+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um servidor para squid cache full

    Fala amigos .

    é o seguinte preciso da experiencia dos amigos do forum ,preciso montar um servidor para fazer o cahe full squid, vou passar o servidor que pretendo montar , e me digam se fica bom

    2 processador intel xeon quad core e5520 box

    1 placa mae intel s 5500bc para aguentar os 2 processadores

    memória ddr3 1333 kingston -8 pentes de 4g totalindo 32 giga sendo que sera 16 giga para cada processador

    8 hds 1,5tb seagate 7200 rpm fazendo raid 5

    fonte - termaltake 1000w real para suportar os 8 hds

    postem suas opinioes.

  2. #2

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    A fonte está super dimensionada!

    E eu se fosse você, não usaria HDs... e sim SSD's! Muito mais rapidos!

    Economize comprando uma fonte mais fraca, pois não precisa de tudo isso ai, e investe em SSD's de alta performance... é a melhor coisa pra fazer cache!

    Uma fonte de marca boa, com uns 600W ja da conta disso ai tranquilo!

  3. #3

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    SSD São muito mais rápidos mesmo, lembre-se que o squid não se utiliza nem de smp nem de multicore !!

    Acredito que você pode e deve utilizar-se de varios daemons rodando junto e utilizar algum tipo de loadbalance de conexão, para distribuir essa carga.

    Voce esta utilizando discos SATA, eu recomendo SAS, velocidade de leitura muito superior, raid5 com 8 discos neste caso melhor raid 10, a sua placa controladora tem que suportar isso.

    Voce não falou o sistema operacional usado recomendo Freebsd 8.0, é bem rapido e estavel com pilha tcp/ip reformulada.

  4. #4

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Squid só usa um nucleo, contudo o uso de aufs e mais de um disco explora mais os recursos do processador, mais de uma instancia do squid não me deu diferenças aqui não.

  5. #5

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Citação Postado originalmente por wps Ver Post
    SSD São muito mais rápidos mesmo, lembre-se que o squid não se utiliza nem de smp nem de multicore !!

    Acredito que você pode e deve utilizar-se de varios daemons rodando junto e utilizar algum tipo de loadbalance de conexão, para distribuir essa carga.

    Voce esta utilizando discos SATA, eu recomendo SAS, velocidade de leitura muito superior, raid5 com 8 discos neste caso melhor raid 10, a sua placa controladora tem que suportar isso.

    Voce não falou o sistema operacional usado recomendo Freebsd 8.0, é bem rapido e estavel com pilha tcp/ip reformulada.
    Amigo, existe grandes difrenças de desempenho do CentOs e FreeBSD?

  6. #6

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Não é flameware e não quero brigar com ninguém, mas na configuração padrão posso te dizer que no mínimo uns 30% de vantagem no Freebsd pelo menos isso que eu testei e homologuei em um dell R610.

    Meu ultimo teste foi com Varnish que é um proxy basicamente que roda em memoria ram e efetivamente o escalonador de processos do Freebsd se mostrou muito mais rápido e com overhead mínimo, bem melhor que do linux Debian no caso, que é bem mais enxuto que o Centos.

    Outra vantagem é a compilação direta pelo ports que deixa o binário totalmente ajustado a sua plataforma, o ganho pode ser pequeno de 5 a 8% mas pelo jeito vc quer um ambiente de alta performance qualquer melhora é significativa.

  7. #7

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Gostaria de perguntar como foi feito o ambiente somente para que eu possa comentar.

    Obrigado.

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Squid só usa um nucleo, contudo o uso de aufs e mais de um disco explora mais os recursos do processador, mais de uma instancia do squid não me deu diferenças aqui não.

  8. #8

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Citação Postado originalmente por wps Ver Post
    Gostaria de perguntar como foi feito o ambiente somente para que eu possa comentar.

    Obrigado.
    No CentOs mesmo, Squid 2.7, utilizando DISK e um disco SATA 250G, processamento em torno de 40%, cerca de 300 acessos simultâneos. C

    Com o uso de 2 HD´s de 160 G e aufs, um cache_dir para cada disco o processamento não chega aos 10%. Ambos com cerca 80% de uso do espaço designado ao cache.

  9. #9

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Citação Postado originalmente por wps Ver Post
    Não é flameware e não quero brigar com ninguém, mas na configuração padrão posso te dizer que no mínimo uns 30% de vantagem no Freebsd pelo menos isso que eu testei e homologuei em um dell R610.

    Meu ultimo teste foi com Varnish que é um proxy basicamente que roda em memoria ram e efetivamente o escalonador de processos do Freebsd se mostrou muito mais rápido e com overhead mínimo, bem melhor que do linux Debian no caso, que é bem mais enxuto que o Centos.

    Outra vantagem é a compilação direta pelo ports que deixa o binário totalmente ajustado a sua plataforma, o ganho pode ser pequeno de 5 a 8% mas pelo jeito vc quer um ambiente de alta performance qualquer melhora é significativa.
    Por onde inicio no FreeBsd? Sugere algum site, que tenha materiais para eu aprender?

  10. #10

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Citação Postado originalmente por wps Ver Post
    Não é flameware e não quero brigar com ninguém, mas na configuração padrão posso te dizer que no mínimo uns 30% de vantagem no Freebsd pelo menos isso que eu testei e homologuei em um dell R610.

    Meu ultimo teste foi com Varnish que é um proxy basicamente que roda em memoria ram e efetivamente o escalonador de processos do Freebsd se mostrou muito mais rápido e com overhead mínimo, bem melhor que do linux Debian no caso, que é bem mais enxuto que o Centos.

    Outra vantagem é a compilação direta pelo ports que deixa o binário totalmente ajustado a sua plataforma, o ganho pode ser pequeno de 5 a 8% mas pelo jeito vc quer um ambiente de alta performance qualquer melhora é significativa.
    Amigo, me fala mais desse Varnish!!! Você usa como webcache ai ? Recomenda no lugar do Squid?

  11. #11

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Caro amigo WPS, me antecipei em te perguntar sobre o Varnish, sem nem mesmo procurar informações, pelo vi é um proxy reverso.

  12. #12

    Padrão Re: Montando um servidor para squid cache full

    Varnish é usado como cache reverso, quando um site precisa aguentar um grande quantidade de conexões.

    Grande vantagem do Varnish é ser totalmente projetado para smp, e tem como visão de ser mesmo um proxy reverso ele não é uma sub-funcionalidade de um outro programa como é o caso do proxy reverso do squid ou o mod_proxy do apache.