+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estruturamento de rede, com squid e PC com 2 eth

    Boa noite à todos os amigos...
    Sou novato aqui no fórum...
    Apesar de ter algum conhecimento já, ainda estou engatinhando no Linux e tentando aprender cada vez mais...
    Tenho uma Lan house que, infelizmente é um pouco distante da central ADSL da minha cidade, então minha conexão não passa de 1300 Kbps...
    Já tenho um equipamento servidor funcionando com Squid, Banco de dados em Firebird, administrado remotamente por Webmin, VNC e putty...
    Porém, consegui uma máquina mais potente e estou instalando ela para substituir a máquina atual...
    Minha primeira dúvida é a seguinte:
    Atualmente, uso apenas uma placa de rede no meu servidor, que recebe o sinal da internet através de um Hub/switch, ligado a um roteador... essa mesma placa tem o trabalho de administrar o proxy (squid) e tb meu banco de dados em firebird...
    Queria saber como devo estruturar meus cabos para ter uma placa recebendo o sinal de internet (provavelmente a OnBoard) e outra para distribuir o proxy e a administração da BD Firebird...
    É viável utilizar apenas o Hub/switch para essa nova placa de rede ou seria mais indicado ligar o cabo diretamente ao roteador?

    a segunda dúvida é como fazer para utilizar essa configuração (uma eth recebendo e outra eth enviando)...

    Já estou terminando de instalar os aplicativos necessários (squid, samba, firebird, vnc, ssh, webmin, etc..) na nova máquina mas, claro, ainda não a coloquei para rodar...

    Estou utilizando DEBIAN com XUBUNTU...
    Obrigado pela atenção...

  2. #2

    Padrão Re: Estruturamento de rede, com squid e PC com 2 eth

    Karamba, gente...
    Uma semana, 173 visualizações e NENHUMA resposta???
    Acho que é porque eu não soube me explicar direito...
    Vamos ver:

    Montei uma máquina com uma placa de rede onboard e uma offboard
    Nesse instante, já está tudo funcionando: Firebird, Squid, Bind...
    Só que está tudo em apenas uma placa de rede: a offboard, que no caso é a eth0

    Minha rede é estruturada da seguinte forma:
    Modem ADSL > Roteador Wireless (apenas para meu Note e um ou outro que aparece aqui para manutenção) 4 portas > SWITCH 16 portas > 9 máquinas clientes + Administradora + Ubuntu Server
    As 4 saídas do roteador eu coloquei um cabo que vai para o SWITCH, um cabo que vai diretamente ao PC da minha Filha e dois cabos extras que vão para o meu laboratório, para usar em manutenção de micros de clientes...

    Minha duvida:

    Quero fazer funcionar o ubuntu server com as duas placas, sendo uma recebendo o sinal do roteador e a outra saindo o squid, bind e firebird (básicos da rede interna)

    Outra coisa que não consigo fazer funcionar é o proxy transparente do squid... mas até aí, tudo bem, pois posso sem problemas fixar o IP do proxy em cada máquina... É só ficar de olho para que nenhum espertinho retire o proxy e saia navegando onde eu não quero que ninguém vá.... rs...
    Mas isso é secundário...

    Será que ainda terei que esperar mais uma semana por uma ajuda???

  3. #3

    Padrão Re: Estruturamento de rede, com squid e PC com 2 eth

    Se me permite gostaria de saber se esta aberto p/ usar outros sistemas p/ a funcao, pois fica muito mais facil utilizar um firewall como Smoothwall ou IPCop, primeiro protegeria sua rede e segundo teria um built-in proxy muito facil de usar.

    Ozz.