+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    Olá pessoal.
    Estou com um projeto de um pequeno provedor que irá iniciar suas atividades e eles possuem 6 links de 8Mb cada, iremos fazer loadbalance dinamico. Mas um dos investidores esta achando a compra do material muito elevada, isto por que um colega dele afirmou que usa um Pentium 4 3.2 com 1024 de memoria e hd 120 e so teve gasto de torre e atenas e radio.
    Em quanto que o projeto inclui os seguintes itens

    Mikrotik RouterBOARD _ RB493 R$371,39 (1)
    Mikrotik RouterBOARD _ RB433 UAH R$478,68 (3)
    Adaptador MiniPCI 2.4 GHz / 5.8 Ghz Mikrotik _ R52HN R$141,70 (7)

    Antena Ominidirecional 2.4GHz 15dBi Aquario _ MM-2415-O R$201,14 (2)
    Antena Painel Setorial 5.8GHz 17dBi OIW _ 5817P090V (90°) R$360,00 (1)
    Antena Parábola Disco 5.8GHz Direcional 24dBi OIW _ 5824D R$454,48 (4)

    Já vi varios prvedores rodando MKoS e alguns donos falam muito bem, e outros falam que é ruin, já coloquei MK Os junto com o BrazilFW e funciona muito bem, a duvida seria.


    Afinal qual que é melhor? FAVOR INFORMAR LINKS RELACIONADOS.


    Outra duvida,
    O Cartão Mini-PCI XR5 5,8Ghz Ubiquiti 600mw, é melhor que 5.8 Ghz Mikrotik _ R52HN, e quantos clientes cada um destes cartões conseguem rodar simultaniamente simultaneamente?


    "O conhecimento é o processo de acumular dados; a sabedoria reside na sua simplificação." (Martin H. Fischer)






    Última edição por biohazzard; 13-04-2010 às 09:02.

  2. #2

    Padrão

    E ai meu velho.. sua pergunta ficou estranha.. vamos ver se entendi..

    Você quer saber se é melhor rodar o mikrotik em um pc do que em uma routerboard..

    Cara, isso é questão de gosto.. o pc tem muito mais processamento, mas tem por exemplo a limitação de potência do barramento pci, além de uma manutenção MUIIIITO mais complexa que as routerboard.

    Vai achar várias pessoas aqui que usam pc-ap, e que estão apaixonados, mas pra mim não serve, acho que mikrotik em computador somente como GATEWAY, depois que comprei as RB nunca mais tive que subir torre pra reiniciar / destrancar NADA!

    Em relações aos cartões, eu uso aqui o XR5 e o XR2.. ambos são muito bons.. dizem que são os melhores em suas frequencias por uma série de vantagens, como um isolamento maior de ruido por exemplo.

    Se cabe uma dica, vai iniciar o provedor, use paineis setoriais.. antena omni joga pra tudo que é lado, e pega interferencia e ruido de tudo que é lado.. logo, não vejo vantagem (senão o preço) de usar isso..

    De nada adianta uma solução profissional de equipamentos ativos e uma solução amadora de passivos..

    Sucesso ai.. abraço

  3. #3

    Padrão

    Oi amigo, a sua resposta é muito boa, o pessoal que irá entrar neste ramo tem conhecimento em computação, pois as 3 pessoas fazem curso superior de computação, "
    De nada adianta uma solução profissional de equipamentos ativos e uma solução amadora de passivos." mas quanto mais aprendermos com o erro dos outros menos iremos errar, FUNDAMENTADO nesta primicia errar menos, teremos uma boa inicialização no mundo dos Provedores, TEMOS conhecimento de programação, e windows, e linux servidor. Mas mundo de provedores ainda é uma poeira cosmica de desejos e vontades.
    Agradeço toda ajuda.

    estou olhando na loja Microwave - Wireless Communicatons<

    Teria como voce mim passar a sua regra de configuração, equipamentos, lojas, links e apostilas.

  4. #4

    Padrão

    E ai amigo..
    Cara.. não exite uma receita de bolo, cada cenario é um cenario..

    Acho que o primeiro passo sobre equipamentos é você ver quanto quer gastar..

    Por exemplo, se pode colocar um ap + omni de 150,00 ou entao uma solução motorola (que eu não conheço mas tem muita fama) por 5.000 ou mais...

    Conforme seu investimento você pode estipular a tecnologia...

    Se você esta afim de fazer uma coisa diferente... de inicio fuja do 2.4..

    Se puder invista em MIMO.. a UBIQUITI tem muito material bacana..

    Procura nos posts iniciados por mim, tem um post que eu abri sobre um ponto que estou planejando.. com ROCKET M5 + UBIQUITI AIRMAX e nanostationM5 nos clientes...

    Sucesso pra você.. e não se preocupe... se hoje não tem conhecimento amanha terás.. ele vem com o estudo e a experiencia... todos nos estamos aqui para isso.. aprender... e todo dia graças a Deus aprendo muito aqui!

    Abraços

    Tiago

  5. #5

    Padrão

    É de pessoas assim como você que o forum esta precissando.

    Já ouvi falar da solução motorola, mas não conheço.
    com relação as ""ROCKET M5 + UBIQUITI AIRMAX e nanostationM5 nos clientes..."" não ficaria caro demais para um usuario que ira ter acesso de 300 ou 500Kbps, uma nanostationM5 custa aqui em minas algo em torno de 400 reais. So mais uma duvida gerada aqui aqui, se for usar uma nanostationM5 terei que coloca-la no ponto emissor ---> e uma no ponto <----receptor, antenas 5,8 não serveriam não? e por qual o motivo.
    Vou entrar aqui em seu post.

    conhecimento não consiste em te-lo, mas sim disseminá-lo

  6. #6

    Padrão

    Entre pc ap e rb eu prefiro a rb e claro mais eu me aperfeicoei tanto em montar pc ap que hoje eu sei a maioria das placas boa para se fazer um pc ap e se o local for de facil acesso tipo um predio ou no chão com cabo cellflex pc ap vai de boa pois ja coloquei pc ap com 2 rb 14 com 4 mini pci cada e ainda uma rb 11 para quando uso cartão mais forte tipo em 5.8ghz numa placa mae k62500da asus e 64 mb de memoria tudo em bridge com fonte at de 350wts e roda tao bem quanto as rb que eu tenho e com uma grande economia as mais velhas tão rodando a 5 meses sem dar pau em cima de um predio mais se for pensar em colocar um pc ap ne uma torre esquece vai de rb mesmo pois se der pau vc vai ter que descer uma caixa 3 vezes maior dela e ai e dureza.

  7. #7

    Padrão

    Aqui uso rbs + cartões r52h + painel 17dbi para transmição, e pc com mikrotik como gateway, sobre esses ROCKET M5 + UBIQUITI AIRMAX não compença, pois os mesmos não são homologados e talvez nem sejam e ai se for legalizar terá de comprar todo equipamento novamente, ja que vai iniciar poderia ir de rb + rx5 e nos clientes nano5, todos homologados!

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    É de pessoas assim como você que o forum esta precissando.

    Já ouvi falar da solução motorola, mas não conheço.
    com relação as ""ROCKET M5 + UBIQUITI AIRMAX e nanostationM5 nos clientes..."" não ficaria caro demais para um usuario que ira ter acesso de 300 ou 500Kbps, uma nanostationM5 custa aqui em minas algo em torno de 400 reais. So mais uma duvida gerada aqui aqui, se for usar uma nanostationM5 terei que coloca-la no ponto emissor ---> e uma no ponto <----receptor, antenas 5,8 não serveriam não? e por qual o motivo.
    Vou entrar aqui em seu post.

    conhecimento não consiste em te-lo, mas sim disseminá-lo

  8. #8

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    Boa tarde senhores...
    É o seguinte.. como falado aki no forum.. cada cenario tem pontos em particular, eu comecaria não pensando muito na questao preço e sim na legalidade e qualidade. Os colegas acima mencionaram XR2, ROCKET e algumas linhas da ubiquiti, a grande parte deles nao sao homologados e a grande maioria dos provedores usam em potencias erradas e frequencia fora da faixa liberada, se nao sabem deem uma olhada na resolução 506 da SCM na antel a faixa liberada não é toda a faixa 2.4 e 5.8, tomem cuidado. Aqui na regiao a ANATEL lacrou varios provedores por usarem equipamentos sem homologacao na faixa errada e potencia errada. Outros provedores foram fechados por usarem ADSL.
    Meu conselho seria, uma RB 433 ou similar cartoes r52h e dependendo da regiao 4 paineis de 15dbi 90 graus. Antes de um projeto desses vc deve ver qual equipamento usar nos clientes e ver se sua regiao ja nao está entupida no 2.4, caso sim comece com 5.8 mas os XR5 usei e nao gostei, so tem potencia com trafego de 3M e 30 clientes ja berra. Use um link dedicado de 1M se quer comecar bem. Outra coisa ja arruma um engenheiro e de entrada na SCM, é uma bela e demorada briga, assim estara protegido.
    Espero ter ajudado!!!

  9. #9

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    rato_barra quanto tempo da pra se conseguir a scm?

  10. #10

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    da pra começar a funcionar enquanto num sair?

  11. #11

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    Citação Postado originalmente por Nando Ver Post
    da pra começar a funcionar enquanto num sair?

    Boa noite colega...

    Eu levei 1 ano e 4 meses para conseguir a outorga e o registo da estação sem contar 9000 da outorga 1530 para cada estação 5000 de engenheiro e mais alguma coisa em documentação, como não podia ficar esse tempo parado estava operando sim... ILEGALMENTE.. se alguem me dununciasse cairia. Não caia na besteira de sublocar a licença como algumas empresas fazem, aqui teve algumas empresas que fizeram e foram lacradas da mesma maneira.
    Muitos trabalham ilegal a vida toda nao acho correto mas cada um pensa de sua maneira. Aqui seria 2 trabalhos trabalhando ilegal, o primeiro montar tudo e o segundo levar multa e ser lacrado tendo que desmontar tudo, sem contar o processo administrativo.

    Espero ter ajudado.

  12. #12

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    ajudou sim meu caro, só mais uma 1530 para cada estação(repetidora, ponto a ponto)
    sei bem pouco só sei do projeto que tem que ser enviado e tudo mais porem nunca achei por onde começa rsrsr
    sempre escuto coisas diferentes sobre...

  13. #13

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    olha cara ah melhor coisa ah fazer pra tirar ah licenca eh contratar um empresa pra isso
    por que o cara pedem tanta coisa que o cara quase fica loko atraz disso
    sai caro sai mais eh mais tranquilo

    abraço

  14. #14

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    olha cara ah melhor coisa ah fazer pra tirar ah licenca eh contratar um empresa pra isso
    por que o cara pedem tanta coisa que o cara quase fica loko atraz disso
    sai caro sai mais eh mais tranquilo

    abraço

    Bom dia, o 1530 que voce paga é para cada estacao que recebe link. Se voce tiver um ponto principal que recebe seu link dedicado e todos os outros pontos se conectam a ele voce so precisa registrar esse ponto principal. Resumindo voce terá que registrar cada ponto onde recebe link (oi, gvt, embratel, etc).

    Com relação a contratar uma empresa acho valido sim pelo menos voce ja sabe +- quanto vai gastar, entao dependendo de quanto eles cobrarem vale a pena.
    Outra coisa.. antes de voce perder tempo na correria da anatel fale com seu contador porque a empresa precisa estar cadastrada como funcao principal provedor de internet e servico de comunicacao mutimidea SCM se for super simples ja vai ter que mudar... aki perdi um tempao enviando para a anatel a papelada e voltou tudo porque a empresa nao estava na categorizacao correta.

    Abraco.
    Ate +

  15. #15

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    obrigado pessoal pesquisando muito sobre hehe...

  16. #16

    Padrão Re: Qual é melhor MK Routerboard ou MK oS

    Fiquei com uma dúvida quanto ao pagamento a anatel pelas torres, tipo " eu vou receber o sinal do link dedicado tudo em uma torre na capital, vou mandar este sinal para o interior por uma Rocker Dish 5g 34 e nesta cidade vou receber o sinal e mandar para mais outras torres". Terei que pagar estes R$ 1.530,00 por todas as torres ou só na que está na capital recebendo os links?