+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Permissão

    Bom dia a todos,

    Eu procurei nos posts mas nao encontrei igual, por isso la vai.

    Eu instalei o Debian e o Samba, criei um grupo de administradores (NT), pois os usuarios que irão logar no servidor via Windows são programadores e eles precisam de permissão de administrador.

    Criei uma pasta "\projetos", o root esta como dono e o grupo administradores, ai dei a seguinte permissão para ela:

    chmod –Rv 770 /projetos

    Com isso o dono "root" e o grupo "administradores" tem permissao para ler, escrever, modificar.

    Entaum quando alguem loga e for do grupo administradores consegue normalmente acessar a pasta , modificar,etc. Mas aparece um erro:

    Como os projetos são grandes, e demoram para compilar via rede, os programadores copiam o projeto para a maquina ou até mesmo cria um novo projeto na máquina local e depois copia o mesmo para a pasta "projetos" no serivor, a partir dai ninguem consegue modificar este projeto!!! Como foi criado ou modificado fora do servidor quando copiado para a pasta do servidor, ele vai com permissões que apenas o usuario que criou o projeto pode alterar, mesmo copiando pra pasta "projetos" que possui permissão para deixar qualquer um do grupo "administradores" alterar e modificar.

    Ai eu preciso ir no servidor e executar novamente o comando:

    chmod –Rv 770 /projetos

    Para todo mundo conseguir acessar os projetos modificados e novos.

    Existe uma maneira de contornar isso? Por exemplo qualquer pasta que for criada, modificada ou copiada para a pasta projetos, independente de quem tenha feito isso, possa ser modificada, excluida pelo usuário do grupo "administradores"?

    Não sei se eu expliquei de uma forma facil.

    Agradeço desde ja

    Abraços

  2. #2

    Talking chmod ...

    Você já tentou, ao invez de dar permissão 777 a pasta apenas, dar permissão 2777 que seria permissão 777 para arquivos e a pasta como dono o grupo ?

  3. #3

    Padrão

    dê a seguinte permissão para o diretório "chmod 2770 projetos"

    poste as configurações do samba relativas do compartilhamento.

  4. #4

    Padrão

    amigo tenta opr o segunte nas confs do samba talvez isto te ajude uma vez passei por um problema parecido e isto me ajudou

    Abraço

    directory mask = 0770
    force create mode = 0770
    force directory mode = 0770

  5. #5

    Padrão

    A ideia seria a seguinte: dar um chown mudando a definicao do diretorio para o grupo dos administradores e depois executar o chmod, no caso seria assim:

    chown .administradores /projetos -Rv
    chmod 2770 /projetos -Rv

    Obs: ( usava muito isto com kernel 2.4 )

    Se vc compartilha os arquivos via samba, e se vc controla o acesso como controlador de dominio ou via security = user, vc tambem pode implementar acl no filesystem.

    Obs: ( uso isto com kernel 2.6 )