+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Boa Tarde pessoal, sou o Henrique tecnico de um provedor em santo andre sp- estou com um problema curioso, pesquisei durante semanas aqui no site e não encontrei uma unica reclamação quanto ao a acesso ao mk via nano, porem estou com este problema não só com o nano2 mas tambem com radios edmax e engenius, o problema é o seguinte, tenho uma rb600a com cartoes engenius 8603 cabos hiperlink montados de fabrica, setoriais 17dbi bem alimentado por uma fonte 24v 4A, meus clientes via pen ou plca pci pingam normalmente, ja os clientes via nano ou outro tipo de radio 2.4 os pings são baixos 2 a 6ms mas pingam 10 perfeitamente e falham de 1 a 7 pings simultanios.... ja mexi nas configurações do nano como distancia, ack, fragmentação, coloquei a rb para funcionar apenas em g e nada adiantou. falei com o suporte de exelente qualidade da Nova Network um fornecedor otimo de equipamentos wireless e ele apesar de toda boa vontade tem limitações impostas pela empresa para evitar problemas.... mas não acho nada na internet ou no site que me de uma luz para acertar estes radios

  2. #2

    Padrão

    Verifica na nano a polarização que você tá usando. Isso geralmente ocorre quando se usa polarização adaptativa e o ambiente está bem poluido. Tenta setar a polarização correta conforme as antenas da sua torre, ok?

    Abs.

  3. #3

    Padrão

    Olá Rickware

    Se me permite concordo com nosso colega acima e recomendo tb que monte em bancada e teste se apresnta o mesmo resultado

  4. #4

    Padrão

    Tenta mudar o canal,as nanos sao mais suscetiveis a interferencia por terem um angulo de abertura maior por conta da antena integrada.

  5. #5

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Ok... no caso do canal a antena esta no canal 1 e ja verifiquei a partir da rb e não exitem redes ateé o canal 6 o que me livra de possiveis interferencias acredito eu.... no caso do nano Loco não tem opção de antena adptiva.. apenas horizontal e vertical.... aqui eu uso vertical..... eu coloquei um nanostation2 sem ser o loco e não perde um pacote ficou redondo... por acaso tem alguma configuração na rb a ser feita que pode interferir neste processo...???? até os radios como edmax, fastlan de frente para as antenas estao e com antena de grade 24dbi a menos de 700mts... e mesmo assim perdem pacotes....

    grato des de ja.. e me desculpem a demora para o retorno.. é que eu estava em um serviço fora do estado e não pude realizar testes, no caso de teste de bancada eu sempre testo os aparelhos na rede indor da empresa e não apresentão problemas.... vou colocar um nano na empresa direcionado para a torre e realizar varios testes os quais eu vou postando aqui...!!! Bom Dia a todos e vlw a força!!!

  6. #6

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Rick,

    Atualiza as versões das nanos. Existe bugs nas versões anteriores. A nano loco na versão atual tem polarização adaptativa.
    Tenta atualizar a versão que pode resolver seu problema, ok?

    Abs.

  7. #7

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Galera entrei no site da ubiquiti e atualizei o nano loco mas ele naum aparece a antena adpitiva, sendo assim coloco o nano na polarizaçao vertical .. ele conecta mas perde pacote apesar do ping muito baixo de 1ms a 18 ms. nunca mais do que isso mas cada 10 ou 20 pacotes ele perde um.... e agora estou infrentando um probleminha o qual estou incafifado... o nano enxerga a rede da -49dbm de sinal e fica ocilando ... tipo no nivel de sinal ele aparece full ... transmissao ccq 100% 54 de tx e rx e derepente fica tudo em branco o nivel do sinal ... ccq 0% rx1m tx 0mb ... e fica ocilando assim de 2seg em 2seg .... isso em 3 nanos testados.... .. ja fiz teste de bancada e funciona blz.... tanto na horizontal como na vertical..... com rb ou nano com nano..... e ja tenho outros nanos funcionando.... agora as novas instalaçoes estao dando este problema...!!!

  8. #8

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Você atualizou pra versão 3.5? Nela tem adaptativa sim. Entretanto não é isso que vai resolver seu problema. Seta uma polarização fixa e confere se ela é a mesma do AP. Verifica também o nível de ruido. Se for o caso, use outra faixa de canal. Lembrando que as nanos só trabalham no intervalo de: 5475 até 5825 Ghz.

    Abs.

  9. #9

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    tem naum e pela sua resposta ja vi o pq naum tem... rsrsrs desculpe pela falta da informaçao o nano loco é 2.4 ok..... mas o problema persiste, porem consegui minimizar com 2 coisas mas ainda naum esta 100% .. mas vmos la.. 1 coisa tenho os cartoes 8603 abri o manual deles e coloquei os dbm igual o recomendado para cada velocidade .... a outra coisa e troquei os canais tenho 4 cartoes com 4 setoriais... estavam todas no canal 1 e a 1 mt de distancia uma da outra.., coloquei 2 de costas no canal 6 e uma no cala 1 outra no canal 11 .... mas ainda perde pacote apesar do ping baixo..... estar entre 1ms a 37 ms... a cada 10 ou vinte pacotes ele perde 1 ....... e vms la.... obrigado pela atençao!!!!

  10. #10

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Pô.... Agora melhorou bastante

    Não me leve a mal mas olha as especificações desse cartão: www.engeniustech.com.sg/dlspec.php?file=2EMP-8603.pdf

    Ele é extremamente agressivo nos padrões default. Possivelmente você tá "super dimensionando seu sistema". Primeiro baixa a potência dele pra 400mw e coloca os data rate fixo em 11mbps somente.

    Fala ai como ficou pra gente afinar mais a configuração, ok?

    Abs.

  11. #11

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    é este arquivo eu vi ontem e configurei de acordo com ele.... melhorou a rede agora vou fazer o q vc recomendou e posto aki como ficou..... o data rate q vc mencionou é no nano né? descupe a falta de informaçoes é q ainda sou meio pakito nesta area... mas estou me esforçando bastante.... vlw a ajuda ai e dou noticias em breve.... inte mais

  12. #12

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Pode ficar tranquilo. Esse é o padrão do protocolo.

    Abs.

  13. #13

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Olá Amigos.
    Tenho um mikrotik com hotspot RB 433 + Cartão R52h e omini 12 DB aquario.
    Do lado cliente tenho alguns clientes com grade que funciona perfeitamente.
    portanto tentei colocar nanostation 2 loco como cliente e não tive sucesso.
    oscila os rates, fiz tudo quanto foi configuração na nano e não consegui.
    então coloquei uma nanostation 2 loco junto com o mk. que ficou assim
    MK sai para um hub 8 portas que vai para nanoloco 2.
    a nanostation está configurada como acess point wds em bridge.
    Quando conecto com grade fica perfeito muito bom.
    mais quando uso uma outra nanostation como cliente, não rola.
    os rates cai, fica lerdo a navegação, pingo e tem hora que perde o pacote.
    a nano esta me deixando doido já.
    a impressão que tenho é que dá algum pau com tabelas de ip.
    teria alguma configuração que teria que fazer ?
    meu hotspot está com a faixa de ip 10.5.50.1
    obrigado

  14. #14

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    olha isso pode tah acontecendo por causa de poluição rf cara normal .
    nesse caso tenta usar na horizontal .
    baixa o maximo de potencia q poder no nano pra ele nao c afogar no seu proprio sinal . ]

    abraço

  15. #15

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Citação Postado originalmente por pabloclp Ver Post
    Olá Amigos.
    Tenho um mikrotik com hotspot RB 433 + Cartão R52h e omini 12 DB aquario.
    Do lado cliente tenho alguns clientes com grade que funciona perfeitamente.
    portanto tentei colocar nanostation 2 loco como cliente e não tive sucesso.
    oscila os rates, fiz tudo quanto foi configuração na nano e não consegui.
    então coloquei uma nanostation 2 loco junto com o mk. que ficou assim
    MK sai para um hub 8 portas que vai para nanoloco 2.
    a nanostation está configurada como acess point wds em bridge.
    Quando conecto com grade fica perfeito muito bom.
    mais quando uso uma outra nanostation como cliente, não rola.
    os rates cai, fica lerdo a navegação, pingo e tem hora que perde o pacote.
    a nano esta me deixando doido já.
    a impressão que tenho é que dá algum pau com tabelas de ip.
    teria alguma configuração que teria que fazer ?
    meu hotspot está com a faixa de ip 10.5.50.1
    obrigado

    O que pode tá acontecendo é que por padrão a nano vem com polarização "horizontal" e por padrão as omnis são de polarização "vertical". Vai lá no menu "advanced" da nano e troca pra polarização "vertical" que vai resolver, ok?

    Abs.

  16. #16

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Olá amigos.
    continuo com o problema na nanostation 2 loco.
    já baixei a potencia no minio 8 dbi e a distancia em 1,4 km, a polarização esta na vertical, e acontece o seguinte eu conecto logo no hotspot funciona bem no inicio e depois vai caindo, caindo até não navegar mais....
    fiz um teste de ping 10.5.50.1 -n 100, ele dá ping de 2s e 3s derrepente perde não acha e depois volta a dar os pings.
    Não sei mais o que é...
    não sei se estou fazendo errado a potencia de saida ou a distancia, gostaria de saber qual a relação das duas.

    minhas configurações está assim no momento.
    em Link setup
    wireless mode : station wds
    Essid: nano1
    County code: Brazil
    Iee 802.1.1 mode: b/g mixed
    channel spectrum width: 20Mhz
    channel shifting: enable
    out Power: 12 Dbm
    Data rates,Mpbs 11 auto(ticado)

    em Network
    Network mode: Roteador
    Disable network: none
    Wlan network settings
    Wlan ip adress DHCP ( ticado)

    Lan networks settings
    IP adrres 192.168.2.20
    Netmask 255.255.255.0

    Enable DHCP Server ( ticado)
    Range start 192.168.2.0
    Range end 192.168.2.100
    Lease Time 3600 seconds


    em advance
    Rate Algorithm: EWMA
    Noise Immunity ( desticado )
    RTS thshold off
    Fragmentation: off

    Distance 1 miles ( 1,6 KM )
    ACK Timeout 32
    Multcast date (ticado allow all )
    Multicast rate, Mpbs 11
    enable extra reporting ( ticado)
    Antenna
    Vertical

    Bom pessoal é isso espero ter entendido.
    se alguem puder me ajudar eu agradeço muito.

  17. #17
    Tiicuuh
    Visitante

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    To com o mesmo problema!!!Ping muito baixo e perca de pacotes.Na nanoloco a cada 10 perco 3 a 6 pacotes e na elsys CPE-2N a cada 20 pacotes perco um pacote. Isso começou a acontecer após mudança da potencia dos cartões que estava no máximo(600) e passou para 350, que parece ser a regularização exigida pela anatel.

  18. #18

    Padrão Re: Problema Nano e radios Clientes - Help-me

    Citação Postado originalmente por Tiicuuh Ver Post
    To com o mesmo problema!!!Ping muito baixo e perca de pacotes.Na nanoloco a cada 10 perco 3 a 6 pacotes e na elsys CPE-2N a cada 20 pacotes perco um pacote. Isso começou a acontecer após mudança da potencia dos cartões que estava no máximo(600) e passou para 350, que parece ser a regularização exigida pela anatel.
    Olá Amigo, tive muitas dor de cabeça com a nano, quase desisti delas, mais agora só quero elas.
    Bom vamos lá.
    Deixa ver se consigo te ajudar.
    O meu problema talvez seja parecido com o seu.
    Eu usava uma rb 411 um cartão engenius e uma ommini.
    acontecia a mesma coisa que está relatando.
    sem contar que tenho vizinhos na torre transmitindo também.
    a conclusão que cheguei foi a seguinte.
    As nanos, são muito sensiveis, e pegava interferência de tudo.
    e as antenas ommini são uma maravilha para interferencia se pudesse ver iria ver uma florecente acessa na sua torre.
    Bom o que fiz.
    Tirei a ommini no meu sistema, não uso mais ommini.
    a ommini funciona bem com aprouter e grades.
    Fiz um Ring de nanos transmitindo, 4 nanos transmitindo.
    uma no canal 1, outra no canal 3,outra no canal 6, outra no canal 9 e um painel 14 db no canal 11.
    cana nano dei o nome de nano 1, nano 2, nano 3 e nano 4 e o painel de painel 01.
    acabaram meus problemas com interferências das nanos, pings perfeitos passa 20mb sussa nas nanos.
    na nano numero 4 tenho 35 clientes pendurados tranquilos.
    e clientes a 5 km de distancia ( visada direta ).
    Portanto o problema da nano, não é a nano e sim o que a nano está recebendo.
    um cartão que gere muito ruido e uma antena como a ommini e o fim para as nano.
    Nano com nano trabalha Blz.
    Com Painel também trabalha bacana.
    Pode ter certeza o seu problema está ai.
    e quanto a polarização das nanos loco 2 só existe 2 ou é vertical ou é horizontal
    a polarização adaptive é somente para nano em 5mhz.
    Faça um teste coloque uma nano na sua torre e usa uma como cliente você vai ver como fica legal.
    Para você entender como cheguei a este resultado eu uso da seguinte forma.
    Uso a classe A de ips.
    10.5.50.1
    então configuro a nano da seguinte forma.
    a nano que transmite que vai na torre dou o ip para ela por exemplo 10.5.50.21 = nano 1
    coloco ela em bridge no modo access point.
    no cliente eu coloco em Router, static ip e dou o ip 10.5.50.40 por exemplo habilito o nat e o dhcp e coloco 192.168.2.1 e no dhcp 192.168.2.100 - 192.168.2.200

    é isso ai.
    se ajudei legal se não, me avise, tentarei ajudar.
    Valeu