+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão signal strength X P throughput

    Se o signal strength eh a qualidade/intersidade do sinal propriamente dito e P throughput(kbps) eh, a grosso, modo a quantidade de banda que passa na conexao....

    Porque tenho um(alguns) cliente(s) com -54 de s.s. com 4105 de p.t. e outro com
    -79 de s.s. com 7823 de p.t. ???

    Quem tem um sinal melhor nao teria que ter um p througput maior ?

  2. #2

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Sim e não, traduzindo para a resposta padrão da engenharia: Depende.

    O que acontece é que não é só Signal Strength que influencia no throughtput... Como sempre se diz, cada caso é um caso...

    Eu costumo olhar Signal e Ruido (Noise), a relação entre eles é muito importante. Nisso enfluem duas coisas muito importantes saturação e sensibilidade, são parâmetros do rádio em si... em cada rádio é diferente, saturação seria o momento em que o sinal está tão forte que o rádio não consegue entender o sinal, é como se o o rádio transmissor estivesse "gritando" tão alto que o rádio receptor não consegue entender... e sensibilidade é o menor db que o rádio começa a ouvir a transmissão, ou seja, se o rádio transmissor "falar muito baixo" o receptor pode não ouvir o suficiente para entender... não sei se consegui explicar direito, mas é por ai...
    Não é só isso que influencia, numa conexão sem fio tudo tem de estar sempre muito ajustado, desde pigtail até ack por exemplo, mas ai cada caso é um caso e o assunto é muito comprido pra falar tudo aqui... tem várias coisas que influenciam, interferência do ambiente, interferência mutua, potência excessiva, pouca potência, instalação ruim, mal isolamento dos cabo e tantas outras coisas......

  4. #4

    Padrão

    Olá galera,
    Vamos primeiro entender o que são as duas coisas.

    P throughput: "Throughput é a velocidade com que um computador ou rede envia ou recebe dados (Wikipedia 2006). Ou seja, é uma boa medida da capacidade do canal de um link de comunicação e conexões com a internet. Mas, é uma má medição de velocidade, que se baseia principalmente na rapidez com que o outro lado da comunicação responde a você" (Wikipedia 2006, traduzido).
    Então o throughput não leva em consideração a latência exercida no link. Resumindo, é bom, mas é ruim. Bom porque ele mede a velocidade de tráfego, mas ruim porque desconsidera diversos fatores que influenciam na qualidade do link wireless, entre eles a latência. E como sugere a unidade de medida mostrada no mikrotik podemos afirmar que "Throughput é a quantidade de dados que são transferidos ao longo de um período de tempo".

    signal strength: "É usado para descobrir a melhor taxa de transmissão conhecendo a sensibilidade do receptor.
    Então não é confiável, levando em consideração que a sensibilidade para diferentes receptores varia (por exemplo, alterações ao longo do tempo), as condições caminho não são simétricas (e o dispositivo só pode medir a intensidade do sinal que recebe), etc."
    (Wiki MIKROTIK, traduzido).
    Signal Strength ainda gera muita discussão. Pois alguns defendem que quanto maior seu valor melhor será sua qualidade, outros defendem que quanto maior a força do sinal, provavelmente haverá ruído, então irá comprometer a qualidade do tráfego, sugerindo que um bom nivel de sinal deve sempre estar no meio termo.

    Sabendo sobre os dois conceitos notamos que o sinal pode sim estar excelente, mas o throughput baixo, pois como o throughput mede a velocidade do tráfego desconsiderando o meio, então ele não leva em consideração diversos fatores como SNR, ruído, e até mesmo o signal strength. Portanto ao meu ver se o sinal está bom mas o throughput está baixo devemos avaliar esses fatores e inclusive o equipamento do cliente que pode estar danificado, gerando uma alta taxa de ruído e comprometendo assim o throughput.

    Bem é isso ai, excelente post. Acho que se discutimos isso seria interessante.
    Última edição por efrenjunior; 26-04-2010 às 11:46.

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Showtime! Nada como embasamento teórico... (Wikipedia não é considerado nas faculdades, mas tem crédito sim...)

    Acho que quem for ler o meu post depois de ler o seu vai conseguir entender um pouco melhor o que eu quiz dizer...

    Abraço,

    Citação Postado originalmente por efrenjunior Ver Post
    Olá galera,
    Vamos primeiro entender o que são as duas coisas.

    P throughput: "Throughput é a velocidade com que um computador ou rede envia ou recebe dados (Wikipedia 2006). Ou seja, é uma boa medida da capacidade do canal de um link de comunicação e conexões com a internet. Mas, é uma má medição de velocidade, que se baseia principalmente na rapidez com que o outro lado da comunicação responde a você" (Wikipedia 2006, traduzido).
    Então o throughput não leva em consideração a latência exercida no link. Resumindo, é bom, mas é ruim. Bom porque ele mede a velocidade de tráfego, mas ruim porque desconsidera diversos fatores que influenciam na qualidade do link wireless, entre eles a latência. E como sugere a unidade de medida mostrada no mikrotik podemos afirmar que "Throughput é a quantidade de dados que são transferidos ao longo de um período de tempo".

    signal strength: "É usado para descobrir a melhor taxa de transmissão conhecendo a sensibilidade do receptor.
    Então não é confiável, levando em consideração que a sensibilidade para diferentes receptores varia (por exemplo, alterações ao longo do tempo), as condições caminho não são simétricas (e o dispositivo só pode medir a intensidade do sinal que recebe), etc."
    (Wiki MIKROTIK, traduzido).
    Signal Strength ainda gera muita discussão. Pois alguns defendem que quanto maior seu valor melhor será sua qualidade, outros defendem que quanto maior a força do sinal, provavelmente haverá ruído, então irá comprometer a qualidade do tráfego, sugerindo que um bom nivel de sinal deve sempre estar no meio termo.

    Sabendo sobre os dois conceitos notamos que o sinal pode sim estar excelente, mas o throughput baixo, pois como o throughput mede a velocidade do tráfego desconsiderando o meio, então ele não leva em consideração diversos fatores como SNR, ruído, e até mesmo o signal strength. Portanto ao meu ver se o sinal está bom mas o throughput está baixo devemos avaliar esses fatores e inclusive o equipamento do cliente que pode estar danificado, gerando uma alta taxa de ruído e comprometendo assim o throughput.

    Bem é isso ai, excelente post. Acho que se discutimos isso seria interessante.

  6. #6

    Padrão Re: signal strength X P throughput

    Olá a todos do under-liunux, tenho um pequeno provedor.
    Trabalho na frequencia 2.4
    "3 paineis de 120º e uma RB433ah
    a rb 433ah está Bridge ligada a um
    servidor com mk para os cadastro de clientes


    A pergunta é o seguinte
    Tenho clientes com o ACK 30 "ai blz"
    o Sinal Strenght -54 "bom "
    e o throughput fica orcilando de 995 / 1740 / 6199


    o que isso pode ser ?


    as vezes quando derrubo o cliente,quando ele volta fica com o throughput bom depois de um tempo
    começa a orcilar novamente


    pelo que sei o throughput é banda q é enviada para o cliente
    sei que o throughput estiver baixo em torno de 955 e eu libero
    para o cliente 300k isso vai influenciar na navegação do cliente?
    vai deixar ele lento ? o que fazer para normalizar throughput ?

  7. #7

    Padrão Re: signal strength X P throughput

    throughput - em banda B setado em both maximo que consegue 7xxx setado em long fica 6xxx , vc nao consegue mais que isso usando B

    Agora a oscilação é mais complexa , pois vai depender de varias coisas

    1 - equipamento usado nos clientes eles são o mesmo ?


    2 - visada para a antena ? , interferencia perto do cliente que esta com sinal melhor e throughput baixo ?


    pergunta do amigo

    pelo que sei o throughput é banda q é enviada para o cliente
    sei que o throughput estiver baixo em torno de 955 e eu libero
    para o cliente 300k isso vai influenciar na navegação do cliente?
    vai deixar ele lento ? o que fazer para normalizar throughput ?

    sim na verdade a rede fica oscilando muito .


    A pergunta é o seguinte
    Tenho clientes com o ACK 30 "ai blz"
    o Sinal Strenght -54 "bom "
    e o throughput fica orcilando de 995 / 1740 / 6199

    isso tem cara de interferencia proxima ao cliente , tb pode ser ma instalação , ma qualidade do equipamento cliente.