+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual distro Debian usar num XEON

    Galera, preciso reinstalar um servidor Itautec INFOSERVER 1030 que possue processador Intel Xeon 64bits. Está configurado RAID 5 via hardware, usando a versão netinst i386 ele acha o RAID, formado, crio as partições lvm mas quando vai gravar o grub da erro.

    Qual é a versão correta que devo usar?
    As informações que tinha no server eram essas:
    ## --------- ##
    ## Platform. ##
    ## --------- ##

    hostname = mail
    uname -m = i686
    uname -r = 2.6.7-mail
    uname -s = Linux
    uname -v = #1 SMP Sat Jul 24 23:51:28 BRT 2004

    Já procurei no debian.org uma distro i686 e não achei, qual seria a correta?
    Grato

  2. #2

    Padrão

    Você criou uma partição /boot fora do lvm ?
    Já que o processador é 64bits porque não usar o Debian 64bits?

  3. #3

    Padrão

    Sim, eu criei sim uma partição primária para o boot (fora da lvm).

    Na lvm criei minhas 4 particões, a partição boot está marcada como bootavel. A distro i386 da esse erro na hora de gravar o grub. Já baixei a ia64 mas ele não boota, a amd64 da erro de arquitetura.

    Estranho, vou tentar com a versão multarch, mas ainda não resolvi esse problema.
    Segunda vou postar o erro do grub.

    Me lembro que antes nas versões antigas tinha a opção de vc escolher a arquitetura.
    Mas valeu pela dica.
    []s

  4. #4

    Padrão

    Se deu erro de arquitetura quando você usou o AMD64 e por que o seu processador não é 64bits.
    Nesse caso você vai ter que usar o i386 mesmo.
    Você chegou a testar o cd com o MD5SUMS ?
    Os seus HDs estão ligados a qual controladora?
    Tem como você dar boot com uma distribuição live-cd e dar um lspci?
    Última edição por gontijobh; 18-04-2010 às 11:07.

  5. #5

    Question

    Bom dia, voltando a luta, não cheguei testar com MD5SUMS não, mas eu já instalei outro server com esse mesmo CD.

    A controladora é uma Adaptec e está configurado RAID 5 num array de 4 discos SCSI de 73GB cada um.

    Rodei um Ubuntu Desktop para pegar as informações, veja a saída do comando lspci:
    Código :
    00:00.0 Host bridge: Intel Corporation E7501 Memory Controller Hub (rev  01)
    00:00.1 Class ff00: Intel Corporation E7500/E7501 Host RASUM Controller  (rev 01)
    00:02.0 PCI bridge: Intel Corporation E7500/E7501 Hub Interface B  PCI-to-PCI Bridge (rev 01)
    00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation  82801CA/CAM USB Controller #1 (rev 02)
    00:1d.1 USB Controller: Intel  Corporation 82801CA/CAM USB Controller #2 (rev 02)
    00:1d.2 USB Controller:  Intel Corporation 82801CA/CAM USB Controller #3 (rev 02)
    00:1e.0 PCI bridge:  Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev 42)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel  Corporation 82801CA LPC Interface Controller (rev 02)
    00:1f.1 IDE interface:  Intel Corporation 82801CA Ultra ATA Storage Controller (rev 02)
    00:1f.3  SMBus: Intel Corporation 82801CA/CAM SMBus Controller (rev 02)
    01:1c.0 PIC:  Intel Corporation 82870P2 P64H2 I/OxAPIC (rev 04)
    01:1d.0 PCI bridge: Intel  Corporation 82870P2 P64H2 Hub PCI Bridge (rev 04)
    01:1e.0 PIC: Intel  Corporation 82870P2 P64H2 I/OxAPIC (rev 04)
    01:1f.0 PCI bridge: Intel  Corporation 82870P2 P64H2 Hub PCI Bridge (rev 04)
    02:03.0 Ethernet  controller: Intel Corporation 82545EM Gigabit Ethernet Controller (Copper) (rev  01)
    [B]03:01.0 RAID bus controller: Adaptec (formerly DPT) SmartRAID V  Controller (rev 01)[/B]
    04:04.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc  Rage XL (rev 27)
    04:05.0 Ethernet controller: Intel Corporation 82557/8/9/0/1  Ethernet Pro 100 (rev 10)
    O particionamento que estou usando é o seguinte:

    Código :
    /boot - partição primária fora da lvm com 200MB (ext3) - flag boot on
    LVM´s
    /        - lvm 30GB (ext3)
    /var/log - lvm 20GB (ext3)
    /var     - lvm 150GB (ext3)
    swap     - lvm 2GB

    Num terminal que eu estava usando no Ubunto eu dei o comando, fdisk -l /dev/sda2, ele retornou uma mensagem estranha:

    Código :
    O númeor de cilindros para este disco está configurado para 26742.
    Não existe  nada de errado, mas isto é maior que 1024,
    e pode em certas configurações  causar problemas com:
    1) programas que executam em tempo de inicialização  (versões velhas do LILO)
    2) inicialização e programas de particionamento de  outros OSs
       (p.ex., DOS FDISK, OS/2 FDISK)
    Aviso: a opção inválida  0x0000 da tabela de partições 4 será corrigida por gravação (w)

    Agora estou tentando instalar o Ubuntu no servidor por aquela opção da área de trabalho "Instalar Sistema", acabei de verificar que o Ubuntu foi instaldo com sucesso.

    Será que o problema está no sistema de particionamento/arquivos que eu estava usando?

    Alguma idéia? Obrigado mais uma vez.

  6. #6

    Padrão

    Da uma olhada nesse link para ver se ajuda em alguma coisa.
    #519246 - Cannot be install boot loader in Lenny-stable - Debian Bug report logs
    Meu inglês é péssimo, mais pelo que eu intendi ele tem o mesmo problema que você.

    Achei esse outro link aqui, que me parece ser um tutorial para instalar o CentOS nessa controladora Installation of CentOS 5.1 on an old machine with a SmartRAID V controller | Linux for Fun

    Não sei se vai ajudar muito....

  7. #7

    Padrão

    Pois é, o problema está na questão do driver i2o
    A solução seria a do link que você me enviou:
    Código :
    Problem in the fact that boot loader cannot be installed into the
    devices, which are not located directly in /dev
     
    This problem is solved by the creation host links /dev/sdaX on
    /dev/i2o/hdaX (e. g. ln /dev/sda /dev/i2o/hda && ln /dev/sda1
    /dev/i2o/hda1 && ln /dev/sda2 /dev/i2o/hda2 && ln /dev/sdaX /dev/i2o/hdaX)
    and install system in /dev/sdaX, after the fact will have to correct by
    hand the parameters of bootloader or remake kernel with options
    No Ubuntu não tive esse problema, vou tentar baixar a versão testing pra
    pra ver se esse problema está resolvido.

    Quando conseguir vou postar aqui a solução, obrigado mais uma vez.

  8. #8

    Padrão

    Se for usar o Ubuntu em produção, espera o lançamento do Ubuntu 10.04 Lts ele vai ter suporte até abril de 2015.

  9. #9

    Padrão

    Eu pretendo usar Debian mesmo, todos os servidores aqui são Debian, vou manter a distro. Mas valeu pela dica. Sabe pra quando vão lançar a 10.04?

    Abraço

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Velho, já descobri o problema, é referente ao driver i2o, o Debian monta as partições em /dev/i2o/hdax, para o Debian conseguir gravar o grub, ele tem que ter mapeado em /dev/sdax, tentei criar links via ln, depois que crio os links, ele reconhece mas não grava mesmo assim.

    Então agora só encontrar a solução, estamos no caminho certo.
    Lembrando que o Ubuntu não apresenta esse problema, lembrando que no server tinha um Debian Sarge instalado com kernel 2.6.7 e ele não apresentava esse problema, coisa interessante. Vamos continuar pesquisando amanhã.

    Abraço

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    Sim, já tentei o Lenny e o Squeeze, amanhã vou testar o unstable. Se funcionar não poderei deixar num server de produção, não seria interessante!

    Muito Google amanhã.

  14. #14

    Padrão

    Mais pelo menos saberia que o bug foi consertado

  15. #15

    Padrão Re: Qual distro Debian usar num XEON

    Problemão chato de resolver hein...
    Ainda a procura da solução...