Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes reclamando de lentidão

    Boa tarde Pessoal,
    Aqui na empresa temos 2 link dedicados de 2 MB cada, um da OI e outro da Embratel.

    Fazemos o balanceamento destes link numa RB e passo o link já balanceado para um servidor mikrotik que uso para fazer NAT e autenticação PPPoE.

    Tudo vinha funcionando bem quando de uns dias pra cá os clientes começaram a reclamar de lentidão.
    Mas quando acesso a RB que faz o balanceamento e verifico o tráfego percebo que a rede está consumindo algo em torno de 2.5Mbps.

    Fiz vários testes mas não consegui ainda entender o que pode estar acontecendo, visto que tenho link sobrando e os clientes reclamam de lentidão.

    Em média durante o dia tenho 80 clientes online e em horário de pico, a noite e finais de semana, chega a no máximo 105 clientes online.
    Só tenho planos de 200k e 400k aqui e o controle de banda está sendo feito quando o cliente autentica no PPPoE.

    Alguém poderia me ajudar a desvendar este mistério?

  2. #2

    Smile Re: Clientes reclamando de lentidão

    Amigo, você está usando omni ou painel setorial, da mais detalhes ai, pq ai agente consegue lhe ajudar..

  3. #3

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Estou usando Painel setorial Hyperlink, mas o sinal está bom. Eu acredito que o problema não esteja na parte wireless, mas sim na questão de links e balanceamento.

  4. #4

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Amigo tive o mesmo problema e era na parte wireless sim o sinal estava muito bom e os clientes reclamavam q estava muito lento, no meu caso tenho um link de 1 mega para 30 clientes, cheguei a trocar a routerboard e nada .......troquei os cabos entre o radio e a antena incluse o pigtail deu uma melhorar!!!!! ai ficou 100% depois q troquei a antena a minha coloquei uma omni hyper de 15 pq minha rede é menor q a sua mas vale a pena da uma conferida nos cabos e pigtail talvez entrou alguma umidade nos cabos .

  5. #5

    Post Re: Clientes reclamando de lentidão

    NO HORARIO DE PICO VC DIZ FICAR LENTO, QUANTOS CLIENTES CONECTOS FICA NO CARTAO E QUANTO MB FICA TRAFEGANDO NO CARTAO NO HORARIO DE PICO

  6. #6

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Para 200kbps vc consegue rodar no máximo 20 clientes por cartão, aqui tenho um problema assim numa torre que trabalha em 2.4GHz modo B não tenho onde colocar mais painel na torre, e a estrutura ja ficou saturada.

  7. #7

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Pessoal, na minha torre principal tenho uma RB 600 com 4 cartoes R52H e paineis setoriais Hyperlink, porém a lentidão ocorre para clientes que estão em qualquer um dos paineis, e não tenho todos os cartões congestionados, nem em horário de pico. As reclamações acontecem até em clientes que acessam através de torres que uso como repetidoras, fechando ptp em 5.8ghz e usando para transmissão em 2.4Ghz também paineis setoriais e RB. Nessas repetidoras tenho poucos clientes cadastrados, e bem poucos usando simultaneamente. Então, tenho certeza que o problema não está na questão do wireless mas sim no rendimento do link quando usado em conjunto com o balanceamento.

    Durante o dia a conexão está normal. Hoje a noite, no horário de pico irei fazer um teste direto num cabo que desce da torre para sentir a situação. Se a navegação for normal através do cabo vou testar com o notebook usando a rede wireless.

    Depois de fazer este teste vou postar os resultados.
    Encomendei uma máquina nova que vou usar para fazer cache com squid e thundercache, acho que isso também vai ajudar.

    Aproveitando gostaria de pedir, se alguem tem algum script de QoS que também poderia ajudar na otimização do link. Pesquisei sobre isso mas não encontrei.

    Se alguém puder ajudar nesta questão ficarei muito agradecido.

  8. #8

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    que tipo de balanceamento vc usa ai?, pode colocar aqui em export do seu routes?

  9. #9

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    vc já verificou se há redes no mesmo canal nas proximidades? enquanto a interferências?

  10. #10

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Amigo você faz o loadbalance como pelo pcc, como nosso amigo pcram posto um belo tutorial? Aqui eu tenho a mesma estrutura que você, painel setorial e rb. Você tem algo configurado do filter ? Uma vez aconteceu uma lentidao somente em um dos painel, um pigtail tava cortado por linha de pipa. Quando você nota a lentidão tem quantos cliente mais ou menos conectado e qual o consumo de link ? você usa proxy paralelo ? t+

  11. #11

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Faço balanceamento pelo PCC. Tenho uma RB que uso somente para fazer o balancemento. Os dois links chegam diretamente nesta RB, cada um numa porta de rede e pela terceira placa de rede ligo a RB ao meu servidor mikrotik, onde faço autenticação PPPoE em paralelo com um servidor radius, e também neste servidor faço algumas regras de QoS.

    Não é problema na rede wireless, pois estou constantemente fazendo testes para ver se eu mesmo consigo detectar a lentidão durante diferentes horários do dia, e estes testes são feitos diretamente por cabo de rede.

    Percebi que em algumas vezes quando eu estava testando, houve alguns "engasgos" na rede, e eu imediatamente loguei pelo winbox na RB que faz o balanceamento e analisei o consumo dos links. Estranhamente verifiquei que cada link estava com o consumo em torno de 1.0 Mbps ou 1.5Mbps, ou seja, nenhum dos links estava com sua carga ocupada em 100% e portanto não haveria porque ocorrer essa lentidão.

    Está realmente muito estranho, principalmente porque acho que pela quantidade de clientes que temos hoje, seriam suficientes nossos 2 links dedicados de 2 MB cada. Se eu estivesse usando ADSL tudo bem, mas acredito que 2 links de 2 MB cada deveria suportar 180 clientes (no total), ou seja, média de 90 clientes simultâneos.

    Pensando nisso que comecei implantar algumas regras de QoS e na semana que vem vou implantar um servidor linux em paralelo ao mikrotik, para fazer cache com squid e thundercache.
    Acredito que estas medidas irão aumentar o rendimento dos nossos links, mas mesmo assim ainda continuo pensando que sem usar estes recursos estes 2 links dedicados deveriam dar conta do recado pela quantidade de clientes, que considero pequena.

    Aproveitando, estive nestes ultimos dias procurando algum script inteligente de QoS para tentar otimizar o uso do link, mas encontrei somente coisas bastante simples e que por isso não estão surtindo muito efeito.

    Será que alguém tem algum script de QoS que esteja usando em seu provedor e poderia me enviar?
    Sei que será necessário ajustar a minha realidade, mas partindo de um script já testado fica bem mais fácil.

    Agradeço muito a quem puder ajudar.

  12. #12

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Gustavo, você viu o Qos, que o renan postou em layer7 eu uso aqui e digo que deu uma melhorada aqui na rede, faz tempo que ninguem reclama de msn e nen navegação lenta se quiser da um toque que posto aqui o link do post dele. t+

  13. #13

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão


  14. #14

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Eu aqui deixei o pcc de lado e voltei ao velho balanceamento por rotas, mas acho que usar pcq pode dar uma aliviada pra voce.

  15. #15

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Eu dei uma olhada neste tópico que fala de QoS - Completo. Na verdade eu até coloquei estas regras no meu servidor, mas não senti muita diferença. Pra falar a verdade, vou coloca-las novamente e testar com mais atençao. Estou usando umas outras regras de QoS, foram as que mostram mais efeito, mas basicamente o que ela faz é só limitar o tráfego P2P com uma banda bem baixa.
    Eu não entendi direito ainda qual a diferença entre global-in, global-out e global-total. Sei que um representa o tráfego de download e outro de upload, e o global-total representa os dois. Mas numas regras de PCQ que implementei aqui o tráfego de upload e download sempre ficavam iguais, então não entendi qual a lógica.

    Amigos, quanto ao PCQ que foi citado como uma possível solução, este sim, já tentei entender mas juro que não consegui. Alguém poderia explicar resumidamente como ele trabalha ?

    Obrigado !
    Última edição por gustavo_marcon; 14-05-2010 às 15:31.

  16. #16

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Amigo, eu tambem não sabia muito bem achei esse explicativo do nosso Amigo Magal:
    https://under-linux.org/f226/mikrotik-pcq-122247/

    qualquer duvida posta ai t+

  17. #17

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    a lógica é essa, equalizar o trafego para todos os clientes... eu uso aqui e realmente da uma boa diferença, como uso radius o mk cria uma simple queue dinamica e o queue type é pfifo(first in- first out) primeiro que entra primeiro que sai, eu simplesmente troquei o default-small de pfifo por um pcq.

  18. #18

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Mas seguindo esta lógica que foi apresentada no tópico sobre PCQ, pelo que entendi, o mikrotik vai dividir a banda disponível, uniformemente entre todos os usuários conectados, é isso ?

    Se for isso, continuo sem entender qual a melhora que isso vai trazer pro provedor na questão de uso da banda. Pois tenho usuários com planos diferentes. Se eu aplicar estas regras, pelo que entendi vou estar deixando cada um com a mesma quantidade de banda, proporcionalmente. Ou entendi totalmente errado?

  19. #19

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    Gustavo, desculpe mais não vo saber responde sua pergunta se você esta certo ao não com relação ao controle de banda vo ficar devendo, ate achei esse outro excelente tópico.
    PCQ - Traduzido e comentado por M4D3 - Blogs - Under-Linux.org

  20. #20

    Padrão Re: Clientes reclamando de lentidão

    digamos que vc tenha disponivel em um certo momento 600kbps de banda e dois clientes, um com 500kbps e outro 300kbps (seus planos) no momento em que os dois atingirem pico na utilização seria ideal tem pelo menos 800kbps certo? utilizando fifo ( o primeiro que puxa tem a prioridade) isso não é bom, imagina um download de 5 gigas quanto tempo seu cliente de 500kbps demoraria utilizando essa velocidade no talo emperrando sua rede, o que o pcq faz é distribuir de forma homogenea a banda disponivel
    fifo
    pc1500kbps)usando 500kbps
    pc2300kbps)esperando, esperando, esperando, esperando, desistindo

    pcq
    pc1500kbps) usando 500kbps
    pc2300kbps) requisita 300 kbps
    resultado
    pc1(500 kbps) usando 300 kbps
    pc2(300 kbps) usando 300 kbps, pc2 termina, pc1 volta usar 500 kbps
    é +- isso