+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hotspot dando problema na rede.

    Gelera, preciso de uma ajuda.

    Estou configurando um MK com hotspot aqui na empresa para controlar o acesso de visitantes. Quando ligo esse MK na rede, começo a ter problemas com outros serviços, tipo, DHCP, TFTP, NFS e etc...

    Ja cadastrei o IP la no bindings e dei by pass, ja tentei liberar de todo jeito no filter do firewall, e o resultado não foi positivo. O mais estranho disso tudo é que não tem nada direcionado para esse servidor, nem mesmo o ip é da mesma classe, agora basta eu desligar esse MK que tudo volta ao normal.

    *Esqueci de falar, o DHCP do hotspot está off.

    O que pode estar acontecendo?
    Obrigado galera!

  2. #2

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Acho que se tu desenha o cenario vai ficar mais compreensivel!

    aguardo..

  3. #3

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Acho que se tu desenha o cenario vai ficar mais compreensivel!

    aguardo..
    Entao amigo, esse é o cenario. Eu gostaria que o MK ficasse só com o hotspot ativo sem interferir nos outros serviços, no entanto quando ele está ativo, os usuarios ficam perdendo conexao com o samba, o terminais burros ficam restartando conexao com o LTSP e por ai vai.... O que eu preciso fazer para que o hotspot seja neutro referente aos outros serviços?

    Eu cadastrei o IP do MK em uma classe totalmente diferente;
    Desabilitei o DHCP do hotspot (quem vai entregar o DHCP vai ser o linux);
    Cadastrei o IP da rede padrao no "IP Binding" com bypass;

    Preciso fazer algo mais? obrigado!!!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho1.jpg
Visualizações:	240
Tamanho: 	64,9 KB
ID:      	11233

  4. #4

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Olá
    Faz um teste, configura ele como bridge (wi-lan) e configura o cartão wireless como Ap pra ver se muda a situação só pra teste pode ser ?

  5. #5

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por moroni Ver Post
    Olá
    Faz um teste, configura ele como bridge (wi-lan) e configura o cartão wireless como Ap pra ver se muda a situação só pra teste pode ser ?
    Moroni, bom dia.
    A idéia é a seguinte, na empresa ja tenho rede wifi distribuidra e trabalho com DHCP registrado ou seja, tenho cadastrado todos os mac´s de usuario no linux para a entrega de IP. Quando coloquei o MK-hotspot desabilitei o DHCP dele, fui no linux e cadastrei uma unknow list ou seja quem não estiver com MAC cadastrado vai receber o IP da unknow list que no caso seriam os visitantes.

    O MK não está com cartão wireless, ele só está la para controlar o acesso dos visitantes, quando o cara chega e conecta no Wi-Fi da empresa, o Linux entrega o IP da classe do MK(unknow list) e com o MK como gateway, entendeu?

    A minha intenção é o MK ficar la parado esperando alguem tentar acessar a internet utilizando ele como porta de saida.

    Obrigado!!

  6. #6

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    não chegou a colocar um sniffer tipo wireshark pra ver se nao tem um problema de broadcast , ou formando algum looping , tive um problema assim de parar os serviços e a bridge gerava um looping na rede , nao tive tempo de ver o porque troquei a rb e mandei bala.

  7. #7

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    iceblue,

    O que ocorre é o seguinte: O Hotspot joga um enorme "broadcast storm" na rede. Ele realmente é bem dominador. O que te aconselho é o seguinte: Se você precisa de tráfego IP na rede, basta você liberar os ips que deseja na lista dos BINDINGs. Mas no caso de serviços te aconselho fazer tunéis, VLAN, eoip, L2TP, PPTP, etc... Dependendo do que você tenha em mãos pra trabalhar. Somente assim você vai conseguir trafegar esses serviços na rede sem o hotspot "engolir" eles, ok?

    Abs.

  8. #8

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por moroni Ver Post
    não chegou a colocar um sniffer tipo wireshark pra ver se nao tem um problema de broadcast , ou formando algum looping , tive um problema assim de parar os serviços e a bridge gerava um looping na rede , nao tive tempo de ver o porque troquei a rb e mandei bala.
    Não cheguei!, foi coisa que fiz no mesmo dia, mas não tive como fazer testes mais detalhados. Vou tentar mais algumas coisas e posto aqui!

    Obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    iceblue,

    O que ocorre é o seguinte: O Hotspot joga um enorme "broadcast storm" na rede. Ele realmente é bem dominador. O que te aconselho é o seguinte: Se você precisa de tráfego IP na rede, basta você liberar os ips que deseja na lista dos BINDINGs. Mas no caso de serviços te aconselho fazer tunéis, VLAN, eoip, L2TP, PPTP, etc... Dependendo do que você tenha em mãos pra trabalhar. Somente assim você vai conseguir trafegar esses serviços na rede sem o hotspot "engolir" eles, ok?

    Abs.
    guilhermeramires,

    Obrigado pelas dicas. Não existe algum tipo de configuração no hotspot que ele fique parado e so trabalhe quando alguem enviar um pacote para ele?...tipo, se eu colocar ele como gateway de uma maquina especifica?

    Obrigado!!!

  10. #10

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Infelizmente não tem como. Quando você desativa o HotSpot ele para de funcionar completamente. Então quem tiver usando-o ficará sem acesso. Uma forma de você "driblar" o hotspot seria criar uma VLAN. Então você coloca todo tráfego que deseja que o HotSpot pegue nessa interface VLAN e os demais serviços em outra interface, ok?

    Abs.

  11. #11

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Infelizmente não tem como. Quando você desativa o HotSpot ele para de funcionar completamente. Então quem tiver usando-o ficará sem acesso. Uma forma de você "driblar" o hotspot seria criar uma VLAN. Então você coloca todo tráfego que deseja que o HotSpot pegue nessa interface VLAN e os demais serviços em outra interface, ok?

    Abs.
    OK!, vou fazer isso por aqui e posto os resultados para todos. Obrigado pela força!!

  12. #12

    Smile Re: Hotspot dando problema na rede.

    Olá amigo.. Já sofri bem com algo parecido.. O que fiz foi desativar a opção de pool.. Faz isso que salva sua vida..

    Espero ter ajudado..

  13. #13

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Essa opção do pool nesse caso não vai resolver. O hotspot faz um nat 1:1 e utiliza aquele host como universal independente que ip seja.

  14. #14

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Aqui, tive muitos problemas com hostpost num cliente, uma das solucoes foi desativar o pool e tbem no walled ip lis eu cadastrei a rede interna, pois o mesmo travava acesso ao compartilhamento da outra estacao, nao imprimia na rede!
    Mas ele manda em tudo nao tem como fazer alguns contornos!
    Axo q e so isso!
    Última edição por rfferraz; 03-05-2010 às 14:55.

  15. #15

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por Nazzi Ver Post
    Olá amigo.. Já sofri bem com algo parecido.. O que fiz foi desativar a opção de pool.. Faz isso que salva sua vida..

    Espero ter ajudado..
    Amigo, obrigado pela ajuda, estou dando uma pesquisada e posto aqui assim que encontrar uma solução!! obrigado!

  16. #16

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Essa opção do pool nesse caso não vai resolver. O hotspot faz um nat 1:1 e utiliza aquele host como universal independente que ip seja.
    Guilherme, estou brincando com aquela ideia de vlan que voce postou mas não sou fera em MK e me falta alguns conceitos de algumas coisas. Eu consigo mandar um trunk dot1q em uma sub-interface pelo MK?

  17. #17

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    O protocolo 802.1q foi implementado no ROS na versão 2.9. Portanto você pode usar sem problema. Basta ter um Mikrotik ROS com versão 2.9 ou superior com licença lvl 3 pelo menos, ok?

    Abs.

  18. #18

    Padrão Re: Hotspot dando problema na rede.

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    O protocolo 802.1q foi implementado no ROS na versão 2.9. Portanto você pode usar sem problema. Basta ter um Mikrotik ROS com versão 2.9 ou superior com licença lvl 3 pelo menos, ok?

    Abs.
    Obrigado, essa semana vou separar um tempinho para brincar com o Mk e o Catalyst!....vlw kra, posto os screen assim que estiver tudo up!