Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link de 80 Km com Mikrotik

    Ola pessoal, alguem tem experiencia com link de 80 Km usando Mikrotik? qual material foi usado?

  2. #2

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Cara se for 5.8ghz, usa disco zirok e xr5 e uma routerboard, da mais detalhes pois talvez precise de mais repetidoras se não tiver visada, pois 80km e longe heim ... hehe

    t+

  3. #3

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    quantos MB voce quer passar neste enlace?

  4. #4

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    eu ja tenho experiencia com dois links de 50 km usando OIW 29 dbi, xr5 e rb 433, peguei algumas informações e vou fechar usando antena de 42 dbi da pluton (ptx 36-58d) cartao xr5, rb 433 pretendo passar pelo menos 10 megas

  5. #5

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Carlao,

    Se você já tem experiência que links de 50km te aconselho fazer uma repetição em um ponto intermediário. Não necessariamente no meio. Usa em uma ponta uma 433ah, 2 R5H, com nsdual. No ponto intermediário você pode usar uma RB 600 com 4 R5H, duas recebendo o dual da primeira ponta e duas enviando em dual pra ponta final. E na ponta final usa outra 433ah, 2 R5H, com nsdual.

    Tenho um sistema assim com enlace total de 87 KM e funciona perfeito, ok?

    Abs.

  6. #6

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Carlao,

    Se você já tem experiência que links de 50km te aconselho fazer uma repetição em um ponto intermediário. Não necessariamente no meio. Usa em uma ponta uma 433ah, 2 R5H, com nsdual. No ponto intermediário você pode usar uma RB 600 com 4 R5H, duas recebendo o dual da primeira ponta e duas enviando em dual pra ponta final. E na ponta final usa outra 433ah, 2 R5H, com nsdual.

    Tenho um sistema assim com enlace total de 87 KM e funciona perfeito, ok?

    Abs.
    Cara me desculpa, mais o que seria nsdual ? Voce poderia comentar mais sobre ele ? obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Cara me desculpa, mais o que seria nsdual ? Voce poderia comentar mais sobre ele ? obrigado
    Ele se refere ao Nstreme Dual, com essa função vc fará o trafego RX e TX em antenas separadas obtendo maior througput na rede.....aqui temos um elance desses e passa 38 megas tranquilo em 54km em linha reta com visada.....

  8. #8

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Se for link que nao possa cair, e precise qualidade, recomendo usar Canopy ou Alvarion, tem menor latencia.

  9. #9

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Esse meu enlace de 87km tenho latência de 2ms de ponta a ponta sem tráfego. O maior troughput que consigo é 60MB usando modo turbo. E com esse tráfego a latência sobe pra 10ms. O que, creio eu, é bem aceitável principalmente quando consideramos o baixíssimo custo pra se montar um enlace desses.

    Obs.: No post anterior esqueci de mencionar as antenas usadas que foram as todas 4 da OIW modelo: OIW-5833D. Pra local que venta bastante elas são perfeitas.

    Abs.

  10. #10

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    obrigado pela dica, la tem visada e pretendo fechar o link direto, o cartao xr5 não é melhor? ele é de 600 mw

  11. #11

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    O ubiquiti é um cartão bastante robusto, mais você não tem necessidade de usar os 600mw, acho que em torno de 200mw estaria bom, mais isso você tem q ir testando... posta fotos depois ai da visada e dos equipamento.. flow

  12. #12

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por carlaocso Ver Post
    obrigado pela dica, la tem visada e pretendo fechar o link direto, o cartao xr5 não é melhor? ele é de 600 mw
    Pra fechar direto, realmente seria melhor o XR5. Porém você vai precisar de antenas maiores que essas que passei. Aconselho que você faça uma simulação no Rádio Mobile antes de investir na estrutura, ok?

    Abs.

  13. #13

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    guilherme, pelo o que ja pesquisei a melhor antena pra fazer esse link é a de 42 dbi da pluton (ptx 36-58d)

  14. #14

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Se você não for fazer com nstream dual, pode usar ela sim. Se precisar de tráfego full duplex usa a PTX36-58D-DL.

  15. #15

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    o cliente la vai ter um link de 2 megas, é um ponto a ponto exclusivo, acredito que com essa antena com uma polaridade eu consiga passar no minimo 10 megas

  16. #16

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Lembrando que recomendei o XR5 ao invés do R5H não pela potência e sim pela sensibilidade. Segundo o fabricante da pluton, a 80KM você terá um nível de recepção de -90dbm com um rádio de 250mw. Usando o R5H isso corresponde a uma modulação de 9Mbps e com o XR5 você consegue um modulação de 18Mbps.

  17. #17

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Esse meu enlace de 87km tenho latência de 2ms de ponta a ponta sem tráfego. O maior troughput que consigo é 60MB usando modo turbo. E com esse tráfego a latência sobe pra 10ms. O que, creio eu, é bem aceitável principalmente quando consideramos o baixíssimo custo pra se montar um enlace desses.

    Obs.: No post anterior esqueci de mencionar as antenas usadas que foram as todas 4 da OIW modelo: OIW-5833D. Pra local que venta bastante elas são perfeitas.

    Abs.
    Vc esta dizendo, que quando seu trafego esta em 60MB, sua latencia e de SÓ 10ms?? isso mesmo???

  18. #18

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Sim. 10ms. Só lembrando que essa latência é de ponta a ponta da bridge. O Tráfego não sofre roteamento. O processamento das RBs não passam de 40%.

  19. #19

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Eu recomendo usar 2 XR5, 2 rb433ah ou 411ah (pela diferença de preço compensa mais uma 433 ) eh duas Pluton PTX26-58 se tiver visada 100% te garanto que fecha tranquilo com sinal em torno de -70dBm.
    Use cabo pequeno, 2,40m. Passará bem uns 10mb full, 20 half.
    Essa antena q vc ta querendo usar eh muito exagerada, sem contar que em muito ruim de mexer, eh de tela e estraga facil demais, use a Pluton PTX26-58 ou tbm pode usar a Hiperlink de 33 db, mas a plunton eh mais barata eh faz o que vc precisa com sobra.

    Estou no momento fazendo um Ponto multi Ponto (Serra Negra - Pedregulho - Serra do Gigante)
    Serra Negra até Pedregulho 103 km -73
    Serra Negra até Serra do Gigante 120 km -70
    Na Serra Negra tem uma Pluton PTX26-58 e XR5 enviando para esses dois pontos.
    Nas outras pontas usamos Pluton PTX26-58 e Engenius (Meus XR acabaram). Nos dois pontos passam 12 Mb full.
    Estou usando Ponto Multi Ponto pq vou ter q remover a torre de Pedregulho pois quase caiu com os ventos eh para não para esse ponto a ponto montamos outra torre um pouco mais longe mas com visada melhor para podermos colocar uma torre mais baixa.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Enl.jpg
Visualizações:	375
Tamanho: 	115,9 KB
ID:      	11660
    Última edição por pedrohsampaio; 19-05-2010 às 19:18.

  20. #20

    Padrão Re: Link de 80 Km com Mikrotik

    Não se esquece de verificar a fresnel. Para qualidade de enlace ela pode estar no maximo 30% obstruida.