Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Caro, estou trabalhando com equipamentos todos na casa dos 24dbm, o que corresponde a 250mw, o que é normal para sistema de uma RB600 ou 800 com quatro 4PCI R52Hou R52Hn, e claro, com os Buletts, tanto 5 como M5 HP usados em kit cliente, que pode chegar facilmente ao 400mw, sem usar nem um amplificador de sinal, ou seja, do próprio radio. Assim faz sua referencia voltar à questão dos fracos equipamentos encontramos no mercado, que a única coisa atrativa é o preço, eu afirmo que se o nosso amigo que criou o post usar equipamento de ponta terá o resultado esperado sem usar nem um tipo de amplificação de sinal.

    Sou novato na questão wireless, sim, sou com orgulho, mas o que estou aprendendo na pratica do dia a dia é ser objetivo e tratar o sistema na sua propriedade, fazendo estudos de campos e priorizando os projetos individualmente, assim, ganho com á qualidade, satisfação de meus clientes e o tempo que tenho para continuar estudando sobre o assunto. Todos meus clientes usam link de 128kbps de upload e 128kbps Download, com 1MB de navegação, mesmo sem visada. O que pra muitos isso é impossível para uma rede wireless, o que é impossível é falta de investimento.
    Bom, acho que sobre equipamentos de qualidade estamos concordando. Qualidade não é tudo, mas é muito.
    Sobre as potências é que não posso concordar. 24dbm do bullet + 25dbi de ganho da antena, vc chega a 49db... não posso dizer agora com certeza porque não lembro das regras da Anatel para 5.8GHz multi-ponto de cabeça, mas imagino que não tenha liberação de potência pra uso então certamente estará extrapolando o limite... e isso não é ruim só pelo legislação, mas sim pela interferência mutua como já falei. Aqui uso sempre a menor potência possível, isso inclui uma margem de segurança para variações como chuva e tudo o mais... Não tenho nenhum tipo de problema a usar dessa forma, aliás, parabéns pelos 1MB realmente não é todo mundo que consegue, mas não pra me gabar ou algo parecido, a minha intensão é mostrar que usar menos potência funciona ainda melhor, aqui tenho clientes a 2MB e alguns poderiam estar a mais... a maioria dos meus clientes chegam a 3.2, 3.6 mega de throughtput, isso em 2.4GHzB e não 5.8GHz onde se consegue mais banda... entendo perfeitamente que é complicado entender que menos potência funciona melhor, eu já pensei como vc tmb, mas justamente a prática me provou o que estou dizendo.
    Ainda insisto na questão do Bullet5... 5.8GHz não vai funcionar, se for usar Bullet então use Bullet2 para esse caso (2.4GHz) e se 2.4GHz 900MHz resolve com sobras, ai só tem a questão do throughtput do 900MHz, não tenho muita experiência com 900 mas até onde me lembro o throughtput não passa muito de 2MB... mas posso estar errado.

  2. #22

    Padrão

    Mas esse BULLET M5 HP !! só trabalha em 5.8 nér?

    ou em 2.4 tbm?

    vlw ;D

  3. #23

    Padrão

    ow galera essa parada de ACK é realmnte importante?

    nos meus Ap's eu boto ACK = 0 ( automático)
    se bem q eu poderia calcular os metros de ponto a ponto entre meus radios e colocar o ACK...

    mas é realmente nescessário?

    vlw

  4. #24
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrokamp0s Ver Post
    ow galera essa parada de ACK é realmnte importante?

    nos meus Ap's eu boto ACK = 0 ( automático)
    se bem q eu poderia calcular os metros de ponto a ponto entre meus radios e colocar o ACK...

    mas é realmente nescessário?

    vlw
    Primeiro sobre os Bullet, se é como a nomenclatura dos Nanos e não vejo porque não ser. O Bullet2 é 2.4GHz e o Bullet5 é 5.8(5.4, enfim...)GHz...

    Sobre o ACK, é importante configurar sim. Mas não é só a distância que influencia. O ideal é monitorar enquanto ajusta e no valor que ficar melhor manter, claro que o cálculo da distância ajuda muito pra começar a ajustar... mas eu não ajusto sempre, ajusto quando preciso de mais throughtput ou o link não ficou bom, principalmente em PtP's e principalmente em 5.8GHz. Em PtP 5.8GHz ajusto o ACK é excencial... Em PtP 2.4GHz tmb mas mais ainda em 5.8GHz, em PtP é sempre muito recomendado ajustar... Nos AP's (pontos de acesso, não nos clientes) o ideal é deixar em 0 mesmo... no Mikrotik dynamic que é a mesma coisa (automático).

  5. #25

    Padrão

    como eu faço para saber o valor do 'throughtput' pelo firmware Ap router em chip's realtek ? ( desculpem a pergunta besta , pq nunca ou vi falar no tal ' throughtput' estou pesquisando nesse exato momento...)

  6. #26
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrokamp0s Ver Post
    como eu faço para saber o valor do 'throughtput' pelo firmware Ap router em chip's realtek ? ( desculpem a pergunta besta , pq nunca ou vi falar no tal ' throughtput' estou pesquisando nesse exato momento...)
    Throughtput é (não exatamente, mas para uma explicação mais simplificada...) a largura de banda. Largura de banda é Bandwidth, mas enfim para entender acho que dá pra explicar dessa forma... É a quantidade de dados que está passando por um determinado local em um determinado momento.
    No AP Router em si não tem muito como medir isso... existem softwares que fazem essa medição. Para Mikrotik por exemplo, existe o Bandwidth Test, no firmware dos Nanos tem um medidor que imagino que use o ping test, que aliás eu não acho muito confiável... eu costumo medir throughtput usando o Bandwidth Test, meu GW é Mikrotik, então, estando no cliente eu disparo o teste para o servidor e vou ter a largura de banda do cliente até o servidor, independentemente se a conexão desse cliente passa ou não por repetidoras e tal...