+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Ola pessoal... estou pensando em aumentar a banda de alguns clientes...
    Hoje, já não instalo mais em 2.4, somente 5.8.. mas ainda tenho muuuuitos clientes em 2.4, e por isso estou aqui!

    Hoje trabalho com banda B, todo mundo fala que banda G é pior para outdoor, mas estou com uma pulga atrás da orelha.. vou tentar explicar de acordo com uma das afirmações sobre o porque de um ser pior que outro!

    1 - 801.11G tem menor sensibilidade e potência do que 801.11B!
    Estava olhando os datasheet dos equipamentos que uso (torre cartão XR2 e cliente Nanostation.. olha só o que fala sobre sensibilidade e potencia:

    POTENCIA:
    MODO B
    1Mbps 28 dBm +/-1dB
    2Mbps 28 dBm +/-1dB
    5.5Mbps 28 dBm +/-1dB
    11Mbps 28 dBm +/-1dB
    MODO G
    6Mbps 28 dBm +/-1dB
    9Mbps 28 dBm +/-1dB
    12Mbps 28 dBm +/-1dB
    18Mbps 28 dBm +/-1dB
    24Mbps 28 dBm +/-1dB
    36Mbps 26 dBm +/-1dB
    48Mbps 25 dBm +/-1dB
    54Mbps 24 dBm +/-1dB

    SENSIBILIDADE:
    MODO B
    1Mbps -97 dBm +/-1dB
    2Mbps -96 dBm +/-1dB
    5.5Mbps -95 dBm +/-1dB
    11Mbps -92 dBm +/-1dB
    MODO G
    6Mbps -94 dBm +/-1dB
    9Mbps -93 dBm +/-1dB
    12Mbps -91 dBm +/-1dB
    18Mbps -90 dBm +/-1dB
    24Mbps -86 dBm +/-1dB
    36Mbps -83 dBm +/-1dB
    48Mbps -77 dBm +/-1dB
    54Mbps -74 dBm +/-1dB

    Reparem, que a potência é a MESMA até 24Mb! e que a sensibilidade de 11Mb é somente 2dbm menor que 18Mb em G! ou 1 do que 12Mb.

    1 - Então por exemplo eu usando 16Db de potencia, e no cliente o nanostation fixado em 18Mb.. não teria um rendimento melhor do que em modo B????

    2 - Sabendo que a modulação OFDM (mesma do 5.8Ghz) é muito superior ao DSSS, que outros motivos levam TODOS a dizer que o modo G não funciona?

    Gostaria de saber dos amigos quem testou o modo G e o que achou..Abraços a todos..



  2. #2

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    bem amigo vou dar minha opniao aqui que andei testando na minha cidade, montei um painel setorial 90 graus hyperlink cartao XR2 plaquinha Mikrotik 411Ah de 1 cartao com fonte de 18v 5a, coloquei tudo em G no modo automatico, no bullet 2 dos clientes setei 16db e modo G, com 18 clientes em teste em horas de pico, nao sei te esplicar por que ficava muito instavel, pings de 1000 a 2000ms, acabei desistindo da estrutura e passei tudo para 5.8, mas nunca pensei em setar 18mb fixo.

    Desculpe o texto longo mas quis dar uma noção da estrutura.
    E por favor postem suas esperiencias.

  3. #3

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    amigo
    vc disse que ta usando em varios clientes 5.8
    qual equipamento ta usando? torre/cliente?

    estive testando esses dias atras os nano em 5.4
    e devo admitir.. gostei do desempenho.

  4. #4

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Então em um post meu, você ate perguntou para min fala mais sobre a banda G, eu fiz o mesmo estudo de sensibilidade, pois eu comentei eu mudar para G e daterate fixo em 24mbps. Só que os cliente tem que esta com sinal otimo. Aqui estou vendendo 500k e 1mega. Sei que para alguns é locura isso em 2.4ghz, mais ate agora nao tive problemas, so que aumentei os pop, fecho em 5.8ghz e repasso em 2.4. Cada bairro ta tendo uma repeter.

    qualquer coisa posta ai t+

  5. #5

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Otimo post thiago .
    Desde que comecei que sempre quis fazer funcionar bem o modo "G".
    Hoje tenho 2 antenas no modo G e ta funcionando bem ate o momento.
    Por que coloquei apenas em 2 cartoes? porque sao os que tem clientes com sinal mais estavel.

    Nesse momento to querendo melhorar o sinal de alguns poucos clientes para colocar tambem nos outros cartoes.

    Vamos esperar por mais experiencias bem sucedidas nesse modo G tao criticado por alguns.

    ...

  6. #6

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Valeu pelas respostas pessoal! eu tbm to fazendo testes aqui..
    Mas como tem alguns clientes com sinal meia boca.. não tenho como ter uma noção 100%..

    Vamos esperar os colegas postarem mais experiencias!

  7. #7

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Concerteza, tem uma galera com uma experiencia boa em "G", vo ficar aqui acompanhando porque quero melhor a rede sem precisar migra tudo para 5.8ghz. t+

  8. #8

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Eu sempre usei modo B em 2,4Ghz, mas porque os 2,4Ghz que uso são os Samsung SWL-3300AP que só trabalham em B.

    Até 1 ano e meio atrás eu ainda comprava esses rádios, e mesmo custando R$600,00 cada um eu achava muito melhor que qualquer rádio G. Alguns clientes ficaram durante 5 anos com a instalação e eu nem lembrava que o cara existia, o dinheiro só entrando rsrs. Cheguei a ter até 20 clientes em um único AP com até 4Mbps de throughput. Então G nunca fez falta.

    Vendi mais de 100 Samsungs desse como sucata =/ e agora 80% da minha rede já roda em Nanostation 5.8Ghz. A maioria dos clientes tem um throughput entre 10 e 20 Mbps, alguns AP com até 15 clientes pendurados.

    Abraços!
    Última edição por rafaelgrecco; 11-05-2010 às 11:33.

  9. #9

    Padrão T- Magico

    Está me parecendo que a solução é o T-magico.

    Pelo que tudo indica aumenta a quantidade de banda.

    Usando dois radios na mesma antena.

  10. #10

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    tmelooliveira, amigão, faz um teste em modo b/g, setendo 18MB para ver como fica, e posta os resultados ai pra gente, pois sua duvida tornou-se a minha, vou fazer o mesmo teste aqui e ver como se comporta.


  11. #11

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Entao vo testar com 24mbps, so que não vo ter que ir em alguns cliente porque no radio eu deixo setado B e 11mbps tambem, vo fazer um feedback em alguns e faço as modificações e vamos ver como vai ficar a estabilidade.

  12. #12

    Padrão vejamos o Wavion

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Entao vo testar com 24mbps, so que não vo ter que ir em alguns cliente porque no radio eu deixo setado B e 11mbps tambem, vo fazer um feedback em alguns e faço as modificações e vamos ver como vai ficar a estabilidade.
    Vejamos o wavion que é para aplicação outdoor, vem como o procolo B e G, Esse sim é exclusivamente outdoor.

    Código HTML:
    Legal, tambem acredito que o protocolo b/g deve ter alguma funcionalidade.

  13. #13

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Eu vou ter que mudar nos clientes tbm.,, pois deixo os nanos setados em B!

    Uma coisa curiosa eh que quando seto B+G o cliente fica ruim!

    Alguem sabe porque?

  14. #14

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Desculpa Mais vou ter que falar do Wavion

    Wavion foi feito para isso mesmo, o Equipamento Gera no Minimo 16 mbps de banda de Acesso e pode chegar até 30 Mbps ) Fato !

    Cartão Mini Pci no Maximo 4 Mbps em B, já em G pode chegar a uns 8 Mbps pois existe a Teoria da Banda de Acesso dos cartões Mini Pci, ex. Cartão Mini Pci em Ptp passa 30 Mbps em acesso 2 Mbps por conta de você ter que cuidar de varios Macs e pacotes.

    Voltando ao Wavion, Equipamento foi feito exclusivamente para Uso em Provedor de Banda Larga, tais como Banda de Acesso, coberturas parcial e etc. Sem falar no tempo de Vida útil ( Que Agora a American Explorer está oferecendo aos cliente 5 ANOS DE GARANTIA )

    Não quero poluir o Post porém acho que a sua necessidade seria resolvida com O Wavion.

  15. #15

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Jluminato.. façamos o seguinte... chama um cliente teu ai.. que comprou esse wavion.. pra posta resultados..

    Até agora isso ai é somente conto..

    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Jluminato.. façamos o seguinte... chama um cliente teu ai.. que comprou esse wavion.. pra posta resultados..

    Até agora isso ai é somente conto..

    Abraço
    Concordo, to lendo que esse wavion faz milagre mais ate agora nen um print do funcionamento eu vi, ai fica dificil comprar assim.

  17. #17

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Concordo, to lendo que esse wavion faz milagre mais ate agora nen um print do funcionamento eu vi, ai fica dificil comprar assim.
    Acredito que no Forum Underlinux não tenha cliente propriamente Meu mais irei bolar algumas cartas de clientes satisfeito com o Equipamento.

  18. #18

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Acredito que no Forum Underlinux não tenha cliente propriamente Meu mais irei bolar algumas cartas de clientes satisfeito com o Equipamento.
    Cara faz isso! tem muita gente aqui procurando soluções. Gente que tem bala na agulha..

    Se tu fizer isso tenho certeza (se o produto for bom mesmo logico) que tu vende pra caramba!

    Abraços

  19. #19

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    Fiz um Post novo referindo-se as implantações que os clientes realizaram.

  20. #20

    Padrão Re: Vender mais banda sem mudar estrutura!!

    tmelooliveira, iai vc ja testou sua rede em modo g? melhorou? posta ai os resultados