+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Alinhamento de antenas parabólicas tipo Offset

    Estas imagens podem facilitar muito o alinhamento dessas antenas e endender como elas funcionam.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         offset2.jpg
Visualizações:	1157
Tamanho: 	19,7 KB
ID:      	11213

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         offset1.jpg
Visualizações:	1702
Tamanho: 	42,1 KB
ID:      	11214

  2. #2

    Padrão Re: Alinhamento de antenas parabólicas tipo Offset

    Sabendo que duas antenas em um plano horizontal ajustadas em 70º cada e devidamente posicionadas dentro de uma distancia possivel e se tendo visada fechasse um bom link , porem e quando ambas antenas estiverem em diferentes alturas uma da outra ex: antena A a 500mts abaixo do nivel do antena B , nesse caso como realizar a elevação em Graus ? como saber onde parar o ajusto do disco ?

    Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: Alinhamento de antenas parabólicas tipo Offset

    nao sei como ninguem lhe respondeu ainda heheh bom. EXÇ antena a esta a 100 metros a cima da antena B vc vai trabalhar. com antena b que esta a baixo inclinando-a para baixo dos 70 graus ex (60). enquanto a antena A vc inicialmente a deixa 70 graus. nao esqueça do bom posicionamento vertical...ai .... . vc vai na antena b que esta alta e regule um pouco a cima dos 70 graus (80) e ache o anglo perfeito. estes procedimentos vao variar devido a altura aqui tenho pontos a 50 metros uns dos outro 3 e 4 km ... minha regiao e muito alta e tem pontos com grande elevaçao. e sempre tive sucesso desta forma ok
    Última edição por alexebrom; 08-08-2010 às 10:53.

  4. #4
    jandim
    Visitante

    Padrão Re: Alinhamento de antenas parabólicas tipo Offset

    Vou fazer meu primeiro ponto a ponto de 6 km de distancia com aquario 5.8 ! como faço pra alinhar as antenas perfeitamente ! precis de uma pessoa em cada torre ou apenas alinhar uma de cada vêz ?

  5. #5

    Padrão Re: Alinhamento de antenas parabólicas tipo Offset

    O ideal é 2 pessoas trabalharem um alinhamento site A+ site B, e se possivel uma terceira pessoa acessando o radio enlace via sofware para dar os resultados online em comunicação direta para os 2 técnicos do alinhamento. conhecendo o projeto do radio enlace, frequencia, modulação, canal, potencia, distância, ganho de antena, azimute e se possivel o zenite e com recursos técnológicos que os auxiliem através de GPS e bussula + binóculo em mãos devem os técnicos se orientar antes de começar o pré-alinhamento. após obter o sinal minimo suficiente para estabelecer o enlace, ai sim pode ser feito alinhamento fino um de cada vez até o melhor RSSI.

    espero ter ajudado. boa sorte.

  6. #6

    Padrão Re: Alinhamento de antenas parabólicas tipo Offset

    Eu me bati um bom tempo para alinhar essas antenas off-set. Mas aqui vai um calculo bem simples que me ajudou muito.

    Sabendo que angulo reto dessas antenas são 70º, as duas nessa posição vc calculo o seguinte:

    arctang*(H1-H2)/D

    Sendo que:
    H1: Altura da antena mais alta (Considerando o terrreno)
    H2: Altura da mais baixa
    D: Distancia entre elas em metros

    Exemplo: (Considerando o terrreno das duas na mesma altitude)

    Torre 1 = 40m Altura
    Torre 2 = 20m Altura
    Distancia entre elas de 1k ou seja 1000 metros.

    Vamos a formula
    (40-20)/1000
    20/1000
    0.02
    Agora vc pega no windows muda sua calculadora para cientiva, coloca o valor de 0.02 e ativa a opcao "Inv" clica no botao de multiplicação (*) e no botao "Tan". Resultando no valor de 1.14...
    Esse resultado vc diminui no angulo da antena mais alta e aumenta na mais baixa. Assim fechara seu enlace com maior sinal.

    Se gostou clica na estrela.