz fecha usando amplificador de 3watts+ Antenas grade 900mhz hyperlink 15dbi importada+ um kit XR9 RB 433 AH em cada ponta.mas ae vc foge da homologação da Anatel.... fica a seu critério,ok.
    Nessa distância ainda indico 5.8GHZ usando repetidora. fica mais filé.

  18. #18

    Padrão

    sim... agente vai fazer tudo homologado com a assinatura do engenheiro de telecom, com homologação da anatel e tudo mais. obrigado e mais um up na reputação!

    quanto ao email o que diz? quanto você quer? responda por lá.

  19. #19
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    blz, respondido.