+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Projeto humilde, porém RENTÁVEL!

    Olá meus queridos amigos.
    Estou, juntamente com um sócio, querendo iniciar um projeto que tem tudo pra ser promissor e gostaria que os senhores me ajudassem indicando quais melhores esquemas para meu projeto.
    Pois bem, eu moro em um bairro que não possui cobertura de serviços de banda larga ADSL, CABO e etc (somente cobertura 3G). Esse bairro, por ficar bem em frente ao CAMPUS de uma Universidade Pública, é ocupado quase que totalmente por estudantes. Existem vários conjuntos de KITNETS que variam de 6 até 20 kitnets por cada conjunto. No bairro visinho (1,2 km de distancia) existe a casa de um amigo meu, onde existe cobertura de todo tipo de serviço de banda larga, inclusive link dedicado se quiser.
    Minha idéia é montar uma rede pra disponibilizar conexão pra toda essa "tropa" de estudantes do meu bairro, porém só ir aumentando essa rede de acordo com a aquisição de novos clientes. Inicialmente poderia fechar com 1 ou 2 conjuntos de kitnets.
    Pensei em ligar um ponto a ponto trazendo um link do bairro vizinho diretamente para um conjunto de kitnets e dentro do conjunto fazer a distribuição via cabo de rede ou roteador wireless. Conforme eu vá fechando novos clientes em outros conjuntos de kitnets, iria instalando 1 equipamento desses pra cada conjunto e no primeiro contunto de kitnets(primeiro que instalei) eu instalaria uma estação com antena omni alem do ponto que conectaria com o outro ponto onde fica o link no outro bairro.
    Esse primeiro conjunto de kitnets que espero fechar possui 12 kitnets.
    Gostaria de saber toda informação que preciso pra iniciar um projeto desses com melhor custo beneficio possivel, desde o link que devo contratar, equipamentos de devo utilizar até velocidades que devo oferecer pro meus clientes, etc.
    Compensa abrir empresa logo no inicio, contratar link dedicado, adquirir licença SCM junto a ANATEL? Ou poderia inciar issu meio por "debaixo dos panos" utilizando link de banda larga comum (exemplolano residencial ou comercial de ADSL de uns 3Mb)? Supondo inicialmente que teria somente esses 12 clientes.
    Estive lendo a respeito das NanoStation5 da UBIQUITI pra usar no ponto a ponto do link do bairro vizinho até aqui.
    Vamos lá pessoal, me falem suas idéias e esquemas a respeito de meu projeto.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    entre o nano5 e o nano5m, vo de m, mais trougput e o preço é o mesmo .. (pelo menos aqui pra min).

    de acordo com a lei, você não pode re-vender adsl e etc.. o "correto" é instalar link dedicado, gastar um cado com anatel e cnpj.
    mas se eu fosse você, e aí for um local tranquilo em termo de fiscalização..
    começa com adsl mesmo.
    e com tempo se compensar, colocar link e legalizar..
    hoje em dia é dificil ter uns 30 mil pra começar. :}

  3. #3

    Padrão

    Como é numa região bem delimitada, daria para pensar em uma rede mesh.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    entre o nano5 e o nano5m, vo de m, mais trougput e o preço é o mesmo .. (pelo menos aqui pra min).

    de acordo com a lei, você não pode re-vender adsl e etc.. o "correto" é instalar link dedicado, gastar um cado com anatel e cnpj.
    mas se eu fosse você, e aí for um local tranquilo em termo de fiscalização..
    começa com adsl mesmo.
    e com tempo se compensar, colocar link e legalizar..
    hoje em dia é dificil ter uns 30 mil pra começar. :}
    Pois é isso mesmo que passa pela minha cabeça... Seria loucura eu querer investir 30 mil em um negocio que vai cubrir inicialmente no maximo 20 ou 30 clientes. Imagina os impostos que terei que pagar todos os meses e mais os custos fixos... só com link dedicado no minimo gastaria uns 2 mil mensal. Fora escritório, contador, etc etc etc.
    Por mim eu prefiro muitoooo mais começar algo 100% legalizado, mas não adianta ser legal e levar prejuizo.... prefiro crescer aos poucos na "ilegalidade" e com o caminhar das coisas ir se legalizando etc....

    Agora... em relação a case de equipamentos e esquematico da rede, me de um exemplo na sua opinião como mais ou menos seria.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como é numa região bem delimitada, daria para pensar em uma rede mesh.
    Não cheguei a pensar em mesh, alias nem conheço nada dessa tecnologia. O que você tem a me dizer dela em relação ao meu caso???

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israel Ver Post
    Não cheguei a pensar em mesh, alias nem conheço nada dessa tecnologia. O que você tem a me dizer dela em relação ao meu caso???
    Eu também não usei. O meu território a cobrir é muito espalhado. E pelo que já li e assisti palestras sobre mesh, ele é apropriado para regiões densamente povoadas, pois cada radio cliente vai ser um repetidor.
    O sistema procura sempre o melhor caminho, não necessariamente o mais curto, mas o mais livre.
    Neste link tem algum material sobre isso, usando os radinhos da Gi-link.
    http://www.dinamicwireless.com.br/dr...MESH-V1-01.pdf

    O mesh tem também uma vantagem que é usar links espalhados pela área. Em São Francisco na California tem uma rede com 25.000 usuários.
    E o mikrotik também já tem suporte para mesh, mas concordo que é coisa pouco experimentada.
    No caso como é direcionado para uma comunidade bem concentrada, daria para pensar nisso.

  7. #7

    Padrão

    amigo faz o ponto a ponto com 02 nano5m, depois faz o restante no cabo mesmo, vai ficar show.

  8. #8

    Padrão Esboço do esquemático.

    Pessoal... Fiz um pequeno esboço do esquemático...
    Notem que a distribuição interna dentro de cada conjunto de KITNETS eu estou pensando em fazer via access point, já que o raio ali dentro é de no máximo 30 metros. O que eu gostaria de saber é o seguinte: Posteriormente quando eu fechar com novos clientes que moram em outros conjuntos de KITNETS como farei a distribuição???? Terei que colocar um rádio(ou nano) com antena omni nesse primeiro prédio e uma nova nano para cada conjunto novo????
    Deem suas sugestões.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ESQUEMA.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	116,3 KB
ID:      	10755  

  9. #9

    Padrão

    cara assim isso vai depender muito da quantidade de clientes q vc vai atender, lembre-se q vc vai ter q montar um servidor, etc...
    quanto aos elaces o ideal seria vc trabalhar com rbs e cartoes, são melhores q radios comuns, o nano tb e um bom radio, em resumo vai depender muito do quanto pode gastar...

  10. #10

    Padrão

    se eu fosse vc faria o enlace com os nano 5m msm e colocaria um mastro no meio do bairro dos estudantes ali vc receberia o link com um dos nanos e no topo do mastro colocaria uma omini de 5.8ghz e em cada conjunto de kitnets colocaria um kit cliente 5.8ghz e distribuiria a internet por cabo de rede msm ficaria muito mas profissional e sem contar q vc iria ter menos problemas por causa de suporte ...

  11. #11

    Padrão

    POis é o amigo 1929 citou uma situação importante ai nas suas circunstâncias, a rede mesh supriria a sua necessidade até porque vai ser muito dificil vc encontrar estudantes com Pc-Desktop e sim notebooks .... além do mais vc teria uma cobertura mais ampla no Campus ... onde os alunos poderiam usar a internet sem fio em seus notebooks por toda a região.

  12. #12

    Padrão Re: Projeto humilde, porém RENTÁVEL!

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    POis é o amigo 1929 citou uma situação importante ai nas suas circunstâncias, a rede mesh supriria a sua necessidade até porque vai ser muito dificil vc encontrar estudantes com Pc-Desktop e sim notebooks .... além do mais vc teria uma cobertura mais ampla no Campus ... onde os alunos poderiam usar a internet sem fio em seus notebooks por toda a região.
    Eu, apesar de nunca ter experimentado, acredito muito no mesh. Ele é apropriado para locais com alta densidade de usuários, como no caso do campus. É o que dizem os artigos sobre isso.
    E a Gi-link tem uns radinhos baratos para fazer isso e até gerenciar a rede através de um dashboard hospedado nos servidores deles.

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Projeto humilde, porém RENTÁVEL!

    Grande 1929, essa é uma situação ótima para o uso de uma rede Mesh.