+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: O anteneiro

    Realmente não posso negar, me diverti lendo esses post´s. Mas seria melhor se esse conhecimento e experiência fosse direcionado para a realidade.

  2. #42

    Padrão Re: O anteneiro

    Gostei mais desse último post, tá começando a ficar produtivo. Me diz uma coisa, no cliente não tem muita escolha, vou continuar usando a fonte original do rádio. Mas no provedor, uso fontes com transformador para alimentar as RB´s, uma retificação completa, boa filtragem e amperagem de sobra. Uso também uma bateria em paralelo. Pergunta: A bateria ajuda a amenizar o problema citado? Ha, a fonte fica isolada das Rb´s.
    O que pode ser feito para amenizar tal problema?

  3. #43
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Pois é Aldo, o Gilvan é da ópoca em que fonte DC era um transformador abaixador com uma ponte retificadora e um capacitor. Hoje estamos na era dos conversores chaveados Buck, Boost, etc, com rendimentos acima dos 90%. Qualquer fonte hoje em dia é assim. Esse rendimento é elevado por que no chaveamento o transistor conduz ora tensão ora corrente. De forma que quase nunca se tem corrente E tensão no transistor ao mesmo tempo, ou seja se perde muita pouca potência na drenagem da potência de AC para DC. Já montei uma fonte chaveada do zero, inclusive projetando o transformador/indutor. Funcionou lindamente. A alma do circuito era o TL494 que fazia o PWM.

    Algumas fontes chaveadas geram harmônicos na entrada, porém isso é um problema da rede elétrica (concessionária) e não do rádio (saída). Isso por que a corrente de entrada dos conversores podem ser distorcidas em relação a tensão de entrada (Isso é chamado Displacement Power Factor - DPF).

    Porém a saída, que é o que importa, é limpa e pura do ponto de vista DC.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    a bateria não filtra ruidos devido a "lentidão" com que os ions se movem dentro dela ao carrega-la/descarrega-la (chamamos isso de resistência interna).

    Nesse caso só capacitor filtra. Se a fonte chaveada for bem projetada (aposte que os engenheiros podem projetar melhor do que eu e voce - a nao ser que voce seja engenheiro eletrônico - eu não sou), logo, dentro das caracteristicas de carga dela, vai ser bem filtrado.

    Use fontes chaveadas, e dê uma boa margem, tipo, se teu equipamento usa 1A, não forçe uma fonte de 1A nele, use uma de 2A, por exemplo (isso ajuda a filtragem e evita ripples na saida, já que evita que os capacitores do filtro se descarreguem rapidamente - mais ou menos isso).

    Ah, no caso de interferência braba vindo pela fonte - que eu acho difícil em wireless, os radioamadores tinham um antigo macete de enrolar o fio da tomada de energia da fonte em nucleos toroidais. Forma tipo um choque de RF que não deixa alta frequencia passar, mas deixa os 60hz da rede.
    Última edição por motacosta; 18-05-2010 às 09:34.

  4. #44

    Padrão Re: O anteneiro

    OSCILAÇÃO KAMIKAZE

    O PRIMEIRO KAMIKAZE DISSE ISSO
    Seguinte, tenho uma torre com 4 paineis e duas rbs, em ambas estou usando cartao xr2 Atheros AR5413, porem em 2 deles estou tendo muitos problemas de oscilação nos clientes.
    obs. estes dois cartões estao em rb diferentes, descartando problemas na Rb em si...
    Será que alguém poderia estar me dando algumas dicas???
    Desde já agradeço a todos...

    Coitado errou o navio lá em baixo.

    O SEGUNDO KAMIKAZE DISSE ISSO:
    Sinceramente, nunca consegui descobrir o motivo de tais oscilações (Tb tenho aqui).
    Das possibilidades que consigo enumerar :
    1 - Outras redes usando o mesmo canal (Ou canais adjacentes), basicamente, ruido.
    2 - Instabilidade do proprio equipamento.
    3 - Multipath envolvendo reflexões em carros e outros objetos que movem.
    4 - A própria antena balançando

    Mas nunca consegui realmente retirar as oscilações, no máximo melhorar o sinal para que ele oscile sempre acima dos decibeis necessários.
    Se alguem tiver uma resposta realmente comprovada sobre pq o sinal oscila, também ficarei grato.

    Este teve mais mira, acertou o conves do navio mas não detonou nada.

    O TERCEIRO KAMIKAZE DOSSE ISSO
    o cliente tem visada limpa pra sua torre? se tiver provavelmente é interferencia no canal. ja tive muitos casos parecidos aqui por conta do concorrente esta usando amplificador, puts era tense mesmo. To mudando minha estrutura aos polcos pra 5.8 flw axei uns kit cliete 5.8 por menos de 200 R$ flw
    Este ia acertar em cheio mas foi abatido no ar.

    O QUARTO KAMIKAZE DISSE ISSO
    Analisando aqui, descartei a parte de hardware, ate mesmo por ser em rbs diferentes, partindo assim para outro ponto acabei localizando um sinal muito forte próximo aos dois cartões....Joguei um de meus cartões na mesma freqüência deste sinal e a oscilação parou na hora, o ping estabilizou etc...
    Agora vou fazer o mesmo teste no outro...
    Outro bom coração que não entendia de acoplamento. Não tinha bala na agulha, morreu em vão.

    O QUINTO KAMIKAZE DISSE ISSO
    Tive o mesmo problema e era interferencia e conector mal feito! rs, é dose mesmo....
    Este deu um tiro no próprio pé. Coitado era caolho.
    O velho navio que já tinha sido torpedeado muitas vezes por outros neste mesmo mar de águas profundas, seguiu navegando rumo á sua aurora boreal, onde todos os velhoa navegantes atracam para o grande descanço.
    Quanta energia desperdiçada. O caminho que leva aos melhores resultados são sempre os mais fáceis, mas que não é esse que os Kamikazes tentaram, não é.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Última edição por Magal; 25-05-2010 às 16:04. Razão: Anúncio

  5. #45
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: O anteneiro

    Sr. Gilvan, post soluções para os tópicos e não mensagens subliminares para anunciar seus cursos.
    Última edição por Magal; 25-05-2010 às 17:22.

  6. #46

    Padrão Re: O anteneiro

    MODERANDO
    Caro moderador Magal, sua sugestão para os meus post é arrebatadora. No entanto peço a liberdade de fazer dez considerações moderadas.
    1. Subliminar é a técnica de atingir o subconsciente de uma pessoa logrando o consciente. Nunca fiz isso. Meus textos e propaganda são claros e instrutivos, abordam com precisão o cerne do problema técnico, logo não é subliminar. Muito conhecimento e abordagem de problemas técnicos têm sido expostos nos meus post. Caso eles sejam um pouco poético ou idílicos, a culpa deve ser da natureza que se apresentou assim para mim. Peço desculpas.
    2. Se, o conhecimento nesta área com os problemas e soluções que advêm das Telecom são assuntos desinteressantes nesta lista, paro imediatamente de postar.
    3. Reclamam que ficam muitas perguntas, dirigidas a mim, sem respostas, mas tenho meus motivos e vou apresentar. ...sou da opinião de que 50% do conhecimento está na pergunta, adoto o princípio educacional dos Padrões Nacionais de Educação da Ciência (NSES), que foidesenvolvido por cientistas da educação. Este princípio tem como objetivo principal uma abordagem de perguntas que desenvolvam uma compreensão profunda do conteúdo e da capacidade de pensar criticamente. Se leres os meus post verás que em todos eles fui fiel a esse princípio.
    4. Magal, a humanidade levou milhares de anos para pensar na pergunta sobre o formato do planeta terra, no entanto, depois de feita essa pergunta, em muito poucos anos provou ser redonda. Difícil é perguntar. Quando algum forista faz uma critica ou pergunta com sustentação cientifica eu sempre coloco a minha resposta, só não respondo brincadeiras.
    5. Quanto à propaganda que faço para participarem do meu curso de antenas, espero que a Under-Linux e os Moderadores me ajudem a fazê-lo, visto ser muito importante levantar a bandeira da prova na frente de todos.
    “O artigo 333 do Código de Processo Civil Brasileiro determina que o ônus da prova compete ao autor, quanto a fato constitutivo do seu direito, e ao réu, quanto a fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.”

    6. Caro Magal. Não faço panfletagem, ensino. Não faço truques, demonstro. Não dou opinião, provo. Nunca acho, tenho certeza.
    CONTINUA...

  7. #47

    Padrão Re: O anteneiro


    CONTINUAÇÃO......
    1. Foram realizados 25 cursos por mim. Ao final do curso os alunos preencheram uma fixa de avaliação onde davam a sua opinião. NENHUM desabonou ou arrependeu-se de ter feito o curso. Os cursos têm em média 15 alunos, são ao todo 400 alunos que fizeram o curso e TODOS gostaram muito e tiraram grande proveito no seu trabalho.
    2. Magal sabe quem é o grande responsável por esse up-grade técnico? Pasme, foi o fórum da Under-linux. Foi este fórum de grande aceitação nacional que gerou o acoplamento Gilvan-Underlinux-provedores. Foi neste fórum onde polemizamos, acatamos, contrariamos, crescemos, aprendemos e ensinamos. Tudo isso graças às perguntas. Não é uma maravilha fazer a pergunta certa? Podes ter certeza, hoje plotam no fórum técnicos muito melhores que eu, assim, crescemos todos nas mãos da Under-Linux. Que feito.
    3. Não sou um provedor de internet e para viver-se temos que ter lucro no nosso trabalho, o curso é o meu trabalho. Os alunos que fazem o curso têm lucro com o conhecimento aprendido. O fórum tem lucro em tornar-se o melhor fórum do Brasil e o mais lido. Todos lucramos. Espero que suporte a minha PUBLICITADE EXPLÍCITA.
    4. À propósito, em agradecimento a Under-Linux, te ofereço uma entrada cortesia no curso que vai haver em BH dia 25. Gostaria da tua opinião no final do curso, principalmente se tiveres que passar pela cintura fina de escrever depois aqui no under:
    –Ele tinha razão.
    5. A vida estirou-se sobre mim e esticou o elástico do tempo por mais de seis décadas, mas não foram em vão. Trabalho com antenas a mais de 40 anos. Estou formado em Física e em Engenharia Eletrônica a mais de 35 anos. Vivi grandes revoluções tecnológicas da ciência e soube
    convergi-las para o encanto de trabalhar com telecomunicação. Aprendi, ensinei e me especializei neste ramo com vários cursos de especialização no Brasil e exterior. Alcancei a humildade ao perceber que NÃO SE DESCOBRE TERRAS NOVAS COM VELHOS MAPAS. Assim, acredito que a união que houve entre todos os forista foi uma das causas do progresso na compreensão dos fenômenos físicos abordados nos meus post. Eu fui apenas o casco da grande nau do conhecimento. Vocês são as velas que singram nos grandes mares das redes wireless onde existe em algumas enseadas, calmos Lençois Digitais.

    Um abraço.

  8. #48

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    IDADE ANTIGA
    01-01-2009 (Publicado por Rodrigo Aguiar)Esse cara não sabe o que diz, to achando que ele é louco
    01-01-2009 (Publicado por carlinhotocabrabo)Devia estar bebão pra escrever isso, afinal é fim de ano .... heheheheh
    05/01/2009 (Publucado por rafasysop)Boa, na verdade ele quis dizer que nem os engenheiros sabem de nada tbem! Ele é o pai da Aviação, Pai das parabolas, e o dono da verdade!
    só que isso aqui é um forum de discussão aberta e nao adianta ser pai de nada!
    Viva O conhecimento!

    21/01/2009) (Publicado por Magal) AAAAAAAAAAAA, Isso é que se chama "wireless móvel" do Enriconi.


    02/02/2.009 (publicado por Sérgio Souza)Isso Magal... agora se não bastasse o mago da frequência lançar esses posts enigmáticos, apareceram os alunos/discípulos, dizendo que todo mundo é "cortador de cabo" e eles são os escolhidos que fazem as coisas acontecer.

    17/01/2.009 Rapaz, eu Pedro Martins vou me dedicar a responder seus enigmas, esses que vc poe aqui no forum sem pé nem cabeça. Pra cada um que eu responder vc me paga R$ 1,00 e garanto que ficarei rico./
    05/01/2009 (Publicado por Pedro0278) E ainda aparece alguem pra agradecer um cidadao desses
    Tranca esse tópico.

    06/01/2.009 (Publicado por Magal) Boa Idéia Pedro.
    Tópico sem conteúdo
    ### LOCKED ###
    Esses são os reis.....

  9. #49
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: O anteneiro

    Poderia explicar com argumentos, sobres os "Reis"?

  10. #50

    Padrão Re: O anteneiro

    OBÓVIO
    Conheço um anteneiro que andava meio acabrunhado sem ter o que fazer. Resolveu fazer experiências.
    Dizem que uma imagem vale mil palavras. Para ter certeza que eu conseguiria contar as experiências do anteneiro para vocês com apenas mil palavras, resolvi fazer TRES imagens. São experiências curiosas. Quem gostar do tema clik.
    1) http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=51
    2) http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=53
    3) http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=52

    Um chiru lá de cima disse aqui, que se o assunto fosse técnico ele responderia, mas se fosse falácias, ele estaria fora. Como o gaudério não é de se perder em rinha da galo, resolvi elaborar estas perguntinhas.
    1. Pode no primeiro desenho haver ruído maior que o sinal?
    2. No segundo desenho existe CONDIÇÕES entre os dois canos que o ruído é menor que o sinal?
    3. Compreendeu por que apareceu ruído nos outros quatro casos do desenho 3?

    OBÓVIO 1
    Em antenas bem instaladas o ruído é muito pequeno perto do sinal principal.
    OBÓVIO 2
    O ruído só pode ser maior que o sinal se a antena for mal instalada.
    OBÓVIO 3
    Um copo de água pura e bem acondicionada pode ser bebida mil anos depois. A sujeira vem de fora, para a água continuar limpa depende só de cuidados.
    OBÓVIO 4
    Espero vocês em BH dia 25.

  11. #51

    Padrão Re: O anteneiro

    NEM TUDO QUE NÃO EXISTE NÃO ENCOMODA E NEM TUDO QUE EXISTE NÃO ENCOMODA.
    Esta questão caiu numa prova num curso aqui perto. Poucos acertaram. Tentem.

    http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=55

    Ápropósito:
    Não existe diferença nas leis físicas que definem os fenômenos de radiofreqüência em 100MHz ou em 5,8GHz. As equações que as interpretam são as mesmas. Aliás, o tempo que separa o VHF do M.O é tão curto que não dá para perceber. Por certo que aquele que não entende um, não entende os dois.
    Qua...qua...qua... Adoro ser velho e novo ao mesmo tempo. Lei é lei.

  12. #52

    Padrão Re: O anteneiro

    O TROVEJÃO
    Estávamos em seis amigos sentados em volta da mesa conversando enquanto a chuva fina guasqueada lavava os prados do sítio do meu amigo Belmar.
    O ranho simples de madeira era o único abrigo onde poderíamos fugir do frio aguaceiro. A lareira acesa e o vinho tinto correndo nos cálices faziam o cenário onde cada um lamentava pelo fim de semana frustrado com a chuva.
    Peguei meu celular para ligar para casa e um quera empregado do sítio falou cabisbaixo com o braço apontando para fora do rancho.
    -Aqui o Sr. não vai ligar não. A família quando precisa telefonar sobe aquela colina para o sinal entrar. Só funciona lá.
    Foi o quanto deu. Fui fulminado por seis olhares de cobrança que não precisava de tradução. O vinho era feito sem conservantes pelo pessoal da terra, comecei a sorvê-lo lentamente enquanto pensava na situação. Minha resposta viria depois, tinha que ganhar tempo. Bebi o vinho até o fim, bati o copo na mesa e proferi:
    -Mais bá, se vocês pensam que podem me manear com um sinalzinho de celular tão prá lá de errado. Entro nesta pelea agora mesmo, me aguardem.
    Peguei a camioneta e fui para o funileiro que existia ali perto. Antes do sol se deitar cheguei de volta no rancho com um trovejão na boléa. Instalei o trovejão e quando a bóia foi servida na mesa, peguei meu celular. O radinho funcionava com GSM e pelo sinal logo vi que até internet funcionaria naquela mesa. Sobre os olhares desafiadores falei.
    Hello, is it this the Buckingngham palace ? Is Queen Elizabeth available ? Would you tell her that this is antenna-wiz Gilvan who's calling !
    Claro que os meus amigos não acreditaram. Pegaram os celulares deles correndo e ligaram para casa. Todos deram notícias.
    Querem ver o que eu fiz no funileiro? Olhem o link.

    http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=56

  13. #53

    Padrão Re: O anteneiro

    RESPONDENDO AO JORGE ALDO
    1) E não existem leis cuja manifestação seja menos intensa nas baixas frequencias e mais intensa nas frequencias mais altas ?
    2) Propagação de 1mhz é exatamente igual à propagação de 1ghz ?
    Vou te propor uma coisa :
    3) Um radar usando a freqüência de 1MHz veria as mesmas coisas que um radar usando a freqüência de 1GHz ?

    - Programador.
    - Tecnólogo de Redes.
    - Assessor para assuntos aleatórios.



    Grande programador, não gosto de responder, prefiro perguntar, mas como tu és muito especial vou soltar o meu verbo nesta estrada confusa e acidentada que trilhamos junto.
    A questão primeira que levantastes tem como resposta o NÃO. Como uma Lei Física poderia se manifestar diferente? Se fizesse isso não seria uma Lei. A física não é como a justiça, não tem cara bonita nem parente do rei. Ou vale para todas as situações ou não vale para nenhuma. Já pensou se desse para a lei da gravidade atuar somente sobre certos corpos? Que beleza, eu iria construir um carro que não tivesse peso para rodar um milhão de quilometros por litro de gasolina.
    .
    A questão segunda tem como resposta o SIM. 1MHz se propaga exatamente igual á 1GHz. Porem, acho a tua ascerção tinha outra intenção, tu querias saber se as ações que sofre a propagação de uma onda de 1MHz seria igual as ações que sofre uma onde de 1GHz. Responder é fácil, difícel é fazer a pergunta direito. Terás que esclarecer teu pensamento, ele ficou nebuloso. Mas vou fazer uma metáfora que talvez aborde a questão.
    .
    Dois aviões vão daqui até ai na velocidade de 1000Km/h. Um avião é um concord o outro é um 747. Para os passageiros, não existe diferença, mas a companhia aérea fatura mais com o 747 porque cabe mais gente dentro. Moro?
    .
    A questão terceira é muito difícel de responder, talvez a melhor resposta seja o SIM e o NÃO juntos. Deveria existir uma palavra em portugues que quisesse dizer sim e não ao mesmo tempo. No entanto, vou te fazer outra metáfora de raciocínio para “equibalizar” os pensamentos que tu geras neste teu baú de idéias.
    Um radar é como um binóculo. Quando está bem adequado para ver um alvo á 1000m está uma droga para ver o mesmo alvo a 100m. Depende então da geografia e para que serviço este radar está sendo usado. Se for para aviação, usa-se tanto as frequencias baixas como as frequencias altas. Os morcegos usam frequências baixíssimas para se orientarem. Jorge Aledo gostaria de te responder com uma palavra só, mas como já disse, ela não existe.
    .
    Adoraria soltar a verborréia contigo lá em Belo Horizonte no dia 25 durante o curso de antenas. Desculpe a falta de modestia mas que é o melhor curso que está disponível, lá isso é.

  14. #54
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Aldo, novamente muito coerente e claro o seu pensamento. Ao contrário da falácia habitual das charadas e frases vazias: muita falação e pouca ou nenhuma técnica.

    Sobre o melhor curso de antenas do Brasil, no mínimo questionável e propagandista. Os posts por si só mostram isso. Querem fazer um curso sério sobre antenas?: Cursos - Beta Telecom. Obs: não ganho nada com isso, apenas repassando a dica de profissionais com anos de experiência que fizeram e aprovaram. A propósito, disponibilizarei aqui dentro em breve o material que elaborei quando fui professor no curso técnico de telecom no SENAI em 2005 e 2007.


    Sds,

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Quanto ao "grande programador" é até um elogio, haja vista que como Tecnológo de redes não tenho obrigação nenhuma de entender de telecom, o mesmo não vale para um engenheiro.

    Vou ignorar as duas primeiras respostas pois é claramente um exercício de retórica, quer trocar os termos para parecer que são coisas diferentes. Mas está bem claro que sua resposta é meramente retórica.

    Vamos para a terceira :

    A diferença entre 1mhz e 1ghz, dentre outras coisas, é o comprimento de onda. Em radares é sabido que os mesmos não podem detectar (ordinariamente) objetos com tamanho inferior ao comprimento de onda. Ou seja, um radar de 1Mhz não consegue distinguir um objeto de 1m, enquanto um radar de 1GHz pode.

    Mas uai, as mesmas leis da física ? Resultados diferentes em freqüências diferentes ?

    Esse mesmo princípio, aplicado à redes wireless, faz com que surja o fenômeno chamado de multi-path, que no caso das freqüências envolvidas em wireless, é intenso.

    Assim, enquanto uma transmissão em 50mhz, por exemplo, pode (somente) sofrer multi-path por causa de objetos metálicos como aviões, navios, estruturas de prédios (daqueles que se construam com vigas metálicas) etc, uma transmissão em 2.4GHz sofre reflexões por coisas como carros, eletrodomésticos, etc, tornando o fenômeno do multi-path sempre presente, enquanto nas frequencias mais baixas seria um fenomeno ocasional.

    Uso o multi-path como exemplo pois é o mais gritante.

    Mas, uai, não são as mesmas leis da física ?

    Edit: E me desculpe, mas, se não conseguir entender o exemplo eu desisto. Fica claro que ou não entende nada de telecom ou não esta interessado em passar informações fiáveis. Fica patente o mero interesse em vender seu curso.
    Última edição por motacosta; 08-06-2010 às 20:54.

  15. #55

    Padrão Re: O anteneiro

    Vi o programa do curso recomendado pelo motacosta. Claro que este curso é melhor que o meu, concordo com o mancebo, porem é um programa para outro perfil de profissional. Para vencer o conteúdo apresentado naquele curso são necessário no mínimo três anos de aulas diárias. È este curso que tu recomendas que um provedor de internet deva fazer?
    Caro colega forista, os provedores de internet se fossem fazer esse curso, iriam a falência no provedor. Um curso de dois dias já é muito extenso.
    O curso que eu faço, prepara o aluno a instalar bem uma LAN wireless, prepara o aluno a resolver problemas como interferência, sinais instáveis, pouca velocidade de processamento, e maior aproveitamento de clientes no mesmo AP. Alem de ensinar também como usar equipamentos de apoio como T Mágico e instrumentos baratos. Um curso modesto e de conhecimentos dirigidos para o objetivo.
    Então o caro forista acha que um provedor de internet deve aprender Série da Fourier? Que deve aprender Cálculo de Velocidade de Fase? Acho que quando fizesses esta recomendação estavas querendo fazer churrasco com coxa de grilo. Que disparate.
    Mas não é só, viram os pré requisitos de conhecimento para fazer o curso? Não é mole. Eu levei vinte anos para ser fluente neste assunto e não sei tudo. As Equações de Maxwell ainda me assustam e olha que eu as lecionei muitos anos. Tu sabias que as equações de Maxwell foram o pré requisito para a teoria da relatividade geral de Einstein. Isto é chumbo grosso.
    Em algumas coisas tu estas certo, eu tenho muito interesse de fazer propaganda do meu curso. Todos que durante um dia aprendem os conteúdos do curso, saem muito satisfeitos. Como podes ter uma opinião desfavorável se nunca tivesses contato com o curso? Acho que o caro forista está passando informação desvairada.
    Dia 25 estarei em Belo Horizonte e aqueles que fizerem o curso comigo, lucrarão e muito no seu trabalho. Caso queiras aprender a colocar em ordem os teus conhecimentos, esteja lá.
    Curso regular do Senai onde tu estudou e foi professor é um curso muito bom, parabéns por telo cursado, mas acredite não é deste conhecimento que os técnicos instaladores de antenas de redes wireless precisam. A não ser que eles queiram fabricar antenas.
    Um abraço.

  16. #56
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Prezado forista Gilvan Enriconi, agradeço o convite pra ir no seu curso, mas como te falei, fica difícil pra mim. Sobre o curso da Beta Telecom: É melhor alguém ouvir sobre séries de Fourier e Equações de Maxwell mesmo que seja superficialmente do que ouvir sobre a saga do anteneiro Curupira, anteneiro Saci pererê ou sobre a anteneira sereia Iara. Se o Sr. observar bem os slides (// Beta Telecom) vai ver que o curso trata das operações rotineiras de um provedor ou instalador de antenas. Pena não querer ver isso.

    Gostaria de pedir por gentileza ao Sr. que postasse no forum a curva de resposta em frequência (isolação entre canais) do tão badalado T-mágico GEenge bem como os demais dados técnicos do dispositivo. Sei que és um homem com vasta habilidade nos gráficos, poderia nos enviar esse? Mas só vale um gráfico feito num instrumento adequado (analisador vetorial) OK? Nada de osciloscópios de 20 MHz, multímetros ou alicate amperímetro.

    Sds,



    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Vi o programa do curso recomendado pelo motacosta. Claro que este curso é melhor que o meu, concordo com o mancebo, porem é um programa para outro perfil de profissional. Para vencer o conteúdo apresentado naquele curso são necessário no mínimo três anos de aulas diárias. È este curso que tu recomendas que um provedor de internet deva fazer?
    Caro colega forista, os provedores de internet se fossem fazer esse curso, iriam a falência no provedor. Um curso de dois dias já é muito extenso.
    O curso que eu faço, prepara o aluno a instalar bem uma LAN wireless, prepara o aluno a resolver problemas como interferência, sinais instáveis, pouca velocidade de processamento, e maior aproveitamento de clientes no mesmo AP. Alem de ensinar também como usar equipamentos de apoio como T Mágico e instrumentos baratos. Um curso modesto e de conhecimentos dirigidos para o objetivo.
    Então o caro forista acha que um provedor de internet deve aprender Série da Fourier? Que deve aprender Cálculo de Velocidade de Fase? Acho que quando fizesses esta recomendação estavas querendo fazer churrasco com coxa de grilo. Que disparate.
    Mas não é só, viram os pré requisitos de conhecimento para fazer o curso? Não é mole. Eu levei vinte anos para ser fluente neste assunto e não sei tudo. As Equações de Maxwell ainda me assustam e olha que eu as lecionei muitos anos. Tu sabias que as equações de Maxwell foram o pré requisito para a teoria da relatividade geral de Einstein. Isto é chumbo grosso.
    Em algumas coisas tu estas certo, eu tenho muito interesse de fazer propaganda do meu curso. Todos que durante um dia aprendem os conteúdos do curso, saem muito satisfeitos. Como podes ter uma opinião desfavorável se nunca tivesses contato com o curso? Acho que o caro forista está passando informação desvairada.
    Dia 25 estarei em Belo Horizonte e aqueles que fizerem o curso comigo, lucrarão e muito no seu trabalho. Caso queiras aprender a colocar em ordem os teus conhecimentos, esteja lá.
    Curso regular do Senai onde tu estudou e foi professor é um curso muito bom, parabéns por telo cursado, mas acredite não é deste conhecimento que os técnicos instaladores de antenas de redes wireless precisam. A não ser que eles queiram fabricar antenas.
    Um abraço.
    Última edição por motacosta; 11-06-2010 às 13:52.

  17. #57

    Padrão Re: O anteneiro

    Não sou bom de foto, mas sou bom de idéia. Sei que esta turma ai de trás não gosta muito de ser contrariada, mas como a bola ficou picando e é tempo de campeonato, mirei no golo e chutei. Não chutei a bola chutei a idéia e fiquei com pena dos goleiros.
    Uma boa idéia tem o poder de transformas comportamentos, de mudar a economia, de constranger ou alegrar pessoas. Uma boa idéia é algo avassalador. Vamos lá pessoal, no mínimo vocês tem que admitir que a idéia é boa..
    Para não ficar muito escancarada, resolvi disfarçar a idéia num link. Aqueles que nunca pecaram, que atirem a primeira pedra, de preferência nos moderadores. Os pecadores comuns podem pecar a vontade clicando abaixo.
    http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=57
    Uma coisa eu garanto, que funciona funciona. To pagando...
    PS.
    Não é propaganda é informação científica. Moro?
    Outra coisa. Nem vou tocar no assunto do curso e BH para não dizerem que sou um marqueteiro, mas caso eu seja vale a pena, recomendo.

  18. #58
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Gilvan, que é uma boa idéia não há duvida. Mas ficamos sem resposta mais uma vez. O que estamos interessados são os testes realizados em instrumentos apropriados que certificam que o cliente está comprando algo que realmente funciona e não uma caixa preta. Eu compraria vários dos seus T-Mágicos se eu sentisse que realmente funciona. Há uma diferença enorme entre o Sr. dizer que funciona e um instrumento atestar isso. Resumindo: clientes exigentes querem saber o que estão comprando. A foto que postou ficou muito bacana esteticamente mas repito: Não atesta a qualidade técnica do aparato.

    Abraço e boa copa.


    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    Não sou bom de foto, mas sou bom de idéia. Sei que esta turma ai de trás não gosta muito de ser contrariada, mas como a bola ficou picando e é tempo de campeonato, mirei no golo e chutei. Não chutei a bola chutei a idéia e fiquei com pena dos goleiros.
    Uma boa idéia tem o poder de transformas comportamentos, de mudar a economia, de constranger ou alegrar pessoas. Uma boa idéia é algo avassalador. Vamos lá pessoal, no mínimo vocês tem que admitir que a idéia é boa..
    Para não ficar muito escancarada, resolvi disfarçar a idéia num link. Aqueles que nunca pecaram, que atirem a primeira pedra, de preferência nos moderadores. Os pecadores comuns podem pecar a vontade clicando abaixo.
    http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=57
    Uma coisa eu garanto, que funciona funciona. To pagando...
    PS.
    Não é propaganda é informação científica. Moro?
    Outra coisa. Nem vou tocar no assunto do curso e BH para não dizerem que sou um marqueteiro, mas caso eu seja vale a pena, recomendo.

  19. #59

    Padrão Re: O anteneiro

    A CAIXA DE PANDORA

    Não abram este link contem informações altamente perigosas que podem interferir na sua vontade. Não abra. Se a sua vontade for dominada, você será um homem capturado por forças celestiais..
    . Você poderá se tornar vítima de uma intenção perniciosa. Cuidado. Não seja dominado pela curiosidade, poderás encontrar a adversidade capaz de lhe trazer muitas pestilências no pensamento. Cuidado, dizem até que tem influencia no desempenho sexual.
    . Outras pessoas abriram este link e nunca mais foram às mesmas, Cuidado, Perigo. Não transpasses. Controle a ponta dos seus dedos. Não seja um dedógrafo compulsivo.
    . Depois não venha dizer que são inocentes. Estou avisando que nessa prosopopéia que há no link está a lâmpada de Aladim. Você ficará dominado e servo da vontade do link. Não abra.
    Mesmo que haja um grande ábaco nos seus conhecimentos não seja dominado pela astúcia dissimulada do link. Não deixe instintos avassaladores como a curiosidade lhe compelir a abrir o link? Seja forte. Assim como os búfalos e os touros, baixe a cabeça e se arremeta para frente com olhos feixados.
    Depois não me culpem. Senhor moderador, o senhor está de prova. Eu avisei para não abrir a caixa como Pandora fez.

    O PIOR PESADEDO DO INCAUSTO



    Curso de Antenas

  20. #60

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    A CAIXA DE PANDORA

    Não abram este link contem informações altamente perigosas que podem interferir na sua vontade. Não abra. Se a sua vontade for dominada, você será um homem capturado por forças celestiais..
    . Você poderá se tornar vítima de uma intenção perniciosa. Cuidado. Não seja dominado pela curiosidade, poderás encontrar a adversidade capaz de lhe trazer muitas pestilências no pensamento. Cuidado, dizem até que tem influencia no desempenho sexual.
    . Outras pessoas abriram este link e nunca mais foram às mesmas, Cuidado, Perigo. Não transpasses. Controle a ponta dos seus dedos. Não seja um dedógrafo compulsivo.
    . Depois não venha dizer que são inocentes. Estou avisando que nessa prosopopéia que há no link está a lâmpada de Aladim. Você ficará dominado e servo da vontade do link. Não abra.
    Mesmo que haja um grande ábaco nos seus conhecimentos não seja dominado pela astúcia dissimulada do link. Não deixe instintos avassaladores como a curiosidade lhe compelir a abrir o link? Seja forte. Assim como os búfalos e os touros, baixe a cabeça e se arremeta para frente com olhos feixados.
    Depois não me culpem. Senhor moderador, o senhor está de prova. Eu avisei para não abrir a caixa como Pandora fez.

    O PIOR PESADEDO DO INCAUSTO



    Curso de Antenas
    Gilvan,

    só arruma ali o teu anúncio duas coisinhas...
    - Como MELHORAR e não MELHORA...
    - Venha aprender a INSTALAR antena e não INSTAR...