+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Ajuda com Load-Balance

    Olá a todos!
    Esse é meu primeiro tópico aqui no forum, bom vamos lá!
    tenhu 1 server mikrotik rodando com uma ADSL de 2mb vou descrever como está,
    Mikrotik 2.9.27
    3 PLACAS DE REDE sendo,
    1-WAN (MODEN ADSL)
    1-LAN (REDE CABEADA)
    1-WLAN (VAI PARA O AP NA TORRE)

    Serviços rodando:
    -DHCP-SERVER
    -CONTROLE DE BANDA SIMPLE QUEUE
    -WEB-PROXY
    -CACHE-FULL

    Está funcionando tudo 100%

    Agora vem o caso!, fiz a assinatura de outra adsl com 1MB e fiz da seguinte forma:

    3 Placas de rede sendo

    1- link1 (adsl 2mb)
    2- link2 (adsl 1mb)
    3- rede (saida para os clientes) os clientes wireless e do cabo estão ligados na mesma placa.

    fiz o load balance dos links e está funcioando perfeitamente, o servidor distribui os pacotes para os links certinho, fiz da seguinte forma:

    Rede ip - 192.168.0.1/24
    Link1 ip - 10.10.10.2/24
    Link2 ip - 20.20.20.2/24

    os modens ficarão sendo como 20.20.20.1 e 10.10.10.1


    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting in-interface= Rede connection-state=new nth=1,1,0 action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes comment="Balanceamento de carga" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= Rede connection-mark=odd action=mark-routing new-routing-mark=odd passthrough=no comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= Rede connection-state=new nth=1,1,1 action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes comment="" disabled=no

    add chain=prerouting in-interface= Rede connection-mark=even action=mark-routing new-routing-mark=even passthrough=no comment="" disabled=no


    / ip firewall nat
    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=10.10.10.1 to-ports=0-65535 comment="Balanceamento de carga" disabled=no

    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=20.20.20.1 to-ports=0-65535 comment="" disabled=no

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.10.10.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd comment="Gateway link1" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=20.20.20.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even comment="Gateway link2" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=20.20.20.1 scope=255 target-scope=10 comment="principal" disabled=yes

    com esse load balance quando ativo o web-proxy o servidor passa só usar um link
    pesquisando no forum cheguei a conclusão de que a melhor solução é eu montar 2 servidores na seguinte configuração

    1 servidor fazendo o load balance dos 2 links e o outro rodando os serviços mais o web-proxy com cache full.

    fiz isso, mas com esse script de load balance o servidor que esta rodando o load balance so repassa para 1 link por vez, pois o unico cliente dele é o outro servidor que roda os serviços.

    alguem tem um load balance para quando um link está full ele começa a mandar para o outro ? ou mandar cada pedido do mesmo cliente para um moden diferente.

    qualquer idéia é bem vinda \o/

    obrigado a todos!
    Última edição por Ademilson; 14-05-2010 às 16:34.

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Load-Balance

    O melhor load ate o momento é o PCC, coloque uma rb750g so para o Load ai dessa rb vc manda pro seu mikrotik controlador...

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Load-Balance

    vlw rogeriodj eu tinha uma RB sobrando e fiz o load nela e esta funcioando certinho! a maneira certa é fazendo o load e depois jogando pro servidor!
    aproveitei que sobrou um pc e fiz um cache externo com debian-squid, percebi que o desempenho melhorou bem comparado ao web-proxy do MK.

    caso solucionado!
    a solução foi fazer o load-balance em uma RB e depois jogar para o servidor, assim o cache usa os 2 links.

    ps: admin, pode trancar o tópico.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Load-Balance

    amigo, nao paro de pesquisar na net, porem nao acho nenhum material, ensinado a fazer balance com 4 links, vc tem algum material ou pode me passar alguma regra, para eu colocar meu servidor para funcionar ? desde ja , agradeço a ajuda.

  5. #5
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ajuda com Load-Balance


  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Load-Balance

    sabe qeu eu ja estou até com saudade de vc...
    que afinal de contas, eu te acho um cara 10 ...