+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Cursos para montagem de enlaces.

    Olá Pessoal. Trabalho aqui em Natal/Rn e já montei alguns links de pequena distância (no máx. 08km) e gostaria que vcs me dessem uma dica de onde poderia fazer um bom curso de montagem de enlaces... preciso fazer curso superior pra isso?
    Onde posso fazer um bom treinamento com prática pra montar links de até 80km?

    Pergunto aqui pois os práticos podem me ajudar e boto fé em vcs.
    Obrigado pela resposta.

  2. #2

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    antes de montar um link de longa distancia, voce tem que primeiro fazer um projeto, e o mais importante é: tem visada total do ponto A para o B, quantos metros de torre vai precisar para ter visada, ter as coordenadas dos dois pontos, eu tenho dois links de 50 km e pretendo montar um de 80km em breve

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Amigo, pra links de longas distancia, indico que comece estudando radio enlaces , entendendo tudo sobre como funcionam as ondas eletromagnéticas. Após isso, tens que entender muito sobre GPS e estudar um pouco sobre topografia.
    Isso ajudará voce a melhorar sua performance quando da instalação de links de longa distância em diversas frequencias.
    Boa sorte.

  4. #4
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Obrigado pelas respostas turma... realmente acho q deverei trabalhar muito com isso... mas pesquiso um local que possa ter a certificação e dar o curso mesmo. Alguém sabe dizer?

  5. #5

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Entender de muito sobre GPS? não há tanta necessidade.

    Proucura o senac da sua cidade, as vezes tem turmas fazendo esse tipo de projeto e pede pra acompanhar o andamento.

  6. #6
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Creio que suporte nessa área posso te dar via canal de audio SKYPE ou MSN.
    Podendo abordar Técnicas e Equipamentos usados para este tipo de enlaçe.
    Bem como Protocólogos de transmissão.

  7. #7
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Poxa cara... muito obrigado mesmo. Vou te add. Vlw.

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Caro pkmc, porque não colocar essas abordagens aqui no fórum para compartilhar com a comunidade!

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Creio que suporte nessa área posso te dar via canal de audio SKYPE ou MSN.
    Podendo abordar Técnicas e Equipamentos usados para este tipo de enlaçe.
    Bem como Protocólogos de transmissão.

  9. #9
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Caro pkmc, porque não colocar essas abordagens aqui no fórum para compartilhar com a comunidade!
    Caro Magal, com todo respeito mas vc ja imaginou a quanridade de material, que eu teria que digitar para isso, pro isso me oferecí para dar suporte por vóz, vc deve ter percebido que fiquei cerca de um ano fora do Under-Linux, esse fato deve-se a um grave acidente que sofri, caí de uma torre com 13mts de altura, e ainda tenho sequelas na mão direita, difiuldade de movimentação, pois preciso passar por mais 3 cirurgias, mas na medida do possivel vou postando todo o possível. Ps logo estarei postando uma ANTENA PATCH para a faixa de 5GHZ desenvolvida por mim mesmo ! E de facílima execução.
    Grande Abraço !

  10. #10
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Caro Pkmc,

    Obrigado por sua compreensão e estimo suas melhoras.

    Abraços

    Magal.


    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Caro Magal, com todo respeito mas vc ja imaginou a quanridade de material, que eu teria que digitar para isso, pro isso me oferecí para dar suporte por vóz, vc deve ter percebido que fiquei cerca de um ano fora do Under-Linux, esse fato deve-se a um grave acidente que sofri, caí de uma torre com 13mts de altura, e ainda tenho sequelas na mão direita, difiuldade de movimentação, pois preciso passar por mais 3 cirurgias, mas na medida do possivel vou postando todo o possível. Ps logo estarei postando uma ANTENA PATCH para a faixa de 5GHZ desenvolvida por mim mesmo ! E de facílima execução.
    Grande Abraço !

  11. #11
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Poxa vida... muito interessante saber que vc tem tão grande quantidade de material
    Mas ruim saber que vc sofreu tal acidente. Espero que venha a melhorar rápido.

    Mas turma... aproveitando e perguntando. Estava me agendando pro curso de Mikrotik, pois já trabalho há algum tempo com mikrotik mas não sou expert.
    Cache, filtros de firewall, hotspot e redirecionamentos são algumas coisas que sei fazer mas gostaria de tentar a certificação Mikrotik e para isso procurei aquela empresa que representa a Mikrotik no Brasil mas um amigo me falou que o curso não é oficial e que serve somente de orientação para tirar o MTCWE e o MTCUME. Não sei da veracidade da informação mas alguém sabe algo a respeito. Me parece que este é o mais indicado dos cursos para técnicos. Se alguém quizer ver o programa dá uma olhada aki.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Programa_Implantao_operacao_Redes_802_11.pdf  

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Citação Postado originalmente por jonataferreira Ver Post
    Poxa vida... muito interessante saber que vc tem tão grande quantidade de material
    Mas ruim saber que vc sofreu tal acidente. Espero que venha a melhorar rápido.

    Mas turma... aproveitando e perguntando. Estava me agendando pro curso de Mikrotik, pois já trabalho há algum tempo com mikrotik mas não sou expert.
    Cache, filtros de firewall, hotspot e redirecionamentos são algumas coisas que sei fazer mas gostaria de tentar a certificação Mikrotik e para isso procurei aquela empresa que representa a Mikrotik no Brasil mas um amigo me falou que o curso não é oficial e que serve somente de orientação para tirar o MTCWE e o MTCUME. Não sei da veracidade da informação mas alguém sabe algo a respeito. Me parece que este é o mais indicado dos cursos para técnicos. Se alguém quizer ver o programa dá uma olhada aki.
    Para vc saber mais dos cursos Oficiais da MK pode abordar o site:
    http://www.mdbrasil.com.br/isp-safe/0,,cursos+agendados,00031,false,1.html


    Dentro em breve estarei ministrando um Cuso em conjonto com a www.rapidoinfoshop.com.br , Aonde abordarei desde conhecimentos básicos e avançados em tecnologia de redes, bem como as novas tendências em equipamentos para redes e soluções pra Provedores de Internet.

    Assim que tudo organizado Locais e Datas, etaremos postando convites !

  13. #13

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Ola...
    Em um enlace longo assim tem mesmo que ser muito bem planejado. Temos aqui um enlace de 42 KM. Nao seria de se pensar em colocar uma repeticao e fazer dois de 40KM??? Os equipamentos para fazer link de 80KM Vai custar uma grana preta.

  14. #14

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Olá amigo bom dia, também tinha varias duvidas com relação a enlaces de longa distancia dei uma fuçada aqui do fórum e peguei uma base de equipamentos para fazer enlaces fiz um enlace de 43km usando Oiw de 29dbi dual com 2 xr5 em cada ponta trabalhando em 2x2 e Rb 433 tinha visada, sem interferência, mesmo assim o enlace não ficou bom chegou uns 3.5mb do outro lado e com o ping em 20 e 30ms e picos de 100 loucura! ai resolvi testar as Cpe plus da Dimension, um amigo me indicou, consegui fechar o enlace muito facil e dando uns 25mb half, tpo não basta vc ter conhecimento de como fazer um enlace mas o ideal e vc conhecer os equipamentos que fazem!

  15. #15
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    Citação Postado originalmente por anarquista Ver Post
    Olá amigo bom dia, também tinha varias duvidas com relação a enlaces de longa distancia dei uma fuçada aqui do fórum e peguei uma base de equipamentos para fazer enlaces fiz um enlace de 43km usando Oiw de 29dbi dual com 2 xr5 em cada ponta trabalhando em 2x2 e Rb 433 tinha visada, sem interferência, mesmo assim o enlace não ficou bom chegou uns 3.5mb do outro lado e com o ping em 20 e 30ms e picos de 100 loucura! ai resolvi testar as Cpe plus da Dimension, um amigo me indicou, consegui fechar o enlace muito facil e dando uns 25mb half, tpo não basta vc ter conhecimento de como fazer um enlace mas o ideal e vc conhecer os equipamentos que fazem!
    Desculpe não entendi o propósito deste post ! Vc queria uma Ajuda pra resolver seu problema ?

  16. #16
    Avatar de jonataferreira
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
    Posts
    42

    Padrão Re: Cursos para montagem de enlaces.

    acho que ele quiz dar a opnião e experiencia.
    Obrigado.