Página 8 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 345678910 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. certo rjunior, muito obrigado pela sua resposta, depois com q vc me disse e tbm uma googlada, e vi q msm sendo 1x1 ele trabalha no protocolo AirMax, estilo o Bullet M, q tbm eh 1x1 e AirMax, sendo tecnologia TDMA, porem sem MIMO.

Agora, estou em duvida em utilizar apenas 2x2 utilizando o protocolo MIMO, ou se apenas utilizo 1x1 com AirGrids em td a rede, alternando entre H e V como disse o amigo no outro post.
    Qual terei mais estabilidade??? lembrando q vou trabalhar com velocidades de 1 a 2mb no maximo, mais a maioria 1mb, trabalhando com um troghput de no maximo 20mb por RocketM + Setorial.

2. Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    certo rjunior, muito obrigado pela sua resposta, depois com q vc me disse e tbm uma googlada, e vi q msm sendo 1x1 ele trabalha no protocolo AirMax, estilo o Bullet M, q tbm eh 1x1 e AirMax, sendo tecnologia TDMA, porem sem MIMO.

Agora, estou em duvida em utilizar apenas 2x2 utilizando o protocolo MIMO, ou se apenas utilizo 1x1 com AirGrids em td a rede, alternando entre H e V como disse o amigo no outro post.
    Qual terei mais estabilidade??? lembrando q vou trabalhar com velocidades de 1 a 2mb no maximo, mais a maioria 1mb, trabalhando com um troghput de no maximo 20mb por RocketM + Setorial.
    Bom, ambos tem pros e contras:
    em 1x1, alternando clientes entre V e H, é possivel atender mais clientes por ERB. Seriam praticamente como duas setoriais distintas. A banda passante total é menor (throughput), mas por exemplo em MS1 com canalização de 10mhz, estou entregando planos de 2mbps tranquilo para meus clientes.
    1x1 é necessário ter melhor visada.

já em 2x2, como as antenas trabalham em conjunto, mesmo com visada prejudicada ou baixo sinal nas duas chains, ainda é possivel entregar links com trafego aceitavel. Exemplificando, imagine que cada chain (V e H), consiga com sinal ruim trafegar 512kbps, como as duas se somam, mesmo com um link ruim é possivel entregar 1mbps)
    como já exemplificado, 2x2 é capaz de suportar maiores bandas.
    Como utilizam simultaneamente as duas chains da ERB, tendem a "lotar" a ERB mais rapidamente, logo, suportando menos clientes simultaneos por conjunto.
    Outra vantagem do 2x2, é a redundancia em si mesmo, ou seja, se a chain V ou H fica impossibilitada de funcionar momentaneamente, a outra assume o trafego.
    Além disso, em 2x2 É POSSÍVEL trafegos em regime duplex, enquanto que em 1x1 não é.

Aqui estou utilizando como padrão para os clientes residenciais as grids de 23dbi (1x1), e para clientes corporativos estou utilizando nanobridge de 22dbi (2x2).
    Ainda não tenho nenhum interface supoerlotada, mas tenho interfaces que já chegam a picos de 22 simultaneos em planos de 300k a 2mbps sem nenhum problema.
    Hoje tenho cerca de 80 grids 23 instaladas e cerca de 8 bridges.

O investimento em desempenho da rede vale cada centavo investido em Airmax.

3. ok junior muito obrigado pela atencao, entao resumindo +- com 1x1 posso segurar mais gente simultaneo q no 2x2, porem o 2x2 tem um troughput maior, e a visada menos enjoada, porem sempre trabalho com visada limpa, pelo menos no 2.4ghz sempre fiz isso.

bom, pelo que reparei, vc disse q esta usando as airgrid ai 1x1, mais em empresa vc esta colocando os nano m5 ou bridge q sao 2x2.
    Minha duvida q surgiu eh, posso trabalhar tanto 1x1 como 2x2 na msm setorial e nao vou ter problemas?? pois eu estava imagindo q, ou eu trabalhava 1x1 com todos, ou 2x2 com tds!!!! entao quer dizer q posso mesclar entre 1x1 e 2x2????

4. Citação Postado originalmente por Nks Ver Post
    ok junior muito obrigado pela atencao, entao resumindo +- com 1x1 posso segurar mais gente simultaneo q no 2x2, porem o 2x2 tem um troughput maior, e a visada menos enjoada, porem sempre trabalho com visada limpa, pelo menos no 2.4ghz sempre fiz isso.

bom, pelo que reparei, vc disse q esta usando as airgrid ai 1x1, mais em empresa vc esta colocando os nano m5 ou bridge q sao 2x2.
    Minha duvida q surgiu eh, posso trabalhar tanto 1x1 como 2x2 na msm setorial e nao vou ter problemas?? pois eu estava imagindo q, ou eu trabalhava 1x1 com todos, ou 2x2 com tds!!!! entao quer dizer q posso mesclar entre 1x1 e 2x2????
    Bom, pra ser bastante sincero ainda estou testando o comportamento da rede, mas segundo o pessoal da propria UBNT em resposta por email, pode-se usar tanto 1x1 quanto 2x2 simultaneamente sem nenhum problema.
    Ainda não tenho um numero consideravel de clientes simultaneos, mas até aqui esta tudo absolutamente tranquilo.

5. valeu msm junior. Eu vou subir uma setorial de 120 de 20dbi com um rocketm, em uma torre para fazer testes!!!

Vc q ta usando, quanto de troughput maximo vc ja viu trafegando no seu rocket??
    Vc viu se o ping continou baixo?
    Sera q uma BaseStation de 20dbi com RocketM trafega 20mb com ping estavel??
    pq eh o que eu precisava q trafegase aqui para mim, lembrando que eh troughput por rocket!! Sera que chega a isso? quanto chegou ai com vc?

Tópicos Similares

1. Respostas: 18
    Último Post: 19-04-2012, 20:17
  2. Proxylizer, quem está usando?
    Por hbuzatto no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 07-04-2010, 10:20
  3. Mk 4.x quem esta usando ??
    Por powernetscm no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 12-06-2009, 09:03
  4. Quem está usando o squid ?