Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    100% ! Parabéns ! Não existe nos dias atuais, com raras excessões, equipamentos que não prestem es sim mal instalados ou mal dimensionados.
    ë sepre bom revisarmos os propósitos para os quais compramos determinados equipamentos e fazer sua configuração (no caso de radios) e ajustes para um perfeito desempenho !

  2. #42

    Padrão re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Gente, tive que me cadastrar pq nao me conformei com os comentarios que li aqui.
    Fiz 3 enlaces com essas antenas e ficaram perfeitas, mas como o amigo disse, usei elas para
    distancias em media de 27Km e pelo amor d'Deus, LÊIAM os DATASHEETS dos equipamentos, essa
    antena foi projetada para trabalhar com apenas uma das polarizaçoes caso use um rádio comum, ou as
    duas polarizações para serem usadas em MIMO, que no caso é apenas UM UNICO cartao com 2x2 tx-rx de maneira que seu chip foi projetado para que uma polarização nao interfira ou cancele mutuamente uma a outra, e é exatamente esse o problema que acontece quando voce usa dois radios em uma só antena com essa que NÃO foi projetada para isso, mas SIM para ser usada em MIMO.
    Voces acham mesmo que os engenheiros nao testam os equipamentos que fabricam antes de ir para produção??? E outra coisa, cuidado com excesso de potencia, normalmente vc usa potencia na ordem de -63dbm, poi seria como se gritasse no ouvido da antena o que derrubaria seu enlace e vc se perguntaria: "como recebo apenas 20Mb se meu sinal está a 100%" cuidado assim como voce nao pode por o enlace escutando muito baixo, vc tambem nao pode por ele escutando muito alto, nenhum enlace é estável nas bordas, olhe direito o DATASHEET do cartão de voces, por exemplo, em um cartão MK que suporta MIMO escuta na potencia mais alta à -75 e a mais baixa à -95, pelo amor d'Deus estudem, lêiam bastante pq tudo que voces dizem aqui que da errado usando um equipamento comigo funciona e em meus clientes provedores que dou suporte tambem.
    Voces sao normalmente donos de provedores, voces tem em mãos a maior fonte de informações do mundo que é a internet, então usem ela a favor de voces, busquem conhecimento. a dezenas de videos no youtube sobre assuntos similares e palestras, e tem milhares de pdfs para baixarem e estudar, sites especializados, e etc....
    Última edição por Vicentte; 18-12-2011 às 12:49. Razão: implementaçao

  3. #43
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Citação Postado originalmente por maxthetor Ver Post
    Galera, tem gente confundindo o uso real das antenas de dupla polaridade.
    Pode testar qualquer uma no esquema que voce quer, RB + Cartao, nunca vai ficar
    100%.
    Para melhor aproveitar essas antenas, voce precisam usar equipamentos N, somente equipamentos com esse padrao vao conseguir corrigir os problemas percebidos por voces.

    r52n
    sr71
    rocket
    Exato!!! XR5 não foi feito pra antenas de dupla polaridade. simples e direto.

  4. #44

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Exato, é como o nossos amigos pk e leandro disseram, equipamento mal escolhido e ou mal implementado, N é tecnologia de ponta, também conhecida como MIMO, colocar dois radios com polarização single em uma antena projetada para MIMO é como se você colocasse dois motores para tocar um único diferencial. Um único motor vai bem mas os dois, um cancela a força do outro ou dá mais força do que o mecanismo aguenta e quebra. Assim são essas antenas, ou os sinais cancelam-se mutuamente e chega a quaze zero na outra ponta do enlace, ou saem da antena forte de mais, e o sinal fica excessivamente ruidoso, aí vem a tradicional reclamação, "meu sinal a 100% caindo ou baixa transferencia" e outro tipo de reclamação "o sinal ta ruim mas eucoloquei antena de 2000db e radio de 200Watts" Por favor gente, bom senso né!
    Claro, estou falando isso considerando que a visada esteja "limpa".
    Qualquer coisa postem aqui, posso dar dicas de material de estudo e outros meios para voces entenderem essa nova tecnologia!
    Abraços

  5. #45

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    amigo seguinte o que preciso saber hj tenho base station com rocket m2 original . nao gostei fraco de segurança fraco de armazenamento de mac e da algumas pene besta resumindo vou trocar quero sabe de alguem que ja fez o seguinte vou clocar 1 rb com 2 carde na antena um sai pela H ou pela V - uns diz pra colocar xr2 pois e a mesma marca do painel outros diz pra colocar r52h n pois tem que ter airmax - entao posso ligar os dois cards no mesmo painel ou nao pode . qual deles usar . pq com rocket eu nao fico abraço

  6. #46
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Caro colega, não entendi a sua briga com as Rocket, pois elas funcionam 100%
    Foram feitas para serem usadas em Bridge como PtMP ou no máximo roteadas,
    Deixe o controle para um MK ligado pela lan a ela !
    Mas se realmente não quiser mais usar ROCKET M5 (o que eu acho um desperdício)
    Use cartão da Sérire MIMO, como por exemplo os SR-71 da UBNT
    Ou ainda se preferir use a linha R52

    SR-2 OU XR-2 da UBNT não foram feitos para trabalhar com antena de dupla polaridade !

    (embora isso ja esteja fujindo do tópico)

  7. #47

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Citação Postado originalmente por wescleywifi Ver Post
    amigo seguinte o que preciso saber hj tenho base station com rocket m2 original . nao gostei fraco de segurança fraco de armazenamento de mac e da algumas pene besta resumindo vou trocar quero sabe de alguem que ja fez o seguinte vou clocar 1 rb com 2 carde na antena um sai pela H ou pela V - uns diz pra colocar xr2 pois e a mesma marca do painel outros diz pra colocar r52h n pois tem que ter airmax - entao posso ligar os dois cards no mesmo painel ou nao pode . qual deles usar . pq com rocket eu nao fico abraço
    Amigo pesquise sobre firmeware alternativos. OpenWRT, DDWrt existe varios... Tudo que é padrão trabalha num,a forma segura para que o equipamento nao perda desempenho...Agora quando queremos saturar o equipamento... extrair omaximo... ja utilizamos os termos overclock, jeitinho brasileiro entros outros meios... coforme ja foi dito...(PKMC) Briged... passa por ela.. apenas... pois já vem com default....

    Sucesso.. para todos..

  8. #48
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Eu sou bem direto,quando o Técnico não tem experiência ou competência, xinga o equipamento. quando ocara é bom, descobre todas as possibilidades.
    Falar que o equipamento não funciona se tornou "normal" nesse fórum, infelizmente.

  9. #49
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Eu sou bem direto,quando o Técnico não tem experiência ou competência, xinga o equipamento. quando ocara é bom, descobre todas as possibilidades.
    Falar que o equipamento não funciona se tornou "normal" nesse fórum, infelizmente.
    É o que eu digo amigo LEANDRO, disse para o colega "não entendi a sua briga com as Rocket, pois elas funcionam 100%"
    Que usa e sabe como usar está 100% satisfeito, é lógico que tirar água de pedra não dá !

  10. #50

    Padrão Re: Problemas com OiW 29 dBi de Dupla Polarização

    Wescley boa tarde amigao, olha, se sua antena seja ela setorial ou direcional, e tem duas polarizaçoes, isso é Horizontal e Vertical, isso significa que ela deve ser usada apenas uma das polarizações caso voce use um cartao single isso é, uma só saida de rádio, o que seria desperdicio de tecnologia, se voce tem uma antena dessas, entenda então que antenas de duas polarizações foram projetadas para trabalhar em MIMO, e se escreve assim tudo maiusculo mesmo, nesse caso o certo é voce usar um unico cartão que tambem suporte MIMO, porque ele terá as duas saídas, de maneira que ele gerencie as duas emissoes H e V de modo que uma nao interfira ou cancele a outra mutuamente, arrebentando seu enlace ou setor. Logo abaixo deixo pra voce e outros leitores alguns links para se atualizarem sobre o uso dessa tecnologia não tao nova assim e qualquer duvida podem perguntar, o que puder fazer eu ajudarei. Só um detalhe, procure usar uma cartão por routerboard, não use por mais de um cartao em um unico RB, e dedique uma RB por setor, e coloque sempre caixas de aluminio ou aço e nunca pvc. Procure informaçoes sobre gaiola de Faraday no google.com.br, e sempre aterre cabos coaxiais se não puder deixar de usá-los e sempre colocar protetor de surtos na saida da caixa hermetica... RouterBoard.com : R52Hn nesse link tem um exemplo de cartão MIMO, se voce ampliar a imagem verá que ele tem dois conectores mmcx, e ao lada da imagem uma opção de download para voce baixar o datasheet que contem diversas informaçoes sobre esse equipamento. RouterBoard.com : RB411AH neste outro voce vê uma routerboard que eu particulamente adoro porque ele tem processamento sobrando, eu uso o cartão r52hn nessa placa, em um unico setor. Redes Wireless: Entendendo o 802.11n aqui meu amigo, voce vai entender em um curto texto o protocolo 802.11n ou N ou ainda MIMO, esse link tem uma excelente explicação sobre a tecnologia. Espero que outros leitores usufruam desses conhecimentos tambem. No resto estarei aqui com toda boa vontade para ajudar... Abraço a todos