+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Krazer me deixando crazy

    Estou postando para relatar a "surra" que a Krazer anda me dando;
    Minha intenção era resolver um problema na rede wireless indor de um cliente.
    Na casa dele tem 2 Ovislink 5460, firmware WAP PRO, instalei em 2007, rodando nos pseudo 400mw. Ficaram bom uns 2 anos, depois precisei instalar cooler pois estavam travando e agora ele pediu pra trocar tudo.
    A casa do cidadão tem 2 pavimentos, concreto, vidro e tudo que é barreira possível, de aŕea construída dá uns 600 m2, mas o Ovislink estavam dando conta do recado até tempos atrás, claro haviam sombras, mas atendia.
    Entusiasmado com o Krazer KR-WAP254G-HP 1000mW comprei logo 4 unidades. Comprei pelo Mercado Livre, quando chegou na caixa dizia 800mw, na firmware também. Reclamei, o vendedor falou pra eu baixar no http://www.allearth.com.br/downloads/Firmware baixei, na hora de entrar em tftp nativo o bicho não ia, deixei pra lá o upgrade e fui tentar colocar pra funcionar, em 800mw mesmo (tava bom demais se funcionasse). Fiquei um dia todo tentado colocar os KR-WAP254G-HP pra trabalhar em WDS, funcionava, caia, parecia overheating, no fim da história, depois de 10 horas de rala, apelei, devolvi ao vendedor, e troquei por 4 Krazer WAP-354H-NB.
    Esse usa chip Realtek RTL8651, trabalha em 2.4 e 5.8, é uma réplica do AP Router, até a firmware tem funções semelhantes. Mas pra colocar os 4 pra funcionar em WDS foi luta, já estou a 12 horas e só agora consegui.
    Coloquei o primeiro ligado no modem adsl, e os outros 3 vão compartilhar a internet e irradiar o sinal wireless por toda a casa.
    O primeiro ficou com WDS Repeater, 11b/g Mixer, WPA-PSK AES, e no WDS cadastrei o MAC do outro AP que vai conectá-lo.
    Nos demais ficou com WDS Universal Repeater, seguindo os parâmetros do primeiro e conectando no respectivo AP pelo SITE SURVEY.
    Ficou assim: Modem <--> AP1 <--> AP2 <--> AP3 <--> AP4 (conforme configuração acima)
    Funcionou, estou postando agora conectado ao AP4, passando pelos outro até chegar ao modem. Espero não ser mais importunado por essa questão.
    Eu sei que usei um AP que seria mais indicado para um ponto a ponto distante de 5.8, mas na troca a disponibilidade era essa então acabei encarando.
    Desculpe o texto extenso, mas eu precisava expor a situação e desabafar rs
    Última edição por jorgecosta; 14-04-2010 às 23:56.

  2. #2

    Padrão

    nossa amigo... que batalha.. e q vendedor sem vergonha, vendendo gato por lebre!

  3. #3

    Padrão

    Bom, em primeiro lugar, querer colocar um rádio de 800mw dentro de casa já é complicado.
    voce deve ter produzido tanta interferência que bloqueou tudo.

    O que eu posso dizer é que tenho usado estas novas CPE da All Earth e estou muito satisfeito.
    E o firmware é muito fácil de configurar. voce falou em 5.8. Nâo testei. A linha é muito grande. Eles tem até RB, em parceria com a WiMacMax. Eles batizaram de Yanomami. TEm até RB com 256 de RAM e 800mhz

    Comprei algumas poucas peças da CPE e não deram nenhum problema. Em 2.4 é bom. E na montagem da placa com a antena integrada, não sei o que eles fizeram, mas a transferencia de sinal é excelente. Com este equipamento como cliente eu consigo sempre o sinal mais forte nos clientes do que qualquer outra soluçaõ. Ele é muito bom de recepção.

    Não entendi porque você usou o Universal Repeater e não fez direto na aba WDS?
    E não dá para esquecer de colocar a chave de criptografia também no WDS. Senão não passa. Tem que colocar na aba segurança e na aba wds.

    Qualquer coisa , posta mais resultados aí e vamos tentando achar o caminho das pedras.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Bom, em primeiro lugar, querer colocar um rádio de 800mw dentro de casa já é complicado.
    voce deve ter produzido tanta interferência que bloqueou tudo.

    O que eu posso dizer é que tenho usado estas novas CPE da All Earth e estou muito satisfeito.
    E o firmware é muito fácil de configurar. voce falou em 5.8. Nâo testei. A linha é muito grande. Eles tem até RB, em parceria com a WiMacMax. Eles batizaram de Yanomami. TEm até RB com 256 de RAM e 800mhz

    Comprei algumas poucas peças da CPE e não deram nenhum problema. Em 2.4 é bom. E na montagem da placa com a antena integrada, não sei o que eles fizeram, mas a transferencia de sinal é excelente. Com este equipamento como cliente eu consigo sempre o sinal mais forte nos clientes do que qualquer outra soluçaõ. Ele é muito bom de recepção.

    Não entendi porque você usou o Universal Repeater e não fez direto na aba WDS?
    E não dá para esquecer de colocar a chave de criptografia também no WDS. Senão não passa. Tem que colocar na aba segurança e na aba wds.

    Qualquer coisa , posta mais resultados aí e vamos tentando achar o caminho das pedras.
    essa cpe que vc está usando é aquela da linha fashion? de130 reais? estou interessado em comprar elas.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    essa cpe que vc está usando é aquela da linha fashion? de130 reais? estou interessado em comprar elas.
    Linha soft.

    Tem algumas coisinhas que precisa ainda acertar. vou propor para o Erik que é o chefão, para colocar a placa mais próximo da abertura para facilitar a conexão do rj45. E abrir os espaços para as outras portas.
    Como ele é lacrado, mas lacrado mesmo, não tem como contornar isso. Mas gostei da sensibilidade e da antena integrada.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Bom, em primeiro lugar, querer colocar um rádio de 800mw dentro de casa já é complicado.
    voce deve ter produzido tanta interferência que bloqueou tudo.
    Realmente foi o que eu imaginei, deve ter dado um domínio de colisão violento que travava tudo. Enfim, esse de 800mw já foram embora. Eu paguei pra ver e não fui feliz.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não entendi porque você usou o Universal Repeater e não fez direto na aba WDS?
    E não dá para esquecer de colocar a chave de criptografia também no WDS. Senão não passa. Tem que colocar na aba segurança e na aba wds.
    Se não usar Universal Repeater não habilita o site survey e aí eles não se conectam.

    Tenho em um cliente residencial, 3 Ovislink em bridge (ap+wds), firmware Flytec v6 (confundi, WAPPRO dos Edimax que tenho), 2 indoor e 1 outdoor triangulando, 2.4ghz, porém sem visada, 2 pavimentos, laje concretada, parede, mobília... E funciona redondinho, navega normal.

    Tenho em um cliente empresarial, 2 Edimax, firmware WAPPRO, 2.4ghz, outdoor com antena direcional, num canteiro de obras, da uns 100mts de visada limpa, também usando bridge e AP+WDS. Funcionando perfeitamente.

    Agora com os Krazer, só consegui fazê-los funcionar juntos assim. E em matéria de alcance indoor esses Krazer perdem feio pra os Ovislink e Edimax.

    Vou testá-los em 5.8ghz outdoor e reporto. A experiência indoor 2.4ghz deixo muito a desejar.

  7. #7

    Padrão

    Você não conseguiu usar o site survey no WDS? Então tinha algo errado mesmo.
    O que acontece é que se ficar só wds este rádio não vai aparecer nos site survey dos outros rádios. Mas se tiver Ap+WDs ele vai aparecer.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Você não conseguiu usar o site survey no WDS? Então tinha algo errado mesmo.
    O que acontece é que se ficar só wds este rádio não vai aparecer nos site survey dos outros rádios. Mas se tiver Ap+WDs ele vai aparecer.
    Pois é! Não estou entendendo esse rádio.
    Descobri pelo MAC que o Krazer WAP354H é o mesmo Abocom WAP354, olhei manuais é tudo igual. Estou a procura de uma firmware posterior a V12.2.0.0.6e_sa
    Agora estou igual aos antigos proprietários de veículos Autolatina; não sei se vou na Volks ou na Ford.

  9. #9

    Padrão

    Já fucei pra todo lado aqui. Pra funcionarem os 4 juntos é assim:
    Pego 1 coloco como AP e os outros como Universal Repeater, conectando-os pelo Site Survey. (estou usando assim)
    Ou coloco todos em WDS Repeater e crio listas WDS das MAC's em todos (menos seguro com KISMET pega-se o MAC clona-se e tá feita a bagunça)

    Em bridge eles conversam, adicionando MAC's a lista de WDS, mas não tem SSID, seria útil pra um ponto a ponto.

    Tem o modo client, que não preciso entrar em detalhes.

    O modo WISP, segundo o fabricante é como um client + wds, você perde algumas opções como diminuir a intensidade do sinal TX, mas ganha opções no WAN Mode (DHCP, Static, PPPoE, PPTP, L2TP (quero testar VPN, depois reportarei)). Somente nesse modo consegue o misto de 11a/b/g. Também é habilitado Virtual Server, Special Aplication (funciona como virtual server, mas você não direciona a um ip se sim a um range de portas) e DMZ, tudo muito limitado, não dá pra redirecionar 30 serviços mas, com criatividade dá pra se virar. Por fim tem o Remote Manage, onde podemos descartar ou não os PING's pela WAN e habilitar ou não o gerenciamento remoto (esse que usamos para configurar) e podemos alterar a porta usada.
    *Testei assim e o bicho sumiu, ninguém achava mais, tive de resetar de fábrica, não sei o que foi.

    Meu relatório por enquanto é esse.
    Krazer WAP354H Realtek 8651B SoC, Rev.1 Ralink Card
    Mesmo que Abocom WAP354 e APRouter WAP354

  10. #10

    Padrão

    Para mim aqui, o modo Wisp é cliente bridge roteado. Não tem nada a ver com WDS.
    Não entendi porque no modo bridge wDS nãotem SSID. UMa condiçãobásica para o wds funciona nos firmware baseados em chipset Realtek é que todos os ra´dios que estão na mesma sequencia, tenham o mesmo SSID e mesmo canal e os macs estejam cadastrados de umrádio no outro.
    Um coisa que não perguntei: voce está usandocripotografia? Se estiver, remove e faz toda a configuração pra ver se funciona. Depois de confirmado, daí então coloca a criptografia tanto na aba segurança como também na aba wds. Pois se na aba wds um tiver com cripto e o outro não, vai travar tambem. Eu tenho aqui varios mas são KR wap 254 G-E com o último firmware versão 1.7B

  11. #11

    Padrão

    Eu também acho estranho, farei esse teste, sem a criptografia, estou usando WAP2-PSK AES, um AP e Outros Universal Repeater, funcionando bem.

    Eu não resisti e "upei" a firmware v14.2.0.4.6e em WAP354/MWAAP/SWAP-5400 5xLAN AP/Br/Kl/WISP (2,4/5 GHz) (Wifi technika od odborník depois que subi é que vi que era mais antiga que a que veio V12.2.0.0.6e_sa, não fiz backup da antiga, pois não consegui outro acesso ao rádio (ssh,tftp,ftp,telnet) fora o http. Mas tenho outros 3 com a firmware antiga, caso eu consiga dá um get na firmware deles subirei de volta, pois o rádio que fiz up, já subi a da Abocom nele Abocom System, Inc que parece ser mais nova que a da Krazer, no entanto, somente a única diferença que vi entre as 3 firmwares foi que a da Krazer habilita o log e as outras não. Já testei as da AP Router WAP 354 V2.1.2 e 8.2d mas sem licença não tem como personalizar.
    A propósito o APRouter 8.2 dá show, muito bom.

    Tô na luta aqui.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não entendi porque no modo bridge wDS nãotem SSID. UMa condiçãobásica para o wds funciona nos firmware baseados em chipset Realtek é que todos os ra´dios que estão na mesma sequencia, tenham o mesmo SSID e mesmo canal e os macs estejam cadastrados de umrádio no outro.
    Eu estou vendo um manual da APRoute do WAP354 e eles também no modo bridge não usam ssid, somente usam o mesmo canal em ambos (obviamente), cadastram os mac no wds de ambos os rádios e pronto. Isso eu testei no Krazer WAP354 e funciona, bem transparente, pra ponto a ponto me pareceu ótimo, em 5 minutos se configura os dois rádios e UP.

    As outras questões estou vendo. Voltei a firmware Abocom e o log voltou a funcionar. A única diferença entre esta e a orginal "agora" é que no canal a original tinha a opção Auto, pra mim não faz diferença.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgecosta Ver Post
    Eu estou vendo um manual da APRoute do WAP354 e eles também no modo bridge não usam ssid, somente usam o mesmo canal em ambos (obviamente), cadastram os mac no wds de ambos os rádios e pronto. Isso eu testei no Krazer WAP354 e funciona, bem transparente, pra ponto a ponto me pareceu ótimo, em 5 minutos se configura os dois rádios e UP.

    As outras questões estou vendo. Voltei a firmware Abocom e o log voltou a funcionar. A única diferença entre esta e a orginal "agora" é que no canal a original tinha a opção Auto, pra mim não faz diferença.
    Qual é o chipset destes rádios? ATheros?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Qual é o chipset destes rádios? ATheros?
    O chipset é Realtek 8651B e a wireless Ralink 802.11a/b/g olha parte do dmesg:

    Jan 1 08:00:16 (none) syslog.info syslogd started: BusyBox v1.00-pre2 (2007.04.09-04:59+0000)
    Jan 1 08:00:16 (none) syslog.notice klogd: klogd started: BusyBox v1.00-pre2 (2007.04.09-04:59+0000)
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: ************************************
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: Powered by Realtek RTL8651B SoC, rev 1
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: ************************************
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: SDRAM size: 32MB
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: CPU revision is: 0000ff00
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: Init MMU (16 entries)
    .
    .
    .
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: [PCI] Reset Bridge ..... Finish!
    Jan 1 08:00:17 (none) user.warn klogd: Found Ralink wireless card 802.11a/b/g PCI Card, function=0!

  15. #15

    Talking

    É... eu comprei uma cpe krazer fashion 400mw e tive problema para configura-la em bridge, fazia toda a configuração e salvava, só que era uma demora danada e quando salvava dava conectividade nula, tentava voltar para pagina inicial e nada,só resetando ou desligando da energia, pensei que fosse problema no meu pc, tentei configurar através do notebook com seven e nem funcionava, depois de muito apanhar entrei em contato com o suporte e vai ser preciso trocar, até aí beleza, o mal e ter que ficar pagando frete pra ir e vir.Espero que os proximos eu tenha mais sorte, pois gostei do produto mesmo não funcionando rsrrsrsrsrsr.
    A configuração não difere em nada dos edimax da vida, a não ser pelo sofware e nunca tive prblema em coloca-los em bridge.Creio que se os caras melhorarem mais esse firmware deles vai ficar show, vai ser um ótimo custo benefício.
    Obs:cpe com 400mw, mas só uso em minhas instalações os rádios em 100mw no máximo.

  16. #16
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Krazer me deixando crazy

    Pessoal tenho wap354 estou querendo Upar esse firmware da krazer, mais no diretório que ele se encontra para download tem o nome atheros, pelo que sei é ralink a wlan um cartãozinho!

    Estou com medo de upar o KrazerOS e matar meu wap354, alguem já testou? sabe se o único firmware da krazer pra wap354 é pra o wlan ralink ou tem uma versão que vem cartão com chip atheros?

    por favor alguem me tira essa dúvida.

    já coloqueio firmware da abocom v8.0 fodou legal mais ele é pobre,o firm da aprouter ficou travando quero agora testar outro.