+ Responder ao Tópico



  1. #61

  2. #62
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Gilvan, assim o MIMO vai morrer. O MIMO usa diversidade espacial das antenas para melhorar a largura de banda. Se você acaba a diversidade espacial usando um duplexador para utilizar uma só antena você acabou com o MIMO.

    Sds,


    "Multiple-input multiple-output (MIMO) wireless technology uses multiple antennas at the transmitter and receiver to produce significant capacity gains over single-input single-output (SISO) systems using the same bandwidth and transmit power. It has been shown that the capacity of a MIMO system increases linearly with the number of antennas in the presence of a scattering-rich environment. This will ensure that the signals at the antennas in the array are sufficiently uncorrelated with each other. This is where antenna design comes in for MIMO systems."

    http://users.ece.utexas.edu/~rheath/.../mimo/antenna/



    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    SEM PAPO ou CEM PAPO ?
    Uso do TMgico GE
    Última edição por motacosta; 19-06-2010 às 13:06.

  3. #63

    Padrão Re: O anteneiro

    PARA ONDE O VENTO LEVA


    O que determina que canal será usado é o software e o hardware. Não está correto trocar o canal no software e não trocar tambem no hardware. Estes dois são casados, um é feito para o outro, se voce mexer num terá que mexer no outro também.
    Já notaram que muitas vezes sem trocar o canal, mas trocando a antena por outra igual a comunicação entre dois pontos fica melhor? Por que? A conclusão mais despreparada é a de concluir que a segunda antena é melhor que a primeira ou que a primeira estava com defeito. Nada disso, a segunda antena tinha a curva de resposta melhor no canal que o rádio estava, por isso o resultado foi melhor. Não precisava ter trocado de antena, bastava ter trocado o canal na primeira antena para que ficasse igual ao canal do rádio.
    Não venham dizer que estou fazendo enígma, não sou esfinge, já plotei aqui desenhos e explicações de como se troca o canal na antena. Quem não acreditar merece ser transformado em estátua de pedra.
    Muito importante é o fato de a antena estando boa para o canal escolhido pelo rádio, está ruim para os outros canais, este efeito é muito conveniente. Moro?
    Instalações onde o canal do rádio coincide com o pior canal da antena são causas de ruido alto, perda de pacotes e lentidão.
    No início do mes haverá um curso deste assunto aqui em Porto Alegre e estarão presentes todos aqueles que não precisam de bússula para saber a direção do vento.

  4. #64

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por GilvanEnriconi Ver Post
    PARA ONDE O VENTO LEVA



    O que determina que canal será usado é o software e o hardware. Não está correto trocar o canal no software e não trocar tambem no hardware. Estes dois são casados, um é feito para o outro, se voce mexer num terá que mexer no outro também.
    Já notaram que muitas vezes sem trocar o canal, mas trocando a antena por outra igual a comunicação entre dois pontos fica melhor? Por que? A conclusão mais despreparada é a de concluir que a segunda antena é melhor que a primeira ou que a primeira estava com defeito. Nada disso, a segunda antena tinha a curva de resposta melhor no canal que o rádio estava, por isso o resultado foi melhor. Não precisava ter trocado de antena, bastava ter trocado o canal na primeira antena para que ficasse igual ao canal do rádio.
    Não venham dizer que estou fazendo enígma, não sou esfinge, já plotei aqui desenhos e explicações de como se troca o canal na antena. Quem não acreditar merece ser transformado em estátua de pedra.
    Muito importante é o fato de a antena estando boa para o canal escolhido pelo rádio, está ruim para os outros canais, este efeito é muito conveniente. Moro?
    Instalações onde o canal do rádio coincide com o pior canal da antena são causas de ruido alto, perda de pacotes e lentidão.
    No início do mes haverá um curso deste assunto aqui em Porto Alegre e estarão presentes todos aqueles que não precisam de bússula para saber a direção do vento.
    ----------------------------------------------------------------------

    Perfeito Gilvan a informação procede sim, já tinha desconfiado..... esses dias liguei para a EMCTEST e pedi uma setorial SLOT ae o vendedor me perguntou qual canal, eu respondi como???? e ele repetiu a pergunta e esclareceu que normalmente a maioria vem para o canal do meio, por exemplo em 2.4 seria para o 2.437 MHZ (Canal 6) mas que as SLOTS eram feitas somente num canal expecífico se colocar em outro vai ter bem menos rendimento, ai perguntei se tivesse que trocar o canal e eles me disseram que teria que enviar pra eles pra ajustar a antena, acabei não comprando......aqui tenho uma omni de uma empresa que nao vou revelar o nome que só funciona no canal 1,2,3,4 acima disso nao funciona, pode colocar o radio cliente do lado que não pega o sinal.... se colocar num desses 4 é a melhor antena que já experimentei.

    Abraços
    Jodrix

  5. #65

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    ----------------------------------------------------------------------

    Perfeito Gilvan a informação procede sim, já tinha desconfiado..... esses dias liguei para a EMCTEST e pedi uma setorial SLOT ae o vendedor me perguntou qual canal, eu respondi como???? e ele repetiu a pergunta e esclareceu que normalmente a maioria vem para o canal do meio, por exemplo em 2.4 seria para o 2.437 MHZ (Canal 6) mas que as SLOTS eram feitas somente num canal expecífico se colocar em outro vai ter bem menos rendimento, ai perguntei se tivesse que trocar o canal e eles me disseram que teria que enviar pra eles pra ajustar a antena, acabei não comprando......aqui tenho uma omni de uma empresa que nao vou revelar o nome que só funciona no canal 1,2,3,4 acima disso nao funciona, pode colocar o radio cliente do lado que não pega o sinal.... se colocar num desses 4 é a melhor antena que já experimentei.

    Abraços
    Jodrix
    Com certeza isto explica muitas coisas que a nossa vã filosofia não alcança.Talvêz em vêz de fazer o casamento de impedância no cabo, o fabricante faz isso em laboratório.
    Eu já tinha lido algo que o Paulo da EMCTest tinha comentado, que cada antena tem uma aferição individual na empresa deles.
    Mas aproveitando Jodrix, é uma pena que as slot deles não estão homologadas. Tive que comprar uma da Pluton. Só que é um peso horrível. Quase 8k. Ela não é de alumínio mais de chapa de ferro. Mas colocoquei lá em cima e esqueçi. Excelente. Temos que fazer uma campanha para a EMCTest homologar as deles.

  6. #66

    Padrão Re: O anteneiro

    também liguei para a EMCTEST e o Paulo me falou sobre o ajuste da antena para o canal específico.
    ai eu pensei, poxa eles já tem 60% de rejeição de polarização inversa.
    ainda vou ter mesnos percapção de outros canais.
    plutz. seria tudo de bom se aqui na minha área todos os canais não estivessem fuddd....dos.

    eu vou primeiro comprar um analizador de espectro para ver se ainda dá para trabalhar em 2.4ghz.
    mas gostei do Gilvan comentar sobre isso.
    isso prova que ele não é tão Louco. !!
    kkkkkkkkkk

  7. #67

    Padrão Re: O anteneiro

    haaa
    OUUUÉ
    eu acho que então deve ser utilizar dois t-mágico.kkkkkkkkkkkk
    já que os sistemas mimo utilizam 2 conexões para antena.

    ass:
    especilista em chutes

  8. #68

    Padrão Re: O anteneiro

    FASOR
    Um fasor em matemática pode ser utilizado para resolver a soma de várias ondas de frequência similar mas de fases e amplitudes diferentes, todas elas interferindo sobre uma antena. Com esta ferramenta matemática pode-se calcular qual é a intensidade resultante. Sentiu?
    Todo o fenômeno físico pode ser representado por equações matemática e toda a equação matemática tem um equivalente circuito eletrônico. O joguinho de transformar um em outro chama-se CONVERSÃO. Quem aprende as regras deste joguinho, passa a desconfiar do difícel, Todos os fenômenos assumem a aprencia de mesmice. Tudo pode ser carimbado com o conceito de a mesma coisa vista por outro ângulo.
    Assim, gente de muito miolo, construiu um artefato chamado FASOR. Este artefato aceita multiplas entradas procedentes de tempos e amplitudes diferentes e entrega na sua saida a soma resultante. Legal.
    O FASOR é como um guarda de transito que controla a confluencia de muitas ruas numa rua só. Para que não haja colisão ou superposições destrutivas, o guarda/fasor cria uma saida onde ninguem xinga ninguem. O tráfego de saida é a soma de todas as entradas. O guarda/fasor, muito esperto tambem faz o contrário no fluxo, muitos carros vindos de uma só direção ele encaminha para varias direções. Ou seja o guarda é um controlador de multiplas saidas e multiplas entradas. O guarda é um MIMO.
    Entre duas antenas que se comunicam, sempre existem mais do que um sinal. Existe o sinal fundamental e varios sinais provenientes de reflexão, refraxão e difusão da onda. Todos nascidos no mesmo berço. O FASOR pega essa turma toda, soma e entrega para o transistor de entrada do rádio MIMO para ser amplificado. Acho que os engenheiros que criaram o FASOR devem ter se inspirado nos guardas de transito.
    Importante notar que falei de transito onde todos os carros obedecem as mesmas regras, ou seja, uma antena com polarização vertical irradiando para outra antena vertical, caso que deve ser respeitado quando se usa um T Mágico.
    BELIGERÂNCIA
    Um rádio com tecnologia MIMO usado com um T Mágico e uma antena, tem muito melhor performance que rádio MIMO com duas antenas. Experimentem.
    PS.
    Meus agradecimentos ao Denatran pelo empréstimo do guarda de transito no desenvolvimento do meu construto hipotético.

    Dúvida? Dia 03 de Junho vamos dirimir todas no curso.

  9. #69

    Padrão Re: O anteneiro

    Sem querer me extender mas já me extendendo como diria o Jô Soares, este negócio de mimo eu sempre vi com duas ou mais antenas.
    Mas depois que a Ubiquiti lançou a linha AirMax já não entendi mais nada sobre esta nomenclatura. Pois alguns são 2x2 e outros não. Por ex. o BulletM é para ser usado com uma só antena. E daí ele é MIMo ou não? Creio que não.Mas o RocketM que vai se comunicar com ele, é MIMO.
    Daí que parece que este negócio não está ainda bem esclarecido até mesmo entre os fabricantes.

  10. #70

    Padrão Re: O anteneiro

    Mas e daí, bulletM é mimo? acho que não. Só airmax (leia-se tdma)

  11. #71
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    1929,

    A teoria do MIMO diz que o sistema pode ser n X m. Quando n e m são 1, o MIMO na verdade não é mais MIMO é SISO.

    MIMO 1X1 como é o caso do BulletM é puro marketing. 1x1 é SISO, puro marketing na minha opinião.

    Tem gente comentando isso aqui:

    http://rfdesign.com/military_defense...ess-revolution.

    Terrible throughput on Nanostation M5 Link - Page 3 - Ubiquiti Networks Forum
    "1x1 can't be mimo. MIMO has to be at least 2 antennas."

    Re: [WISPA] Bullet5 was BulletM antennas
    "The Bullets are only 1x1 MIMO (so not really MIMO at all)"

    Sds,










    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Sem querer me extender mas já me extendendo como diria o Jô Soares, este negócio de mimo eu sempre vi com duas ou mais antenas.
    Mas depois que a Ubiquiti lançou a linha AirMax já não entendi mais nada sobre esta nomenclatura. Pois alguns são 2x2 e outros não. Por ex. o BulletM é para ser usado com uma só antena. E daí ele é MIMo ou não? Creio que não.Mas o RocketM que vai se comunicar com ele, é MIMO.
    Daí que parece que este negócio não está ainda bem esclarecido até mesmo entre os fabricantes.
    Última edição por motacosta; 24-06-2010 às 23:46.

  12. #72

    Padrão Re: O anteneiro

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    1929,

    A teoria do MIMO diz que o sistema pode ser n X n. Quando n=1, o MIMO na verdade não é mais MIMO é SISO.

    MIMO 1X1 como é o caso do BulletM é puro marketing. 1x1 é SISO, puro marketing na minha opinião.

    Tem gente comentando isso aqui:

    http://rfdesign.com/military_defense...ess-revolution.

    Terrible throughput on Nanostation M5 Link - Page 3 - Ubiquiti Networks Forum
    "1x1 can't be mimo. MIMO has to be at least 2 antennas."

    Re: [WISPA] Bullet5 was BulletM antennas
    "The Bullets are only 1x1 MIMO (so not really MIMO at all)"

    Sds,
    Matou a charada Abraham Lincoln..
    Algum tempo atrás eu comentei sobre isso e quase fui linchado.O M do bullet está mais para air"M"ax ou para td"M"a do que para "M"imo.
    Realmente é puro marketing. No entando ele é bem superior ao bullet tradicional pelo protocolo tdma.

  13. #73

    Padrão Re: O anteneiro

    bom pelo que eu entendi do M é simplesmente por ele ser compativel com o resto da linha M da ubiquiti.
    no caso eu posso usar um bullet M em um cliente e usar um nano M em outro cliente como se a rede inteira fosse MIMO, o que nao acontece com outros equipamentos.

  14. #74

    Padrão Re: O anteneiro

    Haaa entendi.
    é como se eu fechasse minha rede inteira com Mimo e em alguns clientes eu usa-se esses bullets que por não serem mimo mas da mesma forma se integram com o resto dos equipamentos.
    bem eu acho...

  15. #75

    Padrão Re: O anteneiro

    Caro 1929
    Gostei da tua proposta e concordo com ela. Tiradentes deve ter dado cambalhotas no túmulo, eu estava mesmo precisando de um centro avante, estou cansado de cruzar a bola para dentro da área e não ter ninguém lá para cabecear.
    A propósito, recebi uma visita inusitável de um MIMO de ET que tinha um problema de antenas com três soluções viáveis, queria minha opinião. Como nem tudo o que vem do alto nos atinge, dei a minha opinião e ele decolou. Olha o link.

    http://www.geenge.com.br/sig/home/ver_modulo2.php?codigo=64

  16. #76

  17. #77
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: O anteneiro

    Mais claro que esse tópico só imagem de dvd quebrado...
    Se alguém, pudesse explicar isso sem desviar e fazer analogias com outros temas, seria ótimo. Assim como eu, muitos não entendem nada, e isso nos leva a ser enganados por propagandas que se aproveitam das falhas do diálogo (Santo BulletM que de MIMO não tem nada)

  18. #78
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O anteneiro

    Heheheheheh

    Também estava esperando essa.

    Abs,

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    HAhahahah eu sabia !

    Agora imagine a latência !

    Disparando Google [64.233.163.104] com 32 bytes de dados:
    Resposta de 64.233.163.104: bytes=32 tempo=106 anos TTL=51
    Resposta de 64.233.163.104: bytes=32 tempo=78 anos TTL=51
    Resposta de 64.233.163.104: bytes=32 tempo=76 anos TTL=51

    Estatísticas do Ping para 64.233.163.104:
    Pacotes: Enviados = 3, Recebidos = 3, Perdidos = 0 (0% de
    perda),
    Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 76 anos, Máximo = 106 anos, Média = 86 anos

  19. #79

    Padrão Re: O anteneiro

    "Alegria, Alegria

    IRRADIANDO POR UMA ANTENA
    COM LENÇO E COM DOCUMENTO
    NO SOL DE CIMA DA TORRE
    EU VOU

    O SINAL SE REPARTE EM DOIS,
    MANDANDO E RECEBENDO
    EM CARDINALES BONITAS
    EU VOU

    EM CARAS DE ANTENEIROS
    EM GRANDES ENLACES DIFÍCEIS
    EM CHAVES, PERNAS, E REDES
    BOMBA E BRIGITTE BARDOT
    A ANTENA NO TOPO DA TORRE
    ME ENCHE DE ALEGRIA E PREGUIÇA
    QUEM LÊ TUDO DAS LISTAS?
    EU VOU

    POR SOBRE MORROS E CAMPOS
    OS OLHOS CHEIOS DE CORES
    A BANDA CHEIA DE DADOS
    EU VOU
    POR QUE NÃO, POR QUE NÃO

    O RÁDIO PENSA EM CASAMENTO
    O CABO LEVA O RECADO
    COM LENÇO, E COM DOCUMENTO,
    EU VOU

    EU SACUDO A ANTENA PROS LADOS
    ELA PENSA EM CASAMENTO
    E UMA CANÇÃO ME CONSOLA
    EU VOU

    POR ENTRE MORROS E CAMPOS
    SEM PERDAS SEM SINAIS FRACOS

    SEM QUEDAS E GRANDES PERDAS
    NO CORAÇÃO DO BRASIL

    ELES NEM SABE ATÉ PENSEI
    EM PLOTAR NA TELEVISÃO
    O SOL É TÃO BONITO
    EU VOU
    COM LENÇO, E COM A LICELSA
    NADA NO BOLSO OU NAS MÃOS
    EU QUERO SEGUIR VIVENDO, NO CÉU
    EU VOU
    POR QUE NÃO, POR QUE NÃO..."


    DIA 10 DESTE MES CURSO NA GEENGE.



  20. #80
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: O anteneiro

    WTF?