+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hardware para pc ap com 6 pcis em bridge

    OLÁ CAMARADAS DO PARTIDO

    eu estou planejando o uso de um pc como ap e OS mikrotik
    já decidi usar isso ao invés de uma RB.
    bem mas to com uma certa dúvida referente a capacidade de hardware.
    vou utilizar os 6 slots com placas pci wireles, e funcionando somente em bridge.
    o resto fica por conta de outros servidores.
    mas com isso eu não sei qual é o processador indicado ou quantidade de memória.
    claro, seu que se eu utilizar um opteron quad e 14gb de memória vai dar.
    mas queria saber o mínimo. somente isso o mínimo, e consiente de que é o mínimo e que talves para outras coisas não vai dar para fazer, mas como eu disse, o uso é só para bridges e no máximo uns WDS.

    E A OUTRA DÚVIDA.
    sei que há problema de alimentação de minipcis. mas estou querendo utilizar minipcis com adaptador pci, pois as placas dlink estão escassas e sem homologação (vi no site da anatel que estão suspensas) a única que vi é a dwl-530 que tá muiiita difícil de achar.
    daria para colocar uma minipci, para cada slot pci (com adaptadro é claro) e com o uso de potência mínimo (acredito que não consumiria muita energia) sem haver problema de alimentação para esses cartões mini pci?

    acho que minhas dúvidas são pertinentes, e procurei no fórum mas não ahei algo que me esclarecesse por completo.

    fiquem na paz

  2. #2
    aldobr
    Visitante

    Padrão Re: Hardware para pc ap com 6 pcis em bridge

    olha se é SO um bridge, qualquer processador / qualquer memoria.

    entretanto, provavelmente voce vai acabar adicionando coisas... ai...

    mas eu vejo um problema, quando tentei fazer um pc ap acabei me deparando com problema de potencia drenada pelas placas...

    a placa mae pegava fogo com duas placas de 600mW

    nao encontrei solucao pra isso

  3. #3

    Padrão Re: Hardware para pc ap com 6 pcis em bridge

    valew aldo
    agora tá desculpado o a zoação da gaiola com y

    não cara, não mesmo, só bridge mesmo. tenho uma base no pé da torre para colocar o sistema princpal.
    eu estava querendo 1ghz de processador e 256 de memória.

    mas em questão da placa mãe.
    nem setando os mini cartões pci para uma baixa potência poderia resolver o problema do consumo? até porque não sou de usar muita potência, vi na prática que é furada.

  4. #4

    Padrão Re: Hardware para pc ap com 6 pcis em bridge

    Não vejo motivo de usar 600mw, dá pra trabalhar tranquilo com 100mw, é só ter boas antenas setoriais, se tiver muita poluição usa painéis na polaridade horizontal ou melhor, usa tudo em 5.8.
    Quanto ao hardware, já que vai usar em bridge usa uma boa placa mãe(asus da vida) 256m de memória, eu tenho uma torre com uma asus,pentiun 4,256m de memória.Hoje usaria com certeza uma rb, menos espaço,menos dor de cabeça e a licença já inclusa, não sei que tipo de cliente vc atender, mas uma rb433ah ou rb600 te atenderia bem já que vai usar em bridge não precisará de muito processamento.

  5. #5

    Padrão Re: Hardware para pc ap com 6 pcis em bridge

    "eu estou planejando o uso de um pc como ap e OS mikrotik
    já decidi usar isso ao invés de uma RB."

    mas sobre o problema de utilizar 6 minipci ? não poderia dar problema relacionado a falta de alimentação adquada dos cartões?
    e outra, planejo utilizar menos que 100mw

  6. #6
    aldobr
    Visitante

    Padrão Re: Hardware para pc ap com 6 pcis em bridge

    Eu usei o exemplo de dois cartões com 600mW cada.

    Diminuimos para 100mW e mesmo assim deu problema (Acho que o engenius nao cai muito o consumo mesmo que voce diminua a potencia de saida).

    Dai veja, se voce usar cartões de baixa potencia, ainda assim são SEIS ! É MUITO CONSUMO !

    Eu tb to querendo informacoes de como fazer isso, pq a experiencia que tive nao foi positiva. Um outro caso a fonte comecou a centelhar, ficou suja lá no alto, dava pra ver crostas de sal em cima das trilhas do circuito impresso.

    Ou seja, deve ter algum macete para fazer isso funcionar sem instabilidades.

    Quanto à performance do computador, acho difícil voce conseguir comprar um computador 0km que não atenda os requisitos...

    Já foi o tempo em que isso era preocupação (Lembro de um K6 que usava para controlar banda e ficava quase o tempo todo em 50% do processador ocupado).

    Hoje tenho um Dual Core com 1gb de ram (O mais barato que consegui) fazendo autenticação e controle de banda... Raramente ele passa de 2% de processamento...
    Última edição por aldobr; 07-05-2010 às 15:34.