Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    É o seguinte pessoal, preciso fechar um ponto a ponto de 9km em linha reta com visada usando 2 antenas aquario 2.4ghz 25dbi cabo 1mt grade e um airlive 5460ap v2 enviando e um aquario apr-2426 recebendo. as coordenadas do google earth são:

    ponto de envio: latitude 23°23'43.41"S longitude 23°23'43.41"S

    ponto de recepçao: latitude: 23°18'52.82"S longitude: 53°37'28.02"O

    ambas antenas a uma altura de 8 metros do chao.. nesse caso eu uso a polarização vertical ou horizontal?
    fica bom usando em modo G?: da pra passar uns 15mbps de velocidade real? consigo fexar estando em um unico lugar por vez,pq ninguem que conheço pode me ajudar e fikar na outra ponta.entao tenho que fexar sozinho..agradeço se me ajudarem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         localidade.jpg
Visualizações:	724
Tamanho: 	147,2 KB
ID:      	11369  
    Última edição por Pauloneto; 08-05-2010 às 21:21.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Cara, vou falar o que eu acho. Eu usava esse rádio muito tempo depois começei a investir em RouterBoard e não me arrependi de jeito nenhum, eu percebi o que queremos fazer com esse rádio é locura, pois funciona mais com o tempo cai potencia, a sensibilidade é baixar entre N fatores. Quanto a altura eu achei um pouco baixo ai o terreno é totalmente nivelado? Aqui como exemplo eu tenho um repeter a 5km precisei de 12 metros de altura e aqui o terreno é um pouco nivelado. Em relação ao modo, eu não sei muito mais o que andei conversando e pesquisando, o modo G é um pouco mais dificil de estabilizar tenta usar modo B como data rate fixandos em 11mbps, e depois reporta aqui para gente como ficou. t+ qualquer coisa so postar.

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Infelizmente tenho que desencorajá-lo a tentar esse tipo de feito, as antenas e rádios propostos para essa solução, tenho 90% de certeza que não fecha o enlaçe. Para uma maior confiabilidade e facilidade de uso, dua UBIQUITI NANO M5. Ou para uma banda maior ainda duas ROCKET M5 + Antena Disco Ubiquiti, com as ROCKET garanto pode passar cerca de 180/260. Ou ainda uma solução Intermediádia a UBIQUITI ANTENA NANOBRIDGE M5 . Creio desta maneira 100% de exito em seu projeto.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    os pontos tem visada total um com o outro, na verdade informei errado, o ponto de envio vai ter 10 mts de altura,e o de recepçao vai ter 8. no telhado da casa do ponto de envio ja da pra ver a casa que ira receber, entao tem visada total.. precizo passar velox de 4mbps.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Então, com seu equipamento é so testando mesmo para ver c vai fechar o link, mais se não quiser comprar RB compra 2 nano5 e coloca uma na sua casa e outro na casa do seu amigo, e seja feliz. Vai funcionar muito bem. t+

  6. #6

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    entao, eu tento polarização vertical ou horizontal para esse enlace?

  7. #7

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Cara eu tenho preferencia por horizontal, pois aqui é cheio de omni vertical, ai eu coloco horizontal que foge um pouco da poluição. t+

  8. #8

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    mas qual polarização é melhor pra fexar o link? kero usar o canal 3 assim, nao terei interferencia nenhuma.
    Última edição por Pauloneto; 09-05-2010 às 19:38.

  9. #9

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    olhem,usei o radio mobile . analizem a imagem e me digam o que vcs axam? mas to axando ki o radio mobile ta mostrando errado, pq o ponto mais alto é minha casa, e no radio mobile mostra como o ponto mais baixo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radio mobile.jpg
Visualizações:	362
Tamanho: 	35,9 KB
ID:      	11401  
    Última edição por Pauloneto; 09-05-2010 às 19:41.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Citação Postado originalmente por Pauloneto Ver Post
    olhem,usei o radio mobile . analizem a imagem e me digam o que vcs axam? mas to axando ki o radio mobile ta mostrando errado, pq o ponto mais alto é minha casa, e no radio mobile mostra como o ponto mais baixo
    Boa Tarde Amigo,

    Esta projeção do RadioMobile é apenas à nível de TERRENO. Não leva em conta prédios, e qualquer outro obstáculo no caminho.

    Não se baseie apenas por ela,ok.

    Pelos cálculos que fiz, analisando as coordenadas que colocasse , fecha tranquilo se usares 12m no ponto A e 12m no ponto B. podes usar mastro retrátil 12m com estaiamento em 120º.

    Se tiveres que usar esse rádio usa com firmware aprouter (que por sinal é bom sim, apesar de muita gente não saber configurar direito) , usa ele no canal 11 32mw potência , banda G fazendo controle de MAC , SSID escondido. Se o sinal ficar fraco pode tentar com 63mw nos dois rádios.

    Dica minha: NÃO usa cabo entre o radio e a antena. use apenas um Pigtail de qualidade. isso aumentará e muito o sinal da sua antena. Uso esses rádios há muito tempo desta maneira e vai tranquilo usando aquario 25dbi grade.

    Se tiver como investir , ae migre seu link pra 5.8GHZ usando NANOSTATION 5 ou M5 conforme já citado pelo pessoal acima. Com isso conseguirás uns 30mb (15+15) de banda usando 20mhz 5800ghz.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Leandro Lopes onde eu assino ?? rsrrs

    Falou tudo, depois disso se tiver alguma duvida ainda posta ai que ajudamos você
    t+

  12. #12

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    entao,percebi hj que passei a longitude do ponto de envio errado, as corretas sao essas:

    ponto envio: latitude 23°23'43.41"S longitude 53°37'10.5"O

    ponto recepção: latitude: 23°18'52.82"S longitude: 53°37'28.02"O

    no radio aquario ta com wappro 6.3 e no airlive ta wappro 5, quanto aos cabos, as antenas tem 1 metro de cabo rgc-058 de fabrica com conector SMA.. semana ki vem vou tentar fexar o enlace, pois no momento to sem tempo...ai eu posto aki se deu certo e todos os detalhes.faloww

  13. #13

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Pessoal, eu ia fexar esse enlace quando tudo estivesse encaminhado,mais agora a OI nao quer instalar o velox na cidade alegando "falta de portas" disponiveis,aff....agora só vou fexar quando tiver serteza que a oi ira instalar o velox pra mim mandar la pro sitio....atualmente uso via radio 400kbps aki no sitio,aki pega 60% de sinal de uma omni á 9,5km (tipo slot deve ser da pluton) e da setorial emc-test 20dbi pega 40% e uso caixa heremetica com o apr-2426.....e kero manda pro sitio banda larga OI Velox de 2mbps de download e 400kbps de upload, como vcs viram aki o lugar é alto, quando eu fexar posto aki p vcs minha experiencia ok!!

  14. #14
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    use routerboard com mini pci como r52-350 ou outros demais use 5.8 ghz para projetos futaramente.....
    use antenas da hyper 30 dbi .... que lhe dara qualidade sem dores de cabeça .....

  15. #15
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Citação Postado originalmente por Pauloneto Ver Post
    Pessoal, eu ia fexar esse enlace quando tudo estivesse encaminhado,mais agora a OI nao quer instalar o velox na cidade alegando "falta de portas" disponiveis,aff....agora só vou fexar quando tiver serteza que a oi ira instalar o velox pra mim mandar la pro sitio....atualmente uso via radio 400kbps aki no sitio,aki pega 60% de sinal de uma omni á 9,5km (tipo slot deve ser da pluton) e da setorial emc-test 20dbi pega 40% e uso caixa heremetica com o apr-2426.....e kero manda pro sitio banda larga OI Velox de 2mbps de download e 400kbps de upload, como vcs viram aki o lugar é alto, quando eu fexar posto aki p vcs minha experiencia ok!!
    Amigo,.
    Pra passar a banda que voce quer e ficar 100%, terias que usar equipamentos muito caros em 2.4ghz e antenas de 29dbi ou +.
    Investe um pouco mais, e compra duas nanostation 5.8ghz , que tu passa 28mbps (14+14mb) tranquilo, sendo assim tu passas teus 2mb ou 4mb muito estável pelo 5.8ghz.
    2.4ghz infelizmente está poluido demais. podes ainda comprar mais duas antenas de 25dbi aquario (em torno de R$140,00cada) e aumentar tua cobertura.
    Abraço.
    se fechar ae posta as fotos ,ok.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Ola pessoal, enlace fexado com sucesso.Aki no sitio só usei um cano de 2mt em cima da casa e ajustei a antena no olho mesmo, la na cidade usei um de 5mt em cima da casa, só ergui o cano de 5mt, virei ele pros lados e fexei com 53% de sinal,ainda nao medi a velocidade pois to só com um note, mais ta passando meu adsl de 2mb normalmente, quando a adsl da picos de 1.8mb eu teste o ping e fika na mesma.mesmo com trafego de 1.8mb o ping nao altera, fika nos 2ms....

  17. #17

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    vc configurou como? wds ou ap+wds? quero fechar um aqui com 900m com visada.
    pc mk ---ap wds------ap wds---ap + omni 15dbi. o mikrotk fica na casa da minha mae e o ap com a omni vai ficar aqui em casa. seria essa a configuraçao correta?

  18. #18
    Avatar de tecnologic
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Vera Cruz -RS
    Posts
    76

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Amigo sou Administrador de redes E tecnico Wireless e lhe digo com toda a Certeza Nunca faça ptp em modo algum com 2.4 ghz ok Sempre em 4.9 a 5.8 ghz por varios fatores ate mesmo tecnologia empregada em cartões 5.8 ghz qualquer duvida so me add no msn [email protected]

  19. #19

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    Galera estou com uma duvida parecida
    quero fazer um ponto a ponto de 3km
    com visada e mesma altura
    meus equipamentos são duas grade 25dbi 2ap aquario 400mv
    será que da certo??

  20. #20

    Padrão Re: Enlace ponto a ponto 2.4ghz 10km com visada.

    3km é moleza...Coloca os dois radios em bridge WDS, cadastra o MAC WLAN do Radio B no radio A e do radio A no radio B coloca os dois no canal 13 B/G e voçe tera 20 megas halfduplex nesse enlace de 3km.