+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor estrutura interna para provedor

    Bom dia a todos tenho uma duvida em estrutura interna qual seria a melhor forma e a melhor qualidade na estrutura estou montando uma provedor com três torre sendo que uma é a central aonde chega os link e duas são repetidoras espero ter um 500 clientes minha duvida é:, ficaria melhor colocar servidores independentes para cada torre com link independentes ou um servidor gerenciando as três com os três link fazendo balanceamento?


    1 qual o servidor seria melhor para isso PC ou RB ?


    Se for PC qual ?
    Se for RB qual ?
    Desde já agradeço a colaboração dos colegas

  2. #2

    Padrão

    Bom, e melhor vc distribuir da sua central para suas torres, sendo que o servidor ficaria em seu POP onde chega os link, e utilizer servidor PC com MK.

    Estou tentando uma parceria com a Tranzeo, empresa Canadense que no ano passo fez uma Fusão com a Aperto, nessa negociação estou tentando trazer os equipamento WiMax no padrão 802.16d em 5.8Ghz que funciona em NLOS sem visada em até 8 miles.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Sbardelini Ver Post
    Bom, e melhor vc distribuir da sua central para suas torres, sendo que o servidor ficaria em seu POP onde chega os link, e utilizer servidor PC com MK.

    Estou tentando uma parceria com a Tranzeo, empresa Canadense que no ano passo fez uma Fusão com a Aperto, nessa negociação estou tentando trazer os equipamento WiMax no padrão 802.16d em 5.8Ghz que funciona em NLOS sem visada em até 8 miles.

    Opa....
    Me interesso nesses equipamentos... Me add aí pra gente manter contato ([email protected]).

  4. #4

    Padrão

    Quanto ao tópico...

    Tenho uma estrutura parecida com a sua e estou migrando para o seguinte:

    1) RB450-G recebendo o link, já prevendo Load Balance. Na RB faço a conexção ao link, Firewall e Hotspot;
    2) Montei um servidor MK-Auth (excelente pra quem está começando, devido principalmente ao atendimento do Pedro e ao custo do mesmo); No momento estou fazendo o gerenciamento do provedor pelo MK-Auth, bem como Radius, Autenticação) e, no mesmo micro, estou testando fazer Cache também. No entanto, já estou prevendo colocar um servidor (os entendidos do assunto recomendam um Xeon com um bocado de memória, por isso ainda não implantei) só pra cache;
    3) Da RB sai um cabo pro MK-Auth, depois outro vai sair pro Servidor de Cache, e Outro sai pra Rede (tipo um HUB ou Switch);
    4) Desse HUB sai os cabos que vão pras Repetidoras. Na repetidora central uso RB-600A com cartões R52H. Nas outras estou usando PC-AP, mas assim que der algum problema nesses PC-AP, vou trocar por RB, devido a facilidade de manutenção e pouco consumo de energia de no-break´s; (há... use sempre que possível painéis em vez de omni)
    5) Pra interligar a central com as repetidoras, uso RB411 bridge em 5,8;

    Posso te garantir que está excelente, mas devido a quantidade de provedores na cidade, as vezes tem que estar mudando de canal nas repetidoras pra ter um melhor desempenho.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor estrutura interna para provedor

    Já Add........ vou passar por e-mail o DataShet do equipamento.

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Qual a melhor estrutura interna para provedor

    Citação Postado originalmente por Sbardelini Ver Post
    Bom, e melhor vc distribuir da sua central para suas torres, sendo que o servidor ficaria em seu POP onde chega os link, e utilizer servidor PC com MK.

    Estou tentando uma parceria com a Tranzeo, empresa Canadense que no ano passo fez uma Fusão com a Aperto, nessa negociação estou tentando trazer os equipamento WiMax no padrão 802.16d em 5.8Ghz que funciona em NLOS sem visada em até 8 miles.
    tambem gostei da ideia se puder me add ai pra sabermos mais informações [email protected]

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor estrutura interna para provedor

    Amigo... me adiciona, que me interesso nesses equipamentos.

    [email protected]

    abraços,