+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Linux não mantém as alterações

    Estou fazendo algumas alterações num arquivo linux slackware e já observei que essa alteração só permanece até mudar a data ou resetar a máquina (ainda não tenho certeza). Entro no Linux e utilizando o vim, abro o arquivo e altero a linha que quero. Saio salvando (:x) e testo em seguida e a alteração tá feita do jeito que eu queria. No dia seguinte, quando acesso a máquina, voltou o arquivo original (sem alteração).
    Já notei que quando to alterando o arquivo, ele cria um outro com um til no final, que aparentemente é o arquivo original e imagino que se eu alterar ele também, dê certo, mas imagina se ficar gerando outro com til no final também... daí vai ficar infinito o bagulho. Então quero entender o que tá acontecendo.
    Vou ser mais específico: entro no linux remotamente pelo putty, altero um arquivo chamado login.htm*, onde preciso mudar só uma imagem que tá aparecendo. Edito o arquivo com vim, mudo o nome do arquivo de imagem, saio salvando (:x) e testo em seguida... Pronto, mudou a figura. Depois percebo que fica aparecendo outro arquivo login.htm~*. No dia seguinte, quando abro a tela de login na net, percebo que tá aparecendo a figura antiga de novo, então gostaria de saber o que tá acontecendo. Alguém sabe?

  2. #2

    Padrão Verifique o Cron!

    Bem, de acordo com a sua descrição, acredito que seu arquivo deve estar sendo restaurado para um arquivo "padrão" toda vez que vc boota a máquina e/ou de tempos em tempos. Ou seja, no seu sistema deve existir uma matriz fixa com os valores deste arquivo que vc está alterando e toda vez que vc reseta a máquina ou que roda um schedule do sistema os dados são restaurados automaticamente. Não conheço muito bem o Slackware, mas acho que vc deve começar procurando nas tarefas do Cron uma rotina que esteja sobrescrevendo este arquivo, pois isso iria acontecer exatamente dessa forma, ou seja, no boot ou de acordo com algum intervalo de tempo estabelecido para a tarefa.

    Espero ter ajudado, boa sorte!