+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos Mikrotik

    Olá pessoal...
    quero montar um servidor de internet aki na minha cidade, andei pesquisando e achei o mikrotik um sistema mais vantajoso (pelo menos é o que todos dizem) só que nunca mexi em MK, ou seja, ñ tenho experiência nenhuma..... as dúvidas são:
    - O MK é intuitivo para novos usuarios?
    - Para uns 300 clientes que tipo de equipamento devo comprar (hardware/software)?
    - Para essa quantidade de clientes monto pc/ap ou uso routerboards?
    - Quantos Megas de internet devo usar?? link full ou adsl???
    - Qual as vantagens e desvantagens de trabalhar com banda aberta (sem controle de banda)???

    Lembrando que: tenho 2 torres.... uma na minha casa onde kero que seja o servidor, e outra em um condominio a uns 2,5 km onde vou distribuir para clientes lá....

    desde já agradeço o empenho de todos..... muito obrigado!!!!
    Última edição por Magal; 24-04-2010 às 17:03. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo, seja bem-vindo a comunidade.

    Gostaria de iniciar ensinando a pescar e não dando o peixe.

    Aqui no fórum existem tópicos fixos, muitos deles voltados a iniciantes como você. Sugiro que dê uma lida nos mesmos.
    Outra coisa, tente alterar o título do seu post. Está com erro de ortografia. Facilita a busca.

    Então vamos as suas respostas, lembrando que não existe receita, mas existe dica:

    1 - O mk não é intuitivo para quem desconhece rede, ou o básico de rede;
    2 - 300 clientes, vc deverá escalonar. Lembrando que uma antena 2.4Ghz, aguenta cerca de 30 clientes on-line. Sugiro colocar uma maquina para instalar o mk, nesse caso as RB's não servem.
    3 - PC-AP;
    4 - Se tiver como colocar link FULL, nem pense duas vezes, além de ser mais profissional, é muito estável;
    5 - Se vc não colocar controle de banda existem 398.382.793.378.123.322 de problemas. Entre eles, se um cliente pega virus que utiliza a banda de internet para disparar comandos, sua banda vai embora....

  3. #3

    Padrão

    muito obrigado perdeneira, ja li vários post aki no under mas nada que falava da parte de hardware, por isso que postei, desculpa pelo erro no titulo ja foi corrigido... sobre redes só entendo do basico... "basico mesmo"... mas ja estou pesquisando muito sobre o assunto, só não entendi ainda quando usar modo AP, Bridge,etc... mas estou buscando muito e logo...logo aprendo, quanto as antenas minha intensão é trabalhar com 5.8GHZ ja que aki tem muitos donos de lan house que distribuem em 2.4, no caso do pc-ap ja ouvi dizer que da muitos problemas é verdade??? e a maquina tem que ser um máquinão tipo servidor?? usa cartão pci comum??? desculpa tantas perguntas mas é que estou muito ansioso para saber sobre esse assunto.... sobre o link full só quero saber o seguinte..."compensa" em termos de lucros ja que link custa em média 2.000 reais, quantos clientes eu colocaria em 1 mega full por exemplo??? desde ja agradeço !!!

  4. #4

    Padrão

    amigo.. quer montar um provedor pra 300 clientes?
    beleza.. 300 clientes nao caem do ceu
    tera q conquistar ao pouco, começar com poucos cliente...
    e começar com pouco cliente nao significa usar equipamento ruim,
    até pq o equipamento bao q chama cliente e evita perder tempo e $$$..


    o ideal é vc não usar nada de pc.. ja q vai ter q gastar com licença.

    servidor: compre uma rb1000u que na vem no padrao rack19
    ja vem com liceça, e é melhor q pc... pois é frabricada pela propia mikrotik especial pra mikrotik!

    transmissores... use routerboards... com mikrotik e cartoes...
    faça ptp entre tores em 5.8 e distribua em 2.4...

    link... use um mega dedicado (full) pra cada 50 clientes q alcançar,
    venda bandas entre 150k e 300k... pagara no mega uns 700pila

    e é isto aee... boa sorte, nao se intimide se nao conhece mikrotik... aprenda!!
    pras isto q estamos aqui.. mas aviso.. nao saia vendendo antes de ter certeza q
    esta preparado... pois, vao te sarnar e tu vai se anojar...

    abraços mano...

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por poolbrito Ver Post
    Olá pessoal...
    quero montar um servidor de internet aki na minha cidade, andei pesquisando e achei o mikrotik um sistema mais vantajoso (pelo menos é o que todos dizem) só que nunca mexi em MK, ou seja, ñ tenho experiência nenhuma..... as dúvidas são:
    - O MK é intuitivo para novos usuarios?
    - Para uns 300 clientes que tipo de equipamento devo comprar (hardware/software)?
    - Para essa quantidade de clientes monto pc/ap ou uso routerboards?
    - Quantos Megas de internet devo usar?? link full ou adsl???
    - Qual as vantagens e desvantagens de trabalhar com banda aberta (sem controle de banda)???

    Lembrando que: tenho 2 torres.... uma na minha casa onde kero que seja o servidor, e outra em um condominio a uns 2,5 km onde vou distribuir para clientes lá....

    desde já agradeço o empenho de todos..... muito obrigado!!!!
    Concordo como amigo MPSNET sevc iniciar com uma RB 1000 vc podera termuito mais que 300 clientes e não terá o problema do PC-AP que direto queima fonte ou cooler, quanto a sua ideia de colocar kit cliente em 5.8 é muito caro, fica bom, mais é melhor deixar em 2.4, a não ser que vai trabalhar somcom empresa ai sim é melhor deixa em 5.8 mesmo.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    amigo.. quer montar um provedor pra 300 clientes?
    beleza.. 300 clientes nao caem do ceu
    tera q conquistar ao pouco, começar com poucos cliente...
    e começar com pouco cliente nao significa usar equipamento ruim,
    até pq o equipamento bao q chama cliente e evita perder tempo e $$$..


    o ideal é vc não usar nada de pc.. ja q vai ter q gastar com licença.

    servidor: compre uma rb1000u que na vem no padrao rack19
    ja vem com liceça, e é melhor q pc... pois é frabricada pela propia mikrotik especial pra mikrotik!

    transmissores... use routerboards... com mikrotik e cartoes...
    faça ptp entre tores em 5.8 e distribua em 2.4...

    link... use um mega dedicado (full) pra cada 50 clientes q alcançar,
    venda bandas entre 150k e 300k... pagara no mega uns 700pila

    e é isto aee... boa sorte, nao se intimide se nao conhece mikrotik... aprenda!!
    pras isto q estamos aqui.. mas aviso.. nao saia vendendo antes de ter certeza q
    esta preparado... pois, vao te sarnar e tu vai se anojar...

    abraços mano...

    Estou otimista quanto a quantidade de clientes pois esse condominio tem umas 200 ksas e ñ tem nenhum tipo de internet disponivel para eles, até 3G lá é ñ funciona, por isso tenho certeza de ter uma quantidade boa de clientes, quanto a rb1000 que vc citou ela é usada para controlar o servidor??
    além dela vai as routerboards na torre tipo a rb600a??? é isso que entendi ??? e o link full a esse preço onde contrato?? pq na telefonica me cobraram 1900,00 por um mega, assim ñ da para ganhar dinheiro, ja que um mega da para uns 50 clientes, fika com´plicado !!!! muito obrigado pela sua resposta amigo, um abraço!!!

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    amigo quanto mais vc pegar de link é mais barato pois eu pago 2300 em 2 mg da telefonica eles não quer concorrente pequenos por isso, cobra mais dos pequenos, quanto as rb´s vc pode usar rb 433uah que é muito boa a 600 esta saindo de linha a melhor agora é a rb 800 aguante mais, mais eu prefiro colocar a 433uah e usar apenas 2 cartão em cada deixa sempre um de backup por segurança, mais vai de cada um, e tem mais um link de 2mg com clientes até 300 k vc pode liberar para uns 100 clientes on line no mk que aguenta boa sorte quelquer coisa pode chamar estamos por aqui

  8. #8

    Padrão

    SIM EXATAMENTE,, RB/1000u É UM SERVDOOOR MIKROTIK.... ELA CONTROLARA TUA REDE NAS TORRES USARA RB433 OU RB 600.. DE QUEBRA CONTRATA UM SISTEMA DA WebMikrotik E SEJA FELIZ... procure outras empresas.. nunca compre link de operadora q vende telefonia... pois pra elas. vender link pra vc é tiro no pé.. compre link de comcorp, stech.... empresas de radio de alto escalão!!! beijoooo!!! kkkkkkkkkk

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    amigo quanto mais vc pegar de link é mais barato pois eu pago 2300 em 2 mg da telefonica eles não quer concorrente pequenos por isso, cobra mais dos pequenos, quanto as rb´s vc pode usar rb 433uah que é muito boa a 600 esta saindo de linha a melhor agora é a rb 800 aguante mais, mais eu prefiro colocar a 433uah e usar apenas 2 cartão em cada deixa sempre um de backup por segurança, mais vai de cada um, e tem mais um link de 2mg com clientes até 300 k vc pode liberar para uns 100 clientes on line no mk que aguenta boa sorte quelquer coisa pode chamar estamos por aqui
    quanto ao custo beneficio realmente as rbs 433 são melhores, mas para a quantidade de clientes que necessito elas aguentam??? é porque não quero fikar subindo em torres sabe... quanto ao link foi muito útil sua informação só tenho uma duvida: vc disse 100 clientes on line isso quer dizer que posso ter uns 200 cadastrado ja que todos não acessariam a internet ao mesmo tempo (mais ou menos 50% simultaneamente).??

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mpsnet Ver Post
    SIM EXATAMENTE,, RB/1000u É UM SERVDOOOR MIKROTIK.... ELA CONTROLARA TUA REDE NAS TORRES USARA RB433 OU RB 600.. DE QUEBRA CONTRATA UM SISTEMA DA WebMikrotik E SEJA FELIZ... procure outras empresas.. nunca compre link de operadora q vende telefonia... pois pra elas. vender link pra vc é tiro no pé.. compre link de comcorp, stech.... empresas de radio de alto escalão!!! beijoooo!!! kkkkkkkkkk
    Muito interessante essa webmikrotik, pelo que entendi é mais ou menos um sistema completo de gerenciamento para servidores, é isso mesmo??? vc utiliza esse sistema ou ja utilizou??? conhece alguma empresa que vende link full sem precisar de cnpj???

  12. #12
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Citação Postado originalmente por poolbrito Ver Post
    quanto ao custo beneficio realmente as rbs 433 são melhores, mas para a quantidade de clientes que necessito elas aguentam??? é porque não quero fikar subindo em torres sabe... quanto ao link foi muito útil sua informação só tenho uma duvida: vc disse 100 clientes on line isso quer dizer que posso ter uns 200 cadastrado ja que todos não acessariam a internet ao mesmo tempo (mais ou menos 50% simultaneamente).??
    isso mesmo, vc pode ter 300 clientes na sua lista, mais 100 on line, não tem problema ja passei por isso, quanto a RB tem RB433 RB433AH e RB433UAH esta ultima é a melhor. qualquer duvida pode chamar aprendi bastante aqui no under-linux agora que retribuir, como diz o amigo Davi CATV de de graça oque de graças recebeu.
    fique com DEUS

  13. #13

    Padrão

    O link Full, que o amigo comentou que vc vai usar para 50 clientes, a conta e um pouco diferente.

    50 cliente - 1MB
    100 Cliente - 2MB
    150 Cliente - 3MB...

    A conta muda um pouco, o problema e qdo se tem poucos Mbs e ruim, mas tipo qdo tiver 4MB vc ja pode atender os seus 300 Clientes, e qdo puder contratar 10MB, esses 1900 vao cair pra 900 ou menos.

    O problema e ser pequeno, o começo nao e facil.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Genis Ver Post
    isso mesmo, vc pode ter 300 clientes na sua lista, mais 100 on line, não tem problema ja passei por isso, quanto a RB tem RB433 RB433AH e RB433UAH esta ultima é a melhor. qualquer duvida pode chamar aprendi bastante aqui no under-linux agora que retribuir, como diz o amigo Davi CATV de de graça oque de graças recebeu.
    fique com DEUS
    Agradeço muito amigo !!! sua ajuda me exclareceu muito!!! obrigado....

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    O link Full, que o amigo comentou que vc vai usar para 50 clientes, a conta e um pouco diferente.

    50 cliente - 1MB
    100 Cliente - 2MB
    150 Cliente - 3MB...

    A conta muda um pouco, o problema e qdo se tem poucos Mbs e ruim, mas tipo qdo tiver 4MB vc ja pode atender os seus 300 Clientes, e qdo puder contratar 10MB, esses 1900 vao cair pra 900 ou menos.

    O problema e ser pequeno, o começo nao e facil.
    Realmente amigo o começo não é fácil... pouco conhecimento, pouca experiência e principalmente "POUCO DINHEIRO".... hehehe.... mas é assim mesmo, todos grandes um dia foram pequenos!!! só pensando assim pra continuar....rsrsrsrs.....

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por poolbrito Ver Post
    Realmente amigo o começo não é fácil... pouco conhecimento, pouca experiência e principalmente "POUCO DINHEIRO".... hehehe.... mas é assim mesmo, todos grandes um dia foram pequenos!!! só pensando assim pra continuar....rsrsrsrs.....
    e isso ai, qdo tinhamos 2 e 4 MB, era complicado, mas vc chega la, força...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por poolbrito Ver Post
    Muito interessante essa webmikrotik, pelo que entendi é mais ou menos um sistema completo de gerenciamento para servidores, é isso mesmo??? vc utiliza esse sistema ou ja utilizou??? conhece alguma empresa que vende link full sem precisar de cnpj???
    sim isto mesmo, eu uso e ja vem com site pronto, por ex $ MPSnet - Sinal de internet Rápida!..::: ... quanto a link full sem cnpj... sem chances...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    O link Full, que o amigo comentou que vc vai usar para 50 clientes, a conta e um pouco diferente.

    50 cliente - 1MB
    100 Cliente - 2MB
    150 Cliente - 3MB...

    A conta muda um pouco, o problema e qdo se tem poucos Mbs e ruim, mas tipo qdo tiver 4MB vc ja pode atender os seus 300 Clientes, e qdo puder contratar 10MB, esses 1900 vao cair pra 900 ou menos.

    O problema e ser pequeno, o começo nao e facil.
    exatamente amigo!!! e é por isto q o de cima sobe e o de baixo desce...