+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Contingencia de sites usando DNS

    Pessoal,

    Tenho um site que é replicado em outro estado, gostaria de saber se eu colocar duas entradas no meu dns +- assim:

    www IN A 5 200.111.222.1
    www IN A 10 200.333.444.2

    O acesso ao meu site seria sempre feito primeiro no ip 200.111.222.1 e em caso de falha 200.333.444.2 ? Veja que quero dar prioridade e não balancear a carga, assim como fazemos com o MX.

  2. #2

    Padrão Re: Contingencia de sites usando DNS

    Por padrão, o Bind fará o round-robin entre os endereços. Ou seja, na i-ésima requisição, ele responderá o endereço i%n, onde 'n' é o número de vezes que um host aparece no arquivo de configuração e '%' é a operação de resto (ou módulo). Não haveria como fazer o que você deseja através do DNS. Ele não tem ciência sobre o estado dos endereços configurados.

  3. #3

    Padrão Re: Contingencia de sites usando DNS

    Existe algo que possa fazer para garantir que o acesso seja sempre no primeiro IP e somente em queda no segundo ? Como são dois firewalls (um em cada site) se deixar as regras bloqueando o segundo vou gerar timeout de conexão ou forçar a conexão no primeiro ? Seria uma saída ?
    Última edição por mmuller; 13-05-2010 às 17:35.

  4. #4

    Padrão Re: Contingencia de sites usando DNS

    Uma coisa que você pode tentar fazer é integrar o DDNS ao Heratbeat. Não sei se é uma tarefa simples, mas acho que é o que você precisa. Todavia, seria bem fácil deixar o round-robin do Bind atuando. Ou você tem limitação quanto ao uso do servidor secundário?

  5. #5

    Padrão Re: Contingencia de sites usando DNS

    Só posso usar o secundario se o primario cair. Se eu deixar bloqueado o acesso no fw do site rio vou forçar sem gerar timeout nos clientes o acesso ser pelo site sp ? Lembrando que:

    Site Rio - Firewall e IPs diferentes do Site SP e tenho dois servidores www, um em cada site com as mesmas configurações. Só acessa o www do rio, se o www de sp cair.
    Última edição por mmuller; 13-05-2010 às 19:03.

  6. #6

    Padrão Re: Contingencia de sites usando DNS

    Citação Postado originalmente por mmuller Ver Post
    Só posso usar o secundario se o primario cair. Se eu deixar bloqueado o acesso no fw do site rio vou forçar sem gerar timeout nos clientes o acesso ser pelo site sp ?
    Não. A única solução que eu conheço para esse problema é modificar a entrada DNS quando necessário, seja automaticamente - via DDNS - ou manualmente.