+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Me ajudem como uma duvida simples sobre omni 12dbi >> grade cliente 24dbi.

    Ola amigos do Under , A pouco tempo montei um provedor de Internet via Radio porém tem uma pequena duvida que é bem "SIMPLIS" porem as vezes me faz pensar 2 vezes se estou fazendo o trabalho correto , gostaria da opniao de voçês a respeito da POLARIZAÇÃO das antenas dos clientes !

    Possuo uma Omni Aquario 12dbi (as de 12 e 8 dbi sao as melhores , potencia alta é mtu ruido !!!) ligada a um AP rodando 63MW apenas (VALE A PENA SUBIR ESSA POTENCIA PARA ALGO DO TIPO 100MW ? ) e um curto PIGTAIL de 20 CM (ATE QUAL MEDIDA É INDICADA SEM PERDAS DE SINAL ?) interligando os dois aparelhos , porem gostaria de saber se na casa dos clientes a GRADE DIRECIONAL deles como devera ficar apontada para esta Omni , se devera ficar com a GRADE de pé vertical e o dipolo na horizonal e o refletor tb ou o dipolo + refletor na horizontal e a GRADE deitada ou seja horizontal , as vezes nao entendo bem essa relação GRADE + DIPOLO + REFLETOR pois tem gente que fala que a grade nao influencia em nd , tem gente q ja diz q é muito importante apenas o dipolo e o espelho nao importa e assim vai os comentarios de cada um , gostaria que alguem que MANJA dessa área podesse me ajudar dando tb algum link com alguma foto que eu possa ver como esta a antena ou anexar alguma imagem pois preciso de uma vez por todas acabar com esta duvida boba que porem as vezes atrapalha nosso raciocinio , desde já agradeço aos amigos , aguardo uma respota , obrigado.

    PLANETARIUM PROVEDOR DE INTERNET VIA RADIO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem_omni.jpg
Visualizações:	268
Tamanho: 	106,3 KB
ID:      	11054  
    Última edição por Aiomar; 26-04-2010 às 19:21.

  2. #2

    Padrão

    kra se vc que usar omini vai de hyperlink 15 dbi com rb 433ah e um cartão r52h,sobre a antena cliente vc tem que ver qual polarização seu concorrente esta usando, isso se vc tem concorrente,se tiver usa a polarização ao contrario da dele não esquecendo cada cartão suporta de 30 à 35 clientes simultaneos qq coisa estamos ai.

  3. #3

    Padrão

    A minha pergunta é sobre como alinhar e posicionar as antenas cliente e nao qual equipamento usar , equipamento eu ja comprei agora preciso de um HELP sobre as polarizações e alinhamento !!! = )

  4. #4

    Padrão

    Amigo, vou tentar de forma simples tirar suas duvidas, vamos em partes...
    Você perguntou sobre o pigtail qual o tamanho! Use no maximo 10mts de rg58, em clientes, na torre use LMR 400, ou RG213 de no maximo 1 metro.
    Sobre a potencia do radio, em clientes eu sempre deixo em 100mw, na minha torre ja usei radionhos e cheguei a setas 200mw, mas como você mesmo percebeu, quanto mais potencia, maior o esforço fisico do radio, e maior o ruido.
    Sobre as antenas em clientes, ja tive a mesma duvida, e sofri muito para entender, mas os amigos aqui do forum me ajudaram muito, e hoje eu sei bastante... Como você pode observar nas imagens abaixo, o que realmente manda é o dipolo, ele define se sua antena esta na horizontal ou na vertical, e a grade geralmente fica na posição oposta.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Digitalizar0001.jpg
Visualizações:	406
Tamanho: 	26,7 KB
ID:      	11009Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Digitalizar0002.jpg
Visualizações:	365
Tamanho: 	28,4 KB
ID:      	11010

    SE FOI UTIL, AGRADEÇA, SE TIVER MAIS DUVIDAS E EU PUDER AJUDAR ESTOU AO DISPOR

  5. #5

    Padrão

    Agora sim uma resposta 100% de acordo , vlw pela ajuda colega se precisar de alguma ajuda que eu possa lhe ajudar pode contar sempre cmg !